9 de set. de 2023

Apple pensa que o seu “Ajax GPT” será mais poderoso do que o ChatGPT

 Embora a Apple se considere o seu concorrente mais próximo, viu-se obrigada a aumentar os seus investimentos na inteligência artificial (IA) generativa, especialmente com o chatbot ChatGPT da OpenAI a ocupar o centro das atenções. Agora, afirma que o seu Ajax GPT será mais potente do que o GPT-3.5 da OpenAI.

A Apple tem estado a fazer experiências com IA muito antes de a corrente de chatbots ter entrado em cena. O chefe de IA da Apple, John Giannandrea, formou há quatro anos uma equipa para desenvolver IA de conversa, muito semelhante ao ChatGPT. Uma das equipas que trabalha na Apple tem cerca de 16 trabalhadores, incluindo vários antigos engenheiros da Google, e é dirigida por Giannandrea.

A empresa tem vindo a utilizar a IA noutras áreas, como os Apple Watches, que têm deteção de quedas e de colisões e monitorizam os batimentos cardíacos do utilizador. E, claro, a Apple tem o seu assistente de voz com IA - a Siri, que, de acordo com o relatório do The Information, vai ser alvo de uma remodelação.

O objetivo é que os utilizadores do iPhone possam dar comandos à Siri para automatizar tarefas que envolvam vários passos.

A tecnologia, por exemplo, pode permitir que alguém diga ao assistente de voz Siri do seu telemóvel para criar um GIF utilizando as últimas cinco fotografias que tirou e enviá-lo por SMS a um amigo. Atualmente, um utilizador de iPhone tem de programar manualmente as ações individuais.

Diz o relatório.

As equipas da Apple estão a trabalhar em vários modelos e em ferramentas para criar vídeo, imagens e respostas de texto a perguntas. Outra equipa está a trabalhar num chatbot que "interage com os clientes que utilizam o AppleCare", refere o relatório.

 

Ajax mais potente do que GPT-3.5 da Open AI

A empresa liderada por Tim Cook está a criar um modelo de linguagem de grande dimensão (LLM) denominado "Ajax", que competirá diretamente com o GPT-3 e o GPT-4 da OpenAI, o Bert e o LaMDA da Google, o LLaMa-1 e o LLaMa-2 da Meta.

A Apple já tem um chatbot a que a empresa chama "Apple GPT", que funciona com Ajax e é utilizado internamente pelos funcionários da Apple para a criação de protótipos de produtos. O Ajax terá sido treinado com base em mais de 200 mil milhões de parâmetros e afirma que é mais potente do que o GPT-3.5 da OpenAI.

Embora toda esta informação tenha sido reunida por repórteres que falaram com pessoas dentro da empresa, resta saber se a Apple irá anunciar quaisquer ferramentas, modelos ou serviços de IA generativa a 12 de setembro, quando apresentar o iPhone 15.

Fonte: Pplware..

iPhone 15 e 15 Pro: veja como e onde assistir ao evento da Apple


 Depois de muita espera, finalmente se aproxima o momento da revelação do iPhone 15. A Apple realizará a apresentação na próxima terça-feira (12), às 14h (horário de Brasília), e uma das principais novidades do novo celular deverá ser a substituição da entrada tipo Lightning para o USB-C.

A empresa pretende substituir o conector respondendo a uma exigência do Parlamento Europeu, que aprovou uma lei obrigando a marca a adotar o USB-C como padrão. Para diminuir a burocracia de manter aparelhos com requisitos diferentes, a gigante da Cupertino provavelmente adotará a mesma especificação também nos países fora da Europa.

E além do iPhone 15, é esperado que a Apple revele também os modelos iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.

iPhoneOs novos aparelhos da série iPhone 15 devem ter um novo botão de ação na lateral, bordas mais finas, bateria maior e mais (Imagem: Justin Sullivan/Getty Images)

A marca não deve se ater, porém, só aos smartphones, já que dispositivos das séries Apple Watch e AirPods também podem mostrar as caras. Outro produto que pode aparecer é Apple Vision Pro, óculos de realidade mista revelado pela empresa em junho deste ano.

Já no quesito software, a possibilidade é grande de serem anunciadas as datas de lançamento do iOS 17, iPadOS 17, macOS Sonoma, tvOS 17, watchOS 10 e HomePod 17.

Como assistir o evento da Apple?

O evento da Apple de revelação dos novos produtos e serviços da empresa poderá ser acompanhado de várias formas. Além do site oficial da companhia, o canal oficial do YouTube também exibirá o evento que começa às 14h (horário de Brasília).

Quem quiser uma live com comentários e análises em tempo real poderá acompanhar o TecMundo, que fará a cobertura completa da transmissão.

Fonte: Tecmundo.

Quer ganhar um iPhone 14 Pro? Então veja como participar

 A estratégia da Apple é facilitar o comum dos mortais poder "comunicar" algum problema, recebendo algo em troca. Basicamente o que a empresa quer é a ajuda dos seus utilizadores para descobrir vulnerabilidades e bugs no sistema operativo do iPhone. Em troca a empresa compensa com um iPhone 14 Pro.

Ilustração do prémio, um iPhone 14 pro, oferecido pela Apple

Apesar do iPhone 15 estar mesmo a chegar ao mercado, o iPhone 14 ainda é um dos melhores smartphones alguma vez lançado.  Tem tecnologias únicas atualmente a servir os utilizadores e é o dispositivo móvel mais rápido da atualidade. Portanto, se quiser habilitar-se a ter um destes no seu bolso, veja como poderá ganhar.

Como obter um iPhone 14 Pro gratuito

Esta é uma iniciativa da Apple para que os utilizadores os ajudem a encontrar vulnerabilidades e bugs no iOS ou em qualquer um dos seus outros sistemas operativos para outros dispositivos.

O programa chama-se Apple Security Research Device Program, e quem colaborar com sucesso pode receber um iPhone 14 Pro avaliado em mais de 1.300 euros.

O iPhone é o dispositivo móvel de consumo mais seguro do mundo, o que pode dificultar o início até mesmo de pesquisadores de segurança qualificados. Criamos o Apple Security Research Device Program para ajudar pesquisadores novos e experientes a acelerar seu trabalho com iOS.

Aceitamos inscrições até 31 de outubro de 2023.

Diz a Apple na sua página dedicada ao programa.

 

Requisitos de elegibilidade

Antes de poder participar, a Apple tem de dar luz verde e, para isso, é necessário preencher uma série de requisitos do programa. A primeira é provar que tem experiência em encontrar bugs em sistemas operativos, quer porque já trabalhou para a Apple neste programa ou para outra empresa.

Para se candidatar, tem de ser maior de idade e viver num país elegível, como é o caso de Portugal.

Se cumpre estes requisitos, só tem de aceder ao sítio Web de registo e inscrever-se no programa, tendo até 31 de outubro para o fazer.

Para se inscrever como empresa, universidade ou outro tipo de organização, deve estar autorizado a agir em nome da sua organização. Utilizadores adicionais devem ser aprovados pela Apple com antecedência e aceitar individualmente os termos do programa.

Para iniciar o processo de inscrição, faça login com o seu ID Apple. Boa sorte!

Fonte: Pplware.