26 de jan. de 2022

Chegou o iOS 15.3 para os utilizadores do iPhone. O que há de novo?

 Depois da Apple ter lançado na semana passado a versão RC para os programadores, hoje o iOS 15.3 para todos os utilizadores.

Esta nova versão tem como missão corrigir alguns bugs, trazer mais desempenho ao sistema operativo e aprimoramentos de segurança. Além disso, a empresa lançou também o iPadOS 15.3 para o iPad, e o watchOS 8.4 para está sendo lançado para o Apple Watch.

Imagem iPhone 13 Pro com iOS 15.3

Instale já o iOS 15.3

Depois de apenas duas betas para programadores e utilizadores beta públicos, e depois de na semana passada o iOS 15.3 RC ter sido entregue aos programadores, chega-nos agora a versão para o público em geral.

Conforme podemos ler na informação da Apple, o iOS 15.3 inclui correções de erros e atualizações de segurança para o iPhone, e é recomendado a todos os utilizadores.

Bom, assim parece efetivamente não ter sido incluído qualquer novo recurso ou melhoramento importante. Nem mesmo o tão esperado recurso Controlo Universal.

Com as atualizações de software para iPhone, iPad, Mac, Apple Watch, entre outros, chegaram várias correções para certos problemas de segurança reportado anteriormente e que já ficam assim corrigidos. O iOS 15.3 corrige especificamente 10 bugs de segurança notáveis, desde o problema com a fuga de informação que existia no Safari até uma falha que pode conceder privilégios de root a aplicações maliciosas, além de outras igualmente importantes.

Conforme foi anteriormente referido, a falha de navegação na Web e de ID da conta do Google estava a ser corrigida já pela Apple, pois chegou com as versões RC do iOS 15.3 e macOS 12.2. No entanto, a Apple agora detalhou a lista completa de patches de segurança com a documentação exibida para iOS 15.3, watchOS 8.4, etc.

Fonte: Pplware.

Agora é o CarPlay da Apple que apresenta problemas graves nos automóveis

 A Apple e a Google foram-se em criar soluções para trazer o iOS e o Android para os automóveis com o CarPlay e o Android Auto. Estas soluções são importantes para quem usa de forma diária o smartphone para se orientar e para ouvir música no carro.

Os problemas têm estado muito focados na solução da Google, mas agora parece que terá mudado de lado. As queixas aumentam e dão como certo um problema com o CarPlay, desde que o iOS 15.2.1 foi disponibilizado.

CarPlay Apple automóveis problemas iOS 15.2.1

O CarPlay integra o iPhone e o iOS nos automóveis, transpondo uma interface simplificada para os sistemas de entretenimento disponíveis. Esta solução da Apple tem evoluído e usa as apps desta empresa para dar aos utilizadores acesso direto e facilitado.

Esta proposta está agora a apresentar problemas, com os relatos a serem apresentados nos fóruns da Apple. O que é descrito revela que o CarPlay da Apple deixou de apresentar imagem e deixa de poder ser usado no sistema dos automóveis.

CarPlay Apple automóveis problemas iOS 15.2.1

Um padrão que é revelado em todas as queixas é a presença do 15.2.1 no iPhone. Desde que esta versão foi instalada os problemas começaram a surgir e os utilizadores deixaram de poder usar o CarPlay nos seus automóveis.

Os utilizadores revelaram que tentaram todas as soluções normais e esperadas, como remover o iPhone, reiniciar e até fazer o reset do smartphone. Estas não funcionaram na maioria dos utilizadores e não é considerada uma solução para o problema.

CarPlay Apple automóveis problemas iOS 15.2.1

A Apple deverá estar já a par do problema, estando a tentar resolver esta questão. Espera-se que a gigante de Cupertino lance em breve uma nova atualização para o iPhone, onde vai incorporar a correção para este problema.

Este não era um problema esperado, até porque o iOS 12.5.1 focou-se em corrigir alguns problemas que o CarPlay da Apple tinha vindo a acumular ao longo dos últimos meses. Com esta atualização acabou por criar novas situações que não eram esperadas.

Fonte: Pplware.

iCloud da Apple já está OK, depois de algum tempo com serviços offline

 Durante o início da madrugada de hoje, a cloud da Apple, o iCloud, teve alguns problemas em determinados serviços. Há informações de utilizadores que deram conta de uma interrupção momentânea no iCloud Backup, iCloud Mail e iCloud Fotografias. Apesar de não ser um problema global, afetou vários utilizadores.

Na página de informação do estado do sistema da Apple, existe já informação que todos os problemas foram resolvidos.

Imagem iCloud da Apple

iCloud com problemas de sincronização com as contas de utilizadores

Por algum momento no final do dia de ontem e, mais concretamente, no início da madrugada de hoje, alguns serviços da Apple estiveram, para alguns utilizadores, fora de alcance. O report refere que em dois momentos específicos alguns utilizadores não conseguiram acesso e sincronização ao iCloud Backup, iCloud Mail e Fotografias.

Conforme podemos ver na imagem abaixo, a empresa de Cupertino esclarece, com pouca informação, que a situação está já normalizada.

Imagem status serviços iCloud da Apple

A Apple confirmou a interrupção através do seu website de Estado do Sistema. A empresa refere que ontem, às 23:15 e hoje às 3:53 alguns utilizadores foram afetados. Podem ter sido incapazes de fazer cópias de segurança dos seus dados, de ter acesso ao email e à galeria de imagens na cloud.

Nada mais foi partilhado e atualmente estará já tudo ultrapassado.

Fonte: Pplware.