16 de jul. de 2020

Processador do iPhone 12, o A14, será o mais poderoso alguma vez feito para smartphones

A Apple sempre inovou no que toca a agarrar na sua engenharia para criar os seus próprios processadores para o iPhone e iPad. Na verdade, a empresa quer mesmo levar essa engenharia mais longe e na WWDC apresentou mais um salto. Conforme foi mostrado, a empresa criou a família Apple Silicon com o novo e super poderoso coração dos Mac. No entanto, às portas da apresentação dos novos iPhone 12, o foco vai para o A14.
De acordo com um novo relatório, o chip A14 de 5nm do iPhone 12 será o processador mais poderoso já feito para um smartphone.
iPhone 12 com processador A14 de 5nm
A próxima geração de iPhones da Apple está perto de ser lançada. Esperamos que a Apple possa lançar o novo iPhone em setembro, como de costume. Aliás, já sabemos algumas coisas sobre eles a partir de rumores e relatórios. Agora, parece que o chipset A14 que será lançado na série iPhone 12 pode muito bem ser o chip de smartphone mais poderoso e eficiente até agora produzido.
Esta informação estará de alguma forma relacionada com dados mencionados durante uma apresentação de resultados da empresa TSMC. De acordo com um relatório, a TSMC confirmou que os chips de 5nm chegarão aos smartphones em breve. A empresa afirmou que contribuirão para a receita da TSMC no outono.
Imagem do provável iPhone 12 da Apple

Bater a concorrência em desempenho

Isso indiretamente indica que o iPhone 12 receberá o processador fabricado no processo de 5nm. Obviamente que isto será um grande negócio para a Apple. O mais recente chip para smartphone da Qualcomm o Snapdragon 865+ ultrapassa a barreira dos 3GHz, mas é construído no processo de 7nm – o mesmo que no A13.
Com o processo de 5 nm, a TSMC obtém desempenho 15% mais rápido com um consumo de energia 30% menor em comparação com o processo de 7nm. Isso pode traduzir-se no chip A14 dentro do iPhone 12 mais uma vez a levar o pódio como o processador mais poderoso de um smartphone – algo que a Apple nunca deixa de mencionar durante o seu evento de lançamento.
Se isso for verdade, o iPhone 12 terá muito espaço extra para tecnologias do tipo AR e VR, que são áreas de importância para a Apple. Além disso, também pode significar melhores performances relacionadas à câmara do iPhone 12.

De referir que as informações veiculadas referem igualmente que a TSMC introduzirá o processo de 3nm em 2022.
Fonte: Pplware.

Patente mostra como serão controlados os Apple Glasses com a Realidade Aumentada

Ainda não é oficial, mas há vários indícios que nos dizem que a Apple está há algum tempo a desenvolver os seus óculos com realidade aumentada. Segundo várias fugas de informação, há progressos notáveis no que poderão ser os Apple Glasses. Agora, foi revelado um novo pedido de patente que descreve como se poderá controlar os Apple Glasses com os olhos.
A Apple tem na sua génese a construção de sistemas que sejam simples de usar. Será que este dispositivo consegue essa mesma política?
Imagem conceiyto de Apple Glasses com realidade aumentada que apareceu na patenteApple Glasses estarão a ser projetados
Conforme temos vindo a acompanhar, a empresa de Cupertino desde há uns anos para cá que aposta com mais afinco na Realidade Aumentada. Assim, a ideia de haver uns óculos que nos possam ajudar a interagir com o nosso dia-a-dia, mas integrado num ecossistema Apple é muito interessante. Na realidade, a Google abriu a caixa de Pandora há uns anos com os seus Glass, pena foi que não tivesse chegado a bom porto.
Não é a primeira vez que a Apple descreve o uso dos olhos como um mecanismo de entrada. Um pedido de patente anterior descreveu como o seguimento da direção do olho poderia ser utilizado para experiências de realidade aumentada em vídeo. No entanto, esta patente traz ações bem mais amplas, com o controlo dos olhos a desempenhar um papel muito maior.
O pedido de patente diz que o controlo dos olhos poderia ser alcançado através de uma mistura de movimentos oculares, piscadelas, e olhares.

