21 de nov. de 2022

watchOS 9: Apple Watch terá uma gestão mais inteligente da bateria

 O Apple Watch é, a par de outros dispositivos do mesmo segmento, um equipamento extremamente avançado que oferece ao utilizador uma gama de informação ímpar, quer ao nível dos dados relacionados com o mais básico, até às informações de saúde e bem-estar que são primordiais. Tantos sensores e processadores envolvidos neste trabalho alimentam-se, claro, de energia fornecida pela pequena bateria. É aqui o calcanhar de Aquiles deste smartwatch.

A Apple com o watchOS 9 está a trazer para o seu relógio uma gestão ainda mais inteligente dos consumos. Como irá o Apple Watch "ganhar" mais energia?

Imagem Apple Watch Ultra com watchOS 9

Apple luta para dar mais autonomia ao Apple Watch

Na apresentação do Apple Watch Ultra, a Apple prometeu até 60 horas de autonomia numa nova política de gestão do consumo a lançar posteriormente. Esta gestão será alargada a outros modelos, pois parte da forma como smartwatch funciona com os automatismos propostos pelo sistema operativo.

A empresa de Cupertino revelou na keynote de setembro que estaria a preparar uma nova otimização da bateria a lançar antes do final do ano. Nesse sentido, nesta nova atualização do watchOS 9 para o Apple Watch, a empresa finalmente traz um modo de economia de energia real para prolongar a vida útil da bateria do relógio quando necessário.

Este modo pode ser ativado manualmente através da Central de Controlo ou do menu de Definições. Com a nova configuração interna de gestão da bateria, o relógio também avisa o utilizador quando restar apenas 10% de carga da bateria. Além disso, tal como acontece no iPhone, o dispositivo "aprende" os hábitos de utilização e desliga-se automaticamente quando atinge os 80% no carregador.

Imagem Apple Watch Series 8 e Apple Watch Ultra

Gerir o desnecessário para obter mais bateria

O modo de poupança de bateria desliga as características mais exigentes, tais como AoD (Always on Display), notificações de ritmo cardíaco, monitorização de arritmia, medição do ritmo cardíaco e do oxigénio sanguíneo. Os lembretes de treino também são desligados.

Curiosamente, se não houver um iPhone ligado ao relógio nas proximidades, o Wi-Fi e ligações móveis são desligados. As chamadas e notificações recebidas são também desativadas. Certamente, se precisar de uma determinada aplicação que requeira dados ou ligação Wi-Fi, o sistema irá voltar a ativá-las. E se o relógio permanecer dentro do alcance de ligação do telefone, as notificações serão adiadas e entregues de hora a hora.

Naturalmente, o desempenho geral do relógio no novo modo de poupança de bateria também será reduzido, pelo que as animações e a navegação como um todo não serão tão suaves.

Tudo isto visa dar mais autonomia ao relógio por forma a não haver necessidade de, no uso corrente, o utilizador estar a sacrificar alguma funcionalidade. Como tal, com esta gestão, tal como foi referido, o Ultra consegue até 60 horas de autonomia e a desempenhar, se necessário, tarefas para desportos mais exigentes.

Fonte: Pplware.

Apple Music poderá estar a chegar aos elétricos da Tesla

 Apesar dos carros da Tesla terem uma interface de gestão e entretenimento muito simples e agradável, muitos utilizadores preferiam ter o Apple CarPlay a gerir os conteúdos de infoentretenimento. Tanto é que há, de forma privada, quem tenha já sistemas a disponibilizar os serviços da empresa de Cupertino nos carros elétricos. Se existe ou não vontade de Musk para incluir a Apple como fornecedora dessa interface não sabemos, o que se sabe agora é que apareceu um "primeiro sinal", ao ser visto um Tesla Model S com Apple Music.

O serviço da Apple, segundo um tweet, apareceu num Model S numa exposição recente da Tesla no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles.

Ilustração Apple Music num Tesla Model S

Elétricos Tesla poderão receber Apple Music em breve

O Apple Music pode estar a chegar aos veículos da Tesla através de uma futura atualização de software, dando aos clientes da marca a capacidade de usar o ‌Apple Music‌ no sistema integrado dos veículos.

Esta novidade apareceu numa exposição recente realizada no Petersen Automotive Museum. Um visitante reparou no veículo com esta plataforma de streaming de música e partilhou no Twitter a informação. Segundo o relato, este Model S estaria a executar uma versão de software inédita que tinha o ‌Apple Music‌ instalado.

De acordo com as imagens partilhadas, os utilizadores poderão digitalizar um código QR no seu telefone para fazer login no ‌Apple Music‌ e usar a aplicação. Já no passado este tipo de "teasear" apareceu nos Tesla mas, na verdade, é que nunca avançou o lançamento da app de música da Apple.

Conforme referimos em cima, a integração do Apple Music nos veículos Tesla é um pedido de longa data feito pelos proprietários dos veículos elétricos. Não é claro quando é que a atualização com a integração com o Apple Music vai ser lançada, mas o site Not A Tesla Appespecula que poderá aparecer como parte da atualização anual de feriados feita pela Tesla e que será lançada no próximo mês.

Fonte: Pplware.