23 de mar. de 2020

Apple vai doar milhões de máscaras aos profissionais de saúde da Europa e EUA

Face à crise que estamos a viver devido à COVID-19, percebemos que o material começa a escassear nos Hospitais. Para colmatar a falta de recursos, Tim Cook anunciou que a Apple vai doar milhões de máscaras ao sistema de saúde da Europa e EUA.
Este é um gesto de solidariedade partilhado já por outras empresas, tal como a Xiaomi que doou também máscaras para a Espanha e outros países afetados.
Este é um momento de união, em que todos temos que colaborar e fazer a nossa parte para que, como diz a célebre frase do arco-íris, todos fiquemos bem.
Assim, surgem algumas notícias que mostram bem a solidariedade de algumas empresas e entidades. Por exemplo a Xiaomi doou máscaras para a Espanha e os politécnicos portuguesestambém se uniram para desenvolver ventiladores para os hospitais.

Apple vai dar milhões de máscaras para o sistema de saúde dos EUA e da Europa

A Apple também está a mostrar a sua veia solidária ao contribuir com recursos que estão em falta nos hospitais.

Através da sua conta oficial do Twitter, o CEO da Apple Tim Cook, anunciou que a empresa de Cupertino vai doar milhões de máscaras para os trabalhadores do sistema de saúde da Europa e dos EUA.
O anúncio foi feito durante o dia de ontem, e Cook diz que as equipas da Apple estão empenhadas em ajudar com recursos todos os profissionais de saúde que se encontrem na luta contra o COVID-19.
Imagem de Tim Cook, CEO da Apple
Tim Cook – CEO da Apple
Esta declaração vem confirmar o que anteriormente, nesse dia, o vice-presidente americano, Mike Pence, havia dito:
O presidente e eu ouvimos literalmente e diretamente da Apple que esta irá doar 2 milhões de máscaras industriais. Irá ainda trabalhar com a nossa administração para as distribuir.
É gratificante ver esta onda de solidariedade em todo o Mundo, numa altura em que não há concorrentes, mas sim cooperantes com um único objectivo: vencer o Coronavírus.
Fonte: Pplware.

Apple Watch: Chegou a app HeartWatch 4! Esteja de olho no seu coração

Felizmente são várias as empresas que têm vindo a desenvolver apps e serviços para o ecossistema da empresa de Cupertino. No segmento do Apple Watch, há uma app fantástica que avalia o ritmo cardíaco dos utilizadores e apresenta-a de forma simples e muito intuitiva.
Conheçam as novidades da nova versão da app HeartWatch.
Apple Watch: Chegou a app HeartWatch 4! Esteja de olho no seu coração
app HeartWatch não é propriamente desconhecida dos leitores do Pplware. Esta app usa os dados obtidos através do sensor de  batimentos cardíacos do relógio da Apple e, com essa informação, disponibiliza um conjunto de elementos gráficos que nos permitem ter uma mais fácil noção de como estamos em termos de ritmo cardíaco.
A app é capaz de interpretar os valores face ao esforço do utilizador, seja a caminhar, em esforço físico ou descanso (incluindo sono). Perante os dados, a app pode inclusive emitir alertas ao utilizador e algumas sugestões de ações que este deve tomar para perceber se está tudo bem com o seu corpo.

Novidades da app HeartWatch 4

De acordo com a informação da empresa responsável por esta app, a nova versão foi essencialmente redesenhada e ganhou novas funcionalidades. A interface está muito mais intuitiva e melhor organizada e há novas métricas que são apresentadas.
Além da parte gráfica, a nova versão do HeartWatch também foi otimizada em termos de código. Segundo a empresa responsável pela app, agora o HeartWatch consome muito menos bateria no relógio.
Apple Watch: Chegou a app HeartWatch 4! Esteja de olho no seu coração

Anéis de atividade do HeartWatch 4

Já usou os anéis da Apple no Apple Watch, aqueles que sugerem para andar 10.000 passos diários? Com base nessa ideia, a app HeartWatch passou a ter também anéis de atividade.

O HeartWatch Activity analisa os dados da frequência cardíaca e apresenta as suas tendências e hábitos, com o objetivo de ter uma vida mais saudável. Se tem um Apple Watch instale já esta app! Atenção que é paga, mas vale bem a pena.
Fonte: Pplware.

