10 de fev. de 2021

Dica: Como redefinir o seu HomePod ou HomePod mini para a configuração original

 Há dias compramos dois HomePod mini e fizemos alguns testes. Conforme podem ver aqui, experimentámos a coluna inteligente da Apple na sua plenitude, puxámos pelos graves e agudos e até emparelhamos para funcionar em stereo. Como a ideia era uma delas ir para outro local, fora da casa onde estava emparelhada, fomos confrontados com uma situação: esquecemos-nos de a desemparelhar da sua irmã e da rede WiFi.

Para este caso e para outros, hoje trazemos uma dica em formato guia para ensinar a proceder, caso seja necessário, à redefinição do HomePod ou HomePod mini para a configuração original.

Imagem HomePod mini e HomePod original para dica de reposição de definições

Dica HomePod e HomePod mini: Repor definições originais

Segundo a Apple, sempre que houver uma situação de comportamento estranho, desligue e volte a ligar o HomePod. Contudo, se isso não resolver os problemas ou se algo continuar errado, deve considerar repor completamente as configurações do dispositivo.

O site de suporte da Apple destaca os casos em que deve redefinir o seu HomePod ou HomePod mini:

  • HomePod não responde após uma reinicialização
  • Deseja redefinir o HomePod para as configurações de fábrica
  • Levou-o para outro lado sem o desemparelhar da rede original
  • Precisa enviar HomePod para manutenção
  • Quer vender ou dar o seu HomePod

Existem duas maneiras de redefinir completamente o HomePod ou o HomePod mini. O primeiro método, e provavelmente o mais fácil, é usar a aplicação Casa no seu dispositivo iOS:

  1. Abra a aplicação Casa e certifique-se de que o seu dispositivo iOS está ligado com o mesmo ID Apple usado para configurar o seu HomePod;
  2. No separador “Casa” encontre o seu HomePod, pressione o ícone e segure;
  3. Clique na roldana no canto inferior direito ou deslize o ecrã para cima;
  4. Role até à parte inferior e toque em “Repor HomePod”

Após esta ação, o HomePod levará vários minutos para reiniciar e apagar todas as suas definições. Então, o HomePod estará pronto a iniciar o processo de emparelhamento normal.

Imagem HomePod mini

Se o seu HomePod ou HomePod mini não aparecer na app Casa, há outra forma de o redefinir com o próprio hardware.

Então, fazemos o seguinte:

  1. Desligue o HomePod e ligue-o de novo
  2. Pressione e segure a parte superior do HomePod, mantendo o dedo na parte superior do dispositivo permanentemente. Se levantar o dedo, terá que recomeçar.
  3. Depois de pressionar e segurar a parte superior do HomePod, a luz branca giratória na parte superior do dispositivo ficará vermelha e a Siri dirá que o HomePod está prestes a ser reiniciado.
  4. Continue a pressionar a parte superior do HomePod até ouvir três bipes.

Ligar o HomePod mini ao Mac

O HomePod mini também pode ser reiniciado usando um Mac, mas o primeiro HomePod não pode porque não usa uma ligação USB-C.

Este método é muito simples. Basta retirar da energia o cabo USB-C e ligar o mesmo numa porta no seu Mac.

  1. Ligue o HomePod mini ao computador usando o cabo USB-C que o acompanha.
  2. Espere alguns segundos. Encontre o seu HomePod na barra lateral do Finder em Locais e selecione-o.
  3. Clique em Restaurar HomePod.

Se nenhum destes métodos funcionar para redefinir o seu HomePod ou HomePod mini, ou se a redefinição não resolver os seus problemas, a sua melhor aposta é levar o dispositivo à sua Apple Store local.

Fonte: Pplware.







Sabia que é possível remover vários bloqueios de iPhones e iPads com sucesso? SIM, redondo!

 Para remover vários bloqueios que existem nos dispositivos Apple, como o iPhone, existem várias casas de software que dedicam e investem muito do seu tempo em obter sucesso na finalização da tarefa.

Ora a WooTechy iDelock parece que conseguiu a chave para remover dos bloqueios mais importantes em qualquer iPhone e promete o sistema Apple não está mais no controlo absoluto da marca e, quem quiser, poderá desbloquear desde Apple ID, o código de ecrã, o backup do iTunes, o bloqueio por tempo do ecrã e muitos mais. Será esta a nova era?

Remover vários bloqueios com o WooTechy iDelock

Como sabemos, o ecossistema Apple é um dos mais reservados e fechados ao grande público. Com ou sem razão, a Apple dotou os seus dispositivos com potentes medidas de segurança e contra-pesos, que tornam muito difícil o acesso e que nos podem dificultar a vida em muitas situações.

É certo, existem muitas empresas de hardware e software que investem bastante na tentativa de contrariar a política Apple e de facilitar a todos o acesso àquilo que deveria ser um direito natural.

