5 de set. de 2021

Apple Watch Series 7 terá, supostamente, um stock limitado para o lançamento

 Já se falou bastante, na linha do rumor, sobre o Apple Watch Series 7. Novos sensores, novo ecrã, novo design e mais abrangência na sua ação. Contudo, a procura poderá ser substancialmente maior que a capacidade de oferta na data de lançamento. Há já analistas que apostam num stock limitado.

Segundo tudo indica, o smartwatch da Apple será apresentado dentro de dias, junto com o iPhone 13, mas terá entregas mais lentas.

Imagem clone Apple Watch Series 7

Provavelmente, esta versão do Apple Watch terá um brilho maior que as anteriores. Não é difícil de perceber a razão. Atualmente há mais de 100 milhões de Apple Watches ativos, cada vez é um gadget de desejo e está a fazer crescer um mercado global de marcas que apostam neste segmento. Portanto, a Apple está a apostar forte neste relógio.

De acordo com Mark Gurman da Bloomberg, a Apple enfrentará problemas na entrega dos Apple Watch derivado a obstáculos ocorridos na produção recente.

 

Uma keynote que será igual, mas com novidades diferentes

A keynote mais importante da Apple acontecerá este mês e tem como ícone o iPhone 13. Contudo, quem deverá aparecer com muitas novidades é o Apple Watch Series 7.

Ilustração Apple Watch Series 7

Relatórios recentes do Nikkei e da Bloomberg revelaram que os fornecedores da Apple tiveram problemas de produção devido ao novo design. Em particular, há uma nova técnica de laminação para o ecrã e uma caixa com bordas planas, conforme o design mais recente do iPhones e iPad (Air e Pro). No entanto, a dificuldade encontra-se essencialmente no ecrã.

Assim, segundo as informações, a Apple terá concordado que os fornecedores fizessem uma pausa na produção para tentar encontrar uma nova maneira de acelerar o processo.

Portanto, isso poderá explicar a razão de no dia de lançamento não existir um grande stock do Apple Watch Series 7.

 

Novos tamanhos que estarão a abrandar o fabrico

Conforme já havíamos referido, os indícios dizem-nos que o Apple Watch Series 7 estará disponível em 41 e 45 mm. Em comparação, o modelo existente é oferecido em 40 e 44 mm.

Apesar de se falar nos sensores de leitura da glicemia, da temperatura da pele e da tensão arterial, o novo smartwatch da Apple poderá nada trazer destas tecnologias.

Espera-se um novo processador, melhoramento nos sensores já existentes e mais mostradores e complicações. Assim, a empresa de Cupertino empurra para 2022 as novidades mais esperadas no segmento da saúde e bem-estar.

Fonte: Pplware.

iPhone 13: chamadas via satélite funcionarão em poucos países


 O sistema de comunicação por satélite LEO (Low Earth Orbit), que deve ser lançado no iPhone 13, estará disponível apenas em alguns mercados. A informação foi publicada pela Bloomberg neste domingo (5). O recurso deverá funcionar "apenas em áreas sem cobertura de celular", e a Apple ainda pensa em implantar "seu próprio conjunto de satélites" no futuro.

A expectativa sobre a chegada do recurso foi aumentando desde o final de agosto. A especulação inicial era de que o celular faria ligações, de fato, mesmo em áreas sem cobertura. Entretanto, com novos detalhes surgindo, foi dito que o recurso deverá funcionar apenas em chamadas de emergência.

Segundo o novo relatório, a Apple também poderá integrar o seu próprio serviço de mensagens de emergência via satélite. Assim, os usuários poderiam utilizar o app Mensagens para entrar em contato com serviços de emergência ou contatos próximos, ainda que não haja sinal de celular por perto.

Além disso, a publicação ressalta que o Apple Watch Series 7 deverá ser anunciado com o iPhone 13, mas que o relógio enfrenta problemas de produção. Dessa forma, apesar de manter a data do anúncio, a Apple poderá limitar a quantidade de relógios disponíveis no mercado. O evento de anúncio da nova linha iPhone 13 é esperado para acontecer ainda em setembro.

