6 de abr. de 2021

Nova Apple TV poderá ter suporte para vídeo de 120 Hz, diz iOS 14.5

 A Apple lançou a última Apple TV 4K, em 2017. Desde então todos os anos, praticamente, surgem rumores de uma nova versão. Mas a Apple tem feito render o hardware sempre com novo software. Desde há mais um ano que ouvimos novos rumores sobre a próxima geração deste gadget de TV, e embora tenham sido encontradas mais provas, os planos da Apple para a sua box continuam desconhecidos. Contudo, no código da versão beta recente do tvOS 14.5, foram encontradas referências ao suporte de 120Hz.

A box atual não suporta esta taxa de atualização de imagem. Logo, associando as próximas novidades a lançar com esta informação, a Apple poderá estar a preparar um novo dispositivos este segmento de TV.

Poderá estar a caminho uma nova box de TV

A Apple TV é um dispositivo que a Apple tem equipado com novos recursos. Além de um sistema operativo próprio, de uma loja de apps, de funcionalidades gaming e de um alargado cardápio de conteúdos, com a plataforma Apple Tv+, a box é cada vez mais interessante para os operadores, como é o caso da MEO e na NOS que têm já lá dentro a sua app e conteúdos.

Assim, aprofundando as possíveis novidades, foram descobertas múltiplas referências a “120Hz” e “suporta120Hz” adicionadas ao PineBoard da tvOS na última versão beta. Para os não familiarizados com o assunto, PineBoard é o nome interno do sistema que controla a interface da Apple TV, semelhante ao SpringBoard no iPhone e iPad. Estas referências sugerem fortemente que a Apple está pelo menos a testar internamente um modo de 120Hz para a Apple TV.

 

Apple TV 4K não suporta 120 Hz

É importante salientar, contudo, que a atual box 4K não suporta 120Hz – mesmo com uma atualização de software. Isto porque a Apple TV da geração atual está equipada com uma porta HDMI 2.0, que está limitada a uma resolução de 4K a 60Hz. Para permitir uma resolução de 4K a 120Hz, é necessária uma porta HDMI 2.1.

Imagem Apple Tv 4K com YouTube

Com uma taxa de atualização mais elevada, a interface seria muito mais suave – e os jogos também poderiam beneficiar desta tecnologia. Isto, naturalmente, exigiria também uma televisão compatível com 120Hz.

Em 2019, surgiram rumores que um novo modelo de Apple TV com uma porta HDMI 2.1 estava em desenvolvimento. Aliás, falou-se mesmo numa Apple TV 11,1) que chegaria com chip A12. No entanto, mesmo havendo referências sobre este modelo no tvOS 13,4 beta, a empresa de Cupertino nunca avançou com este produto.

Mais recentemente, a Bloomberg relatou estará no bom caminho o desenvolvimento de uma nova box que será lançada neste ano de 2021. Posteriormente, surgiram, conforme vimos, informações que a Apple estaria a desenvolver um novo controlo remoto, apesar de haver outras informações que dizem ser apenas cooperação com empresas de TV por cabo para um controlo remoto universal que funciona com a Apple TV.

Portanto, há algum fumo, mas ainda não é nada seguro nem tão pouco oficial.

Fonte: Pplware.

Dica: Ative e desative a Poupança de energia do Apple Watch

 O Apple Watch ao longo dos anos tem aumentado a sua preponderância num mercado cada vez mais forte. Hoje, este gadget é visto como um dispositivo atento à saúde das pessoas, vigilante dos sinais vitais e um “parceiro” ativo do iPhone. No que toca à bateria, a Apple tem melhorado a disponibilidade, apesar de ainda termos de o carregar pelo menos a cada dois dias. Se estiver em viagem, há um truque para prolongar por mais algum tempo a vida do smartwatch, recorrendo à Poupança de energia.

A nossa dica de hoje pretende ensinar a ativar e a desativar o modo Poupança de energia no Apple Watch.

Imagem Apple Watch da Apple a gerir a bateria em modo Poupança de energia

Esta é uma dica que poderá ajudar as pessoas a prolongar a energia do Apple Watch em situações em que não é possível carregar o mesmo. Se vai numa viagem e está ainda longe de poder ligar o carregador, se se esqueceu de o carregar e a bateria está quase drenada, poderá ativar este modo.

 

Verificar a carga da bateria

Antes de mais a nossa sugestão é que passe os olhos por

um menu que provavelmente nunca visitou. Vamos

verificar o nível de carga da bateria do Apple Watch.

