21 de jan. de 2022

Uma vitória para a Apple! Já não precisa vender o iPhone com os EarPods na caixa em França

 Quando apresentou o iPhone 12 em 2020, a Apple tomou uma decisão que muitos consideraram errada e até pouco lógica. A gigante de Cupertino removeu da caixa do seu smartphone todos os elementos que considerou serem desnecessários.

Claro que conseguiu isto na grande maioria dos países onde vende o iPhone, mas alguns mercados reagiram. Em França teve problemas, mas agora essa obrigação foi revertida e a Apple pode finalmente remover os EarPods da caixa do iPhone.

Apple iPhone EarPods França caixa

Uma barreira para a Apple em França

Com base na sua preocupação ecológica, a Apple resolveu remover da caixa do iPhone o carregador e os EarPods. Esta ideia lógica e prática foi barrada em alguns países, fruto de legislações que impediam que um ou outro destes elementos fossem removidos da caixa do iPhone. 

No caso de França, onde a Apple teve um destes problemas, os EarPods tiveram de ser mantidos. O país tinha uma lei obrigava os fabricantes a terem presentes nos seus equipamentos um kit mãos livres ou uns auscultadores. Estes servem para proteger as crianças com menos de 14 anos contra a radiação eletromagnética.

Apple iPhone EarPods França caixa

Caixa do iPhone muda a 24 de janeiro

Estava previsto que este cenário fosse alterado, com uma nova lei que conseguiria superar a anterior. Esta nova especificação vem alterar a disposição da anterior e passa a a exigir apenas que precisam garantir que existem auscultadores compatíveis estejam disponíveis para venda separadamente e como acessório opcional.

A informação foi apresentada pela operadora Fnac que alertou os seus clientes em França para esta mudança. Do que revelou, esta mudança foi aprovada no final de 2021 e visa reduzir a pegada ambiental na França. A partir de 24 de janeiro a mudança acontece.

Apple iPhone EarPods França caixa

EarPods deixam de ser obrigatórios

Esta mesma informação revelou ainda que a mudança será também aplicada nos restantes fabricantes e que, por exemplo, a Xiaomi já está fora desta obrigação. Mesmo com este dado, a Apple ainda mantém no seu site a informação da presença dos EarPods na caixa do iPhone.

Certamente que esta mudança é uma vitória para a Apple, que assim se livra da necessidade de ter presente os EarPods na caixa do iPhone. Consegue assim dar mais um passo rumo ao seu plano de remover todos estes elementos desnecessários e que os utilizadores já têm consigo.

Fonte: Pplware.

Epic Games volta a brigar com Apple devido a 'monopólio' no iOS


 A Epic Games apresentou nesta quinta-feira (20) um recurso e voltou para estender a batalha judicial contra a Apple no caso da App Store. Entre outras coisas, o processo original acusava a Apple de praticar monopólio na venda e distribuição de aplicativos em dispositivos com iOS.

O pedido de recurso por parte da Epic Games aconteceu em setembro, logo que a sentença foi divulgada, mas apenas agora o texto do apelo foi submetido. A apelação sugere que, caso não seja revertida, a sentença pode ser prejudicias às políticas antitruste.

Sentença ambígua

O caso transitou na corte por mais de uma ano foi encerrado em setembro de 2021, obrigando a Apple a suspender algumas restrições para pagamentos dentro de aplicativos rodando no iOS.  Entretanto, a Juíza Gonzales Rogers entendeu que, considerada isoladamente, a distribuição de aplicativos exclusivamente via App Store não configura monopólio por uma tecnicalidade.

"As evidências de fato sugerem que a Apple esteja beirando o poder de mercado substancial, ou poder de monopólio, com sua fatia do mercado. [A] Apple só foi salva por sua fatia de mercado não ser maior".

Texto da apelação deve fechar o cerco

A Juíza ainda afirmou que, como a Epic Games focou na exclusividade de distribuição de aplicativos e não na fatia abarcada do mercado de jogos mobile, a sentença da acusação de monopólio foi favorável à Apple.

Por conta do processo, Fortnite só está acessível no iOS via serviços de streaming de jogosPor conta do processo, Fortnite só está acessível no iOS via serviços de streaming de jogosFonte:  Epic Games 

Por considerar a sentença insuficiente, a Epic Games não voltou a publicar Fortnite na App Store e imediatamente abriu recurso. Ao que tudo indica, a apelação deve retificar a redação com aberturas legais do processo original, além de explicitar que a" conduta da Apple é precisamente o que a lei antitruste proíbe".

Fonte: Tecmundo.

WhatsApp Beta para iOS: Migração de backups do Android está na forja

 É uma das carências do WhatsApp para iOS. Se um utilizador quiser sair do Android e começar a usar iOS, tem de recorrer a aplicações de terceiros para portar todas as suas conversas de uma lado para o outro. Contudo, esta opção, depois de muito solicitada, estará já a ser preparada nas versões beta para o sistema operativo do iPhone.

Segundo informações, a versão 22.2.74 já está a contemplar novidades para a migração bidirecional do chat.

WhatsApp prepara finalmente opção muito desejada pelos utilizadores

O WhatsApp trabalha há algum tempo na ferramenta que permitirá oficialmente mover as mensagens do Android para o iOS e vice-versa. Atualmente, isso não é oficialmente suportado. Portanto, se o utilizador mudar de um smartphone Android para iOS, ou o contrário, precisará deixar as suas mensagens anteriores para trás ou usar software de terceiros. Contudo, a nova versão beta do WhatsApp, a 22.2.74, para iOS continua a preparar-se no caminho certo.

Esta opção ainda não está disponível publicamente. No entanto, a WABetaInfo fez algumas descobertas na aplicação e encontrou mais indicações de uma introdução iminente.

Imagem WhatApp beta com migração de mensagens para e de iOS

O WhatsApp perguntará durante a configuração se as mensagens devem ser migradas do Android. Isso só será possível durante a configuração inicial do WhatsApp no ​​iOS. Quem ignorar esta etapa, já não poderá voltar atrás.

Sem dúvida que é uma ferramenta muito interessante, apesar de haver aplicações de terceiros que já o façam com muita qualidade. Aliás, tem sido recorrente recebermos no Consultório Pplware a pergunta essencialmente de quem quer passar de Android para iOS.

Fonte: Pplware.