22 de nov. de 2021

Black Friday ou apenas uma sexta-feira normal? Recondicionados podem ser uma opção

 Quando falamos em Black Friday surge sempre na ideia um dia de grandes descontos em milhares de produtos um pouco por todas as lojas. No entanto, sabemos também que muitas começam a aumentar os preços antecipadamente, para depois, em produtos estratégicos, lhes aplicarem "grandes descontos". Sem artimanhas e sempre com bons preços associados, os recondicionados podem ser uma opção para ter acesso a um equipamento de qualidade a qualquer dia.

Por isso, para algumas lojas, o conceito de Black Friday acontece o ano todo, sendo a próxima sexta-feira só mais um dia normal.

A compra de um smartphone de topo, dos melhores earbuds do mercado ou de um tablet para tornar as tarefas do dia a dia mais produtivas é, acima de tudo, um investimento para muitas pessoas. Aplicar o dinheiro em material de qualidade tem que ser uma decisão ponderada. No entanto, o conceito de Black Friday, promove tudo menos compras ponderadas.

O mês de novembro destaca-se com um grande volume de vendas, não só motivadas pela aproximação ao Natal, mas por ser um mês onde são feitos grandes descontos. A Black Friday que acontece no próximo dia 26 de novembro, antecede o dia de Ação de Graças, com grande importância nos Estados Unidos, e a sua génese está no escoar de stocks das lojas, dando início a uma nova temporada de vendas.

Com a globalização deste conceito, já são muitas as lojas que têm todo mês campanhas promocionais. Outras preferem ter todo o ano, produtos a preços baixos e competitivos.

A Back Market é uma loja especializada na venda de recondicionados, que tem uma vasta gama de produtos disponíveis e que, nesta sexta-feira negra, garante que terá os seus produtos com preços muito interessantes, sem pressas ou restrições de um dia. A Black Friday será, por isso, uma "normal friday".

Assim, deixamos-lhe sugestões de produtos Apple recondicionados que pode aproveitar nesta Black Friday, ou em qualquer dia do ano. 

iPhone 11 Pro

iPhone 11 Pro é um smartphone que consegue, hoje, garantir um desempenho muito bom, com uma qualidade fotográfica excecional, garantida por um módulo de câmaras triplo com sensores de 12 MP.

O seu ecrã Super Retina XDR OLED tem 5,8" e uma resolução de 1125 x 2436 píxeis. Vem equipado com o processador Apple A13 Bionic e as atualizações do sistema operativo são garantidas pela marca por muitos anos.


Apple compra empresa com tecnologia para melhorar as fotos do iPhone

Este smartphone pode ser comprado com 64 GB, 256 GB ou 512 GB de armazenamento, em diversas cores e em estados de conservação diferentes. Neste caso a Back Market garante que apenas são comercializados produtos em bom estado, em muito bom estado ou como novos.

iPhone 12 Pro

O modelo de iPhone lançado no ano passado tem melhorias significativas em relação ao modelo 11 Pro, tanto ao nível de desempenho, como fotográfico e até mesmo em termos de autonomia.

O seu ecrã é de 6,1" com tecnologia Super Retina XDR OLED e o processador já é um Apple A14 Bionic (5 nm). Também neste caso temos câmaras com 12 MP (Wide, telefoto, ultrawide) e ainda um sensor LiDAR para melhorar as funcionalidades de realidade aumentada e mesmo a captação de fotos com efeito desfocado.

iPhone 12 Pro pode ser encontrado nas cores azul pacífico, grafite, prateado e dourado, com 128 GB, 256 GB ou 512 GB. É o comprador que define se quer pagar um pouco mais para ter um smartphone como novo, ou se não se importa de ter um modelo em bom estado, que pode apresentar riscos ligeiros e algumas marcas que não afetam de todo a utilização ou desempenho.

AirPods Pro

Os AirPods Pro são dos melhores earbuds do mercado. Aliás, os auriculares da Apple são mesmo dos mais vendidos em todo o mundo e garantem uma excelente qualidade de reprodução de som, som tecnologias associadas como som espacial, cancelamento ativo de ruído, modo transparência e muito mais.

Imagem AirPods Pro firmware

iPad Pro

iPad Pro é muito mais do que um tablet. Este equipamento, em termos de desempenho é capaz de executar tarefas tal como um computador portátil, nomeadamente, é competente para edição de vídeo, áudio, fotos ou até para programar.

O modelo de 2018 vem equipado com o processador Apple A12X Bionic (7 nm), tem um ecrã de 11 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz. Permite acoplar um teclado e ainda é compatível com caneta Apple Pencil.

