4 de abr. de 2023

AirTag ajuda homem a encontrar o seu veículo roubado, mas confronto termina numa morte

 As boas práticas indicam que o uso dos dispositivos de localização, como o AirTag, para descobrir e perseguir os ladrões devem ter a presença da polícia. Contudo, tudo isto foi esquecido e o homem roubado matou o suspeito antes das autoridades chegarem ao local.

Imagem AirTag que localizou o carro roubado.

AirTag condenou o ladrão

O caso passou-se em San Antonio, Texas. Segundo relata a publicação local, My San Antonio, um homem localizou o lugar onde estava o seu carro, através de um AirTag que estava dentro da viatura. Com a app Encontrar, o veículo foi encontrado num shopping do outro lado da cidade.

O homem ligou para o Departamento de Polícia de San Antonio e relatou que a sua carrinha havia sido roubada à porta de casa. Antes que a polícia chegasse ao local, o texano resolveu agir por sua conta e risco, fazendo justiça pelas próprias mãos. Aproximou-se da viatura estacionada no parque do estabelecimento comercial e disparou sobre o suposto ladrão. Andrew John Herrera, 44, morreu com um tiro na cabeça.

A polícia disse que o homem viu a sua carrinha no estacionamento, caminhou até o veículo roubado na tentativa de confrontar a pessoa que estava dentro, e houve algum tipo de desentendimento.

Explica o relatório policial.

Contudo, os dados recolhidos e transcritos não parecem estar devidamente esclarecidos. Aliás, alguns detalhes são um pouco obscuros e a polícia diz que "não pôde confirmar se o homem e o suposto ladrão discutiram".

De acordo com a polícia, a vítima do roubo do carro acreditou que o suposto ladrão estava armado com uma arma, levando a “um tiroteio”. No tiroteio, o suposto ladrão de carros foi baleado e declarado morto.

A polícia disse que, neste momento, acredita que a vítima do ladrão de carros é a única pessoa que efetuou os disparos e não pôde confirmar se havia mais que uma arma encontrada no local do crime.

O suposto ladrão, outro homem, foi baleado e declarado morto. A sua identidade não foi divulgada. A vítima do roubo de carro teria permanecido no local do tiroteio, obedeceu à polícia e foi levada sob custódia para interrogatório. O atirador não deve enfrentar acusações, mas ainda decorre uma investigação.

Referiu o porta-voz do SAPD, Nick Soliz.

A força policial alerta para não agir sem a chegada da polícia. Os dispositivos de localização (como o AirTag) poderão ser uma útil ferramenta, mas o confronto com o ladrão poderá ser perigoso. Neste caso, o suposto larápio foi a vítima mortal.

Fonte: Pplware.

Afinal, a Apple também vai começar a demitir

 A Apple foi muito cautelosa nas contratações em tempos de pandemia e isso fez com que tivesse resistido à onda de despedimentos que assolou as grandes empresas tecnológicas do mundo. Mas o mercado mudou e a empresa de Tim Cook vai mesmo começar a demitir.

Afinal, a Apple também vai começar a demitir

Corte nos custos começa a dar lugar a despedimentos

A Apple prepara-se para demitir algumas pessoas nas suas equipas de vendas. Esta notícia está a ser avançada pelo Bloomberg que cita "pessoas com conhecimento do assunto". Trata-se, portanto, dos seus primeiros cortes de empregos internos conhecidos desde que assumiu um corte nos custos durante o ano passado. Sendo que muitos cortes já tinham sido feitos em trabalho terceirizado, incluindo engenheiros contratados, recrutadores e até segurança-

Serão pessoas ligadas ao desenvolvimento e preservação, responsáveis pela construção e manutenção das lojas de vendas da Apple de de outras instalações da empresa espalhadas pelo mundo.

O número de empregos que serão eliminados não foi contabilizado, mas as notícias apontam para que sejam poucos, principalmente, comparando com as ondas de despedimentos que foram acontecendo nas grandes empresas de tecnologia nos últimos meses. Mas há que pensar que este pode ser apenas o primeiro passo neste processo.

Segundo é avançado, a Apple pretende dar apoio aos trabalhadores afetados neste processo de "esforço de racionalização". 

