28 de mai. de 2020

iPhone 11 foi o celular mais vendido no 1º trimestre de 2020

De acordo com um relatório da Omdia, empresa de análise de dados, o iPhone 11 foi o celular mais vendido do primeiro trimestre de 2020. A Apple distribuiu 19,5 milhões de unidades de seu modelo mais básico em todo o mundo no período, enquanto o segundo lugar, ocupado pelo Samsung Galaxy A51, atingiu a marca de 6,8 milhões de unidades.
No primeiro trimestre de 2019, a Maçã dominava o ranking com 13,6 milhões de peças do iPhone XR vendidas globalmente. O lugar seguinte também pertencia à Samsung, mas com 6,4 milhões de unidades do Galaxy J4 Plus comercializadas. Veja o top 10 dos smartphones mais comprados nos três meses iniciais deste ano:
No ano anterior, a terceira posição da lista pertencia à Apple com o iPhone 8, porém, em 2020 observou-se a chegada da Xiaomi, devido às vendas positivas da popular série Redmi Note 8 (6,6 milhões de itens distribuídos). O mesmo se estende para o quarto lugar, o qual tem a variante premium, Redmi Note 8 Plus, dentre os aparelhos mais adquiridos.

Vendas e pandemia do coronavírus

O primeiro trimestre de 2020 foi marcado pelo impacto da pandemia do coronavírus em todo o setor mobile, sobretudo devido à pausa das operações de fornecedores chineses e fechamento de lojas físicas. Contudo a crise não se refletiu consideravelmente nas vendas do iPhone — afinal, não é possível saber se teriam sido ainda maiores em um cenário comum.
Em comparação ao primeiro trimestre de 2019, a Apple vendeu mais de sua variante básica (5,9 milhões extras) e teve quatro modelos dentre os mais adquiridos pelos consumidores. Isso totaliza 32,2 milhões de unidades distribuídas somente no início de 2020.
A Samsung, porém, demonstrou menos expressividade com os integrantes da série Galaxy S20, de modo que somente o Galaxy S20+ 5G esteve dentre os mais comercializados. Em 2019, as variantes premium Galaxy S10 e Galaxy S10+ figuraram nas sétima e oitava posições, respectivamente.
Variantes da série Galaxy S20 venderam menos do que Galaxy S10 em períodos comparativos.Variantes da série Galaxy S20 venderam menos do que Galaxy S10 em períodos comparativos.Fonte:  Unsplash 
A gigante sul-coreana obteve o total de 17,6 milhões de unidades vendidas, ou seja, desempenho inferior ao que a concorrente norte-americana atingiu apenas com o iPhone 11. Conforme a Omdia, o preço alto da série Galaxy S20 pode ter sido o motivo para o resultado negativo, em especial se considerado o valor mais acessível oferecido pela Maçã.
“O sucesso da Apple é resultado de sua estratégia de oferecer relativamente poucos modelos. Isso permitiu à empresa concentrar seus esforços em um pequeno número de produtos que atraem uma ampla seleção de consumidores e vendem em volumes extremamente altos”, explicou Jusy Hong, diretor de pesquisas de smartphones da Omdia.

Segmento 5G dominado pela Samsung

Segundo o relatório da Omni, a Samsung dominou as vendas mundiais de celulares 5G no primeiro trimestre de 2020. Três variantes de sua série principal estiveram dentre os cinco mais comprados: Galaxy S20+ 5G (primeiro lugar, com 3,5 milhões), Galaxy S20 5G (quarto lugar, com 2,4 milhões) e Galaxy S20 Ultra 5G (quinto lugar, com 2,3 milhões).
As demais posições foram ocupadas pela Huawei, através da série Mate 30 5G (segundo lugar, com 2,9 milhões) e Mate 30 Pro 5G (terceiro lugar, com 2,3 milhões). A empresa de análise de dados prevê que o próximo ranking da categoria seja dominado pelas principais fabricantes chinesas, devido à reabertura rápida das operações de fornecedores, após a contenção local do coronavírus.

Fonte: Tecmundo.

