25 de fev. de 2023

Usar o AirDrop para dizer que tem uma bomba dentro do avião… dá cadeia!

 Um estudante de uma escola católica no Texas, na volta de avião após uma visita de estudo, mudou o nome do seu iPhone para "I have a bomb", em português, "eu tenho uma bomba". Depois, usando o AirDrop dos iPhones decidiu "brincar" com os passageiros e... ganhou uma visita à cadeia!

Ilustração do AirDrop que foi usado para dizer que havia uma bomba a bordo

Brincadeiras a bordo podem sair caro

Tal como já explicámos e como muitos usam, o AirDrop funciona entre dispositivos Apple e permite a transferência de ficheiros sem fios para podermos enviar e receber ficheiros, fotografias, contactos, vídeos e até links para partilharmos uma sem número de informação. Aliás, dentro do ecossistema Apple, o AirDrop é das melhores soluções para partilhar conteúdos com outros dispositivos, como, por exemplo, o iPad, o Mac ou o iPhone.

Desde o seu lançamento há quase uma década, o AirDrop permite um funcionamento de duas formas: enviar ficheiros entre pessoas da nossa lista de contactos, ou partilhar ficheiros com qualquer pessoa próxima (tem de estar ao alcance do Bluetooth e Wi-Fi).

Recentemente, a Apple mudou pela primeira vez a forma como esta tecnologia funciona. Depois de vários casos de um aproveitamento dos utilizadores para incomodar terceiros que têm o envio e receção para "todos", a empresa desativou esta capacidade.

Assim, no iOS 16.2 os utilizadores viram a opção "Todos" por "Todos durante 10 minutos". Isto significa que temos efetivamente de comunicar com alguém verbalmente antes de utilizar o AirDrop se ainda não tiver essa pessoa nos contactos.

Basicamente quem já tem o iOS 16.2 está já com este sistema e não está vulnerável a certas "brincadeiras".

Porque algumas pessoas não têm ainda a versão iOS 16.2, o AirDrop ainda tem a opção "Todos" e isso quer dizer que pode receber ficheiros de todos, e não só dos seus contactos. Foi esse "pormenor" que possibilitou a "brincadeira" da bomba no Texas num voo da American Airlines na semana passada.

 

Um avião em estado de sítio com bombas e armadilhas

Um estudante da Pensilvânia que regressava a casa depois de uma viagem missionária patrocinada por uma escola católica à fronteira entre o Texas e o México mudou o seu nome do iPhone para "I have a bomb". Então o estudante iniciou uma partilha de fotos via AirDrop com outros passageiros a bordo do voo, enquanto o avião se dirigia para a pista de descolagem.

Os passageiros foram recebidos com uma notificação que dizia "Tenho uma bomba gostaria de partilhar uma fotografia" sem qualquer forma de identificar de onde tinha origem a mensagem.

O avião foi imediatamente retirado da pista e regressou a uma porta de embarque onde um esquadrão anti-bombas procurou por explosivos nos passageiros e na carga. O FBI determinou que não havia "nenhuma ameaça credível conhecida" após a busca.

Imagem FBI que foi procurar a bomba a bordo do avião

O estudante foi posteriormente identificado através de uma investigação. Mais tarde, admitiu a brincadeira e disse que tinha sido enviada "em tom de brincadeira".

O adolescente ainda enfrenta acusações no condado de El Paso, estando detido no Departamento de Liberdade Condicional Juvenil de El Paso.

Fonte: Pplware.


 

Apple consegue garantir 100% da produção de chips de 3 nm pela TSMC

 A Apple é uma das empresas que mais se destaca no mundo da tecnologia, especialmente no segmento dos smartphones. Mas, para continuar a manter o seu estatuto, a empresa de Cupertino tem que inovar e implementar as tecnologias mais avançadas nas novas gerações de produtos. Como tal, as últimas informações da indústria indicam que a marca da maçã já conseguiu garantir 100% da produção dos chips de 3 nm pela TSMC.

Apple garante 100% da produção de 3 nm da TSMC

A TSMC é a maior e mais inovadora fabricante de semicondutores da atualidade e fornece componentes para as mais poderosas marcas do mercado tecnológico. Entre elas está a Apple, uma das suas mais importantes clientes, que aposta na empresa taiwanesa para o fabrico dos chips mais avançados de forma a lançar equipamentos cada vez mais inovadores que se destaquem dos da concorrência.

E como este é um setor onde 'quem dorme, perde', a marca liderada por Tim Cook já está a preparar o terreno para a chegada do próximo iPhone 15 e da nova linha de computadores MacBook deste ano. Para isso, de modo a poder oferecer o máximo desempenho possível, a empresa necessita de incrementar a qualidade dos chips integrados nestes produtos e, portanto, as informações recentes indicam que a Apple já conseguiu garantir 100% da produção dos chips de 3 nm da TSMC.