Fonte: Tecmundo.

Apple Watch pode ajudar a detetar taquicardia supraventricular e ajudar no tratamento

 O Apple Watch, assim como vários smartwatches de algumas marcas, viram nas informações de saúde e bem-estar um filão para potencializar a utilização deste tipo de dispositivos. Se atualmente a Apple tem mais de 100 milhões de Apple Watch ativos, muito se deve aos sensores de monitorização cardíaca e ECG. Contudo, esta máquina de pulso tem muito mais tecnologia ainda por aproveitar.

Segundo uma nova investigação, o Apple Watch pode ajudar a detetar uma taquicardia supraventricular e auxiliar no tratamento.

Imagem Apple Watch Series 6 com ECG

O estudo, apresentado no mês passado, analisou os vários modelos de Apple Watch e forneceu orientações sobre os melhores Apple Watches de ECG de derivação única que podem ajudar na deteção de taquicardia.

 

O que é taquicardia supraventricular (SVT)?

A Taquicardia supraventricular é um ritmo cardíaco anormalmente elevado com origem em problemas na atividade elétrica da parte superior do coração.

Existem quatro tipos principais:

  • fibrilhação auricular;
  • taquicardia paroxística supraventricular (TPSV);
  • flutter auricular;
  • síndrome de Wolff-Parkinson-White.

Os sintomas mais comuns são palpitações, sensação de desmaio, suores, falta de ar e dor no peito.

O coração de um ser humano adulto, em repouso, bate entre 60 e 100 vezes por minuto. Quando estes batimentos cardíacos superam as 100 vezes por minuto, a pessoa é diagnosticada com taquicardia.

A taquicardia pode ser tanto um sintoma de algum mal maior, como o Transtorno de Ansiedade, como de uma doença cardíaca. Além disso, o consumo de certas substâncias, como a cafeína em excesso, também é capaz de causar uma taquicardia temporária, sendo que ela passa assim que a substância começa a ser eliminada pelo organismo.

A maioria das pessoas com taquicardia supraventricular vive uma vida saudável sem restrições ou tratamento. No entanto, em certos casos, esta condição exige mudanças no estilo de vida, medicamentos e procedimentos cardíacos para controlar ou eliminar os batimentos cardíacos rápidos e os sintomas relacionados.

Imagem eletrocardiograma feito pelo Apple Watch Series 6

Exemplo de um ECG feito pelo Apple Watch Series 6.

 

Apple Watch e as taquicardias

De acordo com o novo estudo, as informações de frequência cardíaca do Apple Watch podem facilitar o diagnóstico e o tratamento da SVT. Isto é, pode ser tirado proveito das tendências de ritmo cardíaco de longo prazo. Com esta informação, os investigadores realizaram a ablação por cateter RF (radio frequência) de AVNRT e AVRT coexistentes.

Um exemplo dado pelos investigadores foi de um paciente de 52 anos que tinha queixas de palpitações e síncope. As tendências da frequência cardíaca do seu Apple Watch SE sugeriram dois tipos de taquicardia, e os investigadores conseguiram realizar a ablação de ambas numa única sessão.

A arritmia cardíaca é difícil de registar com métodos tradicionais, como monitores Holter e monitores de ritmo cardíaco com banda, devido à sua duração. Por exemplo, o Holter ECG é feito geralmente durante 24 horas, ou, em casos mais graves, durante uma semana no máximo, mas uma arritmia cardíaca pode não ocorrer durante este período.

Basicamente, o que está em causa é que alguns equipamentos médicos, como o Holter e determinados monitores de ritmo cardíaco, podem estar a monitorizar durante dias ou semanas e nunca detetar a arritmia cardíaca. É aí que o Apple Watch ganha uma grande utilidade.

