2 de mar. de 2023

Apple App Store: Restrições de uso do ChatGPT iguais a referências a drogas e sexo

 Quem traz a informação à luz do dia é o Wall Street Journal. Segundo este jornal, a Apple restringe a atualização de aplicações com tecnologia ChatGPT, à medida que crescem as preocupações com o dano potencial da IA. O que receia a gigante de Cupertino?

BlueMail + ChatGPT: Restrições de idade para usar IA?

A Apple recusou-se a aceitar uma atualização da aplicação de e-mail BlueMail que acrescenta características generativas de IA baseadas no ChatGPT, a menos que o criador lhe dê uma restrição de idade superior a 17 anos, relata o WSJ.

A atualização à BlueMail utiliza a mais recente API ChatGPT do OpenAI para ajudar a escrever e-mails usando conteúdo de e-mails anteriores e eventos de calendário. Nas comunicações enviadas à BlueMail developer Blix Inc., a equipa de revisão da App Store da Apple expressou a preocupação de que as ferramentas linguísticas alimentadas por IA possam gerar conteúdos impróprios para crianças, solicitando que a aplicação aumente a sua restrição de idade para os 17 anos ou mais, ou inclua filtragem de conteúdos.

A atual restrição de idade da BlueMail é de quatro anos ou mais. O criador insiste que a aplicação já tem filtragem de conteúdo e que a colocação de uma restrição de idade substancialmente mais elevada poderia impedi-la de atrair novos potenciais utilizadores.

Normalmente, as restrições de idade de 17 ou mais anos na App Store incluem aplicações com linguagem ofensiva, conteúdo sexual, ou referências a drogas, levando a acusações de tratamento injusto por parte do Blix. O Blix afirma que outras aplicações que promovem capacidades do tipo ChatGPT não têm restrições de idade tão rigorosas. Um porta-voz da Apple afirmou que os criadores são capazes de contestar tais decisões através do processo de recurso do App Review Board e que está a investigar a queixa do Blix.

A versão recentemente atualizada da Microsoft do Bing que inclui a funcionalidade ChatGPT tem uma restrição de idade de 17 ou mais anos na App Store da Apple, enquanto que não existe tal classificação para a versão da aplicação na Play Store do Google, o que sugere que é um requisito da Apple. Isto indica que a Apple já está a cimentar requisitos rigorosos em torno de novas aplicações de IA no meio de preocupações sobre a sua capacidade de moderar o conteúdo gerado.

A Apple parece estar largamente fora da corrida para desenvolver ferramentas generativas de IA. Enquanto a empresa realizou recentemente a sua cimeira anual de IA para funcionários, as sessões que se seguem, alegadamente centraram-se em aspetos como cuidados de saúde, privacidade, e visão informática, em vez das suas próprias tecnologias generativas de IA.

Fonte: Pplware.

Apple lançou uma atualização de Resposta Rápida de Segurança para iOS 16.4 beta

 Os smartphones são o dispositivo que mais informação recolhe sobre a vida dos utilizadores. São os guardiões no que toca às informações privadas que cada um de nós gera. Como tal, exige-se que tenham segurança acrescida, pois se é verdade que "quem não deve não teme", também é verdade que "amigos, amigos, negócios à parte". Nesse sentido, o iOS está cada vez mais ágil a responder a ameaças e a Apple voltou a testar o mecanismo de Resposta Rápida de Segurança no iOS 16.4 beta.

Resposta Rápida de Segurança para iOS 16.4 beta

No seguimento do lançamento do segundo programa de desenvolvimento iOS 16.4 e das betas públicas, a Apple promoveu uma atualização de Resposta Rápida de Segurança para a versão mais recente de testes do iOS. Por enquanto, não está claro se este é mais um teste da funcionalidade Rapid Security Response (Resposta Rápida de Segurança) como já vimos antes ou se é possível corrigir uma falha extrema.

Como tal, a empresa disponibiliza a partir de hoje o iOS Security Response 16.4 (a). Na informação apenas refere que "Esta Resposta Rápida de Segurança fornece importantes correções de segurança e é recomendado para todos os utilizadores.

A atualização é disponibilizada em Definições > Geral > Atualização de Software e só aparece a quem executa o iOS 16.4 beta.

Voltando um pouco atrás, este tipo de ação já foi usada pela Apple no passado. Houve uma atualização semelhante durante a versão beta do iOS 16.2, só foi depois desvendado que era de facto apenas um teste.

Mas hipoteticamente, se uma falha importante fosse descoberta na beta que não podia esperar até ao próximo lançamento, este seria o mecanismo que a Apple utilizaria para entregar uma correção.

Conforme podem ver na imagem, a atualização de segurança tem apenas 20,9 MB de tamanho.

Fonte: Pplware.

Porta USB-C do iPhone 15 precisará de cabos especiais para ter todas as funcionalidades

 Parece certo que será o iPhone 15 a trazer a primeira porta USB-C para os smartphones da Apple. Esta é uma mudança importante e muito grande, que obrigará a algumas alterações para garantir o melhor. Uma nova informação mostra que até os cabos vão ter de ser especiais para garantir o máximo.

iPhone 15 Apple cabos USB-C

A chegada da porta USB-C ao iPhone é inevitável. Com a necessidade de cumprir as normas impostas pela União Europeia a Apple irá mudar o seu smartphone e abandonar a sua porta proprietária, que veio a desenvolver e a melhorar ao longo de muitos anos.

Uma nova informação veio mostrar que a Apple poderá criar algumas limitações para os cabos que não sejam oficiais. Estes não vão conseguir carregar o iPhone 15 à potência máxima ou transmitir dados a uma taxa elevada com alguns cabos de terceiros.

