23 de set. de 2022

Quer instalar o Libre Office pela Mac App Store? Prepare-se que terá de pagar

 O Libre Office é a solução que muitos usam para ter uma suite de produtividade de forma gratuita. Sendo uma das propostas que muitos usam para combater o Office ou o iWork, está acessível aos utilizadores de forma gratuita.

Com o anúncio da sua chegada à Mac App Store, uma mudança aconteceu. Quem quiser instalar o Libre Office pela Mac App Store tem agora que pagar um valor. Não se esperava esta mudança, mas a verdade é que é uma situação única e aparentemente simples de contornar.

Libre Office Mac App Store The Document Foundation instalar versão

O Libre Office chegou à Mac App Store

O Libre Office é uma suite de produtividade que surgiu como um fork do conhecido OpenOffice. Esta oferece, de forma gratuita, um conjunto de apps que permite editar documentos, criar folhas de cálculo e outras funcionalidades, usando formatos abertos e que outras apps podem usar.

Esta proposta está acessível em várias plataformas, sempre de forma gratuita e mantida por uma comunidade aberta e muito ativa. O mais recente anúncio trouxe o Libre Office à Mac App Store para ser mais simples de instalar e atualizar no macOS.

Libre Office Mac App Store The Document Foundation instalar versão

Tem de pagar para instalar esta versão

Infelizmente, e como a The Document Foundation revela, a versão disponível na Mac App Store tem um custo associado. Por 8,99 euros, será possível ter acesso a esta suite diretamente da loja de apps da Apple para o seu sistema operativo de desktop.

Segundo é explicado pela The Document Foundation, este valor será investido para apoiar o desenvolvimento do projeto LibreOffice. Reflete também a nova estratégia de marketing do projeto, com o lançamento da versão Community, apoiada por voluntários, versus as restantes versões destinadas a empresas e apoiadas por serviços profissionais.

Libre Office Mac App Store The Document Foundation instalar versão

The Document Foundation vai reinvestir o valor

Apesar de existir este custo na Mac App Store, o Libre Office continua a ser gratuito se for descarregado através do site da The Document Foundation. Aqui todas as versões podem ser obtidas de forma direta e sem qualquer valor a ser pago para o obter e usar.

Esta é uma mudança significativa e que poderá mudar a forma como o Libre Office é disponibilizado aos utilizadores. Este caso da Mac App Store não é ainda limitador, visto poder ser descarregado ainda gratuitamente, mas revela como poderá ser esta suite de produtividade no futuro.

Fonte: Pplware.

Apple Watch Ultra: Primeiras impressões Pplware

 Tal como estava anunciado, dia 23 de setembro, a Apple começava a entregar o Apple Watch Ultra. O nosso chegou e já o estamos a usar para ver o potencial. Afinal, trata-se do mais avançado smartwatch lançado pela Apple. Logo quando abrimos a caixa percebemos que é um dispositivo especial para a empresa de Cupertino. Os cuidados com a embalagem e a informação está acima da média. Depois... é bonito, estamos perante um equipamento topo de gama.

Estas são as nossas primeiras impressões. Mais tarde, vamos experimentar o que traz de valioso este relógio. O que escolhemos foi Apple Watch Ultra com caixa em titânio e bracelete Ocean meia-noite.

A caixa

Não há dúvida que o toque, o olhar, a impressão de organização está nos objetivos da Apple. E não engana. Tudo bem embalado, com materiais de qualidade e um grafismo que enquadra a escola do smartwatch com a própria embalagem.

Portanto, a caixa traz o Apple Watch Ultra, os seus manuais e informações de garantia, e traz a bracelete. A escolhida foi a Ocean meia-noite.

O relógio bem devidamente acompanhado por um carregador que desta vez vem com um cabo protegido com fibra de tecido, tal como o cabo, por exemplo, do HomePod. Mais refinado e sem dúvida, duradouro.

Apple Watch Ultra: instalação

A instalação é simples. Aliás, basta ligar o relógio e o iPhone recebe de imediato a informação que está disponível um novo Apple Watch. Este smartwatch traz uma série de novos menus com mais pedido de confirmações e escolhas.

Além de uma nova lista de opções para o botão Ação, há também uma interface muito interessante que permite passar o plano de comunicações do eSIM do operador de um Apple Watch para outro. Resta saber se a Vodafone permite esta "passagem" ou vai exigir um novo eSIM (e novo pagamento).

Depois de algumas questões, o Apple Watch está pronto para ser usado e... abusado. Uma nota para a velocidade de configuração inicial, está mais rápida que as versões anteriores.

