23 de mai. de 2023

WWDC 2023: Apple revela programação para a sua conferência de programadores

 O grande evento anual da Apple dedicado aos programadores já tem data oficial marcada para 5 a 9 de junho. As novas versões do iOS e macOS serão certamente os alvos de grande atenção, mas também poderão haver novidades importantes ao nível da realidade aumentada e virtual. O WWDC23 já tem programação definida.

A Apple já tinha anunciado as datas para o seu grande evento dedicado aos programadores com a habitual Keynote a marcar o arranque do WWDC23 que decorre de 5 a 9 de junho.

Apple Keynote

No dia 5 de junho a Keynonte tem hora marcada para as 10 horas da manhã em Cupertino, 18horas em Lisboa.

Segundo a Apple, o maior e mais emocionante WWDC23 até o momento é lançado com uma primeira olhada nas atualizações emocionantes que chegarão às plataformas da Apple ainda este ano. O discurso principal estará disponível em apple.com, na app Apple Developer, na Apple TV e no YouTube, com reprodução em diferido disponível após a conclusão do streaming.

Platforms State of the Union

No dia 5 de junho às 21h30 segue-se o Platforms State of the Union, onde os programadores aprenderão como podem levar as suas aplicações para o próximo nível com um mergulho mais profundo nas novas ferramentas, tecnologias e avanços nas plataformas da Apple. As plataformas State of the Union serão transmitidas no Apple Developer e no site Apple Developer.

Apple Design Awards

O Apple Design Awards começa às 02h30 de Lisboa, onde é reconhecida e celebrada a arte, o design, a criatividade e o conhecimento técnico da comunidade de desenvolvedores da Apple. Os vencedores do Apple Design Award deste ano serão revelados no site na app do Apple Developer.

Ansioso para acompanhar este evento?

Fonte: Pplware.

Enquanto se espera pelo iPhone 15, o que é que já se sabe sobre o iPhone 16?

 O iPhone 15 será lançado em setembro e muitas das novidades que se esperavam para esta linha poderão ficar apenas concentradas num modelo premium, sendo disponibilizadas de forma alargada apenas para um modelo 16. Mas enquanto se espera pelo novo iPhone de 2023, eis que surgem os primeiros rumores em torno do iPhone 16 Ultra.

Enquanto se espera pelo iPhone 15, o que é que já se sabe sobre o iPhone 16?

A Apple ainda não anunciou a série iPhone 15, mas o modelo de topo da série iPhone 16, com lançamento previsto para o ano que vem, já anda a ser alvo de rumores. Parece que a Apple está a planear ajustar a marca dos seus modelos de iPhone em 2024. O iPhone 15 Pro Max deve tornar-se a variante mais premium deste ano, mas no próximo ano, o "iPhone 16 Ultra" pode assumir-se como o topo de linha do iPhone.

Num artigo exclusivo do 9to5Mac é sugerido que o iPhone 16 Pro maior é um provável candidato a adotar a marca Ultra para se alinhar com o Apple Watch Ultra. Significa isso que este ano pode ser a última vez que veremos a Apple usar a marca Pro Max. Seja qual for o nome, a informação divulgada mais importante vai para uma das renderizações CAD do próximo telefone.

Enquanto se espera pelo iPhone 15 da Apple, o que é que já se sabe sobre o iPhone 16?

São dados detalhes do ecrã de um apelidado iPhone 16 Ultra. A Apple estará a trabalhar num modelo com um ecrã significativamente maior, de 6,9 polegadas em comparação com o ecrã de 6,7 polegadas esperado para o próximo iPhone 15 Pro Max. 

Na comparação lado a lado é notório aumento do tamanho do ecrã que fará como que o telefone seja mais alto e mais largo.

O modelo do iPhone 16 Pro também deverá ser lançado, segundo a informação partilhada, com 6,3 polegadas. O atual iPhone 14 Pro tem ecrã de 6,1 polegadas e espera-se que o iPhone 15 Pro também seja lançado com o mesmo tamanho. O analista Ming-chi Kuo diz que o ecrã maior permitiria à Apple encaixar uma lente de zoom de periscópio no iPhone 16 Pro - algo que ainda não deverá acontecer com a versão Pro do iPhone 15.

Enquanto se espera pelo iPhone 15 da Apple, o que é que já se sabe sobre o iPhone 16?

Se esta informação poderá realmente bater certo com os planos da Apple, poderá. Contudo, é ainda muito cedo para perceber como será o iPhone de 2024, ainda mais considerando tantas incógnitas relativamente ao iPhone 15.

Fonte: Pplware.

É preciso fechar ou não as apps no iOS? Há uma nova explicação que esclarece tudo

 Há vários anos que existe uma discussão, feroz, sobre a necessidade ou não de fechar as apps no iOS e até no Android. Os argumentos têm mostrado que esse é um passo desnecessário e agora há uma nova justificação de um ex-funcionário da Apple que finalmente esclarece tudo.

iOS apps fechar Apple bateria

Foi numa simples resposta a uma publicação do Twitter que mais informações relevantes foram mostradas sobre a necessidade de fechar as apps no iOS. Apesar de muitos insistirem nesta prática, a verdade é que o multitasking do iPhone e outros sistemas da Apple trata destas situações.

Esta surge para mostrar algo que estava a ser pedido e que o Android tem presente. Falamos de um botão para fechar todas as apps que estão a correr em segundo plano e que atualmente o iOS não tem presente. Este será para simplificar o processo de fechar as apps abertas.

O argumento de que se consegue poupar bateria e outros recursos cai assim por terra e fica claro que é completamente desnecessário. Tudo é tratado de forma silenciosa e sem que o utilizador tenha presente esta ação, mantendo ao mínimo as ações das apps que estão a correr em segundo plano.

O que este ex-engenheiro da Apple revelou foi que a criadora do iOS nunca vi ter este botão presente. As suas regras são claras e dado que não existe essa necessidade, essa nova proposta nunca vai ser criada para ser usada pelos utilizadores. Não existiria um ganho efetivo se as apps fossem constantemente fechadas.

Apesar destas regras e destes pressupostos, existem situações identificadas para que as apps tenham de ser fechadas. Falamos de comportamentos anormais ou de situações em que as apps devem ser bloqueadas por motivos de privacidade.

Mais uma vez, depois de diversas justificações, volta a ser explicado que as não é necessário fechar as apps que não está a usar no iOS. O multitasking reduz ao mínimo as ações das apps, que assim diminuem os consumos de recursos e associado a isso a poupança de bateria.

Fonte: Pplware.