Imagem de dados do Apple Watch que pode detetar uma taquicardia

Conforme se pode ver na imagem em cima, em que está mostrado o ECG feito com um equipamento médico e onde são também apresentados os dados da frequência cardíaca registada pelo Apple Watch, existem aumentos entre 150-180/min, apontados pela seta verde, e outros aumentos na frequência cardíaca entre 180 e 220/min, apontados pela seta azul.

O primeiro registo foi detetado quando ocorreu uma palpitação, e o segundo durante a síncope ou pré-síncope. No caso deste paciente, o seu smartwatch era um Apple Watch SE, que não regista um ECG de um só elétrodo. Portanto, o equipamento não permitiu identificar o tipo de arritmia. Mas os Apple Watch da Series 4, Series 5 e Series 6 já permitem.

Portanto, apesar do SE ser limitado no que toca ao ECG (assim como as versões antes do Apple Watch Series 4) os investigadores descobriram que mesmo um destes smartwatches Apple com capacidade limitada pode ser útil. Os recursos disponíveis nos smartwatches variam de paciente para paciente ou mesmo de país para país, mas os seus recursos podem ser aproveitados para retirar informação de uma utilização mais constante.

Fonte: Pplware.

Samsung e Apple puxam recuo na produção global de celulares


 Um relatório da TrendForce, divulgado nesta quinta-feira (2), aponta que a produção global de smartphones foi de 307 milhões de aparelhos de abril a junho de 2021, o que representa uma queda de 11% em comparação ao primeiro trimestre do ano. A empresa de pesquisa de mercado atribui o recuo aos recentes surtos de covid-19 em países do Sudeste Asiático, como Vietnã e China, que afetaram tanto a demanda quanto a produção de celulares.

Entretanto, na comparação entre o primeiro semestre de 2021 e o mesmo período do ano passado, quando a pandemia começou, foi registrado um crescimento de 18% na produção. Nos seis primeiros meses desse ano foram produzidos 652 milhões de unidades de smartphones em todo o mundo.

Queda de produção na Samsung

Novos surtos de covid-19 no Sudeste Asiático provocou paralisação de fábricas da Samsung. (Fonte: Pxhere/Reprodução)Novos surtos de covid-19 no Sudeste Asiático provocou paralisação de fábricas da Samsung. (Fonte: Pxhere/Reprodução)Fonte:  Pxhere/Reprodução 

Samsung continua como a maior fabricante de dispositivos móveis. Durante o segundo trimestre de 2021, foram produzidos 58,5 milhões de smartphones, um volume 23,5% em relação aos três primeiros do ano. Novos casos de coronavírus na Índia e no Vietnã, que respondem pela maior parte da produção da empresa, provocou a redução e até mesmo a paralisação das fábricas nestes locais.

Até o final de 2021, a fabricante sul-coreana deve manter a liderança global, mas terá dificuldades em segurar a posição, uma vez que seus concorrentes da China se destacam em design e fabricação de smartphones. A Xiaomi, por exemplo, está cada vez mais próxima da Samsung e chegou a assumir a ponta do segmento de celulares em junho.

Transição na Apple

Transição de modelos de iPhone prejudicou produção da Apple. (Fonte: Unsplash/Daniel Romero/Reprodução)Transição de modelos de iPhone prejudicou produção da Apple. (Fonte: Unsplash/Daniel Romero/Reprodução)Fonte:  Unsplash/Daniel Romero/Reprodução 

A fase de transição entre o lançamento do iPhone 12 e o próximo lançamento do iPhone 13 provocou uma diminuição na produção da Apple, que ficou em quarto no ranking de fabricação de celulares. Entre abril e junho, foram produzidos 42 milhões de aparelhos, um volume 22% mais baixo que o produzido no primeiro trimestre do ano.

Apesar da antecipação de pedidos junto aos fornecedores de componentes, a empresa pode sofrer para conseguir alguns componentes devido a novos surtos de covid-19 em locais como a Malásia.