Zoom na TV? Se tiver uma Apple TV saiba como pode fazê-lo

As plataformas de videoconferência deram um salto enorme em popularidade durante os períodos de confinamento. Além do teletrabalho, estas plataformas passaram também a fazer parte do dia a dia de milhões de estudantes. No entanto, para quem acha que os dispositivos (ex. smartphone, PC) têm um ecrã muito pequeno para ver este tipo de conteúdos porque não usar a TV?
Se tem uma  Apple TV, saiba como ter o Zoom na sua TV.
Zoom na TV? Se tiver uma Apple TV saiba como pode fazê-lo
A Apple TV é simplesmente um equipamento fantástico criado pela gigante de Cupertino.  Esta é provavelmente uma das melhores set-top box que pode comprar e para quem tem outros equipamentos Apple passa a ter um verdadeiro ecossistema. Poder, elegância, versatilidade… são algumas das características desta “pequena caixa” que faz muita coisa!

Como ter o Zoom na TV via Apple TV

Uma das características da Apple TV é o suporte para AirPlay. Este protocolo de comunicação é um recurso que permite que os utilizadores reproduzam conteúdos multimédia, como vídeos e músicas, a partir de dispositivos iOS na Apple TV. O mais incrível é que tudo funciona quase de forma transparente e com uma simplicidade incrível.
Para começar devem iniciar, por exemplo, no iPhone começar por projetar o ecrã numa TV. Para isso basta ir à Central de Controlo e selecionar a opção Projeção de ecrã.  Depois é só selecionar o nome da Apple TV para que os conteúdos do iPhone sejam projetados na Apple TV.

E basicamente é isto! Simples não é? A qualidade é excelente, a sincronização também e tudo funciona sem grandes complicações. De referir que tal funcionalidade pode ser usada pelas mais diversas apps (ex. Google Meet, Facetime… seja no iPhone, seja no iPad ou até mesmo no Mac.
Fonte: Pplware.

iPhone 12 ainda nem foi lançado e já há rumores sobre as câmaras do iPhone 13

O iPhone 12 deverá chegar no início do outono, mas são muitos os rumores que já circulam pela Internet, que fazem prever com grande grau de certeza aquilo que a Apple estará a preparar. Relativamente às câmaras, sabe-se que o futuro iPhone virá com uma câmara LiDAR, mas pouco mais era avançado.
Agora, curiosamente, surgem rumores relativos às câmaras traseiras mas do iPhone 13… Não será cedo demais?
iPhone 12: serão assim as câmaras do futuro smartphone da Apple?
A próxima geração do iPhone chega ainda em 2020, no outono, e muito se tem escrito sobre este modelo. Espera-se que venha a ter um ecrã com uma taxa de atualização de 120Hz e que o modelo maior poderá vir a ter um ecrã de 6,7″. Especula-se ainda que o iPhone 12 Pro venha a ser 5G e que a sua bateria seja de 4400 mAh.
Um notch menor, sistema TrueDepth melhorado, e ainda câmara com tecnologia LiDAR, são apenas mais alguns pormenores relacionados com o próximo iPhone.
Quanto às câmaras do iPhone 12, estranhamente, muito pouco foi ainda avançado além do pormenor da tecnologia LiDAR. Na imagem abaixo vislumbra-se um pouco de como poderá ser a configuração destas câmaras. Supõe-se ainda que a câmara ultra grande angular tenha 64 MP e que a telefoto permita fazer zoom ótico até 3x. Mas pouco mais se sabe…

Antes do iPhone 12, o iPhone 13

Parece um pouco precoce, no entanto, começam já a surgir rumores em torno do iPhone de 2021, o iPhone 13. O utilizador do Twitter Fudge, que tem por hábito divulgar alguns rumores relacionados com Apple, partilhou ontem dois tweets que, aparentemente, dão pormenores das câmaras do iPhone 13.
The supposed layout, but this early on could mean nothing for 13 series final design so take with 🧂
Ver imagem no Twitter
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Na primeira publicação, revela um esboço de uma possível apresentação das câmaras na traseira do iPhone. Logo em seguida, um novo tweet com as especificações associadas.
Assim, o módulo de câmaras do iPhone 13 deverá ser composta por:
  • 64 MP grande angular com zoom digital até 6x 
  • 40 MP telephoto com zoom ótico de 3x a 5x e zoom digital de 15 a 20x
  • 64 MP lente anamórfica para capatação de vídeo 
  • 40 MP ultra grande angular com zoom ótico reverso
  • LiDAR 4.0
The *alleged* plans For D6x (13 series) cameras

