16 de mar. de 2024

Metade dos compradores recentes de Macs vieram de plataformas concorrentes

 Os computadores da Apple são únicos, mantêm há décadas traços de design inequívocos, e isso parece não cansar o mercado, bem pelo contrário. Aliados ao melhor software da empresa, com um dos melhores hardwares do segmento, os Macs parecem estar a captar utilizadores que migram de outras plataformas concorrentes.

Imagem de um computador Mac mini com Pplware

Mac: qualidade, fiabilidade e durabilidade

Aproximadamente metade das compras recentes de Macs não são feitas pelos fiéis seguidores de longa data da Apple, mas sim por migrantes de PCs e Chromebooks.

A linha de produtos da Apple tem competido há muito tempo num mercado dominado por vários sistemas operativos e fabricantes. Notavelmente, a rivalidade entre macOS e Windows tem sido uma peça central do discurso tecnológico há décadas.

No entanto, análises recentes revelam uma tendência surpreendente: muitos utilizadores de PCs com Windows e Chromebooks estão agora a optar por computadores Mac.

Um estudo recente conduzido pelo Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) mergulha nos antecedentes dos clientes de portáteis e desktops Mac, particularmente aqueles que mudaram recentemente. Cerca de um terço dos compradores de Mac no último ano eram anteriormente utilizadores de PC com Windows.

Além disso, os antigos proprietários de Chromebook da Google representaram 16% dos novos clientes de Mac. No total, os dados sugerem que quase 60% dos compradores de Mac no último ano eram novos na plataforma.

Nesta escolha, há uma peça importantíssima. O iPhone continua a ser um fator crucial para os migrantes de plataformas.

Parece que estamos de volta a 2001 na primeira loja da Apple, com os recém-formados génios a tentarem ativamente converter proprietários de PC em compradores de Mac. Na verdade, pensamos que o iPhone, que chegou seis anos depois, está a continuar o trabalho que a Apple Store começou.

Especulou o CIRP.

O iPhone revolucionou o mercado de smartphones e agora serve como porta de entrada para os utilizadores explorarem outros produtos da Apple, incluindo computadores Mac. Este efeito é refletido nos dados apresentados pelo CIRP na quarta-feira.

Enquanto o Mac foi historicamente um produto fundamental para a Apple, os papéis inverteram-se alguns anos após o lançamento do iPhone. Originalmente, os utilizadores de Mac impulsionaram a adoção do iPhone porque o dispositivo, então pré-iCloud, precisava de um Mac para servir como "hub" para organizar o conteúdo.

Agora, no entanto, o iPhone é o principal produto da Apple que impulsiona o crescimento e as vendas. Os consumidores ainda estão a mudar para o iPhone, muitos dos quais podem ser utilizadores de PC ou Chromebook.

Fonte: Pplware.

Apple Vision Pro “dão superpoderes” à equipa cirúrgica numa operação à coluna vertebral

 A empresa americana apostou muito no desenvolvimento dos seus Apple Vision Pro. Este dispositivo pisca o olho ao entretenimento, mas também vai captar a atenção do mundo dos "assuntos mais sérios" como áreas de realidade mista de auxílio à saúde.  Exemplo disso foi a demonstração das suas capacidades no domínio dos cuidados de saúde, prestando assistência a uma equipa cirúrgica que operava a coluna vertebral de um doente no Reino Unido.

Foi a primeira cirurgia com os Vision Pro na Europa e, sem dúvida, uma das primeiras a nível mundial.

Segundo informações, na cirurgia, a enfermeira que assistia os cirurgiões usava o dispositivo, e, com essa tecnologia em frente aos seus olhos, conseguiu ajudar eficazmente no procedimento cirúrgico.

Vision Pro ajudam numa cirurgia à coluna vertebral no Reino Unido

Na mesma semana em que a Apple anunciou novas e poderosas aplicações de saúde para os óculos Vision Pro AR/VR, surgiram notícias sobre a sua utilização numa sala de operações, de acordo com relatos do The Daily Mail e outros.

