18 de ago. de 2023

Apple prepara-se para superar Samsung pela primeira vez na venda de smartphones

 Apesar da Apple dominar o mercado quando se fala em modelos de smartphones mais vendidos, em termos globais, ainda é a Samsung que domina, muito por causa da sua enorme oferta de equipamentos, que abrange as mais variadas gamas de preços. Mas as previsões apontam para mudanças importantes. A Apple poderá ocupar o primeiro lugar do pódio de vendas globais de smartphones pela primeira vez e roubar o lugar à Samsung.

Apple prepara-se para superar Samsung pela primeira vez na venda de smartphones

De acordo com dados preliminares da última previsão global de vendas de smartphones da Counterpoint Research, as vendas de 2023 devem cair 6%, para 1,15 mil milhões de unidades, a menor em uma década.

A Ásia surge como um dos principais obstáculos para o crescimento positivo, já que existem muitos fatores que parecem impedir uma recuperação económica na China no início do ano. Além disso, a América do Norte continua a ser um grande entrave à recuperação global, com um primeiro semestre dececionante com quebras de dois dígitos no ano inteiro. Apesar da força no mercado de trabalho e da queda da inflação, os consumidores hesitam em atualizar os seus dispositivos.

“Houve uma dissociação entre o que está a acontecer na economia e os consumidores que compram telefones. Até agora, este ano, houve atualizações reduzidas recordes em todas as operadoras”, disse Jeff Fieldhack, diretor de pesquisa para a América do Norte.

Na China, “a Apple está bem posicionada, pois o segmento premium continua a ganhar mais participação”. Afirma Ethan Qi, Diretor Associado para a China.

O crescimento dos segmentos premium e ultra-premium é uma tendência que está a acontecer a nível global e favorece fornecedores como a Apple, que têm portfólios fortes nos segmentos superiores.

2023 pode até marcar o início de uma nova era para a Apple, como um mercado premium resiliente e uma forte presença nos EUA; dois pesos que poderão ajudá-la a tornar-se na número um do mundo em termos de vendas anuais pela primeira vez. 

É o mais próximo que a Apple já esteve do primeiro lugar. Estamos a falar de um spread que representa literalmente alguns dias de vendas. Supondo que a Apple não tenha problemas de produção como aconteceu no ano passado, é realmente um lance neste momento.

Disse Fieldhack.

Fonte: Pplware.