7 de nov. de 2020

Apple e Sony querem comprar a Wondery, a rede norte-americana de podcast

 O mercado dá sinais de uma renovada tendência, os podcasts. Depois dos indícios de que o Spotify poderá lançar uma modalidade de assinatura voltada apenas para podcasts, a Apple e a Sony parecem disputar um negócio para a aquisição da rede norte-americana de podcast Wondery. Além destes dois colossos da tecnologia, há mais grupos interessados no negócio.

A rede, lançada por Hernan Lopez, com o apoio da 20th Century Fox, tem estado na mira destas empresas, segundo avança a Bloomberg.

Podcast – Renovar a tendência…

Este tipo de comunicação de conteúdos, o Podcasting, é uma forma de publicação de ficheiros multimédia (áudio, vídeo, fotos, PPS, etc.) na Internet. Os utilizadores podem acompanhar a sua atualização, ou podem até descarregar automaticamente o conteúdo de um podcast.

A palavra “podcasting” é uma junção de iPod – marca do dispositivo multimédia da Apple, o iPod, (que é sigla de “Personal On Demand) – e broadcasting (radiodifusão). O conjunto de ficheiros publicados por podcasting é chamado de podcast. O autor de um podcast é chamado podcaster.

Imagem podcasts Wondery que a Apple e a Sony querem comprar

 

Um negócio de 400 milhões de dólares

Segundo a Bloomberg, a empresa de podcasts Wondery, está pronta para vender o seu negócio. Assim, quem quiser ficar com a rede norte-americana de podcast terá de pagar entre 300 milhões e 400 milhões de dólares. Ainda não está claro se a Apple, Sony Music ou outro grupo está pronto para apostar tanto. Assim, caso o negócio de concretize por este valor, este seria o maior negócio financeiro no mundo do podcast.

Conforme é sabido, o Spotify depende muito de podcasts, como tal, a empresa sueca também indagou a Wondery. Contudo, o serviço de streaming parece ter perdido o interesse, eventualmente face aos valores pedidos. A Apple e a Sony Music são as principais empresas que observam de perto a rede de podcast.

A rede Wondery tem oito milhões de ouvintes todos os meses. O grupo identificou várias dezenas de podcasts que poderiam tornar-se exclusivos na app de podcasts da Apple. Contudo, para isso, a Apple terá de fechar o negócio. Além disso, a Apple pode usar histórias de certos podcasts para criar séries no serviço Apple TV +. Aliás, este interesse da Apple já vem desde meados de 2019, quando a empresa de Cupertino percebeu a jogada certeira do seu concorrente Spotify.

Conforme é sabido, a Apple já comprou duas empresas ligadas ao mundo do podcast. No final de 2017, a Apple adquiriu a Pop Up Archive,  para melhorar a pesquisa deste tipo de conteúdos. Mais recentemente,  em setembro deste ano, a empresa de Tim Cook comprou a startup Scout FM.

Fonte: Pplware.

Surgiram os primeiros benchmark ao processador da Apple para os novos MacBook

 Há muito que se sabe que a Apple tem preparada uma novidade para os seus computadores pessoais. A marca apresentou recentemente os seus novos processadores, criados internamente e que vão equipar um lote de equipamentos.

Espera-se que estes sejam apresentados muito em breve, num evento que será dedicado a este novo processador e aos equipamentos que vão equipar. Antes deste momento surgem informações importantes e que revelam os primeiros resultados de testes ao processador da Apple dos novos MacBook.

Apple A14X processador testes benchmark

Um novo processador a caminho da Apple

Ainda não se sabe muito sobre o que o processador A14X da Apple será capaz de oferecer aos utilizadores e aos equipamentos onde forem usados. A Apple espera que sejam capazes de alimentar um computador pessoal e garantir o melhor desempenho, face ao que tem hoje disponível.

Estes valores estão ainda longe de serem conhecidos, mas como é normal, a marca terá uma palavra a dizer nesta área. O desempenho dos seus smartphones e tablets que usam uma versão ligeiramente inferior deste processador são bem conhecidos e mostram isso mesmo.

Apple A14X processador testes benchmark

A14X pode mudar o mercado dos computadores

Agora surgiram os primeiros resultados de testes de benchmark ao A14X Bionic, ainda que não oficiais. O resultado é expressivo e coloca o A14X acima do que temos hoje num MacBook Pro de 16 polegadas, com um i9 da Intel. Os valores surgiram do Geekbench 5.

Os valores apresentados mostram uma pontuação de 1634 nos testes de um núcleo e 7220 nos testes de multi-núcleos. Comparados com os 1096 e 6869 do i9, fica claro que será mais poderoso no desempenho. O A14 Bionic, naturalmente mais fraco, conseguiu 1583 e 4198 pontos.

