24 de jun. de 2021

Apple lança iOS 15 beta 2 para programadores

 O iOS 15 traz mais de 300 novidades e a Apple ainda não as mostrou todas na primeira versão do novo sistema operativo. Conforme sabemos, durante os próximos meses, a empresa irá lançar várias betas até ao dia da apresentação do novo iPhone 13 e de outros dispositivos.

Assim, hoje a Apple acabou de semear as segundas versões beta do iOS e iPadOS 15 para os programadores.

Imagem iPhone 12 Pro com iOS 15 beta 2 da Apple

iOS 15 beta 2 está na rua

Os programadores registados podem descarregar o perfil para as primeiras betas do iOS e iPadOS do Apple Developer Center. Após a instalação do perfil, as atualizações das betas aparecerão como é normal,

Apesar de ser para programadores, a verdade é que qualquer pessoa pode hoje descarregar o perfil e instalar. Contudo, sugerimos que não instale num dispositivo principal. O iOS 15 beta ainda tem bugs e sistemas de monitorização ativos para análise do software em diversos cenários de utilização.

A Apple resolveu uma longa lista de bugs nestas segundas betas do ‌iOS 15‌ e ‌iPadOS 15‌, de acordo com as notas de lançamento. A empresa também refere que a segunda versão beta do ‌iPadOS 15‌ não está disponível para o iPad Pro de 9,7 polegadas (WiFi + Celular).

Muitas novidades estão para chegar ao iPhone e iPadOS

  • Novas funcionalidades nas chamadas via FaceTime
  • SharePlay
  • Novo modo Focus
  • Notificações com nova interface
  • Live Text
  • Pesquisa por fotos no Spotlight
  • Mapas mais interativos
  • Nova interface e funções na app de Meteorologia
  • Novas chaves na Carteira
  • Alterações na privacidade e segurança do smartphone

Estas são apenas algumas das principais novidades que iremos ver aparecer no iOS 15.

Fonte: Pplware.

Protótipo da série 3 do Apple Watch mostra indícios de ligação a “braceletes inteligentes”

 O Apple Watch alberga um conjunto de tecnologias que provavelmente não estarão totalmente disponíveis na versão que equipam. Temos visto alguns protótipos que indiciam que a Apple poderia trazer mais funcionalidades do que aquelas que disponibiliza. Assim, um novo protótipo de um Series 3 mostra que a empresa estaria a pensar em braceletes inteligentes.

Conforme podemos perceber na imagem, os conectores do relógio poderão servir para aumentar as funcionalidades com recurso a tecnologias fora do dispositivo.

Imagem Apple Watch Series 3 protótipo para braceletes inteligentes

Apple Watch poderá vir a ter braceletes inteligentes

A Apple tem patentes que dão ao seu relógio inteligente uma abrangência maior no que toca à sua ação na saúde e bem-estar do utilizador.

A empresa, segundo a imagem de um novo protótipo do dispositivo, poderá ter testado no passado “Smart Bands” para o Apple Watch.

A imagem, partilhada pelo programador e colecionador de protótipos Giulio Zompetti, mostra dois contactos de metal dentro do slot da bracelete de um protótipo Apple Watch Series 3, em cada lado da porta de diagnóstico.

Zompetti referiu que as “duas almofadas incomuns são expostas à bracelete” e podem ser uma espécie de “Smart Connector” semelhante ao iPad. São, na verdade, muito parecidos com os de vários modelos de iPad, usados ​​para acomodar uma “Smart Band”.

Ilustração Apple Watch com leitura tensão arterial

 

Patentes da Apple têm previstas muitas opções

Conforme referimos, a Apple entrou com um grande número de patentes em torno das braceletes inteligentes para o Apple Watch, indicando que é algo que a empresa considerou ativamente.

Algumas patentes mostraram certos recursos, como autenticação biométrica, indicadores de progresso de LED, entre outros, que podem ser integrados numa bracelete, enquanto outras explicaram uma abordagem modular com baterias, monitores, câmaras, sensores de pressão arterial e muito mais.

A porta de diagnóstico oculta do Apple Watch já foi especulada para facilitar as Smart Bands. Na época, o conector de diagnóstico, supostamente baseado no design do conector Lightning, era considerado capaz de suportar acessórios futuros.

Imagem Apple Watch com Bracelete bateria

Os fabricantes de acessórios de terceiros foram capazes de desenvolver uma pulseira de bateria externa que poderia carregar o Apple Watch através da porta de diagnóstico, mas as alterações no software do Apple Watch impediram que a pulseira chegasse ao mercado.

