2 de dez. de 2022

SOS de Emergência via Satélite do iPhone 14 já está a salvar vítimas

A Apple, em setembro, anunciou que os seus smartphones da linha iPhone 14 estariam equipados com tecnologia que permitiria, via satélite, enviar pedidos de ajuda aos serviços de emergência. Este recurso ficou disponível no final do mês de novembro nos Estados Unidos da América e Canadá, e já demonstrou as suas capacidades.

A notícia relata um acidente que aconteceu na manhã de ontem no Alasca, onde o SOS de Emergência via Satélite foi acionado numa zona remota e o homem acabou por ser salvo pelas autoridades.

SOS de Emergência via Satélite do iPhone 14 já está a salvar vítimas

SOS de Emergência via Satélite a funcionar com grande eficácia

Nas primeiras horas da manhã do dia 1 de dezembro, a polícia do estado do Alasca receberam um alerta de que um homem que viajava numa máquina de neve de Noorvik para Kotzebue teria ficado preso num local frio e remoto sem acesso a rede móvel. Assim, através do seu iPhone 14 acionou o recurso SOS de emergência via satélite para lançar o alerta. 

O Centro de Resposta de Emergência da Apple trabalhou com as equipas locais de busca e salvamento e com o Coordenador de Busca e Salvamento do Distrito do Ártico do Noroeste, para enviar equipas de resgate voluntárias diretamente para as coordenadas de GPS que foram retransmitidas para a Apple através da função de emergência.

A área onde estava localizado é remota e fora da área de onde as ligações via satélite estariam disponíveis. A Apple diz que a esta ligação pode não funcionar em locais acima de 62° de latitude, como é o caso das zonas norte do Canadá e do Alasca. Noorvik e Kotzebue estão perto de 69° de latitude.

Segundo o MacRumors, as equipas de resgate terão ficado "impressionados com a precisão e integridade das informações incluídas no alerta inicial", com o recurso SOS de emergência via satélite projetado para fazer várias perguntas antes de enviar um alerta para agilizar as missões de resgate.

Limitado (ainda) aos EUA e Canadá

O recurso da Apple está atualmente disponível nos Estados Unidos da América e Canadá, limitado aos smartphones da série iPhone 14. Além disso, é um serviço gratuito por 2 anos. Não se sabe nem qual será o custo depois disso, nem quando chegará a outras partes do globo. 

Fonte: Pplware.

Análise: coluna bluetooth Tronsmart Bang SE – a mais portátil

 No Pplware já testámos várias colunas da Tronsmart, nomeadamente, da linha Bang. Hoje a opção que trazemos é a recém-lançada Tronsmart Bang SE, a mais portátil de todas e com grande qualidade de som.

Venha conhecer os seus pormenores.

Análise: coluna bluetooth Tronsmart Bang SE - a mais portátil

Tronsmart Bang SE vem dar continuidade ao design já apresentado nos modelos Bang e Bang Mini, mas é ainda mais pequena e portátil, além de oferecer um jogo de luzes perfeito para os dias de festa que se aproxima. Aliás, esta linha de colunas foi pensada mesmo para os ambientes de festa.

Este modelo traz Bluetooth 5.3 e tem uma potência de 40W com dois tweeters.

Inclui também o sistema de luzes LED que se adapta à batida da música. A bateria que integra garante, segundo o fabricante, consegue uma reprodução de música durante cerca de 24 horas, no entanto, este valor pode baixar dependendo do volume e das luzes.

A coluna integra tecnologia patenteada SoundPulse, proporcionando um som mais alto e de maior potência do que as colunas comuns. Outra das particularidades é que tem TWS para se ligar a outra coluna igual.

Adicionalmente, tem certificação IPX6, de resistência a água, e permite carregar outros dispositivos como um powerbank.

Construção e design

A Tronsmart Bang SE tem uma construção robusta e pesada. As dimensões são de 298 x 164,5 x 118,8mm e pesa 2,10 kg, combinando o plástico com uma malha metálica na zona dos altifalantes, e com a borracha dos botões.