O iPad Pro está disponível nas cores cinzento sideral e prateado, em bom estado e como novo.

Existem muitos outros dispositivos recondicionados disponíveis na Back Market, tanto da Apple como de outras grandes marcas, onde são garantidos preços baixos e promoções durante todo o ano.

Normal Friday da Back Market

Fonte: Pplware.

Ranking da app Podcasts do iOS dispara depois da Apple ter mudado as regras de avaliação

 As apps da Apple sempre estiveram protegidas das opiniões dos utilizadores, ao não poderem ser avaliadas. Este cenário foi alterado recentemente, com a gigante de Cupertino a colocar as suas propostas sob escrutínio.

Este movimento começa agora a dar frutos, mas levanta também algumas questões bem difíceis. A mais visível foi a app Podcasts, que subiu rapidamente demais e está já no topo da lista das apps do iOS, deixando sérias dúvidas sobre como isso aconteceu.

Apple app avaliações pontuações Podcasts

App Podcasts dispara na tabela de avaliações

O que o programador Kosta Eleftheriou detetou e o site The Verge confirmou, foi um movimento anormal da app da Apple. Esta estava no fundo da tabela de apps desta categoria, com uma pontuação de apenas 1.8 pontos. Ao fim de algumas semanas, e sem razão lógica, disparou para o topo, onde ficou com 4.8 pontos.

Este movimento ascendente aconteceu demasiado rápido e depois de um surto de avaliações. Estas surgiram sem qualquer alteração na app e sem que exista uma mudança que justifique quer a nova pontuação, quer todas as novas avaliações.

Apple mudou as regras da avaliação das apps

A Apple mudou recentemente a forma como estas avaliações acontecem nas suas apps. Está a pedir aos utilizadores que avaliem a app durante a utilização, tal como outras fazem. O problema é que maioria dos utilizadores está a avaliar o conteúdo e não a própria app e a sua qualidade.

Curiosamente, esta situação parece não afetar outras apps da Apple. A pontuação do Apple Maps está ainda nos 2.8, sem alterações grandes. Também o iTunes tem 4.8 pontos, mas com avaliações focadas na app e não no conteúdo que oferecem aos utilizadores.

Avaliações não têm a ver com o que esta oferece

Ao avaliar as revisões e as pontuações aplicadas, fica claro o que está a acontecer. As pontuações máximas são dadas a conteúdos que os utilizadores ouviram recentemente e as pontuações mínimas são efetivamente dadas à app e ao que esta oferece aos utilizadores.

Tudo parece estar percebido e com uma causa identificada. A forma como a Apple está agora ativamente a pedir feedback das suas apps está a induzir os utilizadores em erro, por parecerem focadas nos conteúdos. Ainda assim, os resultados parecem positivos e neste caso a pender para o lado da app Podcasts.

Fonte: Pplware.




Rumor: Apple trabalha nos futuros AirPods Max com condução óssea

 Depois da Apple ter atualizado os AirPods "entrada de gama" com a saída dos AirPods 3, e depois de terem já saído rumores sobre os AirPods Pro 2, é a vez dos AirPods Max. Que futuro se espera para os auscultadores topo de gama da Apple?

Segundo os rumores, baseados numa patente, a empresa de Cupertino poderá estar já a trabalhar numa tecnologia com condução óssea para melhorar a privacidade.

Imagem AirPods Max

Os auscultadores que todos conhecemos, sejam eles abertos, fechados ou encaixados dentro da orelha, não são a única forma de transmitir som aos nossos ouvidos.

A tecnologia de condução óssea é também uma opção interessante em certas áreas ou para certas utilizações. Assim, segundo indicia uma patente, esta tecnologia parece ter atraído a atenção da Apple.

A principal atração do sistema de transmissão de som de condução óssea é que não é emitido qualquer som. Como tal, ninguém à nossa volta é capaz de ouvir o que ouvimos.

Basicamente existe um sistema que emite uma vibração diretamente nos nossos ossos cranianos que só nós podemos converter em som e audição.

 

Bone conduction transducers for privacy

Este rumor orbita em torno de uma patente registava pela Apple que tem o título de "Bone conduction transducers for privacy". O nome e o descritivo da patente deixam claro o interesse da Apple nesta tecnologia.

Portanto, pelo que dá a entender, a empresa de Cupertino está interessada nesta tecnologia principalmente pela parte da privacidade.

Devido à sua natureza exterior ao ouvido, existem, tanto quanto sabemos, dois candidatos para tirar partido desta tecnologia: o AirPods Max e um futuro Apple Glass.