•Wide 1x optical zoom (6x digital zoom) 64mp
•Telephoto 3x-5x optical zoom (15-20x digital zoom) 40mp
•64mp anamorphic lens (2.1:1)
•0.25x min ultra wide (optical reverse zoom) 40mp
•Li-Dar 4.0

Huuuuugggeeeee amount of 🧂
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Segundo o próprio utilizador do Twitter, estas informações devem ser olhadas com cautela, sendo ainda muito cedo para tantos pormenores. Os planos da Apple até podem estar a ser traçados neste sentido, no entanto, ainda muito pode ser aprimorado até ao lançamento em 2021. Agora as atenções devem estar focadas no iPhone 12.
Fonte: Pplware.

iPhone 11 terá sido o smartphone mais popular do primeiro trimestre de 2020

O mercado dos smartphones tem estado a atravessar um período menos positivo. As vendas decresceram e estão em valores muito baixos, face ao que era normal para esta altura do ano. As razões são óbvias e estão igualmente associadas à COVID-19.
Ainda assim, e de acordo com os dados mais recentes, a Apple poderá ter uma nova vitória neste período conturbado. O iPhone 11 terá sido o smartphone mais popular do primeiro trimestre de 2020.
iPhone 11 Apple mercado smartphone popular

Excelentes notícias para a Apple

Os dados da Omdia Research, uma consultora do mercado, apontam para um dado novo e que é sobretudo muito positivo para a Apple. Segundo o que foi revelado, o seu último modelo de smartphone lançado terá conseguido bater toda a concorrência no início de 2020.
A informação revelada mostra que o iPhone 11 terá sido o smartphone mais popular do primeiro trimestre de 2020. Estes números tornam-se ainda mais importantes nesta altura problemática e, em especial, por conseguirem bater os números do mesmo período de 2019.
iPhone 11 Apple mercado smartphone popular

iPhone 11 é o smartphone mais popular

Ao todo foram 19,5 milhões de unidades deste smartphone que a Apple terá colocado no mercado neste primeiro trimestre de 2020. Na posição abaixo, ainda que longe, temos o Galaxy A51 da Samsung, que viu chegar ao mercado 6,8 milhões de unidades.
Na terceira posição temos o Redmi Note 8 da Xiaomi, que lançou no mercado 6,6 milhões de smartphones deste modelo. Ao todo, a Apple e a Samsung conseguiram ter 4 dos 10 smartphones mais vendidos no mercado.
iPhone 11 Apple mercado smartphone popular

No 5G também o mercado está a crescer

No campo do 5G, temos de dar destaque ao domínio da Samsung e da Huawei. A série S20 conseguiu ter um total de 8,2 milhões de novas unidades colocadas no mercado. Do lado da Huawei temos o Mate 30 5G, com 2,9 milhões de unidades, e o Mate 30 Pro 5G, com 2,7 milhões de unidades.

Estas são excelentes notícias para o mercado que, afinal, parece ter conseguido sofrer menos que o previsto. Em especial, temos a Apple a conseguir dominar o mercado com o iPhone 11 e, no campo do 5G, excelentes números para a Samsung e para a Huawei.
Fonte: Pplware.

Samsung desempenhará um papel crucial na produção do iPhone 12

A Apple está já a preparar o iPhone 12 e não tem como se livrar da Samsung, já que a empresa de Cupertino quer garantir no seu novo iPhone o melhor ecrã alguma vez lançado no mercado. Conforme está a ser referido, a empresa sul-coreana terá um papel importante no fabrico do iPhone de última geração, pois garantiu a maioria dos pedidos de ecrãs OLED para este novo topo de gama da Apple.
A Apple tem trabalhado com a Samsung com ecrãs OLED no iPhone desde o iPhone X, mas não está só, há outras igualmente poderosas neste mercado.
Imagem iphone 12 concept com ecrã OLED Samsung

