13 de out. de 2021

Quer um iPhone 13? Pode ter que esperar e a culpa é da falta de chips

 Como temos vindo a acompanhar, o mundo atravessa várias crises. A par da pandemia, e até efeitos da mesma, a falta de chips tem sido uma das crises mais evidentes. O segmento automóvel é o que mais tem sofrido, mas obviamente o segmento tecnológico também está com os seus problemas.

A Apple vai reduzir a produção do iPhone 13 devido à escassez de semicondutores que dificultam a produção de chips.

Quer um iPhone 13? Pode ter que esperar e a culpa é da falta de chips

A Apple registou uma queda de 1,3% na bolsa devido à falta de chips

De acordo com as informações, a escassez de semicondutores vai obrigar a Apple a reduzir em 10 milhões o número de unidades previstas até ao final do ano. Segundo a Bloomberg, a empresa da maça tinha inicialmente previsto produzir, até ao final do ano, 90 milhões de unidades do novo modelo de iPhone. No entanto,  a empresa viu-se agora obrigada a reduzir esta estimativa para 80 milhões.

Apesar de ser um anúncio "normal" em tempos de falta de chips, a Apple registou uma queda de 1,3% na bolsa. A Texas Instruments e a Broadcom, fornecedoras da Apple também caíram cerca de 1%.

A Apple já previa tal cenário, pois em julho já tinha referido que devido à falta de chips iria ter uma quebra no crescimento da receita relativa a 2021. A Texas Instruments já alertou que este cenário de escassez de chips deverá manter-se até ao final do ano. No entanto, a falta de chips poderá manter-se até 2023.

Quer um iPhone 13? Pode ter que esperar e a culpa é da falta de chips

Com a escassez de chips, são várias as marcas que podem aumentar o valor dos seus produtos. Além disso, há já marcas à procura de alternativas. Esta escassez não afeta apenas as fabricantes do segmento automóvel, estando também as tecnológicas com várias dificuldades.

Empresas de telemóveis, de consolas de videojogos, de eletrodomésticos têm vindo a sofrer com este problema, mas são as fabricantes do segmento automóvel que mais prejuízos têm tido. A falta de chips já custou quase 20% da produção de carros nacional. o sector agro-alimentar também tem razões de queixa em relação a algumas matérias-primas, como os cereais, assim como o sector têxtil e vestuário, cujas exportações até ficaram 0,2% acima das de 2019 para o período de janeiro a julho.

Fonte: Pplware.

Afinal sempre há um iPhone com porta USB-C… mas graças a terceiros!

 A Apple por vezes ouve as sugestões dos seus utilizadores. No entanto, há opções que a empresa não abdica, como, por exemplo, tirar do iPhone a porta Lightning e colocar USB-C. Ano após ano, os rumores vão alimentando esta eventual mudança, mas não passa disso. Claro, se a empresa de Cupertino não faz, não quer dizer que outros não o tentem. Se assim foi pensado, melhor foi o resultado final.

Ken Pillonel, estudante de engenharia robótica, meteu mãos à obra e é o primeiro a ter um iPhone com USB-C funcional.

Imagem iPhone X com USB-C

A Apple está por trás do desenvolvimento da porta USB-C

A Apple desde há vários anos que trocou no iPad Pro (e depois nos modelos mais modernos) a porta Lightning pela USB-C. A empresa de Cupertino também colocou esta porta nos seus MacBooks, mas recusa-se a fazer a transição no iPhone. Lá terá as suas razões, mas os rumores apontaram todos os anos esse salto.

Estamos habituados a ver tudo o que a Apple faz devidamente sufragado em praça pública e há mesmo quem não se fique pelo que a empresa oferece. Agora foi a vez de um estudante de engenharia robótica meter mãos à obra e fabricar (alterar) o seu iPhone X com uma porta USB-C funcional.

 

iPhone X com USB-C

Pillonel passou meses no projeto durante o seu tempo livre por forma a perceber como poderia adaptar a estrutura do Lightning para fazer a passagem para USB-C. Abriu vários cabos das duas tecnologias até chegar a um cenário final e funcional.

O futuro engenheiro originalmente criou um protótipo simples que permitia que uma bateria do iPhone fosse carregada pela porta USB-C. A prova de conceito era bastante grande e não cabia dentro de um iPhone, então o jovem partiu para a empreitada seguinte que foi remover todos os fios e compactar tudo dentro do dispositivo.

Para o projeto, Pillonel fez a engenharia reversa do conector C94 personalizado da Apple, criando o seu próprio design de PCB flexível que cabe dentro de um iPhone. O futuro engenheiro revelou o cabo flexível num teaser de vídeo final esta semana, onde demonstrava como o iPhone X com USB-C carrega e transfere dados.

Este "protótipo DIY" de iPhone USB-C chega-nos ao conhecimento poucas semanas depois do anúncio dos planos da Comissão Europeia. Esta entidade pretende forçar os fabricantes de smartphones e outros eletrónicos a instalar uma porta de carregamento USB-C comum nos seus dispositivos.

Assim, a Apple poderá ser forçada a criar um iPhone com USB-C nos próximos anos, ou lançar um iPhone sem porta que depende de carregamento sem fio.

Fonte: Pplware.