9 de fev. de 2020

O seu Mac está lento? Saiba como está o défice de memória RAM!

O Mac, em grande parte devido à boa gestão e otimização do macOS da Apple, consegue proporcionar um bom desempenho em quase todas as máquinas… No entanto, ocasionalmente ficam lentos! Nestes casos, já consultou o défice de memória RAM?
Este simples passo poderá ser de elevada importância para perceber o estado da sua máquina e, deste modo, controlar melhor a performance do computador.
O seu Mac está lento? Saiba como está o seu défice de memória RAM!
Apesar da massificação e popularidade dos smartphones – que hoje em dia são os principais dispositivos na navegação pela Internet – os computadores continuam a ser máquinas bastante usadas, sobretudo em tarefas de produtividade.
Estando associados a trabalho, o seu desempenho é algo bastante privilegiado, de modo a não comprometer o fluxo de produtividade. Nesse quesito, os Mac da Apple são dos mais desejados, graças à boa gestão de recursos feita pelo macOS.
O seu Mac está lento? Saiba como está o défice de memória RAM!
Apesar de tudo, os Mac ficam lentos e muitas vezes tal pode estar associado à RAM. Saiba como pode comprovar isso, e ainda tomar algumas medidas que corrigem o problema.

O segredo está no défice de RAM do macOS…

Na lista de aplicação do macOS, ou através do Spotlight, poderá aceder ao Monitor de Atividade. É aqui que a magia acontece, podendo controlar e monitorizar vários parâmetros do seu computador.
Na aba Memória tem acesso ao estado da RAM. Na parte inferior poderá ver o gráfico que mostra o estado atual da memória, sendo que as cores variam entre verde, amarelo ou vermelho. Como é lógico, o verde é o desejável, que mostra um estado normal na RAM do Mac. Caso esteja vermelha, o computador está a lidar com problemas neste quesito e o desempenho será afetado negativamente.
 anteriorpróxima 
Para além disso, mais acima encontrará uma lista repleta de apps e processos que estão em execução e que recorrem à memória do seu computador. Poderá organizar a lista segundo vários parâmetros, desde nome a quantidade de RAM que usam e até threads.

Clicando em cima de uma determinada app e posteriormente no ícone de informação que encontra no canto superior esquerdo do Monitor de Atividade, terá acesso a mais pormenores sobre a aplicação escolhida. Caso esteja a consumir demasiados recursos ou a afetar a estabilidade do computador, poderá inclusivamente Terminar o processo em execução.
Fonte: Pplware.

França multa Apple em 25 milhões de euros por desacelerar iPhones

A Apple está de novo a ser visada pela sua tentativa de gerir a vida útil nos iPhones com a bateria degradada. Assim, o órgão de concorrência e fraude francês, DGCCRF, aplicou uma multa à Apple de 25 milhões de euros por desacelerar intencionalmente o desempenho dos iPhones mais antigos. Um problema que começou a ser levantado em 2016, e que parece estar a ser resolvido.
Depois da Apple admitir que abrandava o desempenho do iPhone 6S, culpando a bateria, as ações judiciais não tardaram.
Imagem ilustração de multa aplicada pela França à Apple

Apple multada em França em 25 milhões de euros

A questão, centrada na gestão da bateria, foi vista por muitos como uma tentativa de forçar os utilizadores a atualizar o seu equipamento sem se justificar. A Apple eventualmente divulgou o recurso, mas concordou em pagar a multa e exibiu um comunicado de imprensa com destaque no seu site francês.
Imagem site de França da Apple com mensagem sobre multa
A Apple foi acusada de ter diminuído artificialmente o desempenho dos iPhones mais antigos para forçar os utilizadores a comprar outro. Em 2017, a empresa disse que isto era verdade, mas alegou que a intenção não era um método cínico de engordar o seu resultado final. Em vez disso, estes abrandamentos foram concebidos para reduzir o uso de CPU dos dispositivos mais antigos que levaria ao uma degradação do desempenho da bateria.
Essencialmente, os telefones diminuem a velocidade para evitar que se desliguem prematuramente. O desempenho era então perdido para beneficiar um funcionamento sem qualidade, ao contrário do que prometia a empresa.
iMagem iPhone 11 Pro Max

Apple: Acordo com as autoridades irá sanar as queixas

Vários utilizadores e grupos de consumidores (incluindo os próprios governos)  fizeram saber da sua indignação, especialmente porque a Apple nunca havia deixado claro isto antes. Nesse sentido, no início de 2018, as autoridades francesas começaram a investigar o programa, procurando ver se havia verdade na ideia de que a Apple estava a fazer com que os dispositivos funcionais parecessem obsoletos. A Apple, na época, pediu desculpas e ofereceu descontos na substituição de baterias, com 11 milhões de pessoas a pagar então 29 dólares por uma nova.
Desde então, a Apple tem insistido que reestruturou o sistema de gestão de energia do iPhone 11 para manter a bateria mais saudável por mais tempo. E disse à França24 que saudou o acordo, afirmando que está empenhada em fazer smartphones que durem “o máximo de tempo possível”.