Então, é aqui que surge a WooTechy com o seu iDelock, disponível para Windows ou Mac, cujo destaque principal reside no facto de se apresentar como uma potente ferramenta que permite:

  • Modo 1: Desbloquear a Apple ID
  • Modo 2: Desbloquear o iPhone Screen Passcode
  • Modo 3: Desbloquear o código de tempo de ecrã Passcode
  • Modo 4: Fazer o bypass ao Mobile Device Management (MDM)
  • Modo 5: Desbloquear palavra-passe da cópia de segurança do iTunes
  • Modo 6: Remover definições de encriptação de cópia de segurança do iTunes

De antemão, estamos em condições para afirmar que atingimos um nível acima do que se tem visto até agora, sendo possível agora remover vários bloqueios.

Principais características do iDelock

Desde já, para que todos possam entender como é fácil remover vários bloqueios, mostramos as principais características do software em si. E então, temos:

  • Software multi funcional, isto é não se cinge a uma ou a um par de funções;
  • O iDelock oferece 6 modos principais para resolver diferentes tipos de proteções no iOS, inclusive no iOS14
  • O desbloqueio efetuado é permanente;
  • Uma vez desbloqueado, pode ter acesso ao seu dispositivo durante todo o tempo de vida útil;
  • O desbloqueio pode ser feito em casa ou onde quiser sem necessidade de dispositivos extra;
  • O iDelock reconhece todos os iDevices em todas as versões iOS;
  • Serviço ao cliente 24/7: equipa de apoio em qualquer altura quando tiver alguma dúvida.

Porque é que necessito do WooTechy iDelock?

Seja como for, existem várias formas e justificações da necessidade de usar o WooTechy iDeLock. Claro que, fora de qualquer lirismo, existe a possibilidade de usar este programa para atividades ilícitas, contudo, recomendamos desde já todo e qualquer utilizador a usar este programa de forma correta e dentro das regras legais que se apliquem.

Por outro lado, pode acontecer ter a necessidade de desbloquear um dos nossos dispositivos iOS de forma a que fique sem códigos de acesso ou proteção em qualquer uma das situações abaixo descritas:

  • Por esquecimento código de acesso do dispositivo iOS, mas com a pretensão de aceder ao mesmo para realizar mais operações;
  • Comprar um iPhone/iPad em segunda mão com um ecrã bloqueado e é necessário desbloquear antes de o poder utilizar;
  • O iPhone/iPad ficou desativado após introduzir várias palavras-passe erradas;
  • O ecrã do iPhone/iPad está partido e não pode ser utilizado;
  • A palavra-chave do seu iPhone/iPad foi definida por outros, seja por brincadeira ou não, e agora não tem forma de saber qual foi a password.

Na verdade, existem inúmeras situações em que um software como o iDelock pode tornar-se no verdadeiro melhor amigo de um homem.

No entanto, é importante mencionar que este software apenas possui versão paga e poderão consultar as várias modalidades de preços aqui.

Guias e tutoriais

Atualmente, um dos principais receios de quem adquire software é o facto de poder não saber tirar o partido máximo dele.

Porém, o WooTechy iDeLock tem sempre em mente os seus utilizadores e recorre à criação dos melhores guias para poder orientar os seus utilizadores.

Entre outros, e apesar de estar em inglês, podemos encontrar e seguir, por exemplo, as formas de aplicar várias soluções por modo:



WooTechy iDelock

 Fonte: Pplware.

VMWare Fusion: Virtualizar máquinas no macOS sem fazer estragos

 A Virtualização é uma das tecnologias que veio revolucionar o mundo da computação. Através desta tecnologia é possível experimentar/usar os mais diversos sistemas operativos, sem a necessidade de particionar o disco ou proceder a alterações no sistema de ficheiros do sistema nativo.

Uma das plataformas mais populares é da VMWare! A ferramenta VMWare Fusion pode ser usada gratuitamente.

VMWare Fusion: Virtualizar máquinas no macOS sem fazer estragos

A VMWare é uma das marcas de referência no mundo da virtualização. O VMware Fusion é um software desenvolvido pela computadores da marca da maça.

Este software permite que Macs baseados com CPU Intel executem sistemas operativos como o Microsoft Windows, Linux, NetWare ou Solaris em máquinas virtuais, juntamente com o sistema operativo Mac OS X usando uma combinação de paravirtualização, virtualização de hardware e recompilação dinâmica.

VMWare Fusion: Virtualizar máquinas no macOS sem fazer estragos

A empresa disponibiliza uma versão gratuita de um dos seus produtos para uso não comercial. Para tal basta que aceda ao site da VMWare, faça o registo e depois receberá um serial number para registar a ferramenta. Assim tudo funcionará na legalidade e de forma gratuita!

Principais características do VMWare Fusion

  • Grátis para uso pessoal
  • Permite testar e executar qualquer tipo de sistema operativo
  • Interface muito simples e organizada
  • Possibilidade de converter a nossa máquina, numa máquina virtual

VMWare Fusion: Virtualizar máquinas no macOS sem fazer estragos

Sendo uma versão grátis para uso pessoal e tendo em conta a qualidade, é sem dúvida uma boa aposta. Para macOS uma das melhores é sem dúvida o Parallels, no entanto, é paga.

Esta ferramenta está bastante otimizada para o sistema operativo da Apple, tirando partido também de todos os recursos ao nível da máquina, como, por exemplo, suporte para a Touch bar, suporte para Retina Display, etc. Podem saber mais no artigo seguinte.

