7 de set. de 2022

Primeiras imagens do possível Apple Watch Pro

 Tal como o iPhone 14, também o Apple Watch é alvo de muitos rumores, pretensas fugas de informação e previsões feitas com base no que se conhece da história da Apple. Este ano, dentro desse conjunto de indícios que apareceram na internet, suspeita-se que a empresa de Cupertino lance o chamado Apple Watch Pro.

Como tem acontecido, perto da data de lançamento há sempre revelações muito interessantes, por vezes até acertam em cheio. A dúvida é se estes modelos 3D que estão a circular na web serão "viáveis".

Não temos dúvidas que o Apple Watch será um dos grandes protagonistas já na próxima quarta-feira. A par do iPhone 14, estes serão os produtos que mais rentabilidade irão trazer à Apple nos próximos anos, principalmente nos próximos 12 meses.

Apple Watch Pro, sempre existe?

Com o evento especial Far Out a aproximar-se, adensam-se também os rumores.

Assim, segundo essas informações, este ano teremos novos iPhones, novos AirPods e Apple Watch, o Pro. Um smartwatch destinado a uma utilização mais desportiva que deverá concorrer diretamente com outros relógios "Pro", como os da Garmin e outras marcas mais especializadas do que a Apple neste setor.

O novo Apple Watch Pro é um mistério, embora pouco mais de 48 horas após ter sido revelado, o seu design poderá estar já a circular através destes modelos 3D que foram publicados na 91mobiles.

Ilustração em 3D do hipotético Apple Watch Pro

Estes modelos coincidem muito com algumas imagens que também foram publicadas de capas de proteção para o relógio, como este que vemos em baixo. Com alguma atenção, percebemos que há um cuidado na proteção da coroa digital, assim como do botão lateral. Além disso, parece haver um novo botão adicionado do outro lado.

Faz sentido adicionar mais controlos físicos, pois em muitas ocasiões, tocar no ecrã é menos confortável, por vezes menos preciso e muitas vezes até se torna impossível. Aliás, ao usarmos determinadas luvas ou a nadar, o ecrã fica sem reação útil.

Ora, com um botão a mais, poderá ser este um controlo especificamente colocado para determinadas ações quando o Apple Watch está a ser usado nas atividades desportivas. Por exemplo, quando queremos terminar um treino é complicado ir ao ecrã, deslizar para a esquerda para encontrarmos o botão Terminar.

Outra novidade é o furo na caixa do lado direito do relógio, que corresponde a três pontos misteriosos no render. Poderá ser um conector "MagSafe" para carregar o relógio? Se fossem orifícios de microfone e altifalante, não precisariam de um orifício tão grande na caixa do dispositivo.

Talvez seja uma maneira de carregar a bateria mais rapidamente, embora isso signifique que os utilizadores vão ter de trocar de carregadores atuais do Apple Watch!

Fonte: Pplware.

Brasil diz que a Apple não pode continuar a vender iPhones sem carregador

 Em 2020, a Apple decidiu retirar o carregador e os auriculares das caixas dos seus novos iPhones, revoltando muitos consumidores. Agora, o Brasil, insatisfeito, diz que a empresa não pode continuar a levar a cabo esta prática.

O Brasil não é o primeiro país a apontar o dedo à medida da Apple.

Carregador Apple

O governo do Brasil não está satisfeito com a decisão que a Apple tomou de parar de incluir carregadores nas caixas dos iPhones novos. A medida começou a ser aplicada pela empresa de Cupertino, em 2020, aquando do lançamento do iPhone 12.

Por não estar agradado com a forma de atuar da Apple, o governo do Brasil suspendeu as vendas locais do iPhone – de acordo com a Folha de S. Paulo, o iPhone 12 ainda se encontra à venda através do website da Apple. Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública do país ordenou que a gigante tecnológica pagasse uma multa de 2,3 milhões de dólares e cancelou o registo do iPhone 12 na agência de telecomunicações do Brasil, a Anatel.

Conforme argumenta a Senacon, a agência brasileira de defesa do consumidor, a ausência de carregador nas caixas dos novos iPhones é um “fardo” para os clientes, pois abriga-os a fazer uma compra adicional, e torna o dispositivo incompleto. Mais do que isso considera que a empresa poderia encontrar outras formas de reduzir o seu impacto ambiental, como mudar para USB-C.

Para o governo do Brasil, a Apple “não tomou nenhuma medida para minimizar os danos e continua a vender telemóveis sem carregador”.

Esta não é a primeira vez que a Apple enfrenta o governo dos países relativamente à decisão de não incluir carregadores nas caixas dos iPhones novos. Aliás, alguns especialistas acreditam que a medida beneficia mais a empresa do que o ambiente.

Fonte: Pplware.

iPhone 14: onde e como assistir ao anúncio da Apple


 O evento de revelação do iPhone 14 está mais próximo do que nunca, e a Apple já marcou data e horário para anunciar não somente a tão esperada nova linha de smartphones, mas também outros gadgets importantes.

Onde e quando?

