25 de fev. de 2024

Apple volta a ultrapassar a Samsung nas vendas de smartphones na Europa

 A batalha entre a Apple e a Samsung está focada em controlar o mercado dos smartphones. A gigante Coreana tem sido a dominadora nos últimos anos, mas a empresa de Cupertino reage e conquista novas posições. Na mais recente foi mostrado que a Apple voltou a ultrapassar a Samsung nas vendas de smartphones, agora na Europa.

Apple Samsung smartphones Europa vendas

Apple volta a ultrapassar a Samsung

As vendas de smartphones da Samsung na Europa caíram 12% no último trimestre do ano passado, enquanto os iPhones aumentaram a sua quota de mercado. O resultado desta situação foi que a Apple ultrapassou a Samsung em vendas na Europa, pela primeira vez em quase dois anos.

A Canalys revelou há poucos dias que, embora o mercado europeu de smartphones tenha caído 3%, a Samsung sofreu uma perda muito maior, enquanto a Apple conseguiu um crescimento de 1%. Isto permitiu-lhe ultrapassar a Samsung em vendas na Europa.

Apple Samsung smartphones Europa vendas

Vendas de smartphones na Europa

Esta nova informação revela que as remessas de smartphones para a Europa, excluindo a Rússia, caíram 3% ano a ano, para 37,8 milhões de unidades no quarto trimestre de 2023. No entanto, a Apple recuperou a posição de liderança após sete trimestres atrás da Samsung, crescendo 1% ano a ano, para 12,4 milhões de unidades. Por outro lado, a Samsung sofreu uma queda de 12% para 10,8 milhões de unidades, o que a levou para a segunda posição.

Embora a Samsung tenha liderado ao longo do ano, a procura pelo iPhone 15 impulsionou a Apple para este primeiro lugar, aumentando também a procura por modelos premium, que nunca foi tão alta. Mais especificamente, os smartphones topo de gama atingiram uma quota recorde no mercado europeu no quarto trimestre de 2023, com quase 40% das remessas de smartphones com preços iguais ou superiores a 800 euros.

Apple Samsung smartphones Europa vendas

Como será que o futuro vai mudar?

O iPhone 15 e o iPhone 15 Pro foram uma boa atualização ao adicionar novos recursos em comparação com a geração anterior. Isso foi especialmente notado nos modelos Pro e Pro Max, com design ligeiramente renovado, action button, armação de titânio e USB-C.

Este cenário deverá mudar em breve na Europa, com a Samsung a recuperar a sua posição, graças às vendas dos seus novos smartphones. Esta é uma oscilação normal e que garante alguma vibração ao mercado e a quem gere estes mercados.

Fonte: Pplware.

Tem falhas constantes no Bluetooth do seu iPhone 15? Então não está sozinho

 Apesar de terem sido já tratados na sua maioria, o iPhone 15 teve vários problemas reportados desde que foi lançado. A Apple focou-se nestas situações, ainda que tenha deixado algumas para trás. Uma destas está agora a ser reportada pelos utilizadores. São falhas constantes no Bluetooth e cada vez mais utilizadores do iPhone alertam para esta situação.

iPhone 15 Bluetooth Apple problemas

Problemas com o Bluetooth no iPhone 15

Ainda que não seja generalizado, alguns utilizadores do iPhone 15 e iPhone 15 Pro têm estado a reportar problemas constantes de ligação Bluetooth. Estas situações existem e persistem desde o lançamento destes novos dispositivos, segundo as reclamações da comunidade de suporte da Apple.

Em alguns casos, os utilizadores reportam ter problemas para manter o iPhone 15 ligado via Bluetooth a dispositivos mais antigos. Nesta categoria temos sistemas de entretenimento de carros ou auscultadores que dependem desse tipo de ligação. Embora a grande maioria das reclamações venha destes utilizadores, outros afirmam ter problemas em manter os seus AirPods conectados.

Ainda que não seja um problema alargado a muitos utilizadores, é um erro que está por resolver há algum tempo. Em outubro de 2023, um mês após o lançamento do novo iPhone, começaram a surgir os primeiros relatos destes problemas. Durante todo esse tempo, não foram resolvidos, apesar das múltiplas atualizações lançadas, já que persistem no iOS 17.3.1.

iPhone 15 Bluetooth Apple problemas

Apple demora demasiado a resolver situação

O curioso de todo estes problemas é que as reclamações só vêm de utilizadores com o iPhone 15, Plus, Pro ou Pro Max. Em alguns casos, a única solução tem sido conseguir a troca de equipamento para o problema desaparecer. Espera-se que o iOS 17.4, a próxima atualização a ser lançada, seja a solução que todos esperam para acabar com estes problemas.

Esta é de longe uma situação normal, ainda mais dado o histórico da Apple neste tipo de situações. Esperava-se que estivesse já tratado, dado que surgiu há alguns meses, assim que os novos iPhone 15 foram apresentados ao público e chegaram ao mercado.

Ainda assim, nem tudo são más notícias para a Apple e para estes equipamentos. Na passada semana a Apple relatou que a bateria do iPhone 15 afinal tem uma duração ainda maior do que o esperado, o que parece aumentar a vida útil deste componente essencial.

Fonte: Pplware.