No entanto, outras braceletes inteligentes não dependentes da porta de diagnóstico tornaram-se disponíveis nos últimos anos.

Fonte: Pplware.

Apple: Executivo sugere que os utilizadores que querem sideloading no iOS mudem para Android

 A Apple tem sido confrontada por alguns reguladores da concorrência pela forma como a empresa gere o seu sistema operativo iOS e como nele as aplicações são disponibilizadas. Isto é, as entidades querem que a Apple abra o acesso ao iOS a outras lojas e não apenas à App Store, a isso é chamado de carregamento lateral (sideloading). Tim Cook já veio dizer que este tipo de ação poderá destruir a segurança do iPhone. A União Europeia é uma das entidades que dedica especial atenção e a atual Lei dos Mercados Digitais poderá forçar o sideloading no iPhone.

Agora, um executivo da Apple sugere aos utilizadores que querem ter a opção de várias lojas para download de apps que se mudem para o Android.

Ilustração: quer sideloading mude de iOS para Android

Android tem cerca de 47 vezes mais malware do que o iOS, diz Tim Cook

A Apple publicou hoje cedo um relatório detalhado delineando em termos flagrantes o impacto negativo que o carregamento lateral (sideloading) teria no iPhone e iPad, chamando especificamente a atenção para os impactos que teria na privacidade e segurança dos utilizadores.

Agora, a empresa continua o seu esforço de relações-públicas, com um executivo a sugerir, numa entrevista, que os utilizadores que desejem carregar lateralmente as aplicações devem passar para o Android.

Numa entrevista ao site Fast Company, o chefe de privacidade do utilizador da Apple, Erik Neuenschwander, disse que abrir as portas para aplicações de lojas de terceiros no iPhone e iPad, o que permitiria aos utilizadores descarregar aplicações da web e de outros mercados de aplicações para além da Apple App Store, poderia levar o utilizador a ser “enganado ou ludibriado nalgum beco escuro”.

O executivo, que apareceu na conferência de desenvolvimento da empresa no ano passado, acabou por dizer que o iOS não é a plataforma para os utilizadores que desejem carregar aplicações de outras lojas, sugerindo que estes deveriam mudar para o Android.

“O sideloading neste caso está, na verdade, a eliminar a escolha. Os utilizadores que desejam este acesso direto a aplicações sem qualquer tipo de revisão têm hoje em dia o sideloading noutras plataformas. A plataforma iOS é aquela em que os utilizadores compreendem que não podem ser enganados ou ludibriados num beco escuro, ou num caminho lateral onde vão acabar com uma aplicação sideloading, mesmo que não o pretendessem.

Referiu o executivo da Apple.

 

Sideloading é a porta de entrada de malware para qualquer sistema operativo

Atualmente, as aplicações devem passar pelo rigoroso processo de revisão da App Store da Apple, mas se o sideloading fosse permitido, as aplicações seriam capazes de contornar o processo de revisão. Neuenschwander também disse que as aplicações de sideloading deixariam o utilizador vulnerável a vírus, malware, e muito mais.

Hoje, temos as nossas técnicas de defesa, temos as nossas políticas de defesa políticas, e depois ainda temos o próprio cuidado dos utilizador

Disse Neuenschwander, referindo-se aos processos da App Store da Apple. O sideloading iria negar estas defesas, segundo o executivo da empresa de Cupertino.

Mesmo os utilizadores que pretendem – eles próprios pensaram conscientemente que só vão descarregar aplicações da App Store – bem, os atacantes sabem disso, por isso vão tentar convencer este utilizador de que estão a descarregar uma aplicação da App Store mesmo quando isso não está a acontecer. Realmente, é preciso pensar muito criativamente, muito expansivamente, como um atacante tentaria ir atrás de tantos utilizadores com dados tão ricos no seu dispositivo. E assim os utilizadores serão atacados independentemente de pretenderem ou não navegar em lojas de aplicações que não sejam da Apple.

Disse Neuenschwander.

Ao contrário da natureza rigorosamente controlada do iPhone e do iPad, os utilizadores podem descarregar e executar aplicações de outros locais que não a App Store no macOS.

Imagem iPad Pro com App Store

 

Sideloading: Comparar o macOS ao iOS é fazer uma comparação desonesta

Neuenschwander tentou fazer uma distinção clara entre iOS e macOS, salientando que o iPhone é um dispositivo que os utilizadores têm sempre com eles, transportando informações pessoais, tais como a sua localização. Observou que os dados no iPhone são “mais aliciantes” para um potencial atacante, em comparação com as informações no Mac.

