23 de mai. de 2021

Família HomePod poderá receber suporte para Apple Music Lossless

 Na passada semana a Apple apresentou o Apple Music com áudio Lossless, isto é, som de alta-fidelidade. Contudo, algumas vozes viraram-se para os dispositivos de áudio da empresa que não estariam preparados para receber esta qualidade de música. Os AirPods não estão preparados e a família HomePod também não, atualmente.

Para despreocupar muitos utilizadores, a Apple lançou uma página de suporte com tudo o que é necessário saber sobre o Apple Music Lossless.

Imagem HomePod e HomePod mini

HomePod e HomePod mini poderão reproduzir som Hi-Fi

No lançamento, o ‌HomePod‌ e o ‌HomePod mini‌ não serão compatíveis com o Apple Music Lossless, mas terão suporte Dolby Atmos para Apple Music. Aquele, também conhecido como Áudio Espacial, cria uma experiência tridimensional envolvente que simula um palco musical rico.

O ‌Apple Music‌ Lossless oferece aos ouvintes um áudio de alta qualidade.

Em junho, a Apple oferecerá aos assinantes do ‌Apple Music‌ um nível “Standard” ‌Apple Music‌ Lossless com áudio de até 48kHz e “Hi-Res Lossless” com áudio entre 48kHz e 192kHz. O Hi-Res Lossless requer equipamento externo, como um conversor digital para analógico USB.

Apesar de a Apple poder dar suporte, numa futura atualização, à família HomePod para suportar Apple Music‌ Lossless, os AirPods e AirPods Pro não terão essa oportunidade.

Imagem Apple Music com AirPods Max e iphone 12 Pro

 

Apple esclarece quem vai reproduzir música de alta fidelidade

No documento de suporte, a Apple explica que o Bluetooth atual não suporta o formato de qualidade superior que o ‌Apple Music‌ Lossless oferece.

Além disso, os AirPods Max não suportam Lossless sem fio. No entanto, a Apple diz que, com o uso de cabo, os auscultadores de 629 euros irão reproduzir áudio Lossless.

O cabo de áudio Lightning para 3,5 mm foi projetado para permitir que os ‌AirPods Max‌ se liguem a fontes analógicas para ouvir filmes e música.

Os ‌AirPods Max‌ podem ser ligados a dispositivos que reproduzem gravações Lossless e Hi-Res Lossless com qualidade de áudio excecional. No entanto, dada a conversão de analógico para digital no cabo, a reprodução não será completamente sem perdas.

‌O Apple Music‌ Lossless e Dolby Atmos estarão disponíveis em junho com mais de 20 milhões de faixas com suporte para áudio Lossless e milhares de faixas com suporte para Dolby Atmos.

Fonte: Pplware.

Apple acusa a Microsoft de estar por trás de todo o processo da Epic Games

 A batalha que a Epic Games iniciou contra a Apple e a Google quer mudar a forma como compramos apps e serviços nos smartphones. Depois de vários ataques de parte a parte, o processo deu entrada em tribunal e está já em julgamento.

Este é uma fonte única de informação sobre as empresas e a Apple agora revelou uma desconfiança curiosa. Segundo a gigante de Cupertino, a Microsoft poderá estar por trás de todo o processo da Epic Games.

Apple Microsoft Epic processo tribunal

Uma nova acusação forte da Apple em tribunal

Numa nova posição da Apple, a Microsoft está a ser arrastada para este processo, numa nova perspetiva. Segundo a criadora do iPhone, a gigante do software poderá estar a representar um papel muito importante, ainda que de forma encapotada.

A Apple pede agora que uma testemunha chave deste processo, seja removida, bem como o seu testemunho. Esta testemunha é Lori Wright, uma executiva da Xbox, que agora é apresentada como não sendo uma verdadeira parte independente.

Epic estaria apenas a seguir ordens neste processo

A dar força a esta ideia, a gigante de Cupertino sustentou o seu pedido de remoção desta testemunha com uma acusação. Revelou neste pedido que provavelmente a Microsoft estará a gerir o processo e terá colocado a Apple a representá-la, de forma anónima.

Um observador razoável pode perguntar se a Epic serve como um cavalo de batalha para a Microsoft. A Microsoft protegeu-se de descobertas significativas neste litígio, não comparecendo como uma das partes ou enviando um representante corporativo para testemunhar.

Na base desta acusação está a ideia de que a Microsoft poderia querer atacar a sua concorrente, mas sem se expor diretamente. Teria negociado com a Epic esta posição, para mais tarde lhe dar força, já com os tribunais do lado da criadora do Fortnite e sem ter de revelar os seus segredos.

