31 de jul. de 2020

iPhone SE – O tiro certeiro. Apple foi a única que cresceu no segmento dos smartphones

A Apple já apresentou o seus resultados financeiros do último trimestre, revelando que foi capaz de atingir resultados positivos em todas as áreas onde atua, mesmo em época de pandemia. No universo dos smartphones, há mais para destacar. A Apple foi a única empresa de smartphones que cresceu de forma considerável no último trimestre, face ao período homólogo, graças ao iPhone SE.
Todas as outras empresas do setor, apesar de algumas terem crescido face ao trimestre anterior, sofreram quebras acentuadas quando se olha para 2019.
iPhone SE - O tiro certeiro. Apple foi a única que cresceu no segmento dos smartphonesiPhone SE – O tiro certeiro da Apple
Com o segundo trimestre fechado, as empresas começaram a apresentar os seus resultados financeiros e ontem revelámos aqui que a Apple foi um caso de sucesso, mesmo em plena pandemia. 
Para muito contribuiu a venda de Macs e iPads, mas no segmento dos smartphones, as boas vendas do iPhone 11 foram impulsionadas pelas vendas do mais recente membro da família, o iPhone SE de segunda geração.
Além desta informação positiva para a empresa liderada por Tim Cook, a Canalys apresentouesta manhã mais um estudo ao mercado dos smartphones e mostra resultados impressionantes, para todas as empresas.
Na análise, são observados os valores de unidades vendidas de smartphones no segundo trimestre do ano, comparando-os com o período homólogo. 

O reinado da Samsung acabou?

Tal como já havíamos divulgado, a Huawei conquistou, pela primeira vez na história dos smartphones, o primeiro lugar de vendas. Posicionando-se, assim à frente da Samsung que acaba por perder o seu longo reinado.
Segundo os analistas, esta poderá ser uma realidade temporária e apenas motivada pela pandemia e pelas limitações de exportação da Samsung. No entanto, não deixa de ser um marco histórico para a Huawei.
Ainda assim, face ao ano anterior, a Huawei teve uma quebra nas vendas de 5%. Este valor contrasta bem com as perdas da Samsung na ordem dos 30%. Este é um valor astronómico e que revela bem o impacto da COVID-19 na saúde dos resultados da empresa sul-coreana.
Além das quebras destes dois gigantes, também a Xiaomi, OPPO, Vivo e outras, registaram quebras nos períodos analisados. 

O triunfo da Apple no segmento dos smartphones

De forma geral, o segmento dos smartphones apresentou quebras de 14% no segundo trimestre de 2020, face ao segundo trimestre de 2019. Este rombo só não foi maior, porque a Apple entra na equação com valores positivos. A empresa aumentou as suas vendas em 25%!
Este valor é facilmente justificado, já que o crescimento da empresa não costuma ser tão alto neste período. Não é hábito, a Apple lançar smartphones na primeira metade do ano, mas em 2020 decidiu colocar no mercado o iPhone SE. Um modelo sem grande inovação, mas com um desempenho de topo a um preço relativamente acessível.
Relatório da Canalys - Apple destaca-se pela positiva no segundo trimestre do ano
No entanto, o iPhone SE não é o único responsável pelo sucesso. Apple conseguiu registar novamente um volume de unidades vendidas do seu iPhone 11 muito positivo. Segundo a Canalys, o iPhone SE representou 28% das unidades vendidas e o iPhone 11 quase 40%.

É certo que, face ao primeiro trimestre do ano, de forma geral, as empresas conseguiram recuperar, mas ainda assim, de forma muito lenta. É importante que as estratégias de vendas se adaptem rapidamente à nova normalidade provocada pela pandemia, para que se consigam reinventar.
Fonte: Pplware.

Apple com vendas fortes do Mac e iPad tem ganhos recordes no 2º trimestre de 2020

O COVID-19 tem condicionado o mercado tecnológico e empurrado muitas empresas para perdas nas receitas e para problemas nas suas ofertas. Este é o cenário que se tem visto e que tem sido a realidade dos últimos meses.
Ainda assim, e segundo a apresentação de resultados da Apple para o 2.º trimestre de 2020, novos recordes foram batidos. As vendas foram fortes no campo do Mac e do iPad e voltaram a empurrar a empresa para uma posição dominante.
Apple iPad iPhone vendas receitasResultados financeiros da Apple para o trimestre
Foi há poucos minutos que Tim Cook apresentou os resultados financeiros da Apple para o segundo trimestre de 2020. Este era mais um trimestre onde poderia haver perdas, resultado das limitações que a COVID-19 trouxe ao mercado.
Mesmo neste cenário pessimista e de risco, a Apple voltou a apresentar resultados que bateram recordes para a empresa. Assim e nas palavras do homem forte da Apple, neste trimestre as receitas atingiram os 59,7 mil milhões de dólares.
Apple iPad iPhone vendas receitas

Crescimento em várias áreas face a 2019

Este valor representa um crescimento de 11% face ao mesmo período de 2019. No campo dos lucros, este valor atingiu os 11,25 mil milhões, novamente um crescimento face a 2019 e ao que os analistas previram para este trimestre.
Se a normal posição dominante dos wearables e dos serviços da Apple foi uma realidade, houve ainda crescimentos noutras áreas. Falamos do iPad e dos Mac, que viram um crescimento muito grande nas suas vendas neste período.
Apple iPad iPhone vendas receitas

iPad, Mac e iPhone cresceram em vendas

Assim, temos vendas que atingiram os 6,6 mil milhões no caso do iPad, subindo dos 5 mil milhões em 2019, e 7,1 mil milhões no Mac. Aponta-se para este crescimento a mudança tida na forma de trabalhar que a COVID-19 trouxe. Os wearables atingiram os 6,45 mil milhões de dólares, um período sem festas ou feriados.