COVID-19: Utilizadores com Apple Watch podem monitorizar corpo

A COVID-19 é atualmente uma ameaça ao ser humano. Por agora não há qualquer tipo de solução, mas as pessoas podem prevenir-se ficando em casa. Aos utilizadores com Apple Watch chegou agora uma interessante funcionalidade através da já popular app Cardiogam.
Saiba como pode usar esta app para monitorizar sintomas do corpo relacionados com a COVID-19.
COVID-19: Utilizadores com Apple Watch podem monitorizar corpo
app Cardiogam foi desenvolvida em colaboração com investigadores da Universidade da Califórnia, mais concretamente com o Departamento de Estudos de Saúde do coração, unidade que ajuda na erradicação das doenças cardíacas.
Esta app tem uma excelente integração com watchOS e HealthKit e os dados recolhidos podem mesmo ser usados em estudos científicos. Agora, os responsáveis pelo Cardiogram disponibilizaram uma nova funcionalidade que pretende ajudar a monitorizar o corpo, tendo em conta a pandemia de coronavírus.
COVID-19: Utilizadores com Apple Watch podem monitorizar corpo
Com a app Cardiogram pode:
  • Ver como o seu coração reage durante trabalho intenso.
  • Ver como o seu ritmo cardíaco média em repouso, a saúde do seu coração, comparação com dados de utilizadores corredores e ciclista… entre outras atividades.
  • Partilhar os mapas produzidos por email, Twitter ou Facebook
  • Ver a sua média de batimentos cardíacos por dia
  • …outras novidades de saúde

App Cardiogram pode ajudar a avaliar sintomas da COVID-19

A frequência cardíaca em repouso, em especial durante o sono, pode sofrer alterações quando o corpo está a lidar com a doença COVID-19. Com a nova funcionalidade, os utilizadores têm a possibilidade de monitorizar sintomas da doença.
A nova funcionalidade do cardiograma pode ajudar os utilizadores a identificar comportamentos do corpo, que são sintomas da gripe ou de outras doenças, como a COVID-19.
Johnson Hsieh, co-fundador da app Cardiogram
COVID-19: Utilizadores com Apple Watch podem monitorizar corpo
Quando está doente, as células do sistema imunológico libertam pequenas proteínas designadas de histaminas. Estas causam inflamação e expansão dos vasos sanguíneos. Esse processo envia sinais ao cérebro para aumentar a frequência cardíaca e a quantidade de sangue enviada para as regiões inflamadas.
O aumento da frequência cardíaca, devido a infeções ou febre é mais notável durante o sono. Nesse sentido, o utilizador pode com estas variáveis ter uma noção se o seu corpo está a responder a algum tipo das doenças como a COVID-19.
Os responsáveis pela app referem que não pretendem substituir os testes usados para a COVID-19. No entanto, podem ter uma ferramenta para avaliar eventuais alterações.

Esta app está também disponivel para Wear OS, Fitbit, Garmin e Android Wear.
Fonte: Pplware.

Apple atualizou a Siri para ajudar também na luta contra a COVID-19

Com a COVID-19 a espalhar-se de forma assustadora, todo o mundo da tecnologia está a criar formas de ajudar os seus utilizadores a estarem protegidos e a detetarem prematuramente esta doença.
As medidas implementadas são já muitas e a Apple deu agora um novo passo. Atualizou a sua assistente virtual, a Siri, para ajudar os utilizadores e assim ser uma ferramenta útil no rastreio do COVID-19.
Siri COVID-19 Apple coronavírus doença

A Siri na luta contra a COVID-19

Cada vez mais os utilizadores dos smartphones usam as assistentes virtuais para os ajudarem. Podem ser apenas pequenas perguntas, mas a informação dada é muita e bastante relevante. Assim, é natural que estes possam ajudar nos momentos como os que estamos a atravessar.
A Apple, que está empenhada em ajudar na luta conta a COVID-19, resolveu colocar a Siri ainda mais ao serviço dos seus utilizadores. Este é um dos mais usados e, por isso, pode ter um papel importante na luta contra esta doença.

Uma ajuda na luta contra esta doença

Em concreto, a Apple resolveu atualizar a Siri e dar-lhe a capacidade de ajudar no diagnóstico da doença. Os utilizadores vão poder agora ter apoio na identificação de sintomas já conhecidos e que podem revelar a presença deste vírus.
Siri COVID-19 Apple coronavírus doença
Ao ser questionada pelo utilizador sobre a COVID-19 ou o coronavírus, a Siri está já pronta a ajudar. Fará algumas perguntas e com base na informação dada, poderá indicar ao utilizador que deverá ou não fazer o teste de rastreio, ou chamar a assistência médica.

A Apple tem outras medidas contra o coronavírus

Para além desta mudança da Siri, a Apple está também a dar prioridade às apps de telemedicina na App Store, quando a pesquisa é sobre a COVID-19 ou o coronavírus. Tem estado também a dar prioridade a vídeos de fontes fidedignas tanto na iTunes, Apple Music, App Store e site da Apple.

Estas podem parecer medidas limitadas, mas ajudam certamente no rastreio da COVID-19 de forma antecipada. Por outro lado ajudam também a aliviar os hospitais e locais de saúde. Por agora está limitada aos EUA, mas poderá em breve ser alargada a todos os países.
Fonte: Pplware.