14 de jun. de 2020

Facebook prepara-se para trazer ainda mais segurança ao iOS com o Face ID

A segurança nos dispositivos móveis tem vindo a ser cada vez mais um ponto de preocupação dos utilizadores. A cada nova versão destes sistemas operativos o foco está sempre em garantir uma proteção maior e a segurança inerente.
Claro que as próprias apps seguem o mesmo caminho e exploram o que estes sistemas oferecem de base. O Facebook parece estar a preparar-se para trazer uma novidade que traz ainda mais segurança ao iOS, usando para isso o Face ID da Apple e do iOS.
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Mais segurança no Facebook

As equipas de programadores do Facebook e dos seus serviços têm trabalhado de forma intensiva para dar mais segurança às suas apps. São melhorias bem vindas e que ajudam os utilizadores a estarem mais seguros e sem permitir o acesso aos seus dados.
Na mais recente revelação, surgiu uma potencial melhoria para o Facebook no iOS. Este terá em breve mais um elemento de segurança, recorrendo ao Face ID para desbloquear a app e dar acesso aos conteúdos ali presentes.
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O Face ID do iOS será o responsável

Para além da opção para ativar esta novidade associada ao Face ID, vão haver outros pontos que podem ser alterados. Falamos do tempo em que esta autenticação será pedida, que está dividida em de imediato, 1 minuto, 15 ou 1 hora.
Não é de estranhar que o Facebook esteja a trazer para esta app estas medidas de segurança. Para além de ser já uma exigência, outras das suas apps tomaram este caminho recentemente. Temos como principal o WhatsApp, tanto no Android, como no iOS.

A privacidade é assim garantida facilmente

Não se sabe quando esta novidade vai chegar e nem de que forma. Sabe-se que está a ser testada num grupo restrito de utilizadores e que usará as mesmas medidas que o iPhone tiver disponível e configurado. É uma autenticação complementar ao que está no smartphone.

Estas são boas notícias para quem tem um iPhone e faz uso do Facebook. Esta medida de segurança adicional vai garantir a proteção dos utilizadores, que assim têm os seus dados com uma camada de privacidade adicional.
Fonte: Pplware.

Apple está a rastrear e a desligar os dispositivos saqueados nos EUA

São imagens que ainda estão a correr o mundo. Com um aproveitamento do caso mediático George Floyd, as manifestações foram cobertura para criminosos saquearem lojas e despejarem tudo o que lá encontraram. Nada escapou e as lojas Apple, assim como outras que vendiam dispositivos Apple, foram igualmente saqueadas. Contudo, de acordo com imagens que surgiram nas redes sociais, a Apple está a rastrear e a desativar os dispositivos iPhone que foram roubados das lojas nos Estados Unidos durante os recentes distúrbios.
As mensagens que apareceram nos dispositivos saqueados informam aos ladrões que o telefone foi rastreado, desativado e que as autoridades locais foram informadas.
Imagem assalto lojas Apple nas manifestações George Floyd

George Floyd foi rastilho para o vandalismo?

A morte de George Floyd levou a dezenas ou centenas de manifestações, pelos EUA. Contudo, algumas delas tiveram um propósito de protestar pacificamente, de fazer sentir que o racismo é uma praga maior que a COVID-19. Muitos criminosos aproveitaram a instabilidade nas ruas para destruir e saquear lojas, entre elas, várias da empresa de Cupertino.
Posto isso, a Apple está já a rastrear os dispositivos roubados e ativados, de forma a dissuadir os assaltantes de comercializar ou usar o resultado do saque.

Apple informa o que está a fazer para dissuadir

Além de explicar que os dispositivos estão a ser rastreados e que as autoridades locais serão alertadas, a Apple pede ao titular que devolva o dispositivo à loja da qual foi retirado. Não está claro exatamente quantas pessoas responderão a essa solicitação, uma vez que a mensagem não parece sugerir que a empresa de Cupertino mostrará clemência, quando se trata de envolver a aplicação da lei.
Conforme poderemos ver, esta e outras reportagens no YouTube sugerem que várias lojas da Apple, nos Estados Unidos, foram saqueadas por manifestantes. A Apple ainda não se pronunciou em relação ao tempo que estas lojas terão de permanecer fechadas, agora, para resolver os estragos.
Assim, além de lutar contra a pandemia, o desemprego que avassalou os EUA e outros problemas relacionados com a doença, as empresas têm ainda de lidar com estes ataques aos seus edifícios.
Muitas empresas, incluindo a Apple, solidarizaram-se com os manifestantes do movimento Black Lives Matter nos últimos dias. O CEO da empresa, Tim Cook, disse aos funcionários, num memorando, que a morte de George Floyd pela polícia era “insensata” e anunciou que a Apple irá fazer doações a grupos de direitos humanos, em resposta a esta situação.
Fonte: Pplware.

