31 de jan. de 2023

SOS Emergência via Satélite salva a vida de duas mulheres no Canadá

 Os casos positivos que mostram a tecnologia a ajudar o mortal comum, permitem perceber como um smartphone no bolso pode fazer toda a diferença, no bem maior que temos, a vida. O SOS Emergência via Satélite da Apple é um recurso disponível no iPhone 14 que permite aos utilizadores ligarem-se com serviços de emergência via satélite, quando o Wi-Fi ou a rede móvel não estão disponíveis. Possivelmente foi este recurso que salvou duas vidas no Canadá.

Duas mulheres presas na neve no deserto perto de McBride. Sem saberem onde se encontravam, usaram a nova tecnologia da Apple para pedir ajuda e solicitar o seu resgate.

Ilustração de carro de mulheres presas na neve no Canadá salvas pelo iPhone 14 e o SOS Emergência via Satélite

Canadá: Presas na neve, poderia levar uma semana para serem resgatadas

A Apple, assim como outras empresas do segmento, procuram trazer aos seus utilizadores funcionalidades que justifiquem o dinheiro investido nos equipamentos. Isto porque telefonar já não é de todo argumento de venda. Assim, neste último lançamento do iPhone 14, a empresa de Cupertino trouxe uma inovação, pedir ajuda por satélite quando não existe mais nada.

Apesar de apenas estar disponível nos EUA, Canadá e em 4 países da Europa, o SOS Emergência via Satélite já foi creditada como sendo a tecnologia que salvou vidas.

A notícia hoje é para mostrar de novo como estes investimentos das marcas são essenciais. Duas mulheres foram resgatadas na Colúmbia Britânica graças a seus dispositivos iPhone 14, possivelmente marcando o primeiro resgate deste tipo na área, segundo relatou o meio de comunicação da região, o The Times Colonist.

As mulheres ficaram presas na neve enquanto viajavam para Alberta e tiveram que usar uma rota alternativa pela Holmes Forest Service Road após o encerramento de uma estrada. Depois de desviarem a sua rota, não conseguiram chegar ao destino pelo caminho alternativo que haviam escolhido e perderam-se!

Não há serviço GSM nessa área, no entanto, uma delas tinha o novo telefone da Apple e ativou o SOS Emergência via Satélite. Este foi a primeira vez que foi usado o recuso na Colúmbia Britânica.

Disse Dwight Yochim, responsável pela brigada de busca e salvamento da Colúmbia Britânica.

De acordo com Yochim, as mulheres ficaram presas a aproximadamente 20 km na estrada na neve sem saber a sua localização e sem rede móvel. Com a ajuda do recurso SOS Emergência via Satélite, a equipa conseguiu formar rapidamente uma estratégia e determinar que as mulheres teriam saído da estrada principal.

Sem uma das mulheres enviando um sinal através do seu iPhone 14, poderia levar mais de uma semana para encontrar as mulheres.

Imagem do mapa onde as mulheres foram encontradas graças ao SOS Emergência via Satélite do iPhone 14

As mulheres tentaram atravessas uma parede de neve e focaram presas, desorientadas e sem conseguir voltar para trás.

As autoridades reforçam que, apesar destas tecnologias estarem mais desenvolvidas, convém fazer um plano da viagem e dar conhecimento às pessoas chegadas exatamente para onde vai, com quem estará e que rota escolherá. Isto porque com a neve que tem caído em muitos países, os casos de pedido de ajuda multiplicam-se e nem sempre o socorro chega atempadamente por falta de informação que possa ser orientadora.

Fonte: Pplware.

O seu cão tem um AirTag na coleira? Pode ser perigoso

 Os AirTags da Apple são um produto de sucesso, ainda que com muitos problemas associados. São colocados em chaves, malas de viagem, mochilas, bicicletas e claro... nos animais de estimação de quem não quer sequer pensar em perder o rasto do seu animal.

Contudo, um estudo alerta para o perigo de usar estes localizadores em cães. Entenda porquê.

O seu cão tem um AirTag na coleira? Pode ser perigoso

No mercado existem já muitos modelos de coleira para colocar um AirTag, por forma a ter ser o seu animal de estimação sob vigilância. No entanto, um artigo do The Wall Street Journal alerta para o perigo da colocação deste pequeno gadget acoplado ao animal.

Dadas as suas dimensões, de apenas 31,9 mm de diâmetro e 8 mm de espessura, o AirTag pode ser facilmente colocado na coleira de qualquer cão, até de porte mais pequeno sem o incomodar. Mas é este tamanho que poderá levar à ocorrência de acidentes. 

São muitos os relatos pela internet fora que falam que os cães que usavam AirTags as acabaram por engolir. Na história destacada pelo jornal, um cão perdeu a sua coleira com AirTag. O dono, ao tentar localizá-la, acionou o alarme sonoro que o dispositivo pode emitir e ele começou a tocar... na barriga do outro cão da família.

O seu cão tem um AirTag na coleira? Pode ser perigoso

Imagem de Raio-X de um cão com um AirTag.

Estes objetos podem ser retirados através de endoscopia, o que acabará pode ser um processo relativamente simples, do ponto de vista clínico e de recuperação para o animal. No entanto, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

Poderá parecer algo esporádico, mas parece ser mais comum do que se imagina. Ao jornal, um veterinário disse que em 18 meses já retirou 6 AirTags de cães que os tinham nas coleiras.

O que diz a Apple sobre a utilização do AirTag em animais?

A Apple não recomenda que os ‌AirTags‌ sejam usados ​​para rastrear animais de estimação ou crianças, uma vez que os ‌AirTags‌ foram projetados para monitorizar objetos. Os ‌AirTags‌ que são engolidos podem passar com segurança pelo sistema digestivo de um animal de estimação, mas pode haver complicações se o AirTag se desfizer.

Dentro integram uma bateria CR2032 e, se danificada, algumas baterias podem vazar uma substância cáustica que pode danificar o estômago ou a boca de um animal de estimação, ou até mesmo causar envenenamento. Os veterinários alertam que se um cão engolir um AirTag, ele precisa sair "o mais rápido possível".

O seu cão tem um AirTag na coleira? Pode ser perigoso

A Apple não recomenda nenhuma das coleiras disponíveis no mercado para colocar AirTags, no entanto, caso queira mesmo manter o seu animal sob vigia, escolha uma opção onde o AirTag não ande pendurado, como mostra a imagem acima, dado que há mais perigo de cair ou de o animal o tentar tirar.

Fonte: Pplware.