3 de ago. de 2022

5G estreia em São Paulo: o que muda e onde está disponível?


 A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que São Paulo começa a receber o 5G já nesta quinta-feira (4). Após a chegada da tecnologia em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte, as operadoras conseguiram convencer a Anatel de ampliar a rede para diferentes regiões da capital paulistana.

Segundo a Anatel, as operadoras precisavam ativar 462 estações para a ativação do 5G, contudo, a agência já havia recebido 1378 pedidos de licenciamento na faixa de 3,5 GHz até a última terça-feira (2) — ou seja, praticamente o triplo do mínimo necessário.

Inicialmente, a cobertura do 5G estará disponível para apenas 25% da área Urbana de São Paulo, pois o maior número de antenas está espalhado nas regiões da Avenida Paulista, Itaim Bibi e próximo ao Centro Histórico de São Paulo.

De qualquer forma, os moradores de outros bairros da cidade, como a Aclimação, Mooca e Brás, também poderão usar o serviço em uma cobertura menor.

5G no Brasil

Algumas fabricantes de dispositivos móveis já oferecem opções compatíveis com a tecnologia 5G no Brasil, como as marcas Samsung, Motorola, Apple, Xiaomi, Asus, Realme, TCL, Nokia, Lenovo e Positivo — são mais de 60 aparelhos que oferecem tecnologia compatível.

A faixa de 3,5 GHz pode oferecer conexão móvel de longo alcance, internet mais veloz e baixa latência. A previsão é que a tecnologia esteja em todas as principais capitais brasileiras até o dia 29 de setembro de 2022 — lembrando que o 4G continuará funcionando normalmente.

Fonte: Tecmundo.


Apple poderá adiar a chegada do iPadOS 16 e a culpa parece ser das novidades

 Na WWDC deste ano a Apple apresentou as novas versões dos seus sistemas operativos, entre eles o iPadOS 16, que reunia um conjunto de novidades importantes. Esta pretende renovar e reinventar o sistema do iPad, dando-lhe ainda mais.

Esperado para setembro, este sistema deverá ser adiado, chegado mais tarde. Do que se sabe, a culpa está identificada e espera-se que este atraso permita corrigir alguns problemas de usabilidade que foram surgindo.

iPadOS 16 iPad Stage Manager Apple

Stage Manager é a grande novidade

grande novidade do iPadOS 16 é o Stage Manager. Este novo modo pretende garantir uma nova forma de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sempre de forma fácil. Permitirá redimensionar as apps à vontade do utilizador e, pela primeira vez no iPad, veja-as sobrepostas no ecrã.

Além disso permitirá mudar de app facilmente, deixando navegar entre apps com um simples toque ou clique no rato ou trackpad. Deixará também criar o espaço de trabalho ideal, criando grupos de apps para tarefas ou projetos específicos, organizando, redimensionando e sobrepondo as apps ao gosto do utilizador.

Culpa do atraso do iPadOS 16 está identificada

Do que é agora avançado, será o Stage Manager o grande culpado para o atraso no lançamento do iPadOS 16. Este novo modo nunca ficou do agrado dos utilizadores, revelando alguns problemas na sua implementação, que agora devem ser corrigidos e alterados.

iPadOS 16 iPad Stage Manager Apple

Da mesma forma, outra questão associada ao Stage Manager é o seu suporte limitado nos modelos do iPad. A Apple está a permitir a sua utilização apenas nos modelos com o SoC M1, deixando assim muitos modelos de fora, o que não agradou aos utilizadores do tablet da Apple.

Apple não vai adiar as restantes versões dos sistemas

A informação adiantada revela ainda que ao adiar a chegada do iPadOS 16 para outubro a Apple poderia aproximar este sistema à chegada de novidades neste campo. Espera-se que a Apple revele mais tarde os novos modelos do iPad, que assim chegariam com o novo sistema desenvolvido.

Este adiar deverá ficar restrito ao sistema do iPad. Tanto o iOS 16, o watchOS 9 e as restantes versões devem cumprir o calendário definido, ou seja, setembro. O iPadOS 16 ficará então a ser melhorado, com a Apple a reencaminhar todas as suas equipas de engenheiros para melhorar esta nova versão e em especial o Stage Manager.

Fonte: Pplware.