15 de out. de 2021

AirTag da Apple permite recuperar um carro roubado numa história curiosa

 Provavelmente, os localizadores já ajudaram a encontrar muitos objetos perdidos e a recuperar valiosos bens roubados. Contudo, os AirTags da Apple têm uma grande visibilidade dentro deste segmento e são cada vez mais usados. A sua rede gigante permite o que nenhum outro sistema permite. E foi nesse cenário que um utilizador do reddit, Scotty, morador na cidade de Chicago, partilhou a história sobre como o seu Subaru foi roubado.

Após ter dado conta que o carro havia sido roubado, o homem participou à polícia o roubo. A polícia, contudo, não conseguiu fazer muito, a não ser dar entrada da informação no seu sistema. A boa notícia foi que Scotty lembrou-se que havia escondido um AirTag no seu veículo. Depois a história torna-se... peculiar!

Imagem carro roubado e recuperado com auxílio de um AirTag da Apple

A tecnologia também é uma inimiga dos larápios, apesar destes também já dominarem os meandros dos gadgets e dos mecanismos de segurança. No entanto, as plataformas de localização de objetos têm-se tornado populares e fáceis de usar.

A Apple potenciou a sua Rede Encontrar com um dispositivo que permite localizar objetos e não só. Chama-se AirTag e foi lançado em maio deste ano, como mostramos detalhadamente.

 

AirTag responsável por localizar Subaru roubado

Scotty partilhou a sua história do seu carro roubado no reddit onde o protagonista de toda a história foi um AirTag. O jovem chama a experiência de "um dos dias mais ridículos da minha vida". Notavelmente, admitiu (no final) que deixou o seu carro destrancado com as chaves dentro, mas a história, apesar de tudo, é bastante surpreendente.

Segundo o seu testemunho...

Eu sou uma coruja noturna. Saí para entrar no meu carro pelas 3 da manhã no início desta semana e descobri que o meu carro havia desaparecido. Estou separado, mas ainda sou amigo da minha esposa, e o seu irmão mais novo mora comigo. Ele também é uma coruja noturna, então pensei que ele tivesse levado o carro para o McDonald's ou algo assim. Mandei-lhe uma mensagem para ver se era esse o caso, e ele disse-me que não, ele não tinha.

O meu carro (um Subaru Forester 2010) foi roubado.

Fiz todas as coisas normais que se deve fazer quando o carro é roubado. Liguei para a polícia e apresentei um relatório. Eles relataram o roubo do carro, mas não pareciam otimistas, havia muito a fazer. O que faz sentido, eu vivo nos subúrbios de Chicago, onde há milhões de carros e a polícia está ocupada. Começo uma queixa ao seguro e, muito aborrecido, sento-me a chafurdar de pena e frustração comigo mesmo e com quem quer que tenha roubado o meu maldito carro.

Bom, até aqui é uma história como outra qualquer, até ao momento que Scotty tem um "epifania". Escondido dentro do carro estava um AirTag!

O homem descreve que quando estava a maturar no assunto lembrou-se que tinha colocado um AirTag de reserva no suporte dos óculos de sol do carro. Ele explicou que tinha comprado um pacote de 4 AirTags que poderiam um dia fazer jeito. Com o dispositivo a funcionar, havia agora uma hipótese remota que alguém com um iPhone passasse perto do carro e o ajudasse a identificar a sua localização.

As hipóteses são favoráveis, visto que há milhões de iPhones em Chicago. Então, no seu iPhone, ativou o AirTag como perdido. A informação que dispunha dizia que a última localização gravada foi às 22:17 da noite anterior, por isso sabia que o carro tinha sido roubado nas 5 horas anteriores.

Claro que em pouco tempo começou logo a receber informações.

Menos de 10 minutos depois, recebi uma notificação de que o meu carro tinha sido encontrado em Northlake, um subúrbio de Chicago, cerca de meia hora da minha localização. Estava sentado num parque de estacionamento do Walmart.

Obviamente, voltei a ligar imediatamente para o 911 e expliquei a situação. A polícia foi verificar o parque de estacionamento, mas não conseguiu encontrar o carro.