VMWare Fusion

Fonte: Pplware.

Cuidado! Atualizar para o macOS Big Sur sem espaço pode trazer problemas graves

 Uma das grades novidades da Apple no ano passado foi o novo macOS Big Sur. Este sistema operativo criado para os Mac trouxe uma verdadeira mudança na sua interface e em muitos componentes internos. A ideia da Apple é aproximar esta versão com o que o iOS oferece.

O macOS Big Sur tem agora um problema que foi revelado e que pode trazer problemas sérios aos utilizadores. Caso estes tentem fazer a atualização sem ter o espaço necessários livre, os dados podem ser perdidos de forma permanente.

macOS Big Sur atualizar problemas espaço

Problemas na atualização do macOS Big Sur

Para além de todas as novidades que o Big Sur traz, a Apple detalhou também as especificações deste sistema. Requer que os Macs onde poderá ser instalado tenham livres pelo menos 35,5 GB de armazenamento, para assim o processo decorrer sem problemas. Para além deste precisa de mais 13 GB para o instalador.

O que se descobriu agora é preocupante e pode trazer problemas aos utilizadores. Caso este espaço não esteja disponível, a instalação tentará ser realizada e pode corromper os dados do utilizador. O processo de avaliação do espaço livre parece não estar a funcionar da forma correta.

Falta de espaço estraga a instalação

Uma vez que o processo vai decorrer, ou pelo menos ser iniciado, os problemas surgem de imediato. Durante o processo de instalação, e caso o espaço livre na seja o necessário, o Mac deixa de responder e bloqueia. Assim, o utilizador perde o controlo sobre a sua máquina.

Ao fim de algum tempo, o utilizador poderá tentar reiniciar, mas acabará por entrar num loop. Este irá acabar sempre por mostrar a mensagem “An error occurred preparing the software update”. Daí em diante não será possível arrancar ou recuperar dados.

macOS Big Sur atualizar problemas espaço

Uma solução radical para os problemas

A forma de resolver o problema passar por fazer uma reinstalação manual e total do macOS Big Sur, eliminado os dados presentes no disco. Assim, os dados apenas podem ser recuperados caso o utilizador tenha uma cópia feita via Time Machine ou Time Capsule.

Curiosamente, o problema parece não existir nas atualizações que chegam via OTA, ao fazer a atualização da versão 11.1 para a 11.2. Sabe-se também que o problema existe nas mais recentes versões, mesmo o mais recente macOS Big Sur 11.3 beta. Espera-se que a Apple reconheça em breve o problema e o resolva.

Fonte: Pplware.


Tem um MacBook Pro de 2016 ou 2017 que não carrega? A Apple vai trocar a bateria

 Os computadores da Apple são máquinas que oferecem grande produtividade, mesmo aquelas já com alguns anos. Há que manter boas práticas de utilização para que se mantenham funcionais por muito tempo. As baterias, claro, tendem a ter um desgaste natural ao longo do tempo e há utilizadores dos MacBook Pro lançados em 2016 e 2017 e relatar problemas de carregamento.

Para esses, a Apple vai proceder à troca das baterias.

Tem um MacBook Pro de 2016 ou 2017 que não carrega? A Apple vai trocar a bateria

Apple troca baterias de MacBook Pro de 2016 ou 2017 gratuitamente

Perante algumas queixas de problemas com o carregamento, a Apple anunciou que vai proceder à troca das baterias de computadores MacBook Pro lançados em 2016 ou 2017 que não sejam capazes de carregar acima de 1%.

Segundo a empresa, este problema afeta um número muito pequeno de utilizadores, mas o suficiente para garantir a substituição da bateria de forma gratuita.

Além desta indicação, no Estado da Bateria, deverá existir a indicação de “Assistência recomendada”. Para verificar o estado da bateria deverá:

  • No macOS Big Sur, selecione o menu Apple > Preferências do Sistemas, clique em Bateria, selecione Bateria na barra lateral e, em seguida, clique em Estado da bateria.
  • No macOS Catalina ou anterior, mantenha premida a tecla Opção e clique no ícone da bateria na barra de menus, para revelar o menu do estado da bateria.

Se este for o seu caso, então deverá contactar a Apple para proceder à substituição gratuita da bateria. O computador será examinado antes da assistência para que se possa verificar se é elegível para tal procedimento.

A Apple também lançou uma atualização para o macOS que evita a ocorrência deste problema noutros computadores de 2016 e 2017. Atualize para o macOS Big Sur 11.2.1 ou posterior. Em alternativa, instale a atualização suplementar do macOS Catalina 10.15.7.

Quais os computadores elegíveis?

A Apple deixou também a lista dos computadores que estão elegíveis para o procedimento de troca da bateria gratuita. Para identificar o modelo concreto do seu deverá selecionar o menu Apple > Acerca deste Mac. São eles:

  • MacBook Pro (13 polegadas, 2016, duas portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2017, duas portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2016, quatro portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2017, quatro portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (15 polegadas, 2016)
  • MacBook Pro (15 polegadas, 2017)
Fonte: Pplware.