Utilização e características

Agora que já configurámos o equipamento, tem o eSIM, os cartões no Apple Pay, aplicações e informações na app Saúde, é hora de lhe dar uso. Um dado curioso é o peso. Apesar de ser mais robusto e maior, nota-se uma leveza. Isto é, quando o vi na caixa deu aspeto de ser mais pesado. E de facto não é.

Quanto ao ecrã, bom, estamos perante um ecrã Retina com 2000 nits e toda uma interface colorida, complicações muito bem organizadas e um grupo de ferramentas para tirar proveito dos muitos sensores presentes dentro deste "computador de pulso".

Tal como já referimos anteriormente, a Apple apresentou no passado dia 7 deste mês o Apple Watch Ultra. O primeiro smartwatch da empresa para um segmento mais "todo-o-terreno" onde são exigidos mais recursos, mais sensores, mais funcionalidades e, acima de tudo, mais bateria.

A Apple equipou-o com uma caixa em titânio, muito resistente, GPS de dupla frequência e alta precisão, uma bateria com autonomia até 36 horas (podendo ir até às 60 horas), certificação EN13319, que é uma norma técnica de testes para mergulho. Estes testes capacitam o Apple Watch Ultra para poder ser usado em mergulho até 40m.

Além disso, inclui sensores de deteção de acidente automóvel, deteção de quedas, sensores para ECG, sensores de temperatura, leitura do oxigénio no sangue, eSIM, sirene com 86 decibéis, estrutura capaz de aguentar temperaturas negativas até -20 °C ou calor escaldante do deserto a 55 °C... e muito mais.

O Apple Watch Ultra é certificado pelos aspetos relevantes MIL-STD-810H, usado para equipamentos militares e popular entre os fabricantes de equipamentos robustos. Este novo smartwatch também é certificado para WR100, o que quer dizer que pode ser usado para mergulho recreativo até 40 metros e desportos aquáticos de alta velocidade.

Portanto, daqui em diante o que vamos fazer é usar e testar nos vários ambientes onde a Apple disse que se destacava. Também estamos curiosos por verificar se as 36 horas de autonomia, com as atividades físicas, sempre são reais.

Por último, as braceletes dos modelos anteriores também encaixam neste, mais concretamente a da caixa de 42 e 45 mm. Em breve uma análise com mais detalhe aqui no Pplware.com.

Fonte: Pplware.







iPhone 14: Deteção de acidente será que funciona mesmo ou é… conversa da Apple?

 Um dos trunfos que a Apple apresentou no iPhone 14 e nos novos modelos do Apple Watch é uma funcionalidade que se chama Deteção de acidente. Basicamente, dentro destes novos dispositivos há um conjunto de novas tecnologias que detetam quando o condutor ou passageiro dentro de um automóvel sofrem um acidente. O dispositivo chama a emergência médica de imediato. Nos últimos dias, com o iPhone 14 nas mãos dos utilizadores, alguns já fizeram testes a esta nova funcionalidade sentinela. Mas será que de facto funciona?

Um YouTuber engendrou um cenário real de colisão frontal de um automóvel. Dentro do veículo ia um iPhone 14 Pro. Bom, no final de contas, o sistema Deteção de acidente funcionou ou é conversa de marketing da Apple?

Imagem iPhone 14 com Deteção de acidente ativada

Deteção de acidente, funciona?

Não há dúvidas que a Apple é a empresa mais inovadora no que toca à introdução de serviços de socorro nos seus dispositivos. Isto, combinado com funcionalidades dedicadas à saúde e bem-estar, tem vindo a salvar muitas pessoas, os testemunhos assim o comprovam.

Segundo a Apple, a nova funcionalidade de Deteção de acidente pode atuar se o iPhone 14 detetar que o ocupante do veículo teve um acidente de automóvel grave. Então, o dispositivo liga para os serviços de urgência e notifica os seus contactos de emergência.

Como o iPhone vê, ouve e avalia um acidente?

A empresa de Cupertino colocou dentro dos Apple Watch 8 e Ultra um sistema que recebe dados do acelerómetro, giroscópio, barómetro, microfone e GPS. Depois, com esses dados, recorrendo à aprendizagem automática e a um algoritmo treinado, o sistema deteta que houve um acidente e faz o contacto de emergência.

Na linha do iPhone 14, portanto, todos os modelos, a Apple colocou também nova tecnologia. Aliado aos mesmos sensores presentes nos Apple Watch deste ano, a Apple introduziu nos novos iPhones um giroscópio de gama alta dinâmica, assim como um acelerómetro de dois núcleos capaz de detetar forças de 256 Gs.