Claro que os números do iPhone são também uma peça importante nesta engrenagem. Neste período atingiram os 7 mil milhões de dólares, crescendo dos 5,8 mil milhões de 2019. Este crescimento advém da chegada do iPhone SE em força ao mercado.
Fonte:Pplware.

iPhone 12 vai atrasar, confirma Apple

Apple costuma lançar seus novos smartphones em setembro, mas esse não será o caso do iPhone 12. O CFO da companhia, Luca Maestri, confirmou que a nova linha de celulares da marca atrasará em algumas semanas.
A informação foi revelada pelo executivo da Apple durante a mais recente conferência financeira da empresa, em que a fabricante anunciou ganhos recordes em todos os setores. Maestri disse aos analistas que as condições atuais do mundo, que está passando por uma pandemia, devem alterar a janela de chegada do iPhone 12.
Suposto visual do iPhone 12Suposto visual do iPhone 12Fonte:  Phone Arena 
Enquanto a Apple não confirmou aos investidores uma nova previsão de lançamento para os celulares, o atraso em "algumas semanas" deve acarretar na chegada dos novos iPhones em outubro. Segundo as especulações, a empresa acabou sofrendo com problemas de fabricação por causa da pandemia, o que levou às mudanças no cronograma de disponibilização dos smartphones.
De acordo com as especulações, a Apple apresentará neste ano os modelos iPhone 12, iPhone 12 Max, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max. A nova linha trará como principal destaque o suporte para 5G, que funcionará com modem fornecido pela Qualcomm.
Apple pode lançar até quatro celulares para a linha iPhone 12Apple pode lançar até quatro celulares para a linha iPhone 12Fonte:  Slashgear 
O atraso no lançamento pode acabar dando vantagem para concorrentes como o Galaxy Note 20, que será apresentado em agosto e deve chegar nas próximas semanas ao mercado. Vale ressaltar, porém, que esta não é a primeira vez que a Apple atrasa o lançamento dos iPhones.
Em 2017, o aguardado iPhone X só chegou ao mercado em novembro. O iPhone XR também foi anunciado em setembro, mas só começou a ser vendido um mês depois. Mesmo assim, os dispositivos conseguiram manter bons números de venda.
Fonte: Tecmundo.

Telegram apresentou uma queixa formal contra a Apple à Comissão Europeia

Recentemente o fundador da rede social Telegram teceu duras críticas sobre a dinâmica da App Store relativamente aos programadores. Mas agora a aplicação acusou formalmente a empresa de Cupertino contra as suas supostas práticas anti competitivas.
A queixa formal do Telegram contra a Apple foi apresentada nesta quinta-feira à Comissão Europeia.
O Telegram é atualmente uma das mais importantes e populares aplicações de mensagens em todo o mundo. Trata-se de um serviço simples, descomplicado e bastante fácil de usar, para além de ter boa fama no que respeita à segurança e proteção dos dados dos utilizadores.
Mas a plataforma não está nada contente com a empresa de Tim Cook. Ainda este mês, Pavel Durov, criador do Telegram, partilhou um artigo onde deixou duras críticas à marca da maçã.
Durov comenta o facto de os utilizadores do iPhone estarem impossibilitados de instalar aplicações que não façam parte da App Store. O empresário criticou também a taxa de 30% paga à Apple sempre que alguma transação é realizada através de uma aplicação do iOS. Para além disso diz ainda que a Apple “abusa da sua posição no mercado” e que não corre riscos financeiros com o desenvolvimento das aplicações, mas lucra com as apps bem sucedidas.
Mas os desabafos de Pavel Durov não foram suficientes e o Telegram decidiu ir mais longe.

Telegram acusa formalmente a Apple de práticas anti competitivas

A aplicação de mensagens apresentou nesta quinta-feira uma queixa formal à Comissão Europeia contra as supostas práticas anti competitivas da Apple. O Telegram junta-se assim ao Spotify ao acusar formalmente a App Store da maçã.
As queixas apresentadas prendem-se com a exigência da Apple de 30% sobre qualquer transação feita a partir de uma app para iOS, mas também com a impossibilidade de os utilizadores fazerem download de apps externas à App Store.
Ainda esta semana Pavel Durov voltou a criticar a Apple numa outra publicação do seu blog, onde escreve que:
Gerir uma loja de apps custa apenas uma fração daquilo que a Apple recebe dos programadores de apps. A cada trimestre, a Apple recebe mil milhões de dólares com aplicações de terceiros. Enquanto isso, as despesas necessárias para hospedar e rever essas apps são de dezenas de milhões, e não mil milhões de dólares. Sabemos disso porque, no Telegram, hospedamos e analisamos mais conteúdo público do que a App Store jamais fará.
Quanto à queixa, a Comissão Europeia recusou prestar qualquer comentário.
Fonte: Pplware.