Apple Microsoft Epic processo tribunal

Microsoft já negou todas as acusações feitas

A Microsoft, entretanto, já se defendeu e refutou todas as acusações da sua concorrente, sobre ser a responsável por este processo e ter a Epic à sua frente. Refere que a Apple estará apenas a tentar desviar as atenções e a querer colocar dúvidas

A Apple está a tentar desviar as preocupações legítimas de muitas empresas da indústria sobre as políticas e práticas da App Store, incluindo a sua recusa em permitir streaming de jogos na App Store da Apple.

Há ainda muito que pode acontecer neste processo que coloca frente a frente a Apple e a Epic Games. Tim Cook terá sido o último representante da Apple a testemunhar e terá dado informações importantes. Restará no final à juíza Yvonne Gonzalez Rogers decidir quem tem razão e como irá/poderá a Apple ter de agir no futuro.

Fonte: Pplware.

Apple lança anúncio de privacidade no iPhone que “rebenta com a espionagem” das apps

 Ainda existem milhões de pessoas que não se aperceberam de como mudou o “paradigma do seguimento” nas aplicações que usam. Aliás, depois de muitos meses de ataques severos à mal amada ferramenta do iOS 14.5, algumas empresas estão agora mais silenciosas, possivelmente para não dar o foco que a Apple queria à nova funcionalidade.

Contudo, a empresa de Cupertino quer que as pessoas, que usam o seu sistema operativo, percebam a importância desta ferramenta. Como tal, a Apple desenvolveu um vídeo bastante explicativo sobre o que é o App Tracking Transparency.

Ilustração App Tracking Transparency

 

App Tracking Transparency… como funciona “na vida real”?

Os novos recursos de privacidade oferecem aos utilizadores o controlo total sobre quem nos segue e quem pode ver o que fazemos na web e/ou nas aplicações. O vídeo abaixo mostra o Felix, e a sua vida, enquanto é seguido com tudo o que faz.

Esta é uma visão muito interessante porque materializa nas personagens e na ação o que de facto acontece no mundo digital, invisível e que envolve totalmente o utilizador.

Apesar do aspeto de exagero que é mostrado, o foco da Apple é conseguir passar para o domínio do utilizador essa “responsabilidade” de deixar ou não as empresas por trás das aplicações sigam os passos digitais.

Fonte: Pplware.

App Atalhos: Gerar QR Code para partilhar rede Wi-Fi

 Depois de lhe termos mostrado um pouco do que é a App Atalhos e o que é possível fazer e criar com esta enorme aplicação, decidimos não ficar por ali. Quantas vezes já recebeu pessoas em casa e deu por si numa desorganização total por causa do acesso ao Wi-Fi? Existe uma forma muito simples de partilhar a sua rede.

Pois bem, trazemos-lhe hoje um passo a passo de como gerar um QR Code através da App Atalhos para facilmente partilhar o seu Wi-Fi.

App Atalhos: partilha de rede

Criar o atalho

Primeiramente, aceda à App Atalhos e à aba “Galeria” presente no canto inferior direito da aplicação. Feito isto, pesquise por “Ler Wi-Fi através de QR” e selecione a opção apresentada.

Depois de encontrado e selecionado o atalho predefinido, adicione-o aos seus atalhos clicando na opção “Adicionar atalho”. Uma vez concluído este passo, aceda à aba “Os meus atalhos” e clique nos três pontos localizados no canto superior direito do atalho.

Arraste para baixo e verá uma ação chamada “Pedir Texto com Qual é a palavra-passe de SSID?”, aí clica em “Mostrar mais” e insere a sua palavra-passe do Wi-Fi.

Inserida a palavra-passe, procure “Vista rápida”, adicione-a e arraste-a para baixo da ação “Gerar código QR a partir de Texto”. De seguida, remova a ação “Mostrar aviso Leia o Código QR para estabelecer ligação à rede Wi-Fi” carregando na cruz apresentada no canto superior direito da ação.

Adicionar o atalho ao ecrã principal

Finalmente, adicione o atalho ao ecrã principal para ter acesso facilitado ao mesmo. Para isto, arraste para cima o algoritmo e clique nos três pontos localizados em cima à direita.

Aparecer-lhe-á a opção de “Adicionar ao ecrã principal”. Selecionada a mesma, o atalho está pronto a usar.

Gerar QR Code

Para usar o atalho criado, clique no mesmo e selecione a opção “Ok” que lhe aparecerá duas vezes. A primeira vez para confirmar o nome da rede e a segunda para confirmar a palavra-passe, se necessário.

Feitos todos estes passos, será gerado o QR Code.

Agora sim, está tudo pronto para partilhar a sua rede Wi-Fi da forma mais dinâmica possível usando a App Atalhos!

Fonte: Pplware