Segundo um relatório do canal asiático DigiTimes, a marca da maçã já adquiriu 100% do fornecimento inicial do chip N3, cuja produção em massa pela TSMC foi iniciada no final do mês de dezembro de 2022. De acordo com as fontes, estima-se que a fabricante de Taiwan consiga atingir os 45.000 wafers produzidos no próximo mês de março.

Os chips fabricados num processo de fabrico de 3 nanómetros devem então vir integrados nos próximos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, através do SoC A17 Bionic. Atualmente, os modelos iPhone 14 Pro e Pro Max contam com o A16 Bionic com chips de 4 nm, também produzidos pela TSMC.

O DigiTimes acrescenta que a empresa de Cupertino tem ainda planos para lançar um novo MacBook Air no segundo semestre de 2023, também ele equipado com chips de 3 nm.

Portanto, a Apple será assim a primeira a lançar produtos com a litografia avançada de 3 nm, mas depois dela certamente que muitos se seguirão, pois este processo de fabrico já está destinado para as próximas gerações de produtos tecnológicos topo de gama.

Fonte: Pplware.

iPhone 15 poderá ser lançado com cores mais marcantes

 São muitos os rumores que correm à volta de um dos futuros smartphones mais desejado pelos consumidores, principalmente pelos fãs da Apple. O iPhone 15, nas suas diferentes versões, poderá estar disponível em cores mais ousadas e marcantes.

As fabricantes de smartphones têm sempre em consideração a criação e lançamento de modelos com cores que se distinguem. Primeiro para marcar uma nova era e depois, claro, para cativar principalmente os consumidores mais ousados.

Com o iPhone 14, na linha base, além das cores básicas, a Apple lançou um modelo em lilás e outro em azul, ambas cores claras e mais discretas. Já a versão Pro tinha o modelo roxo escuro. Então e o que esperar para as versões deste ano?

iPhone 15 com cores mais ousadas

As cores exclusivas do iPhone 15 serão mais ousadas e marcantes que na versão 14, segundo os rumores lançados pelo 9to5Mac, que cita "uma fonte não identificada". 

A linha Pro contará então com uma cor vermelho escuro que se aproxima do bordô. Segundo a descrição, o código de cor hexadecimal de #410D0D.

Já os modelos iPhone 15 e 15 Plus deverão receber cores vivas, ao contrário do que aconteceu no ano passado, ainda que se mantenham os tons de rosa e azul. Neste caso, o rosa passa para um tom mais profundo, descrito como "telemagenta" que de certa forma vai entrar nos tons da cor do ano definida pela Pantone. Tem o código de cor hexadecimal #CE3C6C.

O azul escolhido é descrito como "picton blue" com o código hexadecimal #4DB1E2.

A fonte que partilhou estas cores deixa a advertência que de poderão ser apenas cores em teste e que poderão ser ajustadas até à altura do lançamento que deverá acontecer em setembro. A fase de testes de produção para validação de engenharia do iPhone 15 deverá iniciar em março.

Fonte: Pplware.

Esqueceu a senha do iPhone? Saiba como desbloquear a tela


 É muito recomendável que você defina uma senha para o seu iPhone a fim de proteger seus dados pessoais de olhares indiscretos. No entanto, se você ficou muito tempo sem usar seu celular, é possível que tenha esquecido a senha.

O que fazer se isso acontecer? Afinal, ao tentar desbloquear o iPhone com a senha errada, você pode, sem querer, acabar bloqueando seu dispositivo. 

Caso isso tenha acontecido, não entre em pânico! Vamos mostrar algumas maneiras de desbloquear o seu iPhone se você esqueceu a senha. 

Seu iPhone está inativo? Esses são os motivos mais comuns de bloqueio

Você não pode acessar seu iPhone até inserir a senha correta e o excesso de tentativas pode bloquear seu aparelho. Quando isso acontece, aparecem mensagens como “seu iPhone está inativo, conecte ao iTunes” ou “seu iPhone está inativo, tente novamente em 1 minuto”.

Após dez tentativas de acesso malsucedidas, você não poderá mais desbloquear seu iPhone, mesmo que se lembre da senha correta. E isso pode acontecer em diversas situações, como: 

  • você redefiniu sua senha e esqueceu a nova;

  • outra pessoa redefiniu sua senha;

  • sua tela está quebrada e seu dispositivo não entende a senha corretamente;

  • você está preso em uma situação de emergência em que o único telefone disponível tem uma senha que você não conhece;

  • você usa apenas o Touch ID ou o Face ID e esqueceu a senha. 

Qual é a melhor maneira de desbloquear o iPhone?