Fabricação chinesa

As marcas chinesas tiveram uma redução mais discreta na produção. A OPPO e a Xiaomi, que ficaram empatadas em segundo lugar com 49,5 milhões de aparelhos produzidos no segundo trimestre, tiveram queda no volume de, respectivamente, 6,6% e 2% em relação ao trimestre anterior.

Fonte: Tecmundo.

Apple contrata dois engenheiros da Mercedes, provavelmente para a equipa do Apple Car

 Ultimamente tem estado muito ativo o tema Apple Car. O projeto Titan, que teve início em 2014, é um dos segredos mais bem guardados da Apple, mas nem por isso está livre de rumores e de alguns factos relacionados com a equipa que gere o produto. Segundo informações, a Apple terá contratado agora dois engenheiros da Mercedes. Tudo indica que será para reforçar a equipa do Apple Car.

Este reforço vem numa altura em que a Apple procura na Ásia um parceiro para o fabrico do seu carro elétrico autónomo.

Ilustração Apple Car o elétrico autónomo da empresa de Cupertino

Dois engenheiros vindos da Mercedes para a gestão do projeto Apple Car

Os rumores sobre o carro da Apple estão efetivamente ao rubro neste ano de 2021. Depois de algum tempo em banho-maria, a verdade é que há indícios e algumas declarações oficiais de marcas a dar conta que o projeto está a andar. Aliás, há mesmo uma data que poderá ser o ano do lançamento. Tudo aponta para que seja em 2024. Claro que enquanto não for a Apple a dizer, nada é oficial. Relembramos que já em 2015 se apontava o ano de 2019 como data de apresentação do Apple Car.

O novo líder agora contratado, dr. Anton Uselmann, trabalhou anteriormente na Mercedes. A sua ação foi em áreas ligadas à produção em massa de veículos, direção de veículos, dinâmica, software e gestão de projetos. Este novo elemento da equipa irá trabalhar como engenheiro de conceção de produtos na Apple no seu "Grupo de Projetos Especiais". De referir que Uselmann também trabalhou anteriormente na Porsche, assumindo responsabilidades semelhantes.

Além de Uselmann, a Apple também contratou um segundo engenheiro que trabalhou na Mercedes, segundo foi apurado pela MacRumors.

O carro da Apple, com o nome de código interno "Project Titan", é um dos projetos mais secretos da empresa. Apesar de uma miríade de rumores, o objetivo final da Apple no espaço automóvel continua a não ser claro. As mais recentes contratações da Apple juntam-se a uma lista de antigos engenheiros e executivos que a empresa de Cupertino tem aproveitado de alguns dos maiores fabricantes de automóveis do mundo.

Ilustração de carro que poderá ser projetado por ex engenheiros da Mercedes

 

Contratempos poderão estar a atrasar o lançamento do elétrico autónomo

Uma vez que a empresa continua a acumular a sua força de trabalho com as competências e talentos necessários para produzir e desenvolver um carro, a Apple também tem tido alguns contratempos. A empresa perdeu vários gestores de topo do "Project Titan" ao longo do último ano, potencialmente poderiam ter descarrilado o projeto na sua linha temporal.

A empresa também deslocou engenheiros de outras áreas, como Kevin Lynch, bem conhecido pelo seu trabalho no "Apple Watch", para ajudar a liderar o "Projecto Titan".

Embora a Apple tenha investido no seu talento interno nos últimos anos, precisará também de contar com terceiros para a ajudar a pôr as rodas em movimento. A gigante californiana está alegadamente em discussões com vários fornecedores, incluindo os seus mais importantes, como, por exemplo, a Foxconn. Está igualmente a consultar fabricantes de automóveis, relativamente a uma parceria.

As conversações e discussões não se materializaram até agora em qualquer acordo formal. As últimas indicações é que a Apple andava pela Coreia do Sul e Japão para decidir quem irá fabricar o seu carro.

Fonte: Pplware