Patente quer segurar técnica de usar os olhos como gatilho de comandos

Pelo que se pode perceber, o pedido de patentes descreve técnicas para interagir com um dispositivo eletrónico utilizando um olhar. De acordo com alguns exemplos, um utilizador poderá usar o olhar para interagir com uma interface apresentada por objetos exibidos no dispositivo eletrónico.
O olhar fixo, uma piscadela o movimento do olho em determinada rotação, poderia desencadear comandos para ações. Isto seria mais confortável ao utilizador. Aliás, tal como são descritas as técnicas de utilização do olhar, o utilizador poderá designar rapidamente uma posição inicial (por exemplo, para selecionar ou colocar um objeto). Depois estes terão ações automatizadas para não depender mais do olhar.
Sendo um dispositivo que está perto das mãos e de acesso fácil da voz, poderia ser controlado com recurso a superfície(s) sensível ao toque para receber ordens do utilizador. Um toque, dois toques, um deslizar ou apertar, tal como a Apple já tem noutros dispositivos. Além disso, a Siri estará seguramente operacional para receber comandos de voz.
Imagem conceito de óculos da Apple
A Apple indica que a abordagem poderia ser usada com qualquer dispositivo equipado com uma câmara, mas que seria ‘vantajosa’ para dispositivos RA.
A empresa descreve que esta técnica poderá ser aplicada a um sem número de dispositivos e cenários. Contudo, volta a frisar a realidade virtual e realidade mista. Não será à toa que são relacionados computadores, tablets e outros dispositivos.
Num texto invulgarmente longo, a empresa faz uma descrição com algum pormenor, inclusive em ações como o zoom, onde refere que o utilizador poderá recorrer à Siri para esta ação.

Quando poderão ser apresentados estes óculos Apple?

A informação não é clara. A Foxconn parece já estar a avançar com a produção de unidades experimentais dos Apple Glasses, havendo assim quem afirme que possam chegar ainda em 2021. No entanto, a Apple ainda terá um longo caminho de testes e desenvolvimentos, pelo que 2022 ou até 2023 são anos mais prováveis para que tal aconteça.

2022 vai trazer equipamentos diferentes ao mercado Apple e, quem sabe, não serão estes também arrastados para o leque de novidades.
Fonte: Pplware.

Chegou o iOS 13.6 e o watchOS 6.2.8! Atualize já os seus iDevices

Tem um iPhone ou um Apple Watch? Então é hora de atualizar. A Apple lançou novo iOS 13.6 para iPhone e o watchOS 6.2.8 para o Apple Watch.
Relativamente ao iOS 13.6, a Apple inclui uma nova categoria de sintomas na app de Saúde. Destaque ainda para o ECG no Brasil.
Chegou o iOS 13.6 e o watchOS 6.2.8! Atualize já os seus iDevicesO iOS 13.6 adicionou suporte para chaves do carro e passou também a disponibilizar uma categoria de sintomas na aplicação Saúde. Esta atualização inclui também correções de erros e melhorias ao nível de todo o sistema.

Chaves do carro digitais

  • Use o iPhone para trancar, destrancar e ligar o seu carro compatível.
  • Remova as chaves digitais de um dispositivo perdido através de iCloud, com toda a segurança.
  • Partilhe facilmente as chaves digitais com iMessage.
  • Perfis específicos para cada condutor que permitem configurar chaves partilhadas para acesso total ou condução com restrições.
  • A poupança de energia permite destrancar e ligar o carro até cinco horas após a bateria do iPhone ficar esgotada.

Saúde

  • Nova categoria de sintomas na aplicação Saúde, incluindo sintomas registados a partir de Seguimento do ciclo e ECG.
  • Capacidade de registar novos sintomas, como febre, arrepios, dor de garganta ou tosse, e partilha dos sintomas com aplicações de terceiros.
Esta atualização inclui igualmente correções de erros e outras melhorias.
  • Adiciona uma nova definição para escolher se as atualizações são descarregadas automaticamente para o dispositivo quando está ligado a uma rede Wi-Fi.
  • Resolve um problema que poderia fazer com que as aplicações deixassem de responder ao sincronizar dados de iCloud Drive.
  • Resolve um problema que poderia fazer com que o roaming de dados parecesse estar desativado no eSIM embora permanecesse ativo.
  • Resolve um problema que faz com que algumas chamadas telefónicas provenientes de Saskatchewan pareçam ter origem nos Estados Unidos.
  • Resolve um problema que poderia interromper o áudio durante chamadas telefónicas efetuadas através de chamadas por Wi-Fi.
  • Resolve um problema que impedia alguns dispositivos iPhone 6S e iPhone SE de se registarem para chamadas por Wi-Fi.
  • Resolve um problema que poderia fazer com que o teclado de software aparecesse inesperadamente quando o dispositivo estabelecia ligação a determinados teclados de hardware de terceiros.
  • Resolve um problema que poderia provocar o mapeamento incorreto entre teclados de hardware japoneses e um teclado de inglês dos EUA.
  • Resolve problemas de estabilidade no acesso à central de controlo com o AssistiveTouch ativado.
  • Fornece um mecanismo para os administradores especificarem domínios a excluir do tráfego encaminhado por ligações VPN sempre ligadas.
  • Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple. Encontrará informação acerca do conteúdo de segurança das atualizações de software da Apple no site
Além do iOS 13.6 está também disponível o watchOS 6.2.8 para o Apple Watch.
O watchOS 6.2.8 inclui funcionalidades novas e melhorias: Adiciona suporte para chaves do carro digitais no Apple Watch Series 5. A aplicação ECG no Apple Watch Series 4 ou posterior passa a estar disponível no Barém, no Brasil e na África do Sul.

As notificações de ritmo cardíaco irregular passam a estar disponíveis no Barém, no Brasil e na África do Sul. Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple. 
Fonte: Pplware.