5 de mar. de 2023

iPhone finalmente recebe um recurso que os Macs têm há 40 anos

 Há 40 anos, a Apple lançou nos computadores Mac um recurso que só agora chegou ao iPhone. Não é algo que seja indispensável para a generalidade dos utilizadores. Na verdade, é algo que pode ser útil para um grupo de pessoas com necessidades especiais. Vamos então mostrar como ativar uns determinados sons indicadores.

Imagem do iPhone 14 Pro Max com a definição Som de ligar e desligar ativada

Ativar Sons de ligar e desligar

Desde o primeiro computador Macintosh, a Apple incluiu um toque de inicialização que soava sempre que a máquina era ligada. Inicialmente, era um som útil para informar que o hardware do computador tinha inicializado corretamente. Ainda é útil para isso, mas também é uma grande parte da identidade do Mac, um som reconhecível da familiaridade da Apple.

Estes são vários dos sons que os Macs traziam:

Reprodutor de áudio

Nunca houve necessidade de um toque de inicialização semelhante no iPhone, mas agora é uma opção no iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max. E ativar esta definição traz ao iPhone um som quando se liga e desliga.

Esta opção está no menu da Acessibilidade e serve, sobretudo, utilizadores cegos ou com dificuldades de visão, para poderem ter certeza de que o seu iPhone está a desligar ou a ligar. Apesar disso, é útil para todos os outros pelo mesmo motivo. Também é apenas outro recurso de personalização que os utilizadores podem usar para se diferenciar daqueles com modelos de iPhone mais antigos.

 

Factos sobre os sons de ligar e desligar?

  1. Eles funcionam apenas nos modelos da série iPhone 14.
  2. São sons diferentes.
  3. Tocam no mesmo nível de volume não ajustável.
  4. O utilizador ouvirá quase sempre, com uma exceção, como veremos.
  5. São acompanhados por feedback tátil.
  6. O feedback tátil funciona no modo silencioso.
  7. O feedback háptico funciona quando o sistema háptico está desativado.
  8. O feedback tátil funciona quando a vibração está desativada.

 

Como ativar os sons de ligar/desligar

A configuração está oculta nas Definições de Acessibilidade. Como tal aceda a Definições -> Acessibilidade -> Áudio/visual e, em seguida, ative a opção "Sons de ligar e desligar".

A partir de agora, ouvirá o som ao desligar e no momento em que o iPhone inicializa. O toque de desligar toca quase sempre que o iPhone desliga, como ao desligar o iPhone usando os botões de hardware, o botão em Definições, Siri ou um atalho no ecrã inicial. No entanto, ele não será reproduzido ao executar uma reinicialização forçada, embora o toque de inicialização soe durante a fase de inicialização.

Uma dica simples, mas que pode ser importante em vários cenários.

Fonte: Pplware.