28 de mar. de 2023

iPhone apenas com eSIM chegará a mais países este ano e a Europa está na mira

 Quando apresentou o iPhone 14, a Apple criou uma versão apenas com eSIM para o seu mercado caseiro. A marca eliminava assim o SIM físico e tornava mais simples mudar entre equipamentos. Agora, e do que é avançado, este iPhone apenas com eSIM vai ser alargado a mais países e a Europa deverá ser quem recebe este novo modelo.

iPhone SIM eSIM Apple Europa

Appel quer alargar a venda do iPhone só com eSIM

A utilidade do eSIM está mais que provada há vários anos. Ao eliminar o cartão SIM físico, fica mais simples aos utilizadores mudarem de operadora ou de smartphone. Este é totalmente virtual e simples de transferir, sem que haja uma dependência física para além do smartphone.

Com o iPhone 14, a Apple criou uma versão deste smartphone que abandona totalmente o cartão SIM, dependendo apenas do eSIM para ligação às redes dos operadores. Este ficou limitado na altura apenas ao mercado dos EUA, provavelmente num teste para verificar a sua aceitação.

Agora, e do que está a ser avançado, este modelo deverá se repetido com o iPhone 15, mas não se limitará aos EUA. A Apple quer alargar a sua presença a outros mercados, tendo escolhido os países da Europa para receber esta mudança importante no seu smartphone.

iPhone SIM eSIM Apple Europa

Europa deverá ser quem recebe este modelo sem SIM

Do que foi avançado, esta é uma certeza para o mercado francês, mas não se deverá limitar a este. Existem muitos mais países onde este modelo poderá ser colocado à venda e Portugal poderá ser um dos que está na lista da Apple para receber o iPhone apenas com eSIM.

Na verdade, os modelos de iPhone que estão à venda em Portugal já contam com a presença do eSIM, mas apenas como dual-SIM. Isto significa que o SIM principal continua a ser físico, sendo o segundo o virtual, o eSIM.

Caso se confirme esta mudança, não será complicada de aplicar na Europa e em Portugal, visto que a grande maioria das operadoras já tem propostas de eSIM para os seus utilizadores. Apenas vai obrigar todos os que ainda usam um cartão SIM a trocar por uma proposta eSIM quando trocarem para o iPhone 15.

Fonte: Pplware.

Apple lança o iOS 16.4 para todos os iPhones suportados

 Estava prometido e, depois de 4 versões beta e uma RC, a Apple lançou finalmente o iOS 16.4. Vamos ver o que há de novo.

Como já havíamos deixado aos nossos leitores, a Apple estaria prestes a lançar as versões mais recentes dos seus sistemas operativos ao público em geral. Assim, a atualização de hoje inclui as seguintes melhorias e correções de erros.

O que há de novo no iOS 16.4?

  • 21 novos emoji, incluindo animais, gestos e objetos, agora disponíveis no teclado de emoji.
  • Notificações para aplicações web adicionadas ao ecrã principal.
  • O isolamento de voz para chamadas da rede móvel dá prioridade à sua voz e bloqueia o ruído ambiente à sua volta.
  • O álbum Duplicados na aplicação Fotografias suporta agora a deteção de fotografias e vídeos duplicados numa fototeca partilhada em iCloud.
  • Suporte do VoiceOver para mapas na aplicação Meteorologia.
  • Definição de acessibilidade para esbater automaticamente um vídeo quando são detetadas luzes intermitentes.
  • Resolução de um problema que poderia impedir a apresentação, no dispositivo dos pais, dos pedidos de Pedir para comprar feitos por crianças.
  • Resolução de problemas que poderiam fazer com que termostatos compatíveis com Matter ficassem sem resposta ao serem emparelhados com a aplicação Casa.
  • Otimização da funcionalidade de deteção de acidente nos modelos de iPhone 14 e iPhone 14 Pro.

Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple.

Existem também alguns novos recursos não mencionados nas notas de lançamento da Apple, mas incluídos no iOS 16.4. Isso inclui suporte 5G autónomo, 5G noutros países e a reintrodução da nova arquitetura HomeKit da Apple. A atualização também muda a forma como a Apple lança as betas do iOS.

Com este lançamento, a Apple também disponibilizou os updates:

  • iPadOS 16.4
  • watchOS 9.4
  • tvOS 16.4
  • macOS Ventura 13.3
Fonte: Pplware.