Dica: Como partilhar o ecrã do iPhone e iPad com o AnyDesk

O AnyDesk é uma ferramenta fantástica para podermos dar e receber ajuda remota. Já falamos variadas vezes neste software, mas nunca na vertente mobile. Assim, o que hoje trazemos é a sugestão de usar esta app para poder ajudar remotamente quem tem iPad ou iPhone. É simples, basta seguir os passos que deixamos.
Por vezes podemos necessitar de auxiliar alguém que está com uma dúvida na utilização do seu iPhone ou iPad. Esta app dá uma grande ajuda.
Imagem dica para usar AnyDesk para acesso remoto ao iPhone ou iPad
O caso que hoje trazemos é o resultado de um processo que nos ocorreu e que resolvemos da forma que vamos mostrar. Assim, com o confinamento, as famílias ficaram fechadas e protegidas do contacto de outros familiares. Para encurtar as distâncias e combater o isolamento, instalamos iPads e usamos iPhones (e outros dispositivos Android), para ligar as pessoas por videoconferência.
Pese o facto de termos o iOS e dos processos serem muito simples, usar este ou aquele software, para ligar várias pessoas da família com diferentes equipamentos, foi um desafio. No entanto, fica a nota, os seniores estão cada vez mais desenvencilhados nas novas tecnologias.

Suporte remoto ao iOS via AnyDesk

Bom, para não termos de nos deslocar, instalamos nos dispositivos o AnyDesk. Assim, de forma simples, podemos ajudar quem está, pela primeira vez, a usar estas tecnologias que hoje ligam pessoas como nunca antes.
1.º passo – O processo de instalação é o normal, ir à App Store e descarregar a app nos dispositivos iOS.
2.º Passo – Abrir a app AnyDesk no seu iPhone ou iPad
3.º Passo – Notará o seu endereço AnyDesk assim que abrir a aplicação. Este endereço será usado por qualquer outro utilizador do AnyDesk para se ligar ao seu dispositivo.
Imagem dica para usar AnyDesk para acesso remoto ao iPhone ou iPad
4.º Passo – Partimos do princípio que no seu computador já o tem instalado. Contudo, caso não o tenha vá a anydesk.com/download no seu computador, através do seu navegador, e instale o software no seu PC ou Mac. Agora, abra-o e escreva o endereço AnyDesk do seu iPhone ou iPad. Clique em “Conectar”, como mostrado abaixo.
Imagem dica para usar AnyDesk para acesso remoto ao iPhone ou iPad via computador
5.º Passo – Agora, receberá um alerta na app AnyDesk no seu dispositivo iOS. Toque no ícone “gravação”.
Imagem dica para usar AnyDesk para acesso remoto ao iPhone ou iPad
6.º Passo – Em seguida, toque em “Iniciar transmissão”, como mostra a imagem abaixo. Desta forma irá iniciar a sessão de partilha de ecrã.
Imagem dica para usar AnyDesk para acesso remoto ao iPhone ou iPad
7.º Passo – Como é mostrado a seguir, agora pode visualizar o ecrã do seu dispositivo iOS num computador com a utilização do AnyDesk.
Imagem dica para usar AnyDesk para acesso remoto ao iPhone ou iPad
Portanto, estes passos são simples e permitem que, de qualquer computador ou de outro dispositivo, uma pessoa ajude uma outra, através da visualização do ecrã do iPhone ou iPad. Contudo, tenham isto em atenção: não é possível mexer remotamente no dispositivo. Somente pode ser mostrado o ecrã com ações do proprietário do iPhone ou iPad.

Basicamente o que a Apple permite é que, recorrendo à opção de gravar o ecrã no iOS, as ações num outro dispositivo possam ser acompanhadas.
Fonte: Pplware.