A apresentação da Apple acontecerá no próximo dia 7 de setembro, pleno feriado de Dia da Independência, para nós brasileiros. O encontro está marcado para começar às 14h no Horário de Brasília, diretamente da sede da companhia em Cupertino, na Califórnia.

Diferentemente de outros anos, por conta da pandemia, o evento voltará a ter jornalistas no local para fazer a cobertura dos anúncios, porém, ainda não será uma apresentação ao vivo, e sim pré-gravada com o atual CEO da companhia, Tim Cook, e os demais chefões de cada divisão da empresa.

Como assistir?

O evento, intitulado de "Far Out", poderá ser assistido através do canal oficial da Apple no YouTube, assim como no próprio site da companhia. Nas redes sociais, como o Twitter, a Maçã ainda costuma publicar os principais destaques em tempo real, caso você não consiga acompanhar a livestream.



O que esperar?

Por enquanto, é esperado que a Apple lance quatro modelos da família: iPhone 14, iPhone 14 Pro, iPhone 14 Max e iPhone 14 Pro Max. Os celulares devem receber o tão aguardado processador A16, com processo de fabricação da TSMC, que pode entregar grandes saltos de performance, mas principalmente, mais de 20% em eficiência energética.

Além da poderosa CPU, podemos esperar 6 GB de RAM LPDDR5 e a substituição do notch frontal nos modelos Pro e Pro Max por um entalhe em formato de pílula para abrigar a câmera frontal e o Face ID. Além disso, a Apple ainda deve anunciar o novo Apple Watch Series 8 e o fone de ouvido AirPods Pro 2.

Fonte: Tecmundo.

O WhatsApp vai deixar de funcionar em breve nestes iPhones! Veja se o seu está na lista

 É normal que de forma periódica o WhatsApp limite os dispositivos e as versões que este serviço suporta. Esta é uma forma de garantir o acesso às mais recentes funcionalidades e às capacidades destes mesmos sistemas.

Desta vez vai ser o iOS e vários iPhones a serem bloqueados, removendo assim vários smartphones da Apple. Esta é novidade que chega já no próximo mês e certamente vai afetar muitos utilizadores, que ainda usam estes modelos. Venha saber quais os iPhones afetados.

WhatsApp iPhones iOS suporte atualizar

Há mudanças importantes no WhatsApp

Esta é uma novidade que certamente irá agradar a poucos utilizadores. Será já no próximo dia 24 de outubro que o WhatsApp terá mais um corte nos sistemas suportados e que deixará de forma muitos utilizadores. Desta vez os afetados são os iPhones e algumas versões mais antigas do iOS.

A mensagem que surge abaixo tem estado a ser vista por vários utilizadores e indica de forma clara o que vai acontecer em breve. No final do próximo mês há mais uma atualização do WhatsApp, que desta vez vai deixar de fora o iOS 10 e o iOS 11.

WhatsApp iPhones iOS suporte atualizar

O iOS 10 e o iOS 11 ficam sem suporte

Para além desta notificação, o WhatsApp tem também informação clara do que irá acontecer. O serviço tem nas suas páginas de suporte que o sistema mínimo suportado é o iOS 12 e que todos devem atualizar para esta versão ou uma mais recente que esteja disponível e seja suportada pelos iPhones dos utilizadores.

Com este novo requisito, o WhatsApp vai obrigar muitos utilizadores a fazerem a atualização que podem estar a adiar há algum tempo. Os níveis de adoção das novas versões são elevados nos iPhones, mas ainda assim há utilizadores que preferem manter as versões mais antigas.

WhatsApp iPhones iOS suporte atualizar

iPhones têm de atualizar ou perdem o serviço

Assim, e caso esteja a usar o WhatsApp no ​​iPhone 5S, iPhone 6 ou iPhone 6S, deverá fazer a atualização dos smartphones, para a versão 12 do iOS. No entanto, e se estiver a usar o iPhone 5 ou o iPhone 5C, o WhatsApp simplesmente deixará de funcionar, já que estes não têm suporte para o iOS 12.

O WhatsApp reforça que a remoção do suporte para determinadas versões do iOS é necessária para oferecer suporte aos recursos mais recentes implementados no WhatsApp. Também, ao atualizar para uma versão recente do iOS, os utilizadores também beneficiam ao ter presente as atualizações de segurança recomendadas nos seus iPhones.

Fonte: Pplware.

A poucas horas da revelação do Apple Watch 8 aparecem renderizações espetaculares

 O Apple Watch assume-se cada vez mais como o segundo mais preponderante produto Apple. Depois do iPhone, a empresa de Cupertino tem dado um enorme enfoque ao seu relógio inteligente. Hoje, no evento de logo mais, será mostrado o novo Series 8 e, quem sabe, o modelo Pro. A internet não perdoa e com base em pretensos indícios verídicos, lançou renderizações do que será o novo smartwatch da empresa americana.

Obviamente que esta renderização 3D pode projetar o que quiser. A imaginação não tem limites. Mas... até que ponto poderá ser real?

Imagem do Apple Watch Pro saído das renderizações 3D

Será este o aspeto do Apple Watch Series 8 Pro?

