11 de jun. de 2023

Dica: como fazer capturas de ecrã do Apple CarPlay

 Está aqui uma dúvida que nos deixaram no Consultório e que merece um artigo a explicar. O seu carro suporta Apple CarPlay, possivelmente até gostaria de fazer umas capturas de ecrã (screenshots) para partilhar ou guardar, mas como se faz isso?

Imagem CarPlay da Apple

Fazer um screenshot do ecrã do carro com o software da Apple

O Apple CarPlay está a tomar conta da área de infoentretenimento dos carros que já suportam esta tecnologia. Esta "capa" da empresa de Cupertino para a área visual das unidades de informação dos carros é útil, com uma interface muito apelativa e bem aceite pelos fabricantes. De facto começa a ser em muitos habitáculos o padrão. Assim como o Android Auto, refira-se!

Aliás, a Apple lançou recentemente o iOS 17 que traz boas funcionalidades para o segmento automóvel através desta aplicação.

Se tem o CarPlay ativado no seu carro e o utiliza constantemente, então temos uma dica útil que lhe permitirá fazer capturas de ecrã do CarPlay. E não é difícil, bem pelo contrário, tal como acontece com o iPhone ou qualquer outro dispositivo Apple, também é possível fazer uma captura de ecrã do que está no ecrã do CarPlay.

Depois de tirar uma captura de ecrã, pode partilhá-la com outras pessoas através do iPhone. A funcionalidade de captura de ecrã do CarPlay pode ser muito útil quando quiser mostrar a alguém o que está no seu ecrã, seja a sua lista de reprodução favorita ou uma aplicação de terceiros, como o Google Maps ou o Waze.

Como tirar uma captura de ecrã do ecrã do CarPlay

  1. Para fazer uma captura de ecrã do CarPlay, basta desbloquear o iPhone e fazer uma captura de ecrã no iPhone, premindo simultaneamente os botões de bloqueio e de aumentar o volume (veja aqui como fazer).
  2. No iPhone mais antigo, pode premir o botão de bloqueio e o botão de início em simultâneo para tirar uma captura de ecrã.
  3. É possível fazer capturas de ecrã no ecrã inicial e nas aplicações CarPlay.

Quando tira uma captura de ecrã no iPhone, o iOS verifica se está ligado ao CarPlay. Se estiver, tira e guarda duas capturas de ecrã do que está no iPhone e do que está no ecrã do CarPlay ao mesmo tempo.

Pode apagar a captura de ecrã do iPhone se quiser, indo à aplicação Fotografias, enquanto a captura de ecrã do CarPlay também se encontra na aplicação Fotografias.

Então é assim que pode rapidamente tirar screenshots do CarPlay. Além disso, se já tinha capturas de ecrã aleatórias guardadas na sua biblioteca de fotografias, agora já sabe de onde vieram essas capturas de ecrã do CarPlay.

Fonte: Pplware.

M2 Ultra da Apple é apenas 10% mais lento que a poderosa gráfica Nvidia RTX 4080

 Há cerca de uma semana, a Apple presenteu-nos com mais alguns novos produtos e atualizações no que respeita aos seus componentes. Uma das novidades no campo do hardware foi o novo chip M2 Ultra. E agora os últimos testes mostram que este potente SoC consegue ser apenas 10% mais lento do que a poderosa placa gráfica GeForce RTX 4080 da nova geração da Nvidia.

Testes mostram que o M2 Ultra é apenas 10% mais lento que a RTX 4080

Surgem agora novos testes de banchmark no Geekbench 6 que mostram que o novo M2 Ultra recentemente revelado pela Apple é apenas 10% mais lento do que a placa gráfica GeForce RTX 4080, que é a segunda GPU mais poderosa da Nvidia, sendo que a RTX 4090 é o modelo topo de gama.

No benchmark Metal, o novo SoC da maçã conseguiu uma pontuação de 220.674, o que acaba por ser superior a vários outros chips. Por exemplo, os testes mostram que o M2 Ultra é 46% mais rápido do que o seu antecessor M1 Ultra que obteve uma pontuação de 150.407. Com este resultado, espera-se assim um salto significativo de desempenho, até porque o M1 Ultra conta com 64 núcleos de GPU enquanto que o novo chip traz consigo 76 núcleos.

M2 Ultra

Mas um dos destaques dos resultados destes testes é mesmo a comparação com a poderosa placa gráfica Nvidia GeForce RTX 4080 que conseguiu uma pontuação de 245.808, o que a torna apenas 10% mais rápida do que o o M2 Ultra da Apple.

GeForce RTX 4080

No Twitter, o utilizador James Atkinson menciona o youtuber Vadim Yuryev sobre os resultados nos testes de benchmark Geekbench 6.

Assim, são altas as expetativas sobre o desempenho que o novo chip da empresa de Tim Cook irá oferecer aos seus equipamentos. E, claro, aumenta também já a curiosidade sobre os chips da geração futura M3, que deverão chegar no final deste ano ou no início de 2024.

Fonte: Pplware.

Mark Zuckerberg já deu a sua opinião sobre os Apple Vision Pro e foi muito critico

 No meio de muitas novidades da WWDC 2023 surgiram os Apple Vision Pro uma que promete mudar a tecnologia e o que esta oferece. Estes óculos de realidade aumentada são o que de mais recente e melhor a marca oferece. Mark Zuckerberg, um dos seus concorrentes já veio dar a sua opinião e foi muito critico.

Mark Zuckerberg Apple Vision Pro Meta

Mark Zuckerberg foi muito critico

Toda a experiência e investimento que a Meta tem feito na realidade virtual deram a Mark Zuckerberg uma vantagem neste campo. Esta é uma área onde tem experiência e por isso resolveu avaliar a proposta apresentada esta semana, os Apple Vision Pro.

Numa reunião interna da Meta o seu líder partilhou a sua opinião sobre este novo dispositivo. Foi muito crítico e revelou que que a Apple não encontrou "soluções mágicas" para as restrições da física que as equipes da Meta ainda não exploraram. Destacou os ecrãs de alta resolução, mas acrescentou estas requerem mais energia para funcionar, uma bateria e um fio ligado para o poder usar, bem como o fato de custar sete vezes mais que o Quest 3.

Mark Zuckerberg Apple Vision Pro Meta

Diferença de visão da Meta nos Apple Vision Pro

Um dos pontos mais importantes que Mark Zuckerberg é provavelmente a "diferença nos valores e na visão" entre a Meta e a Apple. Acrescentou que que a sua visão "fundamentalmente social" e que "trata-se de pessoas interagindo de novas maneiras e sentindo-se mais próximas de novas formas".

Continua neste campo e destaca que a abordagem da Apple, em contraste, mostrava "uma pessoa sentada sozinha em um sofá". Finalizou dizendo que os Apple Vision Pro pode ser "a visão do futuro da computação", mas fez questão de destacar que esse não é o tipo de futuro que pretende.

Mark Zuckerberg Apple Vision Pro Meta

O mercado pode vir a beneficiar todos

A Meta obteve sucesso no arranque da sua solução em especial nos jogos de realidade virtual e fitness. Tem ainda assim lutado para alcançar o mercado geral, algo que ainda não conseguiu e que com a chegada dos Apple Vision Pro pode mudar.

Este é ainda um novo mercado e onde a Apple parece querer vingar. A concorrência existe e poderá tirar benefícios claro com o interesse que os Apple Vision Pro vai gerar tendo como handicap o seu preço elevado.

Fonte:Pplware.