Tem uma pega que acompanha toda a estrutura, com a inscrição da marca. Nas laterais, destacam-se as luzes LED que variam de cor ao ritmo da música. Nas laterais estão também posicionadas as "membranas de ressonância" para os graves.

Análise: coluna bluetooth Tronsmart Bang SE - a mais portátil

Abaixo da pega, para o lado da frente, existem vários botões começando pelo Power, SoundPluse, botão para baixar o volume e retroceder na reprodução, outro para play/pausa, o botão para aumentar o volume também é o mesmo para avançar para a música seguinte, existe um botão para o emparelhamento em stereo e ainda um último para escolher entre os três modos de luzes. 

Além dos botões, nesta zona existem ainda algumas indicações luminosas, como o indicador de bateria, o indicador de bluetooth, do SoundPulse abaixo do respetivo botão, bem como do emparelhamento stereo. Existe também um microfone.

O manual, estão indicadas todas as ações que os botões permitem executar, além das óbvias que têm associadas.

Análise: coluna bluetooth Tronsmart Bang SE - a mais portátil

Na traseira encontram-se as várias interfaces de ligação protegidas por uma borracha forte, garantindo assim a proteção contra entrada de água. Tem uma porta USB-A, uma USB-C, porta aux-in e slot para cartão microSD. Existe ainda uma correia para poder transportar a coluna ao ombro ou a tiracolo. 

Conectividade

A tecnologia Bluetooth 5.3 não é só para reprodução de música, mas também para chamadas, já que dispõe de microfones. A coluna, ao contrário das outras soluções, não vem ainda com NFC, o que se destaca de forma negativa. Outro aspeto menos positivo prende-se com o facto de também não ter aplicação associada.

A Bang SE tem tecnologia TWS pelo que pode ser ligada a outra coluna igual para que a música seja reproduzida com mais potência em simultâneo nas duas colunas e sem qualquer desfasamento.

Qualidade de som

A coluna Tronsmart Bang SE foi criada para estar colocada, essencialmente, em espaços abertos (ao ar livre) ou em salões de grande dimensão. 

Tem uma amplitude de som menor que as versões anterior, mas, ainda assim, destacam os graves e os agudos equilibrados, pelo menos até cerca de 75% de volume. Depois disso, existe uma clara perda de qualidade em termos de agudos.

Análise: coluna bluetooth Tronsmart Bang SE - a mais portátil

Há ainda que destacar a tecnologia SoundPulse que realmente garante um aumento do volume, sem que isso prejudique a qualidade da reprodução.

Veredicto

Em resumo, a reprodução de som, fiabilidade de comunicação e interfaces de ligação são fatores a destacar positivamente. A qualidade de som e o seu equilíbrio juntam-se ao conjunto de aspetos positivos, ainda que num volume perto do máximo, possa haver alguma distorção do som. 

Nos nossos testes, a bateria garantiu uma autonomia de cerca de 20 horas, com uma utilização para música ambiente. Este tempo baixou ligeiramente para as 12 horas, com volume mais elevado, em cerca de 75%. Em qualquer um dos cenários, é uma autonomia muito interessante. Mais ainda porque a Bang SE pode funcionar como powerbank, podendo deixar o smartphone à carga enquanto a música reproduz.

Análise: coluna bluetooth Tronsmart Bang SE - a mais portátil

Um dos pontos a referir como negativo é a não existência da aplicação compatível, para possível ajuste dos modos de reprodução, gestão de bateria e eventualmente até das cores dos LEDs, bem como a inexistência de NFC.

A nova coluna portátil Tronsmart Bang SE tem um preço de 79,26€ (IVA incluído), utilizando os códigos de desconto disponíveis na página do produto.

O envio é feito a partir de Espanha, com entrega rápida e gratuita, muito a tempo do Natal.

Tronsmart Bang SE

Fonte: Pplware.