Dois designers gráficos ficaram apaixonados ao imaginar como será o novo Apple Watch Pro e meteram mãos à obra. A verdade é que o resultado é espetacular. Eles poderiam passar por renderizações oficiais da Apple. Daqui a pouco podemos ver se eles tiveram sucesso total no projeto, ou não.

Hoje, 18 horas, horário de Portugal continental, aqui no Pplware, iremos seguir passo a passo o evento espacial Far Out da Apple e assistiremos à apresentação do iPhone 14, Apple Watch Series 8, AirPods Pro 2 e quem sabe mais um iPad (e algo mais).

Os rumores este ano também estiveram fortes em volta do relógio, até porque se fala da apresentação do tal modelo "todo-o-terreno". Um Apple Watch Pro, mais resistente e maior, pensado para aqueles utilizadores que praticam desportos radicais.

Imagem do Apple Watch Pro saído das renderizações 3D

 

Assim, dois conhecidos designers gráficos, Ian Zelbo e Parker Ortolani, imaginaram como será este novo modelo de Apple Watch com base nos rumores que vazaram sobre os seus principais recursos, e a verdade é que eles fizeram algumas renderizações 3D espetaculares.

Os hipotéticos "leaks" sugerem que o novo Apple Watch Pro será maior que os modelos atuais, com uma caixa de mais de 47 mm e um ecrã de quase duas polegadas de diagonal. O vidro do ecrã será plano e o invólucro feito de titânio.

A coroa digital terá dentes mais marcados, e estará protegida de possíveis golpes laterais, já que o botão lateral está embutido num invólucro, e assim a coroa fica mais protegida que os modelos atuais.

Fonte: Pplware.

iPhone com carregador pode ficar mais caro no Brasil?


 Pegando o mercado de surpresa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) determinou ontem (06) a suspensão da venda de iPhones no Brasil. A decisão, que foi acompanhada de uma multa, se deu com a alegação de que aparelhos celulares não podem ser vendidos aos consumidores sem carregadores na caixa.

De acordo com a Apple, a ação será contestada judicialmente, indicando que o imbróglio continuará por mais algum tempo. Contudo, se a marca for mesmo obrigada a retornar os carregadores nas caixinhas, será que os smartphones subirão de preço no país?

Uma fonte consultada pelo TecMundo acredita que sim, principalmente no caso do vindouro iPhone 14. “O que pode acontecer, é que como está sendo feito o lançamento de uma nova geração, eles podem empacotar isso. Para o consumidor não vai ficar claro o que é aumento de uma nova versão e o que seria fruto do carregador”, explicou Arthur Igreja, especialista em Tecnologia e mestre em Gestão Empresarial.

iPhone

Estendendo a decisão do MJSP para outras empresas, Igreja acrescenta que é possível que o Brasil veja um aumento de preços de aparelhos de marcas como a Samsung, que também vende modelos como o Galaxy S22 sem o produto embarcado na embalagem (apesar de ter criado um programa para entregar carregadores de graça para quem solicitar).

“A coisa que não corre risco de acontecer é as empresas perderem dinheiro, terem prejuízos ou assumirem essa parcela. A consequência direta da equação é que o bolso dos consumidores será afetado de alguma forma”

É possível barrar possíveis aumentos?

Prevendo justamente esses possíveis aumentos de preço dos modelos de celulares, os órgãos públicos brasileiros já estão pensando em medidas. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que integra o MJSP, respondeu ao TecMundo que agirá se entender que as marcas de eletrônicos subiram os valores de forma injusta.

“Busca-se chegar a um termo justo, dentro da legalidade. Se a Senacon entender que há ilegalidade, as medidas cabíveis serão tomadas para coibir a prática [de aumento de preço]”, informou a instituição por meio de nota.

Anteriormente, a própria Senacon já tinha justificado a decisão de proibir a Apple de vender celulares sem carregadores argumentando que a Maçã não diminuiu a cobrança mesmo retirando um item de dentro da caixa.

iphone

A secretaria argumentou que a gigante de Cupertino realiza “transferência de responsabilidade a terceiros”. Ou seja, para a Senacon, a Apple responsabiliza o estado brasileiro e sua política cambial ao retirar o carregador das embalagens e mesmo assim manter o preço dos aparelhos praticamente no mesmo patamar de quando os itens acompanhavam o smartphone.

“Sendo assim, entende-se que o preço é determinado principalmente por estratégia comercial em vez de terem correspondência com os custos de produção”, justificou a instituição.

O que diz a Apple?

Em nota enviada ao Globo, a Apple informou que vai recorrer da decisão e citou outros processos do tipo no país. A companhia justificou que a decisão de parar de enviar carregadores nas caixas "ajudou a reduzir mais de 2 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono — o equivalente a remover 500.000 carros da estrada por ano".

"Já ganhamos várias decisões judiciais no Brasil sobre esse assunto e estamos confiantes de que nossos clientes estão cientes das várias opções para carregar e conectar seus dispositivos. Continuaremos trabalhando com a Senacon para resolver suas preocupações e planejamos recorrer dessa decisão", informou ainda a Apple.

Fonte: Tecmundo.