10 de abr. de 2023

iOS: Apple corrige vulnerabilidades em iPhones, iPads e Macs antigos


 A Apple lançou uma importante atualização de segurança para os iPhones que não receberam o iOS 16, nesta segunda-feira (10), corrigindo vulnerabilidades que podem ter sido “exploradas ativamente”. Versões antigas do iPad e do Mac também ganharam proteção contra as duas falhas.

De acordo com a Maçã, uma das brechas corrigidas pelo iOS 15.7.5 é a “IOSurfaceAccelerator”, capaz de possibilitar a execução de um código arbitrário com privilégios de kernel. O relatório indica a resolução do problema de gravação fora dos limites com a validação de entrada aprimorada.

Já a vulnerabilidade do WebKit permite que o processamento de conteúdos da web criado com códigos maliciosos leve a execuções arbitrárias, colocando os aparelhos afetados em risco. Neste caso, a solução chegou com aprimoramentos relacionados ao gerenciamento de memória.

Além da atualização do iOS nos iPhones antigos — modelos 6s, 7 e SE de 1ª geração — em versões anteriores do iPad — iPad Air 2, iPad mini (4ª geração) — e no iPod touch (7ª geração), também foram disponibilizados o macOS Big Sur 11.7.6 e o macOS Monterey 12.6.5. Eles corrigem as mesmas vulnerabilidades citadas.

Ausência de novos recursos

Segundo a gigante de Cupertino, a instalação destas atualizações é recomendável para todos os usuários que tenham dispositivos compatíveis. Se você possui um iPhone, iPad ou Mac mais antigo, assim como um iPod touch, vá às configurações do sistema e verifique a disponibilidade do update.

No caso dos iPhones, iPads e iPods, a atualização do iOS pode ser feita seguindo o caminho Configurações > Geral > Atualização de software, baixando a compilação 19H332. Nos Macs, vá em Preferências do Sistema > Geral > Atualização de Software para verificar as compilações 20G1231 (Big Sur) ou 21G531 (Monterey).

A Apple diz que as atualizações trazem somente aprimoramentos de segurança, sem incluir novos recursos para os dispositivos.

Fonte: Tecmundo.


iPhone 15 Pro: Imagens mostram novo design e USB-C


 A nova linha de smartphones da Apple só vai chegar em setembro, mas já dá para ter uma ideia de como vai ser o modelo top de linha, o iPhone 15 Pro. Vários detalhes do celular foram vazados, revelando o design do aparelho.

Logo de cara, será possível observar o aumento no tamanho das câmeras do smartphone. As lentes mais salientes no modelo iPhone 15 Pro Max será menor do que no Pro, por causa do periscópio. A certeza mesmo é de que a Apple prepara uma melhoria na qualidade do recurso.

Também por fora, é possível notar a troca do cabo do carregador. Em todos os modelos da família, a Apple vai colocar o USB-C, com um revestimento de metal e textura com nervuras.

O outro detalhe fica por conta dos botões laterais do iPhone 15 Pro. Eles serão hápticos e vão emular a pressão de um tradicional, com a atual chavinha de colocar o celular no mudo trocada por um botão sólido.

Na tela, o usuário vai ver entalhes menores. Uma grande novidade visual é a mudança na armação de titânio, com bordas mais arredondadas, e uma suavidade maior na transição dos vidros para as laterais.

O iPhone 15 Pro deve ser levemente menor que o seu irmão mais velho, o 14 Pro. As medidas vazadas são 70,46 milímetros por 146,47 mm e espessura de 8,24 mm. O modelo também vai chegar para os consumidores em mais um tom, vermelho escuro, junto aos já conhecidos branco, preto e dourado, mas eliminando o roxo.

Fonte: Tecmundo.



iPhone 14, Galaxy S23 ou Pixel 7: Qual desvalorizou mais?

 O mercado dos smartphones está carregado de equipamentos de grande qualidade. Exemplos como o iPhone 14 da Apple, Samsung Galaxy S23 ou Pixel 7 da Google mostram bem o nível da oferta aos dias de hoje. Contudo, uns equipamentos perdem muito mais rapidamente o seu valor de mercado que outros. Isso poderá ser penalizador para quem quer usar, vender e comprar um novo. Destes três qual será o que tem menos desvalorização após o seu lançamento?

Imagem iPhone 14, Galaxy S23 e Pixel 7

Gama Samsung S23 desvaloriza quase 1,5 vezes mais do que a gama iPhone 14

À imagem do que já foi feito no passado, a empresa americana sellcell compilou informação de mercado e produziu um relatório onde detalha a depreciação nos principais smartphones da Apple, Samsung e Google. A manter a tradição, a gama do iPhone 14 é a que retém o maior valor. Já no caso da nova linha S23 da Samsung, o valor cai 40% na revenda e os dispositivos Google Pixel 7 perdem 48% em função dos preços médios do iPhone 14.