Nesse sentido, a empresa durante este mês, irá exibir um banner na página do iPhone da Apple França. Conforme podemos ler, lá afirma que a Apple cometeu uma prática comercial enganosa e que pagou uma multa para resolver o assunto.
Fonte: Pplware.

Apple poderá estar a trabalhar em Macs equipados com processadores AMD

A AMD tem feito um trabalho admirável com os seus processadores Ryzen. Taco a taco, a empresa tem feito uma concorrência muito próxima à Intel. Nesse sentido, a Apple poderá estar a testar Macs com processadores AMD.
As referências aos CPUs da empresa de Santa Clara foram encontrados em versões macOS desde o lançamento da versão 10.15.2 beta.
Ilustração Ryzen da AMD Apple

Apple poderá adotar a AMD e largar a Intel?

A AMD tem feito grandes avanços tanto no segmento de consumo quanto no segmento de CPU HEDT (high-end desktop). Como resultado, o mercado tem verificado um forte ataque por parte da AMD à Intel. Na verdade, os processadores da Advanced Micro Devices começam a cativar quer pelo desempenho, quer pelo preço.
Portanto, parece que a Apple está interessada em testar novos processadores Ryzen em Macs.
Imagem Mac Pro da Apple com Intel

Apple AMD Inside

As referências aos processadores AMD foram encontradas na versão beta macOS 10.15.4, que foi lançado há alguns dias. Dado que todos os Macs iMacs, Mac Minis, iMac Pros ou MacBooks usam exclusivamente processadores Intel, é particularmente interessante encontrar referências a CPUs AMD na base de código do MacOS.
Imagem do Apple macOS beta com referências a processadores AMD
Foram encontradas evidências deste possíveis testes no código. A conta Twitter @_rogame expôs as referências encontradas, como, por exemplo, Navi, Picasso, Raven, Renoir e Van Gogh, todos estes nomes são APUs (Accelerated Processing Unit) da AMD.
APU é um nome de marketing dado pela AMD aos seus CPUs que têm GPUs integrados.
MacOS 10.15.4 Beta 1

NAVI12_A0
NAVI21_A0
PICASSO_A0
RAVEN2_A0
RAVEN_A0
RENOIR_A0
VANGOGH_A0 😳

Ver imagem no Twitter

77 pessoas estão falando sobre isso

Apple poderá lançar uma máquina de jogo

Tem já alguns meses um rumor que dava conta de incursões da Apple no mundo gaming com um computador dedicado. Segundo o site de notícias Economic Daily News de Taiwan, a gigante de Cupertino estaria perto de revelar um Mac de alta qualidade para jogos durante a WWDC 2020.

Contudo, nenhum dos analistas notáveis relatou tal possibilidade, de modo que as hipóteses de isso acontecer parecem bastante reduzidas. Além de tudo isto, é sabido que a Apple tem uma relação próxima, desde há muitos anos, com a empresa que fabrica o Ryzen Threadripper. Poderá haver em breve novidades.
Fonte: Pplware.

Apple disponibiliza compras universais entre Mac e iOS

Dando mais um grande passo para consolidar seu ecossistema, a Apple liberou compras universais de apps entre dispositivos. Agora, se o desenvolvedor permitir, a compra de um aplicativo para iOS também permitirá o uso em computadores com MacOS.
Sendo assim, aplicativos comprados para iPhone e iPad também estarão disponíveis para uso no Mac, dispensando uma compra duplicada do mesmo software. Essa mesma versatilidade já está disponível para usuários de iPhone, iPad, Apple Watch e tvOS, onde uma única compra é o suficiente para utilizar o app em todos esses dispositivos — desde que estejam conectados a mesma conta.
Desenvolvedores ainda têm a opção de vender diferentes unidades para cada dispositivo e não habilitar a compra universal. Apesar disso, é bem provável que as compras se tornem únicas em todo ecossistema Apple.

A novidade é mais uma tentativa da Apple de encorajar desenvolvedores a utilizar o Project Catalyst. Apresentada na WWDC de 2019, a iniciativa busca unificar os sistemas operacionais MacOS e iOS, tanto no desenvolvimento dos apps, quanto nas compras e uso dos aplicativos.
Embora impacte significativamente no dinheiro destinado aos desenvolvedores, a reunião das lojas de aplicativos é extremamente positiva para o consumidor e pode atrair ainda mais usuários para o ecossistema da maçã. Com a atualização, usuários poderão continuar o trabalho dentro e fora de casa com facilidade e podem assinar mais serviços, gerando mais receita para a plataforma.

A WWDC 2020 ainda não aconteceu; portanto, é bem provável que mais integrações entre as plataformas sejam anunciadas por lá. Fique ligado!
Fonte: Tecmundo.