Para isso, podemos usar várias formas:

  • Passe o dedo para cima no mostrador para abrir a Central de controlo e ver a percentagem de bateria.
  • Em determinados mostradores, pode adicionar uma complicação de bateria.
  • No iPhone, pode adicionar um widget de bateria para mostrar qualquer Apple Watch ligado.
  • Quando o smartwatch estiver a carregar no Modo noturno, toque no botão de carregamento  para verificar a percentagem de bateria.

Utilizar a Poupança de energia

A Poupança de energia permite-lhe ver as horas no Apple Watch ao mesmo tempo que preserva a duração da bateria. Assim, enquanto o Apple Watch estiver no modo Poupança de energia, prima o botão lateral para que a hora atual seja apresentada. No modo Poupança de energia, o Apple Watch e o iPhone não se comunicam e não pode aceder a outras funcionalidades do relógio.

Apesar de ser uma opção de recurso, algumas pessoas usam esta função quando têm pouca bateria e, num voo de algumas horas, colocam o Apple Watch neste modo. Esta opção pode ser utilizada em qualquer altura, mas o próprio Apple Watch sugere-a quando a bateria atingir os 10%. Então o relógio avisa e pergunta se pretende utilizar a Poupança de energia.



O relógio entra automaticamente no modo de Poupança de energia se a bateria estiver muito fraca e o ícone de bateria com pouca carga  é apresentado ao lado das horas.

Para ativar a Poupança de energia:

  1. Passe o dedo para cima no mostrador do relógio para abrir a Central de controlo.
  2. Toque na percentagem da bateria.
  3. Arraste o nivelador Poupança de energia e, em seguida, toque em Continuar.

Desativar a Poupança de energia

  1. Mantenha premido o botão lateral até ver o logótipo Apple.
  2. Aguarde até que o Apple Watch reinicie. Poderá ter de carregar o Apple Watch primeiro.

Portanto, com esta dica poderá realmente gerir melhor a bateria em determinados momentos, se não tiver acesso ao carregador. Além disso, esta opção, Bateria, tem outras informações que podem ser interessantes explorar. Fica a sugestão.


Fonte: Pplware.


Clubhouse: o negócio começou! Já se pode enviar dinheiro aos criadores

 A aplicação Clubhouse, um exclusivo do iOS, é um sucesso no universo dos negócios onde se tenta partilhar muito conhecimento e experiências. É evidente que tem salas para todos os temas e interesses e, até agora, tudo era feito gratuitamente. 

O crescimento do serviço fazia prever a monetização e os pagamentos já estão disponíveis. Segundo a Clubhouse, o dinheiro é direcionado integralmente aos criadores.

Clubhouse: o negócio começou! Já se pode enviar dinheiro aos criadores

A app Clubhouse tem-se revelado muito importante na criação de comunidades e partilha de conhecimentos. Os criadores e a própria audiência estão juntos numa sala onde, gratuitamente, falam dos temas que dominam passando o seu conhecimento para os que estão a ouvir.

Como qualquer negócio de sucesso, há então que o rentabilizar. Por isso, os programadores da app acabaram de adicionar uma novidade ao serviço. Assim, para que os criadores sejam beneficiados pela partilha dos seus conhecimentos, terão então à disponibilidade uma espécie de sistema de donativos.

Assim, os ouvintes poderão enviar dinheiro aos criadores.

Clubhouse Payments – o negócio começou

Com o Clubhouse Payments os criadores podem começar então a monetizar o seu trabalho. Para já, o recurso de enviar dinheiro apenas está disponível para um pequeno grupo de testes, sendo ajustado conforme o feedback recebido, de forma a diponibilizá-lo o mais rapidamente possível a todos.

Basicamente, para enviar dinheiro a um criador, basta clicar no seu perfil e selecionar a opção “Enviar dinheiro”. Esta opção deverá estar disponível para criadores certificados e não para qualquer pessoa.

Depois, basta escolher o montante a enviar (registando, inicialmente, um cartão de crédito) e proceder ao envio.

Segundo a Clubhouse, o dinheiro será enviado na totalidade para o criador, não havendo qualquer percentagem alocada à Clubhouse. Haverá, no entanto, uma taxa (não divulgada) de processamento da transação para a empresa de pagamentos Stripe, que estará a assegurar o sucesso das transações.

Fonte: Pplware.