9 de ago. de 2021

MacBook Pro de 14 e 16 polegadas com Apple Silicon está já em produção

 A Apple depois de ter lançado alguns modelos com o seu SoC M1, da nova linha Apple Silicon, prometeu que iria estender este processador a outros produtos. Esperava-se então que os seguintes já viessem com a evolução do M1. Segundo informações, finalmente os fornecedores da Apple começaram a produção em massa dos futuros MacBook Pro de 14 e 16 polegadas com o SoC mais poderoso.

Conforme avança o DigiTimes, a intenção é conseguirem produzir 800.000 máquinas por mês até ao final de novembro.

Imagem MacBook Pro com M1

Estão a chegar os MacBook Pro. Será o M2?

Este último trimestre de 2021 parece preparar um leque bem recheado de produtos Apple. Dentro de poucas semanas há o lançamento do iPhone 13, aparecerá o Apple Watch 7, eventualmente os AirPods 3 e, como é agora levantado o véu, aparecerão até final do ano os novos portáteis com o novo Apple Silicon.

Os próximos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas da Apple têm estado na berlinda do rumor há uma eternidade. Contudo, o seu lançamento deve estar próximo. Assim, o portátil Apple da linha Pro de 14 e 16 polegadas, que deve apresentar um novo ecrã mini-LED, um design atualizado e um chip mais poderoso da Apple, será lançado antes do final do ano.

A produção dos MacBooks foi amplamente divulgada como tendo começado no terceiro trimestre do ano, e o relatório do DigiTimes de hoje confirmou estas suspeitas.

As informações partilhadas anteriormente pelo DigiTimes indicavam que os novos computadores seriam lançados em setembro, presumivelmente no mesmo evento de apresentação do próximo iPhone 13 e Apple Watch Series 7. Embora teoricamente possível, a Apple provavelmente ficaria mais satisfeita em promover um segundo evento neste outono dedicado totalmente ao Mac, em vez de incluir na apresentação esperada para o iPhone em setembro, eventualmente, retirando algum brilho a esta máquina.

 

Um fim de ano repleto de novidades Apple

Na semana passada, a Apple apresentou vários produtos (IDs), de futuros lançamentos, na entidade Eurasian Patent Organization. Embora o pedido inclua apenas os IDs do modelo, estes provavelmente serão os futuros MacBook Pro e Apple Watch Series 7.

Foram detetados os IDs A2473, A2474, A2475, A2476, A2477, e A2478 que devem ser dos Apple Watch 7. Apareceram igualmente os IDs A2442 e A2485 que devem ser identificativos dos novos MacBooks de 14 e 16 polegadas.

Seguramente que a estratégia de deixar estas máquinas para um período mais próspero nas vendas não foi ao acaso. A empresa espera vender muitos milhões de unidades desta nova máquina. A própria Apple chegou a patrocinar um estudo onde era explanado um argumentário que mostrava o objetivo da empresa de Cupertino no mercado empresarial com estas novas máquinas.

Neste estudo era revelado que no mercado empresarial as empresas iriam economizar mais de 800 dólares por máquina em três anos se adquirissem um Mac.

Fonte: Pplware.

Apple está a desenvolver o iOS 14.8… mas não vem aí o iOS 15?

 A Apple tem neste momento em versão estável disponível para todos os dispositivos suportados o iOS 14.7.1 lançado no passado dia 26 de julho. Contudo, para programadores lançou já o iOS 15 beta 4. Portanto, estamos a poucas semanas de sair o novo sistema operativo para o iPhone e o atual, supostamente, iria fechar os seus serviços no iOS 14.7. Mas não, afinal parece que não, com o lançamento Xcode 13.0 beta 4 (13A5201i) um programador encontrou indícios do iOS 14.8.

Apesar de não ser estranho, é curioso perceber o que haverá para lançar já, que não possa esperar pelo próximo e que não possa ser uma nova versão do iOS 14.

Imagem iphone 12 Pro e 12 Pro Max com iOS 14.7 e iOS 15 da Apple. Será quem vem aí o iOS 14.8?

Será que vem aí o iOS 14.8?