Embora os dispositivos iPhone 14 e Pixel 7 estejam disponíveis há cerca de meio ano, os prazos de depreciação de um e dois meses foram os escolhidos, já que a série Samsung Galaxy S23 acabou de chegar em fevereiro.

 

Qual vale mais depois de 2 meses de mercado: iPhone 14, Galaxy S23 ou Pixel 7?

Para a depreciação média nas linhas de smartphones (na condição “como novo”), os iPhones mais recentes tiveram uma queda de valor de 32,3% no primeiro mês, em comparação com 41,1 e 43,1% para as médias dos dispositivos Galaxy S23 e Pixel 7, respetivamente.

Após dois meses, o estudo descobriu que os valores do iPhone realmente melhoraram, enquanto os valores do Galaxy e do Pixel continuaram a cair.

A comparação de dois meses mostrou que os iPhones perderam 31% do valor em comparação com 43,3% e 45,9% para as médias dos dispositivos Galaxy S23 e Pixel 7.

O relatório também revelou a depreciação para cada modelo específico de iPhone 14, Galaxy S23 e Pixel 7 para os períodos de um e dois meses em condições “Como Novo” e “Bom”.

Entre os dispositivos iPhone 14, o 14 Pro Max 128 GB em estado de novo teve uma depreciação impressionante de apenas 13,6% após dois meses.

O Galaxy que teve a menor depreciação foi o S23 Plus 256 GB em 36,4% e o dispositivo do Google que teve a menor queda no valor foi o Pixel 7 Pro 128 GB em 39,4% de depreciação.

Enquanto a linha do iPhone 14 manteve um valor muito melhor do que a concorrência, o relatório destaca que a linha do iPhone 13 conseguiu sair-se ainda melhor. Isto é, o iPhone do ano passado perdeu apenas uma média de 23,4% do valor após dois meses, em comparação com os 31% que a linha do iPhone 14 teve em média.

 

iPhone continua a ser o dispositivos mais valioso

Apesar do Samsung Galaxy S23 ter recuperado um pouco, ainda não conseguiu superar o iPhone 14. Nem os esforços da Google com o Pixel 7. Mesmo assim, vimos como o alcance do iPhone 14 não tem estado à altura do desempenho do iPhone 13, perdendo mais 5,7% do seu "Manufacturer's Suggested Retail Price" ou MSRP (em português Preço de revenda sugerido pelo fabricante) no prazo de seis meses. No entanto, com a Samsung a apostar cada vez mais na perseguição ao valores do iPhone, será que podemos ver uma viragem na sorte quando a marca lançar a sua próxima geração de smartphones?

Resta-nos esperara para ver. Por agora o iPhone mantém a sua coroa como o dispositivo que detém e retém o seu valor melhor do que qualquer outro.

Fonte: Pplware.

Dica: Proteja a aplicação do banco no seu iPhone contra ladrões

 A dica de hoje é um complemento às várias sugestões de segurança que já escrevemos para blindar o seu iPhone. A Apple tem percebido que o crime está a tentar contornar a segurança dos códigos de acesso e dá ao utilizador novas armas para combater os ladrões. Hoje vamos usar um atalho "mágico".

Imagem app Atalhos para criar armadilha contra ladrões

Armadilhar o iPhone contra ladrões

Já falamos algumas vezes que o iPhone tem vários sistemas de segurança para proteger o utilizador, os seus dados e até os seus bens. Recentemente deixamos um guia muito completo como uma segunda e talvez terceira camada de proteção ao próprio equipamento e a aplicações que o utilizador veja que são mais "suscetíveis de ataque".

Também referimos há umas semanas, com o lançamento do iOS 16.4, que a aplicação Atalhos estava agora a fornecer um atalho muito interessante, para bloquear o ecrã principal. Com essa novidade, hoje vamos voltar a mostrar como se pode proteger aplicações, de forma individual, para "maltratar" os criminosos que possam roubar o seu iPhone em modo desbloqueado.

Com estas ferramentas, podemos fazer bullying com o ladrão. Isto porque a primeira coisa que ele vai fazer com o iPhone desbloqueado é colocar em Modo de voo. Nessa altura o iPhone salta para o ecrã bloqueado. Vamos a isso?

 

Ativar o bloqueio do ecrã se o iPhone passar ao Modo de voo

  • Abra a app Atalhos;
  • Vá à barra de rodapé e escolha Automação;
  • Dentro da Automação escolha o sinal + (mais) no canto superior direito;
  • Clique no botão Criar automação;
  • Escolha na lista a opção Modo de voo;
  • Deixe a opção "É ativado" marcada e clique em Seguinte;
  • Agora escolha Adicionar ação;


  • Nesta janela, use a barra de pesquisa para procurar Ecrã bloqueado;
  • Com a opção Bloquear o ecrã já selecionado, clique na opção Seguinte;
  • Na janela seguinte deverá retirar a opção Perguntar ao executar. Confirme no popup Não perguntar;
  • Agora sempre que alguém tentar ativar o Modo voo, ou sabe a palavra passe de acesso ao iPhone ou... nada feito.