Em casos assim, o que fazer para desbloquear o iPhone? Conhecemos três maneiras úteis:

iToolab UnlockGo

iTunes

Find My

Dificuldade

Fácil

Complexo

Fácil

Tempo de desbloqueio

Menos que 10 minutos

30 minutos (mas pode demorar ainda mais)

30 minutos

Taxa de sucesso

90%

60%

40%

Vantagens extras de desbloqueio

Desbloquear ID da Apple

Desbloquear bloqueio de ativação

Desbloquear senha de tempo de tela

Desbloquear bloqueio mdm

Não

Não

Limitações

Não

Não

Autenticação de dois fatores para o Apple ID

Vale saber que os métodos disponibilizados pela Apple vão limpar seu iPhone, então se você nunca fez backup dos seus dados, faça antes de executar as etapas de redefinição de fábrica. Todos os métodos que você pesquisa no Google limparão seu iPhone e aqueles que afirmam desbloquear sem perder dados são golpistas.

Método 1: como desbloquear seu iPhone com o iToolab UnlockGo

Para remover a senha esquecida do seu iPhone sem restaurar o dispositivo, a sua primeira opção deve ser usar uma ferramenta profissional de remoção de senha. O iToolab UnlockGo é a melhor ferramenta para remover a senha esquecida com apenas alguns cliques, sem ter que executar uma restauração completa. 

Certifique-se de ter um computador e seu celular em mãos para realizar as seguintes etapas:

Passo 1: verifique se o seu dispositivo está conectado ao computador

Após conectar seu dispositivo ao computador, ele deve ser detectado automaticamente pelo iToolab UnlockGo. Na interface principal, selecione “Desbloquear senha da tela” para continuar.

itoolab

Caso seu iPhone não seja reconhecido, coloque seu aparelho em “Modo de Recuperação” ou “Modo DFU” para que ele seja detectado.

Passo 2: baixe o firmware mais recente

Em seguida, o pacote de firmware mais recente precisará ser baixado. Se você já baixou o pacote de firmware, basta clicar em “Selecionar” para importá-lo. O pacote de firmwaregeralmente é um arquivo muito grande, por isso, o processo de download pode levar alguns minutos. 

itoolab

Passo 3: inicie o processo de desbloqueio

Depois de baixar o firmware, você poderá remover a senha do iPhone selecionando “Iniciar desbloqueio”. Certifique-se de que seu dispositivo permaneça conectado ao computador durante todo o processo.

itoolab

Depois que a senha do seu dispositivo for removida, você poderá definir uma nova senha, Touch ID ou Face ID. Você também pode restaurar seus dados a partir de um backup anterior do iTunes/iCloud.

Método 2: usando o iTunes para desbloquear o seu iPhone

Outra maneira de desbloquear o iPhone é usando o iTunes. Como seu iPhone está bloqueado, o iTunes não reconhece seu dispositivo. Portanto, você deve colocar seu iPhone no modo de recuperação antes de desbloqueá-lo em seu computador. Em seguida:

  • Conecte seu iPhone ao seu Windows ou IOS.

  • Faça o seguinte para colocar seu iPhone no modo de recuperação:

    • iPhone 8 e posterior: pressione e solte rapidamente o botão “Aumentar volume” e, em seguida, o botão “Diminuir volume”. Em seguida, pressione e segure o “Botão lateral” até que a tela do modo de recuperação apareça.

    • iPhone 7 e 7 Plus: Pressione e segure o “Botão lateral” e o botão “Diminuir volume” até que a tela do modo de recuperação apareça.

    • No iPhone 6s e anterior: mantenha pressionados os botões da lateral e “Início” até que a tela do modo de recuperação apareça.

  • Abra o iTunes e siga as instruções para restaurar seu iPhone.

  • Quando o processo de restauração estiver concluído, defina uma nova senha.

Método 3: desbloqueando o iPhone usando o Find My

O iCloud contém o recurso Find My iPhone, que foi projetado para facilitar ao usuário encontrar um iPhone perdido ou roubado, mas também pode ser usado para remover sua senha esquecida. 

Comparado à restauração do iPhone, esse método é muito mais fácil e seguro. Você precisa de um dispositivo com acesso à internet para seguir essas etapas, como um computador ou outro smartphone:

  • Passo 1: use seu ID Apple para entrar no iCloud.com em um navegador da web em qualquer dispositivo disponível. O ID da Apple deve ser o mesmo usado no seu iPhone e depois de fazer login, clique na opção “Localizar iPhone”.

  • Passo 2: Após entrar na página “Find My iPhone”, selecione seu iPhone e clique em “Apagar iPhone”, o que apagará todos os dados e configurações, inclusive a senha que você esqueceu.

Para fechar

Esperamos que você tenha aprendido como desbloquear seu iPhone caso tenha esquecido a senha. As opções que listamos aqui são simples e eficazes. Basta escolher o método que funciona melhor para você e recuperar o acesso ao seu dispositivo. 

Vale destacar que, ao utilizar uma ferramenta de terceiros, como o iToolab UnlockGo, você terá muito mais praticidade e agilidade para solucionar esse contratempo. Além disso, ao usar o código de cupom LABR8F você terá um extra de 20% de desconto na assinatura do serviço.

Então, não perca tempo e recupere o acesso ao seu dispositivo com apenas alguns cliques.

Fonte: Tecmundo.