11 de set. de 2022

Estes AirPods são falsos? O iOS 16 vai conseguir detetar e alertar os utilizadores do iPhone

 A Apple tem dado ao iOS muitas funcionalidades para avaliar os dispositivos que se ligam ao iPhone. Com esta caraterística consegue detetar e alertar os utilizadores para situações anormais e que podem ir contra o que estes pretendem.

Com o iOS 16 prestes a chegar, conheceu-se agora mais uma das suas novidades. Este novo sistema operativo da Apple vai ser capaz de detetar versões falsas dos AirPods e assim alertar os utilizadores que os ligarem ao iPhone.

AirPods iOS iPhone iOS 16 Apple

A Apple tem estado a dotar o iOS de algumas funcionalidades de avaliação de hardware. Este sistema é já capaz de detetar ecrãs e sensores de impressões digitais que não são fabricados pela Apple e alertar os utilizadores nessas situações, indo até ao ponto de não permitir que estes funcionem.

Com a RC do iOS 16 lançada, foi possível detetar uma nova funcionalidade neste sistema que será útil para ajudar muitos utilizadores. Do que foi revelado, este vai passar a conseguir detetar versões não oficiais do AirPods e de outros phones da Apple.

Estes auriculares não puderam ser verificados como AirPods genuínos e podem não se comportar conforme o esperado.

Ao fazer o emparelhamento entre estes phones e o iPhone, o iOS vai detetar este cenário anormal e mostrar a mensagem que apresentamos acima. Além desta notificação, estará disponível mais informação sobre como detetar os AirPods falsos e outros dados importantes para o utilizador.

Na mesma notificação será também possível aceder a um link que vai conter informação adicional sobre este processo e as causas para que tenha acontecido, que irá estar alojada num site da Apple. O utilizador poderá interromper a associação ou terminar a ligação dos AirPods.

AirPods iOS iPhone iOS 16 Apple

Naturalmente que este cenário só deverá acontecer com os phones que se pretendam fazer passar pelos AirPods ou outros modelos da Apple. O iOS 16 irá funcionar de forma normal com todos os restantes phones de outros fabricantes, tal como deverá acontecer de forma normal.

Esta é uma excelente novidade do iOS 16 para ajudar os utilizadores do iPhone. Muitos compram cópias baratas dos AirPods, que estão longe de oferecer o que os originais, da Apple, dão aos utilizadores.

Fonte: Pplware.

iPhone 14 Pro não dá hipótese ao Samsung Galaxy S22 Ultra

 Ano após ano, a Apple e a Samsung têm trazido para o mercado equipamentos poderosos e com altos padrões de qualidade nas câmaras, nos ecrãs e na experiência de utilização em geral. Se por um lado a Samsung consegue por vezes excelentes resultados no que toca a um ou outro aspeto no segmento da fotografia, também é verdade que desde há vários anos tem ficado atrás da capacidade de processamento do iPhone. Este ano o iPhone 14 Pro não dá hipótese ao mais poderoso smartphone da marca sul-coreana.

Os primeiros testes de referência realizados no recém anunciado iPhone 14 Pro mostram que o seu processador Apple A16 oferece muito melhor desempenho do que o chip Snapdragon da Qualcomm no Galaxy S22 Ultra.

A Apple na apresentação deu um enfoque ao excelente desempenho do seu novo A16 fabricado no processo de 4 nanómetros. Aliás, a empresa afirmou mesmo que a concorrência, no que toca ao chip mais poderoso de um smartphone Android, está ainda a lutar com o desempenho do A13, SoC que equipou em 2019 o iPhone 11.

Assim, por mais um ano, o smartphone emblemático da Apple é muito mais rápido do que o da Samsung.

 

Desempenho do iPhone 14 Pro é esmagador

O iPhone vs. Android tornou-se uma rivalidade tão épica como Mac vs. Windows alguma vez foi. Por isso, os fãs da Apple podem gabar-se do facto de a série A de processadores ter dado à Apple uma vantagem decisiva no desempenho sobre os melhores chips que a Qualcomm pode fornecer aos fabricantes de Android.

O iPhone 14 Pro e Pro Max foram recentemente revelados e ainda não estão nas mãos dos clientes, mas, como é normal, já alguém testou o seu desempenho com o Geekbench 5 e publicou os resultados. E são impressionantes.

Um "iPhone15,2" a correr iOS 16 - aparentemente o número do modelo do iPhone 14 Pro - teve uma pontuação de 4831 na secção multi-core da aplicação de benchmarking.

Para comparação, o Galaxy S22 Ultra obteve a pontuação 3433 no mesmo teste. Isto torna o último iPhone 40% mais rápido do que o seu rival Android.

 

iPhone 14 vs iPhone 13

O facto de o iPhone 13 Pro ser mais rápido que o melhor da Samsung não é uma surpresa. O iPhone 13 do ano passado já venceu solidamente o Galaxy S22. Mas qualquer pessoa com um iPhone 13 Pro, que esteja a considerar mudar para o equivalente a 2022, certamente quererá saber como estes se comparam.

Ilustração do processador A16 do iPhone 16 Pro e Por Max da Apple

iPhone 13 Pro chega a 4659 no teste multi-core da Geekbench 5. Isto significa que o A16 no último dispositivo da Apple é apenas 4% mais rápido do que o A15 no seu antecessor. Contudo, seguramente que este novo SoC da Apple tem ainda muito para dar. Refira-se que o A16 conta com 16 mil milhões de transístores, além de ser fabricado num processo de 4 nanómetros (o A15 é fabricado em 5nm).

A CPU do chip conta com 2 núcleos de alta performance e 4 de eficiência energética, tal como o A15.

Fonte: Pplware.