Depois da Apple ter apresentado o iOS 15 no evento para programadores WWDC 21, os utilizadores começaram a orientar a sua atenção para as muitas novidades que o novo sistema operativo promete trazer ao ecossistema Apple. Apesar disso, a versão oficial e estável continuou a receber atualizações de segurança e novidades para funcionalidades, entretanto disponibilizadas pela empresa.

A cerca de 4 semanas da apresentação do novo iOS 15 versão final, que sairá, como é hábito, no evento de lançamento do novo iPhone, a empresa parece querer colocar no mercado algo que não "cabe" no iOS 14.

Segundo o que foi agora descoberto, mais concretamente fragmentos no código da versão beta 4 do Xcode 13.0, a empresa de Cupertino deixou referências ao iOS 14.8. Quer isto sugerir que a Apple ainda trabalha na atualização. Bom, isso seria inédito, porque nenhuma outra versão passou do .7, esta iria ao .8 da versão.

Por falar no .7, uma versão tão tardia não é novidade. Se recuarmos ao início de setembro de 2020, no dia 1 a Apple lançou o iOS 13.7. Foi a versão que trouxe o Sistema de Notificações de Exposição à COVID-19. Portanto, por um motivo de força maior, o iPhone recebeu uma versão que normalmente já não tem espaço, pela proximidade da nova versão.

 

Mas o que poderá estar por trás desta versão?

Nada é ao acaso. Conforme sabemos, este ano a Apple anunciou que planeia dar aos utilizadores a possibilidade de escolha entre atualizar para o iOS 15, quando este for lançado, ou permanecer no iOS 14, com a promessa de receber atualizações de segurança importantes.

Software Updates iOS may now offer a choice between two software update versions in the Settings app. You can update to the latest version of iOS 15 as soon as it’s released for the latest features and most complete set of security updates. Or continue on iOS 14 and still get important security updates.

Portanto, segundo o que foi aqui dito, o iOS pode agora oferecer uma escolha entre duas versões de atualização de software na aplicação Definições. O utilizador pode atualizar a última versão do iOS 15 assim que for lançada para as últimas características e o conjunto mais completo de atualizações de segurança. Ou pode continuar no iOS 14 e ainda receber importantes atualizações de segurança.

O que terá a Apple na manga?

Fonte: Pplware.

iPhone 13: Características que fugiram ao segredo da Apple

 Estamos a poucas semanas do lançamento do iPhone 13 e mais algumas excitantes novidades Apple. Como sempre, a empresa de Cupertino tem grande dificuldade em manter o segredo das características dos futuros lançamentos. Então, estas são as novidades que já se conhecem.

As características agora elencadas resultam de "fugas de informação" ocorridas algures na cadeia de fornecedores e algumas pistas surgidas dentro do iOS 15.

Imagem iPhone 13

Sabemos que a Apple não gosta que se revelem as novidades dos seus produtos antes do anúncio oficial. A empresa reclama que os rumores podem levar a erros de avaliação do produto, podem enganar os produtores de acessórios e prejudicar a própria Apple, que adora o elemento surpresa, como é natural.

No entanto, apesar da gigante californiana andar a ameaçar alguns leakers, há características do iPhone 13 que já fugiram ao controlo da empresa.

 

O que se sabe do novo iPhone 13?

A Apple está pronta para anunciar a série iPhone 13 daqui a um mês, mais coisa, menos coisa. Os iPhones de 2021 serão uma atualização moderada em relação à série iPhone 12. Haverá, sobretudo, um refinar do hardware e ligeiros ajustes, para tornar o provável iPhone mais vendido de sempre, o iPhone 12, num equipamento ainda melhor .

Antes do lançamento iminente dos novos iPhones, deixamos abaixo um resumo dos recursos confirmados do iPhone 13 com base em fugas de informação e rumores.

 

1. Ecrã ProMotion de 120Hz

Houve rumores de que a Apple iria adicionar um ecrã de 120Hz na série iPhone 12 no ano passado, mas isso não aconteceu. Este ano, no entanto, correm rumores de que a Apple incluirá um ecrã de alta taxa de atualização de 120Hz, pelo menos no modelo iPhone 13 Pro.