Apple A14X processador testes benchmark

Testes de benchmark prometem muito

Não existe informação sobre o sistema operativo que estava a correr em cima deste processador e nem era conhecida e confirmada a sua origem. Ainda assim, não existem razões para tomar estes valores e tê-los como referência.

Estes vão valores de benchmark muito interessantes para a Apple e para os seus equipamentos. Preveem que, mais uma vez, os processadores criados para empresa fiquem no topo da lista e do mercado, marcando o ritmo do que a concorrência será capaz de criar e apresentar. Claro que tudo ficará a saber-se já dentro de dias.

Fonte: Pplware.

Apple atualizou o HomePod e HomePod mini com a versão 14.2

 O HomePod passou a ter uma relevância maior no ecossistema da Apple. Além de ser uma coluna de som de excelente qualidade, que tem a Siri com assistente pessoal, a coluna ganhou várias funcionalidades para servir de intercomunicador entre o seu iPhone, iPad, o Apple Watch e até o seu carro, se usar o CarPlay.

Esta nova atualização traz uma dinâmica maior também com a Apple TV 4k, assim como outras novidades.

Imagem HomePod e HomePod mini

HomePod com mais funcionalidades para a família

Se tem um HomePod ou está a pensar comprar um, então leia esta parte que é interessante para perceber o novo potencial da coluna inteligente da empresa de Cupertino. A Apple lançou em 2018 uma coluna inteligente que era mais que um ponto de música.

A ideia era servir de ponte entre os vários dispositivos da Apple, como, por exemplo, entre a Apple TV e o iPhone, assim como gerir o parque de funcionalidades HomeKit.

Além disso, tendo em conta que veio capacitada com sistema operativo e um processador, a Siri, o assistente pessoal da Apple, poderia gerir a agenda, o calendário, assim como ainda era possível usar o sistema para fazer e receber chamadas.

Com o tempo, a Apple melhorou a Siri, deu-lhe mais funcionalidades e atualmente já é possível reconhecer a voz de quem está a falar para a coluna.

Com o lançamento do iOS 14.1, a Apple atualizou o sistema operativo da coluna também para a versão 14.1. Nessa altura, a coluna ganhou parte das funcionalidades prometidas no último evento da empresa de Cupertino.

O intercom, ou intercomunicador, já estava ativo, mas ainda limitado à comunicação entre colunas.

HomePod com versão 14.2 está mais inteligente

Agora, com o lançamento da versão 14.2 do software, os dois modelos de HomePod já terão suporte para as novas funcionalidades da Siri, intercomunicador e sala de cinema. Esta atualização inclui igualmente correções de erros e melhorias. Intercomunicador através do iPhone, iPad, Apple Watch, AirPods e CarPlay.

Além disso, agora existe também a possibilidade de estabelecer ligação do HomePod à Apple TV 4K. Assim, o utilizador poderá tirar partido do áudio estéreo, som surround e Dolby Atmos. A adição de um segundo HomePod proporciona uma experiência sonora mais imersiva.

Fonte: Pplware.

iPhone 12 Pro estará a usar peças do iPad devido à grande procura

 No dia 13 de outubro, a Apple apresentou a sua nova linha do iPhone 12. Os smartphones conquistaram de imediato os consumidores e, prova disso, é que a procura tem sido muito concorrida.

Nesse sentido, e de acordo com alguns rumores, o modelo iPhone 12 Pro estará já usar peças do iPad Pro. Segundo as informações, esta decisão deve-se ao facto de o equipamento necessitar mais peças devido a ter suporte à rede 5G.

Por norma os iPhones são sempre telefones massivamente adquiridos pelos consumidores. São equipamentos de qualidade, garantem um bom desempenho e, por isso mesmo, vendem bem.

Há pouco menos de um mês a Apple apresentou os novos iPhone 12, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max e ainda o iPhone 12 mini. E segundo o que se sabe, a empresa de Cupertino já teve que aumentar as encomendas do iPhone 12 para 2 milhões devido à grande procura.

Apple com dificuldade em produzir a quantidade necessária do iPhone 12 Pro

De acordo com algumas fontes, a Apple está a ter alguns obstáculos para conseguir entregar a quantidade de iPhones 12 Pro necessária. O grande problema é a escassez de peças precisas para concluir a produção do telefone. E esta situação acontece porque, como tem suporte à rede 5G, o equipamento necessita assim de mais peças.

Fontes próximas deste processo e que foram ouvidas pelo site Bloomberg, indicam que as dificuldades assentam sobretudo no chip responsável pelo controlo de energia do smartphone, mas também no componente LiDAR. A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), fabricante de chips que fornece a Apple, adianta que a produção de iPhones com 5G exige entre 30% a 40% mais peças comparativamente aos modelos 4G.