[O iPhone] é o dispositivo que transporta consigo. Por isso, sabe a sua localização. E, portanto, alguém que o atacasse obteria detalhes sobre o seu padrão de vida. Tem um microfone, e portanto é um microfone que poderia estar à sua volta muito mais do que é provável que seja o seu microfone Mac. Portanto, o tipo de dados sensíveis [no iPhone] é mais aliciante para um atacante.

Realçou Erik Neuenschwander, especialista da Apple em segurança e privacidade.

O executivo da Apple continuou a explicar a diferença de utilização entre o iPhone e o Mac. Segundo Neuenschwander, os utilizadores dos Mac tendem a descarregar apenas algumas aplicações necessárias para o seu trabalho e não explorar outras aplicações. Pelo contrário, os utilizadores do iPhone descarregam continuamente aplicações, tornando o sideloading mais perigoso, de acordo com o executivo.

O padrão de utilização do Mac – apenas o estilo, a forma como as pessoas utilizam esta plataforma – tende a ser aquela onde as pessoas obtêm algumas aplicações que utilizam para fazer o seu trabalho ou para um hobby, e depois atinge um estado estável.

Mas o que todos vimos é que as plataformas móveis, incluindo o iPhone, são aquelas em que os utilizadores descarregam aplicações numa base contínua. E isso dá a um atacante mais oportunidades de entrar e chegar a esse utilizador. Portanto, a ameaça do lado do iOS é muito maior do que a ameaça do lado do Mac.

Concluiu o especialista em segurança.

 

Unanimidade em relação à importância do sideloading nos macOS versos iOS

Craig Federighi, o chefe de software da Apple que supervisiona o desenvolvimento de iOS e macOS, disse durante o seu testemunho para a ação em tribunal relativa ao caso Epic Games que o nível de malware no Mac está a um nível inaceitável, possivelmente avisando que níveis semelhantes de malware poderiam chegar ao iPhone se o carregamento lateral fosse ativado.

Portanto, há uma avaliação desmesurada que parece não ter em conta os problemas de segurança e os responsáveis da Apple estão a combater de forma firme. A Apple definitivamente não quer permitir que o iOS tenha sideloading.

Fonte: Pplware.

Apple lança nova atualização revista do firmware dos AirTags

 Os AirTags continuam no foco da Apple e, depois de no início deste mês terem recebido uma atualização do seu firmware, hoje volta a haver novidades.

Segundo as informações, esta nova versão do firmware (1.0.276) é uma revisão da atualização que foi disponibilizada há dias.

Imagem AirTags da Apple

Apple refina os AirTags

O novo firmware ‌dos AirTags‌, versão 1.0.276, tem um número de compilação 1A287b, enquanto o firmware anterior tinha um número de compilação 1A276d.

O firmware 1.0.276, que saiu no início de junho, adicionou melhorias de segurança anti-stalking, e esta nova versão provavelmente apenas refina estes recursos.

Como a versão do firmware não mudou, não é possível distinguir o novo firmware do antigo na aplicação Encontrar (Find My), nem ficará aparente quando o firmware dos ‌AirTags‌ tiver sido atualizado.

Não há como forçar uma atualização dos AirTags, porque é algo que é feito remotamente através de um iPhone quando ligado. Para garantir que a atualização aconteça, pode colocar o seu AirTag ao alcance do seu ‌iPhone‌, mas tem que esperar que o firmware seja implementado no dispositivo.

 

Como podemos ver a versão do firmware?

A Apple não deixou esta informação com acesso direto. Assim, para podermos descobrir a versão do software atualmente instalado para um AirTag que temos, basta fazer o seguinte:

  • Abra a aplicação Encontrar.
  • Depois selecione a AirTag da lista no separador Objetos.
  • Agora toque no indicador de bateria no painel deslizante para cima.

Conforme vão reparar, ao tocar no indicador de bateria alternará uma nova visualização que mostra o número de série e a versão do software do acessório. Toque novamente para voltar à hora da última atualização e ao estado da bateria.

 

Como descobrir o número de série de qualquer AirTag

Se deseja descobrir o número de série de uma AirTag que não é sua, existem duas maneiras fáceis de fazer isso.

Se tiver um dispositivo iPhone ou Android compatível com NFC, simplesmente segure o AirTag próximo ao scanner NFC no seu telefone.

Imagem AirTag com smartphone Android

Isso lançará um site da Apple que inclui o número de série do AirTag, bem como informações de contacto, caso o proprietário tenha colocado o AirTag no Modo Perdido.

O número de série do AirTag também é impresso fisicamente no próprio dispositivo. E então ainda pode encontrar as informações sem ser emparelhado na app Encontrar.

Fonte: Pplware.