Samsung irá alegadamente fornecer exclusivamente à Apple estes painéis de alta taxa de atualização.

Espera-se que os modelos regulares iPhone 13 e iPhone 13 mini continuem a utilizar um painel de 60Hz. Esta diferença também ajudará a Apple a distinguir ainda mais entre os modelos Pro e não-Pro do novo smartphone.

Com quase todos os smartphones de gama média a premium Android com uma alta taxa de atualização, a adição de um ecrã de 120Hz nos iPhones há muito que se fazia esperar. A maior taxa de atualização irá refinar ainda mais a experiência do utilizador e aumentar a suavidade da interface.

Os rumores também indicam que a Apple adicionou suporte ao modo Always-on Display (ecrã sempre ligado) em toda a série iPhone 13, semelhante à forma como a Apple o implementou no Apple Watch.

 

2. Design mais corpulento, baterias maiores

As séries iPhone 13 e iPhone 13 Pro serão mais corpulentas do que as suas antecessoras. Embora não se conheça claramente a profundidade do chassi, permitirá à Apple incluir baterias maiores e com mais energia nos próximos iPhones.

Uma fuga de informação sugere que o salto na capacidade da bateria será bastante visível, com o iPhone 13 Pro Max a apresentar uma enorme bateria de 4352mAh.

Para comparação, o iPhone 12 Pro Max apresenta uma bateria de 3687mAh. Da mesma forma, há rumores de que o iPhone 13 e o iPhone 13 Pro apresentam uma bateria de 3095mAh contra uma de 2815mAh encontrada no iPhone 12 Pro.

Ilustração do iPhone 13 Pro

O iPhone 13 mini também terá um incremento considerável na capacidade da bateria de 2406mAh, acima da célula 2227mAh encontrada no iPhone 12 mini.

Este salto considerável na capacidade da bateria deverá permitir que o iPhone série 13 dure visivelmente mais do que a série iPhone 12. A diferença deve ser especialmente visível nas redes 5G e quando os telefones são utilizados com mais empenho.

Para acompanhar as baterias maiores, também há rumores de que a Apple irá aumentar a velocidade de carregamento dos novos iPhones para 25W.

O MagSafe também vai ser melhorado no iPhone 13, com a utilização de ímanes mais fortes para oferecer uma ligação mais segura aos acessórios.

 

3. Notch menor

Não se espera que a série iPhone 13 venha com quaisquer alterações significativas no design. Para além do aumento da profundidade, não há rumores de que a Apple faça quaisquer outras alterações notáveis no design dos seus próximos iPhones.

Fotografias de modelos "de amostra" do iPhone 13 e imagens supostamente vazadas mostramque a colocação da câmara na parte de trás é diagonal, mas não há nada de mais relevante.

A Apple irá provavelmente oferecer o iPhone 13 e o iPhone 13 Pro em novas cores para os ajudar a destacarem-se da série iPhone 12.

A maior alteração no design da série 13 do iPhone será um notch menor... eventualmente! Os modelos "de amostra" do iPhone 13 revelam quão menor o notch irá ficar em comparação com a série 12 do iPhone.

Imagem de exemplos do iPhone 13

A empresa terá conseguido este ajuste recorrendo a sensores de identificação facial mais pequenos e empurrando a coluna do auscultador para a própria borda do ecrã.

Os utilizadores do iPhone há muito que querem um notch mais discreto, e a Apple vai finalmente dar-lhes isso com o novo smartphone de 2021.

 

4. Câmaras Maiores e Melhores

Os rumores sugerem que, este ano, a Apple irá utilizar sensores de câmara maiores em toda a série 13 do iPhone. Além disso, a empresa irá colocar em toda a linha sensores de estabilização de imagem, o que deverá ajudar a melhorar as fotos com pouca luz.

O sensor de estabilidade de imagem permitirá velocidades de obturação ligeiramente mais longas em tais cenários, ao suavizar eficazmente pequenos abanões.

Quanto ao maior sensor de câmara principal, não se sabe muito sobre o que aí virá. Um sensor maior deverá oferecer uma gama dinâmica melhor e ajudar a melhorar as fotografias com pouca luz.