Como o sistema permanece ativo e dá o alerta da posição a cada iPhone que passe perto da etiqueta localizadores, Scotty começou a receber mais pings:

Enquanto conduzia até ao Walmart, tenso e ainda empolgado, recebi mais alguns pings do localizador. Eu sabia exatamente onde estava.

Quando cheguei ao parque de estacionamento, conduzi com o meu telefone à janela até o meu Bluetooth ligar-se ao localizador. Estacionei e andei por aí até encontrar o localizador, tocando-lhe. Estava debaixo de um carro estacionado, e eu podia ouvi-lo, mas estava molhado e lamacento e não queria deitar-me na poça debaixo do carro para o ir buscar. Por isso sentei-me e esperei, na expectativa de que o carro pertencesse a um cliente que se fosse embora.

Após cerca de meia hora, aborreci-me de esperar e decidi simplesmente ir para casa, derrotado, e na expectativa que corresse bem com o seguro. Pensei ainda telefonar ao investigador e dizer-lhe que sabia que o carro tinha estado no parque de estacionamento, para ver se ele conseguia as imagens de segurança do Walmart. Talvez mostrasse alguém conhecido deles. Quem sabe.

Sentei-me no semáforo para deixar o parque de estacionamento do Walmart.

Depois vejo O MEU CARRO A VIRAR À DIREITA E A PASSAR POR MIM NO MESMO PARQUE DE ESTACIONAMENTO. Isto pode ser visto nas filmagens do meu segundo carro, onde também me podem ver a chamar a polícia de forma exagerada.

O ladrão volta sempre aos mesmos locais

O homem percebeu que o carro voltava ao mesmo parque de estacionamento onde ele encontrou o AirTag. Possivelmente, quem roubou o carro terá encontrado o AirTag e deitou-o fora, portanto, ou não abonava a inteligência, ou desconhecia para que servia. Contudo, a história continua...

Não pude acreditar. Não vi a matrícula, mas o meu carro é desta cor laranja feia invulgar e tenho 90% de certeza de que é meu. Espero que o carro desapareça ao virar de uma esquina no meu espelho retrovisor e viro-o ao contrário. Vejo este tipo no meu carro a conduzir lentamente e encontro um lugar discreto para estacionar. Ele volta para dentro para que a matrícula fique escondida.

Neste momento estou determinado a não perder o meu carro, tendo-o encontrado de forma semi-miraculosa. Sinto-me tentado a conduzi-lo e a bloqueá-lo no seu lugar. Mas não quero levar um tiro, e não quero danificar os meus carros se ele tentar sair à pancada. Por isso, um pouco assustado, volto a chamar a polícia. Esta é a quarta vez que chamo o 911 em 3 horas, e a polícia de Northlake transferem-me para conhecer a situação.

Felizmente, em muito pouco tempo chegam dois carros da polícia. Aceno e aponto freneticamente pela minha janela para o meu carro até o verem, e eles encostam-no.

Tiraram um miúdo magro e pálido do carro, tão magro e desajeitado que senti um pouco de pena dele. Senti-me ainda pior depois de saber que ele é um sem-abrigo e, a julgar pela difícil parafernália de drogas no meu carro, é viciado.

O meu carro foi destruído. Cheirava a cigarros e erva, e havia pontas de cigarro espalhadas no meu chão. Em menos de 7 horas, o meu carro parecia agora um carro de acumulador, não estou a exagerar. A polícia fez-me examinar todas estas coisas, peça por peça, para descobrir o que era meu e o que não era. Existem vários sacos de telefones, tablets, relógios roubados e apenas uma tonelada de lixo.

Depois o jovem refere que nesta busca apareceu uma chave de outro carro roubado, assim como material que levará a outras descobertas em investigações em curso. Acaba por confessar que não trancava o carro, o que será sempre uma boa prática.

Fonte: Pplware.




Apple estende programa de reparação para AirPods Pro com problemas de estalidos

 Se tem uns AirPods Pro fique atento se o som está em boas condições ou se, esporadicamente, ouve uns estalidos. Este problema já foi identificado. Conforme referimos no ano passado, a empresa de Cupertino criou um programa de reparação para os seus auscultadores sem fio da versão Pro, já que algumas unidades foram afetadas por um problema que causava “estalidos ou sons de estática”.

Agora, a empresa estendeu o programa de qualidade para este problema por forma a substituir gratuitamente os AirPods Pro durante mais um ano de cobertura adicional.