iPhone 12 poderá ter a maior atualização desde há muitos anos

Segundo um relatório publicado hoje, a Samsung irá novamente fornecer ecrãs OLED para os topo de gama da Apple. Apesar de não ser a única fabricante e fornecedora de ecrãs para a empresa de Tim Cook, esta tem capacidade de produção que, provavelmente, nenhuma outra tem.
O mercado espera que a Apple lance o que os seus seguidores há muito têm solicitado, o formato mais retilíneo do chassi do iPhone. Basicamente, os clientes e utilizadores da marca querem que a Apple combine o chassi do iPhone 5 com o tamanho do iPhone 11 Pro e 11 Pro Max. Assim, poderia tirar partido das linhas elegantes com um ecrã fantástico. Claro, ainda se espera que tenha 5G!
Como tal, aqui entra a Samsung nos planos, ao servir os seus ecrãs de grandes dimensões na tecnologia diodo orgânico emissor de luz (OLED).
Imagem do provável iPhone 12 da Apple

Samsung: frenemy de longa data da Apple

Embora o fornecedor Samsung receba a maioria dos pedidos dos ecrãs, não será a única empresa a ser abordada pela gigante americana. Tanto a LG Display quanto a BOE Technology partilharão os “pedidos restantes”, de acordo com o Digitimes. O relatório paywalled não fornece uma proporção exata da divisão do pedido.
A Samsung faz ecrãs há muito tempo para os iPhones. A empresa foi a única fabricante de displays OLED da Apple a partir do iPhone X, em 2017. Mais recentemente, a Apple expandiu a sua cadeia de fornecedores para incluir LG e BOE como fabricantes deste componente nos seus smartphones.
É importante referir que a Apple já trabalha com a LG em ecrãs, nos computadores, por exemplo, há muitos anos. Contudo, a LG Display só foi adicionada em 2018 ao segmento iPhone, enquanto a BOE entrou no ano passado.

Mas qual a razão da Apple comprar a vários?

Conforme temos vindo a perceber, desde há vários anos, a empresa não quer estar “na mão” de um só fornecedor naquilo que não controla o desenvolvimento e produto final. Como tal, adicionar outros fabricantes à mistura não é necessariamente um desdém para a Samsung. Em vez disso, permite que a Apple partilhe o risco do fabrico entre vários fornecedores.
Se a Samsung tiver um problema, a Apple ainda possui ecrãs da LG e BOE que podem ser usados. Isso também significa que a Apple pode espremer as margens a seu favor. Por exemplo, na época em que adicionou a LG Display à sua lista de fornecedores de ecrãs OLED,  a Apple supostamente pediu à Samsung para reduzir o preço deste componente, o que resultou, na altura, num desconto de 9%.
Com o iPhone 12, também pode ser que a Samsung não tenha capacidade para oferecer tudo o que a Apple deseja. De acordo com um relatório de Jon Prosser, as unidades do iPhone 12 deste ano serão os primeiros iPhones a usar ecrãs OLED para todos os modelos. Nos últimos anos, a Apple produziu iPhones OLED e LCD. A Samsung – provavelmente não por coincidência – disse que deixará de fabricar ecrãs de LCD até o final de 2020.
Imagem iPhone 12

Samsung é parceira ou concorrente?

O facto de a Apple continuar a confiar na Samsung muitas vezes surpreende os observadores de tecnologia. Conforme pode ser lido no livro Samsung Rising, a Samsung frequentemente posiciona a Apple como a sua rival número um. Mas a Apple, por sua vez, continua a possibilitar à Samsung ganhar dinheiro com os dispositivos Apple. Este acordo, embora não seja o ideal, é adequado a ambas as partes. Vale ressaltar o facto de que a Samsung Display é uma parte diferente da empresa da divisão Samsung que fabrica telefones.
O Samsung Display tem capacidade para produzir as quantidades exigidas pela Apple. Enquanto isso, a capacidade de fornecimento da Samsung ajuda a Apple. A empresa de Cupertino tira muito proveito dessa capacidade e colhe, como temos visto, os seus lucros ano após ano. A marca tem o maior sucesso no mundo da tecnologia, mas tem presente que, para isso, precisa dos seus “concorrentes e amigos”.
De acordo com um relatório de há alguns anos, os caros painéis de ecrã OLED da Samsung significam que a Apple consegue gerar mais 100 dólares em cada unidade de iPhone fabricada.

Fonte: Pplware.