A pandemia da COVID-19 também contribuiu para este cenário, uma vez que atrasou a produção de vários fabricantes. Em suma, muitos funcionários em quarentena, fábricas fechadas e a produção a meio gás levaram a que houvesse dificuldade no stock de componentes.

iPhone 12 Pro poderá usar peças do iPad Pro

Para contornar este problema, a Apple poderá estar a recorrer às peças do iPad Pro, lançado durante este ano, para integrar no iPhone 12 Pro. Essa possibilidade foi relatada por algumas fontes, ouvidas pela Nikkei Asia.

Imagem iPad Pro que receberá 5G

Segundo consta, o iPad Pro conta igualmente com um sensor LiDAR e um chip de energia robusto. Desta forma, supostamente, as peças deste dispositivo poderão então ser utilizadas na linha de produção do smartphone da Apple.

O produção do iPhone 12 Pro é prioritária uma vez que a Apple vende sempre melhor durante os primeiros meses de lançamento.

Fonte: Pplware.

Apple lança iOS 14.2 e traz várias novidades para o seu iPhone

 Estava prometido desde há umas semanas que o iOS 14 haveria de ter novidades com uma versão que acabaria por não aparecer quando do lançamento do iPhone 12. Assim, após o meio passo, do iOS 14.1, a empresa de Cupertino lançou agora uma nova versão, mais otimizada, e que traz novidades.

Conforme vamos dar a saber, esta versão inclui uma variedade de mudanças e novos recursos, incluindo mais de 100 novos emojis, bem como novas funcionalidades na app casa.

Imagem iOS 14.2 da Apple para o seu iPhone

Depois de várias versões beta, o iOS 14.2 está pronto para aumentar o potencial do seu iPhone.

O que traz de novo o iOS 14.2?

Esta nova versão traz mais de 100 novos emoji, incluindo animais, comida, rostos, objetos domésticos, instrumentos musicais, emoji inclusivos e muito mais. Além disso, o destaque vai também para oito novos papéis de parede, com versões para os modos escuro e claro. Depois, bom, depois há muitas outras boas novidades.

  • A Lupa pode detetar pessoas por perto e indicar a distância a que se encontram, através do sensor LiDAR incluído no iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.
  • Suporte para estojo em pele com MagSafe para o iPhone 12.
  • O carregamento otimizado para AirPods diminui o ritmo de desgaste da bateria ao reduzir o período de tempo durante o qual os AirPods estão completamente carregados.
  • Notificações sobre o nível de áudio dos auscultadores para avisar quando o volume pode estar a afetar a audição.
  • Novos controlos do AirPlay para fazer streaming de conteúdos de entretenimento em toda a casa.
  • Suporte para a funcionalidade de intercomunicador com o HomePod e HomePod mini, através do iPhone, iPad, Apple Watch, AirPods e CarPlay.
  • Possibilidade de estabelecer ligação do HomePod à Apple TV 4K, para áudio estéreo, som surround e Dolby Atmos.
  • Opção para fornecer dados estatísticos sem teor pessoal sobre notificações de exposição às autoridades de saúde pública participantes.

Esta atualização também resolve os seguintes problemas:

  • As aplicações podiam aparecer desordenadas na Dock do ecrã principal.
  • O visor da Câmara podia mostrar um ecrã escuro ao iniciar.
  • O teclado no ecrã bloqueado podia não detetar alguns toques ao tentar digitar o código.
  • Os lembretes podiam assumir por predefinição uma hora passada.
  • O widget da aplicação Fotografias podia não apresentar conteúdo.
  • O widget da aplicação Meteorologia podia apresentar a temperatura máxima em Celsius, quando definido para Fahrenheit.
  • A descrição do gráfico de previsão para a próxima hora, na aplicação Meteorologia, podia indicar o fim da precipitação de forma incorreta.
  • Interrupção das gravações na aplicação Dictafone ao receber chamadas.
  • O ecrã podia ficar escuro durante a reprodução de vídeo no Netflix.
  • Fecho inesperado da aplicação Apple Watch ao ser aberta.
  • Não sincronização de percursos GPS de treinos ou dados da aplicação Saúde entre o Apple Watch e o iPhone de alguns utilizadores.
  • Identificação incorreta do áudio como não estando a ser reproduzido (“–”), no painel do CarPlay.
  • O carregamento sem fios dos dispositivos podia falhar.
  • Desativação da funcionalidade Notificações de exposição, ao restaurar o iPhone a partir da cópia de segurança em iCloud ou ao transferir dados para um iPhone novo através da migração do iPhone.

Portanto, instale e tire partido de vários novos recurso e de mais desempenho que a Apple anuncia nesta versão.

Fonte: Pplware.