    Pronto. Esta opção poderá salvaguardar mais uma tentativa dos larápios tentarem calar o seu iPhone de comunicar consigo em caso de furto com o ecrã de bloqueio desarmado. É uma dica simples mas pode ser importante em vários cenários.

    Caso queira desativar este atalho, basta ir à lista de atalhos e apagar o mesmo.

    Fonte: Pplware.



  • O primeiro Face ID debaixo do ecrã chegará com o iPhone 17 Pro

     A Apple não deixará de ter nos seus dispositivos o Face ID, pelo menos nos próximos anos. Muito seguro, único na indústria, este sistema "peca" por ter uma presença intrusiva no smartphone. Na era do ecrã infinito, as vozes dos fãs da marca apontam para uma evolução, colocar este módulo debaixo do ecrã. Mas... quando irá a Apple fazer esta alteração? Há quem arrisque uma data!

    Ilustração do iPhone 17 Pro sem Dynamic Island e Face ID debaixo do ecrã

    iPhone 17 Pro já terá Face ID debaixo do ecrã?

    A Apple só ainda não colocou o Face ID "escondido" debaixo do ecrã por implicações técnicas. Prefere sacrificar uma zona do telefone, que até já lhe deu uma nova roupagem, a Dynamic Island, do que não ter o seu guardião da identidade do utilizador.

    Apesar desta realidade, os rumores apontam para trabalhos da empresa de Cupertino na direção do fim do notch. Claro, há rumores e rumores. Dependendo de qual parte da cadeia de fornecimento vem a informação, bem como o histórico de "fugas" obtidas pelo analista que a publica, podemos dar mais ou menos importância à informação.

    Ross Young é um conhecido "leaker" dos produtos da maça, que publicou o roteiro da Apple com os seus iPhones até 2027 há alguns dias, diz que poderemos ver o primeiro Face ID integrado debaixo do ecrã no iPhone 17 Pro.

    Os seguidores da marca veem há vários anos renders de conceito sem o notch. No entanto, a Apple passou uma mensagem importante ao trazer a Dynamic Island. Nenhuma empresa investe recursos num sistema para o "deitar fora" um ou dois anos depois. E a Apple não é dessas, como nos diz a história!

    Se houve e continua a haver novidades neste ilha que "esconde" os sensores do Face ID, isso quer dizer que estará por cá mais uns anos.  Poderemos prever que o futuro do iPhone será um ecrã limpo, sem qualquer elemento intrusivo, um chassis sem portas físicas e uma estrutura praticamente uniforme. No entanto, até chegarmos lá, os degraus têm de ser subidos.

    O futuro do notch

    Nas informações, supostamente verídicas e tidas como "fugas", partilhadas pelo "leaker" na sua conta no Twitter, é mostrado o roteiro do iPhone em torno de dois elementos: o Face ID e a câmara frontal.

    Dois elementos que gravitam em torno do painel do ecrã sensível ao toque e das diferentes tecnologias necessárias para evitar a remoção da Dynamic Island para inserir a câmara e os sensores de identificação facial sob o ecrã.

    Se analisarmos a imagem, podemos destacar o seguinte:

    • O iPhone 15 (2023) e o iPhone 16 (2024) não irão incorporar nenhuma novidade exceto a entrada da Dynamic Island nos modelos mais baratos do iPhone 15.
    • O iPhone 17 Pro (2025) será o primeiro iPhone a incorporar o Face ID sob o ecrã, ficando apenas um orifício para a Câmara TrueDepth. Contudo, nos modelos padrão do iPhone 17 ainda terão a Dynamic Island.
    • Não será até o iPhone 19 (2027) que os modelos padrão receberão o Face ID debaixo do ecrã e o orifício para a Câmara TrueDepth. Enquanto os modelos Pro do iPhone 19 integrarão a Câmara TrueDepth e os sensores do Face ID debaixo do ecrã, deixando um painel infinito apenas para ecrã.
    • O modelo padrão do iPhone 17 também incorporará as funções ProMotion que os modelos Pro do iPhone atual já possuem.

    Apesar de ser algo "esperado", porque é a conhecida política da Apple a funcionar, esta diagrama poderá sofrer alterações. Até porque o próprio Face ID está a evoluir. Portanto, mesmo fazendo estas previsões, só nos resta esperar e acompanhar o que a gigante americana tem na mente para disponibilizar ao mercado.

    Fonte: Pplware.