A utilização do dispositivo de computação espacial numa cirurgia à coluna vertebral, há duas semanas, no Cromwell Hospital, em Londres, marcou a primeira vez que os Vision Pro estiveram envolvidos na ajuda a uma cirurgia. Tudo aconteceu no Reino Unido, como conta a eXeX, fabricante do software de inteligência artificial instalado nos Vision Pro.

Reprodutor de vídeo
00:00
00:11

As capacidades de realidade aumentada dos óculos entraram em ação, uma vez que sobrepuseram imagens virtuais úteis à operação.

Os cirurgiões Syed Aftab e Fady Sedra efetuaram dois procedimentos microcirúrgicos na coluna vertebral do doente. O dispositivo utilizou o software eXeX AI para acompanhar as fases da operação. No futuro, também poderá comparar os resultados cirúrgicos com procedimentos semelhantes.

Eis como a eXeX descreve como o seu software funciona com os Vision Pro em cirurgias:

O software da eXeX oferece aos enfermeiros e técnicos um acesso holográfico e sem contacto à configuração cirúrgica e aos guias de procedimento a partir do campo estéril do bloco operatório, permitindo-lhes o acesso a dados e a uma visualização que anteriormente não estavam disponíveis.

A plataforma aumentou significativamente a eficiência da prestação de serviços cirúrgicos, com a precisão do equipamento e do fluxo de trabalho, melhorando os resultados para os doentes.

Tecnologia que dá superpoderes nas cirurgias

O Dr. Aftab disse que nunca tinha trabalhado com a enfermeira que usava os óculos. No entanto, o dispositivo fazia parecer que a enfermeira tinha uma década de experiência. Aftab também referiu que a cirurgia Vision Pro com software de IA poderia "dar superpoderes" à sua equipa, comparando-a a uma equipa de corrida de Fórmula 1.

É essa a ideia - que não importa se nunca esteve numa paragem nas boxes na sua vida. Basta pôr os óculos.

Referiu o cirurgião.

De facto, a qualidade do hardware permite a criação de software de altíssimo recorte tecnológico, podendo ser uma mais-valia quer na área médica, científica, quer nos segmentos de alto rigor e pormenor.

Fonte: Pplware.

Vodafone lança app para Apple TV… finalmente!

 A Apple TV conta a partir de agora com uma nova aplicação, a da Vodafone. A app junta-se às aplicações dos seus concorrentes. Era uma das muitas solicitações que os utilizadores faziam à operadora.

Imagem Apple TV com app Vodafone

Vodafone TV finalmente na Apple TV

A Apple Tv oferece um vasto leque de possibilidades de entretenimento, como jogos, filmes, séries e aplicações que podem trazer à TV do utilizador um grande número de ferramentas... entre elas, os canais de TV.

Nesse sentido, e depois de muitos pedidos dos seus utilizadores, a app Vodafone chega finalmente.

Segundo a operadora, esta aplicação disponibiliza uma experiência completa de televisão na Apple TV. Sem quaisquer custos adicionais, a app permite ver mais de 100 canais de TV em direto (incluindo canais premium desportivos em HD), consultar o catálogo do Videoclube, agendar e ver as gravações dos utilizadores, consultar o Guia TV e rever as gravações automáticas dos últimos 7 dias.

Para tirar total partido das funcionalidades disponibilizadas pela aplicação basta ser cliente do serviço Vodafone TV com Tv Box.

Funcionalidades disponíveis:

  • TV em Direto: veja centenas de canais de TV em direto, incluindo canais premium e HD
  • Guia TV: aceda a 7 dias de programação para todos os canais e agende gravações com toda a facilidade a partir da grelha.
  • Videoclube: descubra mais de 10.000 filmes e séries no Videoclube da Vodafone, e veja os conteúdos alugados na sua TV Box.
  • Gravador: aceda às gravações automáticas e pessoais da sua TV Box para ver ou fazer a gestão dos seus programas preferidos.

Com esta app, a box de TV da Apple ganha ainda mais interesse e aumenta a oferta aos seus utilizadores.

Fonte: Pplware.