A resistência da Apple à onda de demissões

A Apple foi uma das empresas que mais resistiu à onda de demissões das grandes tecnológicas e foram mesmo apontados alguns fatores para isso. Em primeiro lugar, a Apple é mais cautelosa do que outras empresas de tecnologia quando se trata de expansão. Por exemplo, enquanto outros gigantes da tecnologia aumentaram o seu número de funcionários em algo na faixa de 57% a 100%, a contratação da Apple foi mais contida (em cerca de 20%).

A empresa de Tim Cook evitou também o erro cometido por empresas como a Meta e Google: contratar muitos funcionários para projetos que provavelmente não darão lucro tão cedo. O investimento maciço da Meta no metaverso é o exemplo mais óbvio deste cenário.

Outro dos fatores apontados vai para o facto da Apple tender a gerir as condições de trabalho dos funcionários de forma mais rígida que os demais gigantes da área tecnológica, que gastam muito dinheiro com regalias. No Apple Park, por exemplo, os funcionários pagam os seus próprios almoços na cantina, ao contrário da comida gratuita disponível em empresas como o Google.

Fonte: Pplware.

Mais uma: Apple muda estratégia e deve anunciar demissões em breve


 A Apple segurou enquanto conseguiu, mas vai realizar demissões em breve. De acordo com a Bloomberg, a empresa cortará "um pequeno número de funcionários" do setor corporativo que cuida de logística.

Os funcionários seriam responsáveis por tarefas como a construção e manutenção das unidades físicas da Apple Store ao redor do mundo. Por enquanto, não há informações sobre quantas pessoas saíram e nem de que partes do mundo elas são — a medida ainda não foi anunciada oficialmente pela Maçã, que foi procurada pela reportagem original e não fez comentários.

Momento difícil

Caso as demissões sejam oficializadas, mesmo que seja um corte pouco numeroso, essa será uma mudança nas políticas da empresa em tempos de grandes cortes em empresas de tecnologia. Até agora, a Apple conseguiu manter todo o quadro de colaboradorespreferindo congelar vagas e reduzir bônus a dispensar grandes quantidades de pessoas.

Esse é um rumo diferente de rivais como Microsoft, Amazon e Meta, que anunciaram layoffs bastante volumosos nos últimos meses para reduzir o quadro de funcionários após uma alta nas contratações durante o pico da pandemia da covid-19.

Demissões anteriores da Apple envolveram funcionários que trabalham em lojas afiliadase uma equipe que desenvolvia o projeto do carro da empresa. Em outro caso, a companhia foi processada por demissão de trabalhadores pró-sindicato e forçar um acordo com eles, em uma ação recente e que ainda está em andamento.

Fonte: Tecmundo.

Aplicação Meteorologia da Apple está com problemas

 Provavelmente tentou saber se o dia continuaria primaveril e a semana com boas temperaturas, mas a app Meteorologia do seu iPhone ou iPad não lhe mostrou nada. O problema não é seu, é mesmo da app.

Imagem app Meteorologia com problemas no iOS e watchOS

Apple não mostra a Meteorologia na sua app dedicada

A aplicação Meteorologia do iOS está com problemas, não mostrando aos utilizadores as informações do tempo. O problema parece ser intermitente, mas está a afetar milhões de utilizadores. Algumas experiências referem que por vezes demora a dar a informação, outros utilizadores simplesmente ficam com as localidades sem quaisquer dados, tal como mostra a imagem.

No Apple Watch a situação é idêntica. Há locais com dados, mas noutros disponíveis na lista de preferência, a informação do tempo não está disponível.

A "avaria" existe já há várias horas e a Apple ainda não partilhou qualquer informação. Aliás, o painel de status das plataformas da Apple mostra um aviso que de facto há um problema nessa plataforma de meteorologia.

Metereologia - Problema Hoje, 4:00 da manhã - em curso

Alguns utilizadores são afectados

A próxima hora de precipitação pode não estar disponível para o Alasca devido a uma interrupção do fornecimento de dados.

Não será só no Alasca que o problema estará a fazer-se notar.

Fonte: Pplware.