6 de jul. de 2022

iPhones terão 'Modo de Bloqueio' contra spywares no iOS 16


 Os proprietários de dispositivos da Apple terão acesso a um novo recurso de segurança, em breve, que terá a missão de evitar ataques de spyware como o realizado pelo Pegasus, do NSO Group, descoberto no ano passado. A novidade, intitulada “Lockdown Mode”, foi revelada nesta quarta-feira (6).

Direcionado principalmente às pessoas expostas a “algumas das ameaças digitais mais sofisticadas”, o Modo de Bloqueio (em tradução livre) impedirá o acesso a determinadas funções nos aparelhos, quando ativado, dificultando a ação dos arquivos maliciosos. Jornalistas, ativistas, advogados e outros profissionais atacados pelo programa espião israelense estão entre os alvos da ferramenta.

A funcionalidade vai permitir bloquear, por exemplo, a maior parte dos anexos de mensagens, exceto imagens, bem como desabilitará a visualização de links compartilhados. Tecnologias de navegação na internet como a compilação JavaScript just-in-time (JIT) também serão desativadas, exceto nos sites que façam parte de uma lista segura.

O Lockdown Mode da Apple incluirá ainda o bloqueio de convites e solicitações de serviços da Maçã, até mesmo nas ligações do FaceTime, a não ser que o proprietário tenha feito uma chamada ou solicitação anterior ao iniciador. Quando ativada, a função também impedirá que o iPhone seja conectado por cabo a um computador ou acessório.

Quando estreia?

O recurso de segurança estará disponível no iOS 16, iPadOS 16 e macOS Ventura 13, assim que as novas versões dos sistemas operacionais forem lançadas, no segundo semestre deste ano. Usuários inscritos no programa de testes da gigante de Cupertino terão acesso antecipado, ao instalar o beta destes softwares.

No lançamento, a nova ferramenta de segurança poderá ser acessada por todos os usuários nas configurações do dispositivo. Porém, a empresa sugere que apenas as pessoas com maior risco de ataques por spyware façam a ativação do serviço.

A companhia anunciou ainda outras medidas para combater os ataques cibernéticos, como a doação de US$ 10 milhões para organizações que exponham o uso indevido de programas espiões. Já a recompensa para os pesquisadores que descobrirem falhas no novo recurso será de US$ 2 milhões, o dobro do limite pago atualmente.

Fonte: Tecmundo.


Apple Music: Já podemos usar nos altifalantes inteligentes com o Assistente da Google

 Apesar de estar mais focada no seu ecossistema, a Apple não tem deixado de trazer parte dos seus serviços e das suas apps para o Android e para o Windows. O seu grau de empenho é naturalmente menor, mas ainda assim as propostas existem e podem ser usadas.

A mais recente adição a surgir veio com o Apple Music, o serviço de streaming da gigante de Cupertino. Depois de estar no Android, chega agora aos altifalantes inteligentes que usam o Assistente da Google para todos poderem interagir com os utilizadores.

Apple Music Google altifalantes inteligentes

Apple Music em novos territórios

Apesar de não ser um caso de sucesso no Android, ficando aqui bem atrás do Spotify, a Google tem já o seu serviço Music neste sistema operativo da Apple. Ainda assim, este está disponível e acessível a todos os que quiserem cruzar esta fronteira e misturar os ecossistemas.

Agora a evolução levou o Apple Music a mais uma plataforma, alargando a sua pegada, também ela dedicada em parte à música. Falamos dos altifalantes inteligentes que usam o Assistente da Google, onde pode ser usada e até escolhida como serviço de streaming de música principal em muitos mais países.

Todos podem usar nos altifalantes inteligentes

Na verdade, esta capacidade estava até agora limitada a um lote de países reduzidos, provavelmente em testes e numa avaliação da funcionalidade. A grande novidade é que pode ser usado em muitos mais países, entre eles Portugal e a vizinha Espanha.

Com esta nova capacidade vamos poder facilmente usar o Apple Music num dos muitos altifalantes inteligentes com Assistente da Google. Não será apenas possível ouvir a música, mas também controlar o próprio serviço com os comandos de voz que estamos habituados a usar no dia a dia.

Fonte: Pplware





Apple lança beta 5 do iOS 15.6, iPadOS 15.6, tvOS 15.6, macOS 12.5 e watchOS 8.7

 Todas as informações estão a convergir para a apresentação pública, dentro de poucos meses, do iOS 16. Apesar da empresa de Cupertino continuar a desenvolver as novas versões dos seus sistemas operativos, não deixou de avançar também com as versões atuais. Assim, a Apple lançou agora a beta 5 do iOS 15.6, iPadOS 15.6, tvOS 15.6, macOS 12.5 e watchOS 8.7.

As novidades para estas versões beta são praticamente nulas, aos olhos do utilizador. Contudo, devemos estar perto de uma versão final.

 

 iOS 15.6 beta 5 vem corrigir pequenos bugs

A Apple não tem acrescentado muitas novidades no iOS 15. Aliás, estas forma as últimas grandes novidades que a empresa trouxe pata o iOS 155:

Aqui está o que a Apple anunciou com o iOS 15.5 no início do mês passado:

  • Atualizações da app Carteira e novo recurso prático do HomePod;
  • Suporte para aplicações com compras externas;
  • Integração das entidades Bancomat e Bancontact no Apple Pay;
  • Renomeação prevista no iTunes Pass na app Carteira;
  • Funcionalidade no sistema que bloqueará “Locais Sensíveis” para Memórias na aplicação Fotografias;
  • Correções de segurança

Agora, a versão atual do iOS 15.6 beta 5 é 19G5063a. Conforme temos podido presenciar, estas versões não trazem, pelo menos de forma visível, qualquer recurso importante.

 

O foco está agora no iOS 16

No passado dia 22 de junho a Apple disponibilizou aos programadores a beta 2 do iOS 16 mas também a beta dois para o iPadOS 16, macOS 13, watchOS 9 e tvOS 16.

Portanto, a Apple está a preparar duas versões em simultâneo para servir um vasto conjunto de equipamentos.


Fonte: Pplware.

UPDF para Mac: Um verdadeiro editor, leitor e anotador gratuito de PDF

 Cada vez mais os nossos documentos são produzidos para acabarem num formato PDF. É a fatura da eletricidade, das comunicações e, atualmente, já nos é solicitado praticamente tudo neste formato no que toca às transações feitas pela internet. Nesse sentido, são muitas as vezes que precisamos de assinar digitalmente, de fazer apontamentos no próprio documento, destacar informações, ou editar texto. Hoje, para fazer tudo isso de forma simples, apresentamos o UPDF para Mac.


Fonte: Pplware.