11 de ago. de 2021

iOS 15 permite vincular AirPods com o seu Apple ID como parte da Rede Encontrar

 A Rede Encontrar é um recurso fenomenal para quem tem vários dispositivos Apple, como um iPhone, AirTags, AirPods, entre outros. Com a chegada do iOS 15, a Apple introduziu novidades que são muito úteis e que vão ajudar o utilizador em situações complicadas. Por exemplo, se alguém lhe roubar o seu iPhone e o desligar, este continuará a estar acessível à Rede Encontrar. O mesmo se passa com os auscultadores AirPods.

A Apple anunciou vários novos recursos para os utilizadores de AirPods com iOS 15. As novidades incluem o Conversation Boost para AirPods Pro e, pela primeira vez, o verdadeiro suporte Encontrar.

Imagem AirPods Pro e AirPods Max na Rede Encontrar da Apple

Mesmo ligados a outro dispositivo, o proprietário saberá onde estão

Com o aparecimento dos AirTags, a Apple iniciou uma nova e mais abrangente rede de deteção de dispositivos e objetos perdidos. A Rede Find My, em português de Portugal Rede Encontrar, está cada vez mais rica em funcionalidades. Depois de ter adicionado várias opções de monitorização aos AirTags, como o recurso de localização em tempo real, chega a vez desta Rede usar no iOS 15 a tecnologia Bluetooth para localizar precisamente os AirPods quando estivermos perto deles.

Assim, se os perdermos num espaço perto de nós, podemos utilizar os bicons BT para chegarmos até eles. Este recurso estará disponível para AirPods Pro e Max e também mostrará a localização atual dos AirPods no mapa, mesmo quando não estiverem ligados ao nosso iPhone ou iPad.

Conforme já mostrámos nas novidades do iOS 15, agora até um iPhone desligado será possível de localizar com a Rede Encontrar. Para isso, tal como se fosse uma etiqueta localizadora, basta um utilizador com um iPhone passar próximo do tal iPhone desligado, que este irá usar o iPhone próximo, de forma incógnita, para dizer ao proprietário onde se encontra.

Imagem rede Encontrar para detetar AirPods Max

 

O que foi alterado no iOS para o Encontrar detetar os AirPods?

Esta novidade poderá abrir um novo e aliciante capítulo para este recurso da Apple. Portanto, a empresa para conseguir tal feito teve de vincular finalmente os AirPods ao Apple ID. Conforme foi visto no código interno do iOS 15, os dispositivos perdidos continuarão a enviar a sua localização ao proprietário através da Rede Encontrar, mesmo que outra pessoa os ligue noutro dispositivo.

É importante ressaltar que, apesar de estar vinculado a um Apple ID, os AirPods não terão um bloqueio de ativação como os dispositivos iOS. Este sistema será mais parecido com o que a Apple oferece atualmente com o AirTag, que está vinculado a uma conta da Apple, mas pode ser redefinido com algumas etapas manuais.

Além desta informação, também foram encontradas novas animações incluídas no iOS 15 beta 5 que mostram como remover os AirPods da Rede Encontrar (Find My Network).

Para AirPods Max, temos de segurar o botão de cancelamento de ruído ao mesmo tempo que seguramos a coroa digital durante 12 segundos. Esta ação deverá desemparelhar os auscultadores da app Encontrar. Quanto ao modelo Pro, as etapas são um pouco mais complicadas e exigem segurar os dedos nos orifícios da coluna enquanto se pressiona o botão nas hastes várias vezes.

Estes AirPods estão vinculados ao seu Apple ID. Removê-los permitirá que outra pessoa configure a Rede Encontrar. […] A remoção destes AirPods permitirá que outra pessoa configure a Rede Encontrar e estes deixarão de estar vinculados ao seu Apple ID.

Estes recursos ainda estão em implementação e provavelmente exigirá uma atualização de firmware para os AirPods Pro e AirPods Max. Os AirPods de primeira e segunda geração não serão compatíveis com a Rede Encontrar e com a Localização exata.

Fonte: Pplware.

Apple lançou iOS 15 beta 5 para programadores e traz mais novidades

Rumo à versão final, a Apple tem disponibilizado em cada versão beta do iOS 15 algumas das novidades prometidas. Assim, de forma a perceber a integração de recursos novos, o utilizador que usa já estas versões beta vai tomando o pulso ao que aí vem.

Há algumas horas a empresa de Cupertino disponibilizou a beta 5 do iOS 15 e do iPadOS 15 para programadores. Apesar destas betas não trazerem tantas alterações quanto as anteriores, incluiu, contudo, alguns ajustes relevantes.

Imagem iOS 15 beta 5 da Apple

Já é tradição as quintas versões beta dos novos sistemas operativos começarem a trazer um sistema mais polido. Assim, para não fugir à regra, o iOS 15 e iPadOS 15 trazem uma maior estabilidade. Claro, continua a ter o polémico novo modo de interagir com o browser Safari, que vai ser uma luta para a Apple agradar a gregos e a troianos.

Conforme podemos ver no site developer.apple, o iOS 15 beta 5 apresenta o número de compilação de 19A5318f. Os programadores podem atualizar a partir da beta 4 através das Definições -> Geral -> Atualização do Software.

O que há de novo no iOS 15 beta 5?

Conforme foi referido em cima, há algumas novidades, apesar de não serem tão profundas como nas versões beta anteriores. Assim, podemos perceber que a aplicação Meteorologia tem um novo ícone que adiciona profundidade, tornando-o semelhante ao ícone do Mapas no iOS 15. Além disso, há novos ecrãs de integração para as aplicações MapasCasa e Fotografias.


No iPadOS 15 beta 5, a Apple fez uma pequena alteração na interface do Safari, então a barra de endereços agora está delineada em vez de preenchida.

Imagem alteração Safari iPadOS 15 beta 5

O iPadOS 15 beta 5 também traz uma nova configuração “Usar ícones grandes” para a área “Ecrã inicial e Dock” na aplicação Definições. Isso estava localizado anteriormente na área de configurações de “Ecrã e Brilho”.

Além disso, a app Definições na opção Safari e depois em Acessibilidade, há uma nova opção para “Mostrar cor nas barras superior e inferior”.

Outro pormenor que mudou foi a nova mensagem para “iPhone localizável depois de desligado”.

Outro melhoramento deu-se na Central de notificações com o design dos grupos de notificações. De acordo com as notas de lançamento da Apple: “Contactos herdados foram removidos do iOS e iPadOS 15 beta 5 e voltarão numa versão futura.”. Há também um novo indicador na App Store para quando o utilizador tem uma versão beta TestFlight de uma aplicação instalada.

A app Lembretes ganhou um ecrã de explicação para detalhar o novo recurso Lista inteligente:

Na App Store também existe uma janela de explicação que refere alguns detalhes sobre o Serviço de localização.
Estas são algumas das novidades captadas na beta 5, no entanto, seguramente outras aparecerão ao longo dos próximos dias. Espera-se que tenha sido corrigido um bug na ligação a alguns dispositivos Bluetooth. Há também um melhoramento nalguns serviços, visto que deixam de consumir tanta energia. A instalação do iOS 15 beta 5 foi bastante rápida. Portanto, vamos lá ver no dia a dia como se comporta.

Fonte: Pplware.