O scanner LiDAR permanecerá exclusivo da série iPhone 13 Pro. Assim, todas as características associadas que esta tecnologia traz à experiência de utilização, como a maior velocidade de focagem automática em fotografias de baixa luminosidade, Retrato Noturno, entre outros mecanismos fotográficos, continuarão a estar exclusivamente disponíveis nos modelos mais caros.

O popular analista da atividade da Apple, Ming-Chi Kuo, afirmou que a câmara ultra-wide da série do iPhone 13 contará com uma lente f/1.8 mais larga com suporte de focagem automática.

 

5. Melhor desempenho, 5G mais rápido

A série iPhone 13 virá com o SoC A15 Bionic da Apple. Tal como todos os anos, o chip A15 deste ano deverá também estabelecer uma nova referência em termos de desempenho e eficiência.

A empresa de Cupertino deverá também concentrar-se em melhorar ainda mais o desempenho da Aprendizagem Automática e Inteligência Artificial, à medida que se tornam cada vez mais importantes.

Ilustração iPhone 13 com melhor 5G

A série iPhone 13 também apresentará um novo, mais rápido, e mais eficiente modem 5G da Qualcomm. Isto deverá ajudar os próximos iPhones a oferecer velocidades 5G mais rápidas enquanto consomem menos energia da bateria.

A Apple também planeia lançar a versão compatível mmWave 5G da série iPhone 13 em mais mercados. Não deverá apostar no mercado português por razões óbvias!

 

Espera-se o lançamento do iPhone 13 em setembro

A Apple atrasou o lançamento da série 12 do iPhone no ano passado devido às interrupções da cadeia de fornecimento causadas pela pandemia. Este ano, a empresa planeia manter o seu calendário habitual de lançamento dos novos iPhones e anunciá-los em setembro.

Contudo, uma vez que os casos COVID não estão completamente sob controlo, a Apple irá acolher um evento de lançamento virtual para a série 13 do iPhone, tal como tem acontecido desde o início da pandemia.

Fonte: Pplware.

Carta com 6 mil assinaturas pede que Apple não analise fotos


 Apenas quatro dias após anunciar que iria analisar fotos do iCloud para identificar abuso infantil, a Apple começou a receber uma enxurrada de críticas de usuários e especialistas de privacidade. O movimento culminou na criação de uma carta aberta de protesto, disponibilizada em site especial, endereçada diretamente à Apple e com mais de 6,2 mil assinaturas no momento do fechamento desta matéria.

Embora reconheça o caráter bem-intencionado das ações propostas pela empresa, visto que o tema constitui uma séria questão mundial, elas abrem um perigoso precedente no ecossistema que regula os direitos fundamentais de privacidade dos clientes. Por utilizar tecnologia de aprendizado de máquina, diz o documento, a iniciativa pode ser capaz de decodificar a criptografia de ponta a ponta.

O sistema idealizado pela Apple para proteger as crianças prevê o uso de um hash (algoritmo matemático) para comparar as fotos armazenadas pelos usuários no iCloud a um banco de dados de material de abuso sexual infantil (CSAM) já conhecido. O processo ocorre no próprio dispositivo antes do upload.

O que diz a carta aberta à Apple?

Citando especificamente, em seu início, as novas medidas tecnológicas para implantação em todos os dispositivos da Apple sob a égide “Proteções expandidas para crianças”, a carta afirma que a iniciativa poderia “transformar cada iPhone em um dispositivo que examina continuamente todas as fotos e mensagens que passam por ele para denunciar qualquer conteúdo questionável às autoridades”.

Os redatores do documento explicam que a tecnologia proposta pela empresa de Cupertino para implementar suas medidas protetivas depende de um tipo de infraestrutura expansível que não pode ser tecnicamente monitorada nem controlada. Dessa forma, não se trata apenas de privacidade, mas do risco de falta de responsabilidade, análise e reconhecimento de potenciais erros e falsos positivos.

Face ao exposto, os signatários exigem que a Apple interrompa imediatamente a implantação da tecnologia, emitindo uma declaração de compromisso com privacidade dos seus usuários.

Fonte: Tecmundo.