5 de fev. de 2020

Cuidado, há uma nova falha grave no WhatsApp para desktop

O WhatsApp é hoje em dia uma das escolhas mais diretas para quem quer comunicar na Internet. Para além da sua utilização extremamente simples, tem uma base de utilizadores muito elevada.
Com presença em muitas plataformas, está interligado e todos podem comunicar entre si sem barreiras. A sua segurança parece agora exposta, com uma nova falha que foi detetada e expõe os utilizadores.
WhatsApp desktop falha segurança utilizadores

Novos problemas para as apps do WhatsApp

Para além de estar em quase todos os smartphones do planeta, o WhatsApp está também presente em muitas mais plataformas. Estas complementam a utilização e evitam que o utilizador esteja constantemente no smartphone, num ecrã mais pequeno e sem teclado.
Assim, este é mais um campo onde podem existir problemas. Foi precisamente isso que agora foi descoberto. A app para Windows e igualmente a de macOS têm uma falha de segurança grave. Esta pode ser aproveitada por atacantes para comprometer posteriormente os utilizadores.

A falha afeta as versões de desktop

O que Gal Weizman, da empresa PerimeterX, descobriu é que é possível enviar texto ou links de pré-visualização para exibir conteúdos que podem garantir o acesso a ficheiros locais dos computadores dos utilizadores ou encaminhá-los para sites maliciosos.
WhatsApp desktop falha segurança utilizadores
Estes ataques podem ser iniciados através de simples campanhas de phishing, na propagação de malware e ramsonware, o que deixa os mais de 1,5 mil milhões de utilizadores mensais deste serviço expostos e vulneráveis a ataques.

Está em causa a segurança dos utilizadores

A forma mais simples de detetar estes ataques é pela procura de links anormais e que contenham código na forma de scripts e com a palavra javascript. Claro que depois de identificados, estes não devem ser clicados.

O mais provável é que a WhatsApp e o Facebook lancem em breve uma atualização que corrija este cenário para que este tipo de código seja removido dos links partilhados. Desta forma, os utilizadores focam protegidos e longe de problemas, de forma nativa, como esperado.
Fonte: Pplware.

iCloud.com recebe suporte nativo para navegadores web móveis Android/iOS

A Apple começou silenciosamente a permitir suporte nativo para iCloud.com nos navegadores tanto para iOS como para Android. Desta forma, a nova atualização da aplicação web permite que quatro dos recursos mais populares do iCloud.com funcionem de forma nativa nos navegadores móveis. Assim, com esta opção já não há necessidade do utilizador ter que mudar para o “site desktop”.
A ideia é boa, mas ainda falta limar algumas arestas para que no navegador Android seja tão fluído como no Safari. Mas vamos conhecer esta nova realidade.
Imagem iCloud para Android
iCloud no seu Android
A Apple está a mudar a sua política rígida e disponibiliza já suporte nativo para iCloud.com nos navegadores móveis. Assim, como podemos ver aqui, se usar o seu Android, pode ter acesso ao login com o ID Apple.
Dentro, irá ver 4 aplicações:

1 – Notas

A aplicação Notas no navegador funciona perfeitamente no iOS. No Android ainda não está usável. Contudo, com esta ferramenta o utilizador pode criar notas, editá-las e excluí-las. A sincronização entre iOS/macOS e iCloud.com no navegador móvel.
No Chrome para Android, existem algumas funcionalidades que não estão operacionais. Embora seja possível  criar uma nova nota, não conseguimos escrever em condições pela falha ao carregar o teclado. Além disso, há ainda vários bugs que a Apple deverá corrigir nos próximos dias.

2 – Lembretes

A app Lembretes tem um funcionamento suave no Safari para iOS. Contudo, no Chrome para Android ainda mostra problemas. Assim, num lado foi possível adicionar lembretes à lista e até alterar as configurações, no outro pouco ou nada estava acessível. Uma limitação nos dois lados leva a que não seja possível  criar uma nova lista. Os lembretes só podem ser adicionados às listas existentes.
Apple iCloud num smartphone Android com a apps Encontrar, Fotografias, Notas e Lembretes da Apple

3 – Fotografias

A app Fotografias é provavelmente a melhor parte do novo suporte nativo do iCloud.com para navegadores da web móvel, especialmente para Android. Desta forma, os utilizadores poderão visualizar toda a sua biblioteca de fotos do iCloud, excluir fotos, adicionar fotos a álbuns, descarregar e até mesmo copiar o link de partilha do iCloud. Além disso, diga-se, num Android as fotos “Live” já podem ser vistas dentro do serviço iCloud.
O recurso mais impressionante, no entanto, não está a funcionar. A app Fotografias mostra a opção de carregar fotos, mas sempre que tentamos fazer upload no Chrome para Android, recebemos uma mensagem de erro e a foto não aparece na biblioteca. Carregar fotografias diretamente para a biblioteca de fotografias iCloud no Chrome para Android teria sido a melhor parte desta novidade. Mais à frente deverão ser corrigidos estes e os outros problemas.

4 – Encontrar iPhone

Embora a app se chame Encontrar iPhone, esta permite que o utilizador monitorize todos os seus dispositivos Apple ligados à sua ID Apple (assim como qualquer dispositivo da sua família). Nesta opção, funcionou a nossa tentativa de disparar um som num suposto iPhone perdido.
Além disto, a app permite reproduzir um som no seu dispositivo, visualizá-lo num mapa, apagá-lo, verificar o seu nível de bateria e colocá-lo no modo perdido. Tudo o que esperaria ver na versão desktop completa do iCloud.com ou na aplicação iOS/macOS “Encontrar”.

Configurações da conta

Há também “Configurações de Conta” disponíveis na versão para smartphones do iCloud.com. Na verdade, não tem muitas opções, mas permite, por exemplo, gerir o ID Apple, verificar o Armazenamento e pouco mais. Não é possível visualizar os dispositivos ligados no iCloud ou usar recursos de recuperação de dados na versão móvel do iCloud.com.
Em resumo… quando a Apple tiver todas estas aplicações limadas e totalmente funcionais, pode ser uma grande ajuda quer para quem tem dispositivos Apple, quer para quem tem para Android. Isto porque há quem tenha necessidade de estar nos dois mundos em simultâneo e há quem tenha migrado e não queira perder o bom velho iCloud. Esta é mais uma incursão da Apple no mercado Android… sabe-se lá o que virá a seguir!

Fonte: Pplware.