7 de fev. de 2022

Calculadora para iPad que a Apple nunca quis lançar, finalmente chegou como web app Google

 A Apple, possivelmente para dar espaço aos programadores da App Store, nunca lançou uma aplicação Calculadora nativa para o iPad. Ao contrário do iOS, no tablet da empresa se queremos ter uma calculadora temos de instalar apps de terceiros. Claro, há muitas e cada uma delas de excelente qualidade. Algumas são gratuitas, mas trazem publicidade e a utilizador Apple não gosta de pub nas aplicações. A Google inspirou-se na app do iPhone e lançou uma web app Calculadora muito interessante.

Se tem um iPad, vai gostar desta dica. Quem não tem, também poderá usar no dia a dia.

Imagem web app Google Calculadora para iPad

Calculadora do iPad que queremos é feita pelo Google.

O iPad é uma ferramenta tremenda. Um dispositivo que pode ser adaptado a qualquer tipo de serv iço, pela sua enorme fiabilidade, durabilidade e serviços que atualmente já são desenvolvidos para esta plataforma. Com a chegada das web apps, muitos dos software apenas dedicados a Windows passaram a funcionar no tablet da Apple, alargando consideravelmente a sua tentacularidade.

Portanto, no iPadOS nativamente não vem uma Calculadora. Apesar disso, na App Store há apps Calculadora para todos os gostos e necessidades. Das mais completas, às mais simples. Mas esta da Google é muito boa e gratuita.

Então, felizmente, a Google criou uma excelente calculadora para o ChromeOS que funciona em qualquer navegador. Assim, o utilizador pode encontrá-la em https://calculator.apps.chrome e pode depois guardar este separador no ecrã inicial do iPad. Vejam em baixo como se faz.

Também pode marcar como um marcador para este endereço e guardar no Safari ou no Chrome.


Esta calculadora é feita pela Google, portanto, não possui a linguagem de design da Apple, mas ainda assim está muito bem conseguida. E como é uma Progressive Web App (PWA), é totalmente funcional offline, desde que já esteja carregada no navegador. Assim, o utilizador pode usá-la como se fosse uma aplicação nativa.

Talvez a Apple finalmente lance uma aplicação de calculadora para iPad no iPadOS 16, mas depois de 12 anos, não prendemos a respiração. Portanto, até lá, esta da Google é uma excelente opção.

Fonte: Pplware.

Já há data para a apresentação do novo iPhone SE 3, iPad Air 5 e um novo Mac da Apple

 Nos últimos tempos têm surgido muitas informações sobre os próximos produtos que a Apple tem para apresentar. Cada vez mais se fala do próximo iPhone SE 3, com todas as suas possíveis especificações.

Agora, dando continuação a estes rumores, surge mais uma informação importante sobre estas novidades. Está a ser avançada uma data já para março, para o evento que trará todas as novas propostas. 

Apple iPhone SE 3 evento apresentação Mac

Novidades Apple no dia 8 de março

Esta não é uma informação oficial, mas está a ser avançado que a Apple estará a preparar um evento para o próximo dia 8 de março. Elementos ligados à empresa revelaram que este será, uma vez mais, um evento virtual, ainda por culpa do COVID-19 e da necessidade de distanciamento social.

Quem avançou com esta data, o dia 8 de março, alertou ainda que poderá não ser definitiva. Há ainda vários fatores a ter em conta, como problemas de preparação ou outros associados à sua cadeia de produção e aos fornecedores.

Apple iPhone SE 3 evento apresentação Mac

Chega o iPhone SE 3 e o iPad Air 5

Nesse dia, do que se especula, a Apple deverá colocar em palco várias das suas novidades. A mais importante destas é sem qualquer dúvida o novo iPhone SE 3, a renovação do modelo mais básico do smartphone da Apple, cuja grande novidade será a presença do 5G.

Fala-se ainda da chegada do novo iPad Air 5, que deverá ter o mesmo SoC que o iPhone 3 SE, o A15. Este tablet deverá também ter presente o suporte para 5G. Outra novidade possível para esta data é o lançamento do iOS 15.4, que está já em testes públicos.

Apple iPhone SE 3 evento apresentação Mac

Apple mostrará um novo Mac nesse dia?

Fala-se que este evento possa trazer um novo Mac com o SoC Silicon da Apple. Infelizmente não existem ainda detalhes sobre esta nova proposta. Acredita-se que a Apple esteja a trabalhar em novos Mac com este SoC da Apple, incluindo um novo Mac mini, Mac Pro, iMac Pro e MacBook Air redesenhado.

Aguarda-se assim que a Apple envie os convites para este evento virtual que estará a preparar. Ainda falta cerca de um mês, mas até à data prevista muito mais vai ser revelado e o interesse aumentará certamente.

Fonte: Pplware.

Apple pretende revelar iPhone SE e iPad Air com 5G em março


 Rumores sugerem que a Apple pretende realizar um evento em 8 de março para apresentar novas versões do iPhone SE e iPad Air com suporte a 5G. A informação veio de Mark Gurman, que costuma ter fontes confiáveis de informações sobre a Apple. Ainda segundo o jornalista, outro destaque do evento seria a versão atualizada do Face ID para o iOS 15.4.

Devido à pandemia de covid-19, muitos usuários estavam deixando a função de lado para evitarem tirar suas máscaras na hora de desbloquear seus celulares. Alguns canais já testaram o novo reconhecimento facial que funciona mesmo com usuários utilizando a proteção no rosto, mas apenas a versão beta do iOS 15.4 está disponível.


Novo SoC com 5G

Os rumores sobre novas versões do iPhone SE, modelo mais econômico da Apple, já circulam há algum tempo. A grande novidade, supostamente, é que os novos dispositivos utilizariam SoC A15, lançado ano passado, com suporte a redes 5G. Isso garante ao smartphone, que custa a partir de R$ 3,7 mil, um apelo ainda maior.

iPhone SE de 2020 traz três opções coresiPhone SE de 2020 traz três opções coresFonte:  Apple 


As fontes de Gurman não mencionaram alterações no design, então botão frontal com anel metálico para função Touch ID ainda pode dar as caras no novo modelo. Ainda assim, caso os rumores sejam confirmados o modelo já deve vir com o novo iOS 15.4 nativo.

iPhone SE com função Apple Pay via Touch IDiPhone SE com função Apple Pay via Touch IDFonte:  Apple 

A nova versão já traz o reconhecimento facial atualizado. O novo sistema faz uma varredura mais detalhada e demorada do rosto. Isso permite que o Face ID funcione mesmo quando o usuário esteja utilizando máscara.

Fonte: Tecmundo.