O sistema avalia da seguinte forma, citando a Apple:

  • Mudanças repentinas da velocidade: O novo acelerómetro de força-g elevada deteta acelerações e paragens extremas até 256 g.
  • Alterações na pressão da cabine: O barómetro deteta as alterações de pressão quando os airbags abrem.
  • Alterações abruptas da direção: O giroscópio de elevada amplitude dinâmica deteta mudanças drásticas na orientação do automóvel.
  • Sons altos provocados por impacto: Durante a condução, o microfone capta os níveis extremos do som de uma colisão. Para salvaguardar a sua privacidade, o processamento é feito no seu iPhone.
  • Testes de colisão em laboratório: Desenvolvemos algoritmos avançados de movimento através de testes de colisão frontal, traseira, lateral e capotamentos.
  • Dados de colisões reais: Recorremos também a dados públicos sobre sinistralidade para que a Deteção de acidente seja o mais precisa possível.

Para testar se é de facto assim como a empresa diz, um YouTuber decidiu fazer exatamente isso num cenário quase da vida real. O teste revela o que a Apple descreve como um "acidente de automóvel grave" e como o iPhone 14 Pro lida com esta situação.

O YouTuber TechRax publicou um vídeo de 6:27 minutos. Num carro sem ninguém dentro, tentou simular alguns acidentes de automóvel. Embora pequenas colisões não sejam suficientes para desencadear esta funcionalidade, ele foi capaz de mostrar a Deteção de acidente a trabalhar duas vezes com o iPhone 14 Pro.

É importante frisar que não só o carro não estava a ser conduzido por ninguém, como também estava num campo aberto, sem ninguém por perto. Não tente isto em casa, por favor.

Nisto tudo, o que é interessante de ver no vídeo é que a Deteção de colisões não requer uma colisão tão grave como os vídeos promocionais da Apple poderiam sugerir. O carro não precisa de capotar, pois o iPhone utiliza mais sensores para ativar a função - tal como o som de um acidente de viação.

Apesar de muitos não verem grandes novidades no novo iPhone 14, pouco a pouco ele revela-se no mais evoluído smartphone da atualidade e não podemos esquecer o sistema de emergência via satélite.

Fonte: Pplware..

Apple lança o iOS 16.0.2 para tratar problemas com câmara, copiar/colar e mais situações

 A Apple tem estado a atualizar o novo iOS 16 a um ritmo elevado, sempre a procurara melhorar o que este oferece ao iPhone. Quer resolver as situações não apenas nos novos modelos, mas também nos mais antigos e que estão há anos nas mãos dos utilizadores.

Depois de termos vistos novidades nas 2 últimas semanas, surge agora mais uma atualização. O iOS 16.0.2 acaba de chegar, procurando resolver mais algumas questões abertas e que estão a causar problemas aos utilizadores.

iOS 16 iPhone atualização colar câmara

Tal como a atualização anterior, a Apple quer com esta nova versão corrigir problemas que foram detetados recentemente. São problemas que o iOS 16 trouxe e de que os utilizadores se vinham a queixar, alguns até exclusivos do novo iPhone 14, que chegou na passada semana ao mercado.

O que o iOS 16.0.2 resolve

A Apple reuniu assim várias correções no iOS 16.0.2, lançando-a para o iPhone e para os seus utilizadores. Assim, esta atualização fornece correções de erros e atualizações de segurança importantes para o iPhone, incluindo as seguintes:

  • A câmara podia vibrar e gerar fotos desfocadas ao usar algumas apps de terceiros para capturar no iPhone 14 Pro e no iPhone 14 Pro Max.
  • O ecrã podia aparecer completamente preto durante a configuração do dispositivo.
  • A ação de copiar e colar entre apps podia gerar o surgir de um aviso de permissão com uma frequência maior do que o esperado.
  • O VoiceOver podia estar indisponível após reinicializar.
  • Aborda um problema onde a entrada de toque não gerava resposta em alguns ecrãs do iPhone X, iPhone XR e iPhone 11 após serem reparados.

Atualização trata da câmara e do copiar/colar

Ficam assim resolvidos os problemas que vinham a afetar o novo iPhone 14 Pro, em especial no que toca às câmaras fotográficas. Como mostrámos, estas apresentavam um comportamento estranho e um ruído anormal, associado a vibração, quando usadas em apps externas à Apple.

Ao mesmo tempo, e após muitos pedidos, também a autorização de colar texto nas apps ficou simplificado e reduzirá o número de autorizações. A nova versão está já disponível e pode ser instalada no iPhone, através do processo normal que a Apple há vários anos tem presente.

Fonte: Pplware.