Imagem AirPods Pro com programa de reparação

AirPods Pro podem ser substituídos gratuitamente por mais um ano

Em outubro de 2020, a Apple ativou um programa de substituição dos AirPods Pro que tivessem um problema de “estalidos ou sons de estática”.

Nessa data, quando o programa foi anunciado originalmente, a Apple disse que cobriria os AirPods Pro afetados durante dois anos após a primeira venda no retalho. Por outras palavras, os clientes iniciais poderiam ter os seus auscultadores substituídos gratuitamente até outubro de 2021, desde o lançamento do AirPods Pro em 2019.

Contudo, no início desta semana, a página do programa de reparação dos referidos auscultadores foi atualizada com uma nova isenção de responsabilidade onde refere que o programa “abrange os AirPods Pro afetados durante 3 anos após a primeira venda a retalho da unidade”, conforme deu conta um utilizador do Reddit.

De acordo com a Apple, as unidades AirPods Pro afetadas podem sofrer estalidos ou sons estáticos e o Cancelamento Ativo de Ruído não funcionar como esperado. Se é utilizador deste produto e notou algum destes problemas com os seus auscultadores da Apple, deve entrar em contacto com a empresa para agendar a recolha ou informar onde se deve dirigir.

No nosso caso, que foram trocados ao abrigo do programa lançado ano passado, a Apple recolheu o produto e na mesma semana entregou os novos.

A Apple refere que as unidades afetadas foram fabricadas antes de outubro de 2020.

Fonte: Pplware.

Nova “fuga de informação” diz que Apple irá lançar os AirPods 3 no evento ‘Unleashed’

 Os auscultadores AirPods 3 serão, provavelmente, o produto Apple com mais rumores em cima da sua hipotética existência. Há mais de dois anos que este D. Sebastião está para chegar. Assim, anunciado um novo evento, o 'Unleashed', que deverá ser dedicado aos novos MacBooks Pro com o SoC M1X, abre-se mais uma oportunidade do lançamento dos novos AirPods, segundo as "fugas de informação".

Este leak foi partilhado na rede social chinesa Weibo. Será que é desta que chegam os AirPods de terceira geração?

Imagem AirPods 3 da Apple

A Apple anunciou ontem o seu evento de outubro para o próximo dia 18. Apelidado de 'Unleashed', esta apresentação terá lugar no Steve Jobs Theater no Apple Park na Califórnia. Apesar do foco serem os novos MacBooks Pro equipados com o poderoso SoC M1X, outros produtos poderão ter também a oportunidade de apresentação.

Segundo o leaker @PandaisBald, que usou a plataforma Weibo, a Apple vai lançar o novo AirPods 3 com os novos Macs na próxima semana. Esta conta relatou com precisão o lançamento do iPad 9 durante o evento “California Streaming” no mês passado, mas não tem nenhum outro apontamento desta natureza.

Imagem AirPods e AirPods Pro com novo firmware

AirPods 3: O aspeto já sabemos, imaginamos uns AirPods Pro

Do que se tem veiculado um pouco por todo o lado, estes AirPods 3 terão um aspeto próximo ao modelo AirPods Pro, mas sem as pontas de silicone que fazem o vácuo no canal auditivo. Segundo os rumores anteriores, estes novos auscultadores terão uma extremidade mais curta.

Embora se pareçam com os AirPods Pro, os AirPods 3 não terão alguns recursos premium, dos seus irmãos mais velhos. Assim, não terão Cancelamento Ativo de Ruído e Modo de Transparência. Isso significa que estes novos auscultadores terão um design diferente, com algumas melhorias de desempenho e conectividade, mas com poucos recursos novos.

O Leaker Max Weinbach partilhou no seu Twitter que o estojo de carregamento dos auscultadores sem fio da Apple deve receber uma bateria cerca de “20% maior em comparação com a segunda geração”.

Ainda sobre a caixa, que é a fonte de alimentação dos auscultadores, além de uma bateria maior, continuará com o recurso de carregamento sem fio padrão, a porta Lightning.

Por fim, o preço. Este deverá estar acima dos AirPods 2 e abaixo dos AirPods Pro. Será um meio-termo para a Apple evoluir a sua linha de auscultadores.

Fonte: Pplware.