Quem avança com esta informação é o conhecido leaker @ShrimpApplePro, que descreveu que apenas os cabos com a certificação MFi vão oferecer o máximo. Esta é uma imposição da Apple, algo que já o faz há vários anos com outros acessórios de marcas terceiras.

No passado foi avançado que o iPhone 15 e o iPhone 15 Plus alcançariam velocidades de transferência USB 2.0, o mesmo que o atual padrão Apple Lightning. Já os modelos de topo, o iPhone 15 Pro/Pro Max vão ser ainda mais rápidos, com velocidades USB-C 3.2 e Thunderbolt 3.

iPhone 15 Apple cabos USB-C

Apesar de não ser um cenário desejado pelos utilizadores, é algo que a Apple tem vindo a fazer em outros produtos da marca. É uma forma de elevar os seus parceiros e de dar aos utilizadores a certeza de que obtêm o máximo ao optarem por estas soluções.

Na verdade, não parece ser um exclusivo da Apple, já que alguns fabricantes Android fazem o mesmo, mas a outro nível. Apenas alguns cabos certificados conseguem oferecer as velocidades de carregamento mais elevadas como temos visto.

Fonte: Pplware.

É gratuito e compete com o Spotify: dica para ouvir música no iPhone de borla

 Os serviços de streaming de música revolucionaram a forma como ouvimos música hoje em dia. Plataformas como Spotify, Apple Music e Amazon Music oferecem um catálogo enorme de músicas por um preço mensal muito atrativo, dependendo do plano que escolher. Mas se não quisermos pagar por tais serviços, existem alternativas gratuitas?

Ilustração do uso do YouTube no iPhone como se fosse o Spotify

Claro que sim, aliás, nem é uma novidade. O YouTube, a maior plataforma de vídeo do mundo, oferece a possibilidade de reproduzir música gratuitamente. No entanto, para o fazer, é necessário manter a aplicação sempre aberta, o que nos dificulta a sua utilização desta forma. Felizmente, existe um truque que nos permite utilizar o YouTube como se fosse Spotify ou, de outra forma, ter acesso ao som do YouTube, sem pagar conta premium, com a app em segundo plano.

Embora esta funcionalidade esteja disponível há anos, é periodicamente reavivada. É também um truque simples, uma vez que se baseia apenas na reprodução dos serviços em segundo plano.

Os passos para utilizar o YouTube como se fosse Spotify são os seguintes:

  • Entre no YouTube a partir do Safari;
  • Reproduza a música que pretende ouvir;
  • Saia do Safari;
  • Abra a Central de controlo;
  • Prima o botão Play no canto superior direito.
  • Agora até pode desligar o iPhone

É verdade que o catálogo de música do YouTube é muito extenso, mas não é tão completo como o de plataformas como a Apple Music ou Spotify. Além disso, utilizando este truque, não teremos acesso a listas de reprodução personalizadas ou outras características oferecidas por estas plataformas. Dito isto, seremos capazes de ouvir música com bastante conforto sem ter de pagar por um serviço de streaming completo.

O YouTube oferece a possibilidade de ouvir música gratuitamente graças ao seu modelo de negócio baseado na publicidade. A limitação artificial de ter de manter a aplicação aberta, contudo, impede-nos de desfrutar de uma experiência mais confortável. Sem ter de descarregar vídeos do YouTube, com os passos que acabámos de ver, podemos resolver facilmente o problema e desfrutar de música gratuitamente no nosso iPhone.

Fonte: Pplware.

Programadores, está lançado o iOS 16.4 beta 2

 Sem fugir à regra, a Apple acaba de lançar para programadores o iOS 16.4 beta 2. Esta versão traz algumas novidades já antes prometidas e ainda não disponibilizadas. Poderá estar na calha uma série de novas ferramentas que vão aumentar quer a usabilidade, quer a segurança.

iOS 16.4 beta 2, o que há de novo?

Duas semanas após o início dos testes beta, a Apple lança o iOS 16.4 beta 2 para programadores. Conforme abordamos detalhadamente nas últimas duas semanas, o iOS 16.4 inclui vários novos recursos e alterações para os utilizadores do iPhone.

Conforme pode ser visto no site developers.apple.com, a nova atualização tem o número de compilação 20E5223e.

Aqui estão todos os novos recursos e alterações no iOS 16.4 beta 1

  • Atalho de ecrã de bloqueio do iPhone;
  • Detalhes do consumo de bateria do modo Always-On;
  • Adição de novo Emoji para iPhone e iPad;
  • Adiciona de novos recursos para aplicações web no iPhone e iPad, incluindo acesso a notificações push;
  • Apresentação da nova arquitetura HomeKit;
  • O iOS 16.4 expande o suporte 5G para novas regiões, além de utilizadores do Google Fi
  • Lançamento do HomePod em Israel com Siri em hebraico
  • O iMessage (Mensagens) agora oferece suporte a visualizações avançadas de conteúdo para publicações do Mastodon

Outra novidade é a maior facilidade para os programadores registados instalarem versões betas do iOS, mas elimina a partilha de perfil.

Com o teste beta a progredir dentro do cronograma, o iOS 16.4 será provavelmente lançado ao público em março ou abril.

Com o iOS 16.4, a Apple também está a testar a versão beta das seguintes atualizações de software:

  • iPadOS 16.4 beta 2: Build 20E5223e
  • watchOS 9.4 beta 2: Build 20T5233d
  • tvOS 16.4 beta 2: Build 20L5474e
  • macOS Ventura 13.3 beta 2

As novidade serão posteriormente detalhadas individualmente.

Fonte: Pplware.