De acordo com a patente, os auscultadores utilizados poderiam ter canais de áudio diferentes. Um deles, chamado privado, utilizaria esta condução óssea para garantir que apenas ouvimos o conteúdo de, por exemplo, uma chamada telefónica.

 

Apple Glass ou AirPods Max?

Bom, de facto a Apple poderá estar a olhar para um lado diferente daquele que o rumor aponta. Isto é, se transferirmos esta tecnologia para os Apple Glass, podemos imaginar algo como as próprias hastes serem capazes de nos transmitir o som do dispositivo.

Nesse sentido, a abordagem torna-se ainda mais interessante, na medida que nos afastamos de um possível auricular de realidade virtual e nos aproximamos dos óculos do dia a dia.

Não faria muito sentido que uns óculos "convencionais" fosse acompanhado por um auscultador que transmitisse notificações e conversas através de altifalantes.

O som condutivo ósseo permite-nos usar os nossos ouvidos livres e, ao mesmo tempo, ouvir sons que só nós podemos ouvir.

Ilustração Apple Glass com condução ossea

 

Condução óssea associada à inteligência dos dispositivos Apple

Há, contudo, um dado muito interessante. Na patente, a Apple explica que a informação das câmaras do dispositivo poderia ser utilizada para determinar qual o canal de áudio a utilizar.

Assim, os óculos ou os auscultadores, podem perceber onde estamos, ou perceber que há uma pessoa a falar connosco à nossa frente, para encaminhar o áudio para o sistema que garante total privacidade.

Em resumo, a patente abre várias linhas de possibilidades relacionadas com a evolução da tecnologia auditiva na Apple. Será que vai ser aplicada aos AirPods Max 2 ou aos Apple Glass?

Fonte: Pplware.

Sabia que o SharePlay do seu iPhone permite partilhar experiências fantásticas no FaceTime?

 A Apple lançou recentemente o iOS 15.1 e trouxe ao iPhone, iPad e Mac um recurso muito interessante para dar mais utilidade ao FaceTime. Falamos claramente no SharePlay. Já conhece esta tecnologia?

Como muitas pessoas já ouviram falar, mas não sabem do poder deste conjunto de recursos, vamos passar em revista esta novidade.

Imagem iOS 15 com SharePlay

SharePlay vem dar mais utilidade ao FaceTime

O SharePlay, um poderoso conjunto de recursos para experiências partilhadas durante uma ligação do FaceTime, introduziu novas formas para os utilizadores da Apple permanecerem ligados.

Assim, se já tiverem o vosso dispositivo Apple atualizado poderão ter suporte SharePlay no Apple TV +, Apple Music e Apple Fitness + - bem como em muitas outras aplicações de terceiros, como, por exemplo, o TikTok, Twitch, etc.

Com esta ferramenta os utilizadores poderão ver filmes e programas de TV, ouvir música ou completar um treino com amigos tudo isto através de uma ligação do FaceTime.

O SharePlay estende-se à Apple TV permitindo aos utilizadores usar um ecrã de maiores dimensões em conjunto com o FaceTime no iPhone ou iPad.

Mas há mais. Com o suporte para a partilha do ecrã, os utilizadores também podem navegar na web juntos, ver fotos ou mostrar aos seus amigos algo numa aplicação favorita.

Conforme referimos, o SharePlay ficou disponível com o lançamento do iOS 15.1, iPadOS 15.1 e tvOS 15.1, e a Apple diz que os recursos chegarão ao Mac no final deste outono.

 

Ver juntos

As sessões do SharePlay oferecem controlos de reprodução partilhados, para que qualquer pessoa na ligação do FaceTime possa reproduzir, pausar ou avançar enquanto desfruta do conteúdo multimédia sincronizado.

Portanto, podemos transmitir a partir do nosso iPhone filmes, e programas de TV. Esta ligação irá ser em tempo real o que até permite transmitir conteúdo ao vivo.

Ouvir juntos

Se anteriormente falamos no ver, a Apple também permite que possamos ouvir os nossos temas musicais e partilhar com o grupo que está nessa sessão do FaceTime.

Portanto, qualquer utilizador com o iOS 15.1 nos dispositivos suportados pode trazer músicas, álbuns e listas de reprodução diretamente para a chamada da videoconferência.

Com o Apple Music, os utilizadores podem ouvir um novo álbum assim como podem os utilizadores de outras apps de terceiros, como é o caso do SoundCloud ou TuneIn.

Praticar hábitos saudáveis ​​juntos

Pois bem, se falamos atrás em ver e ouvir conteúdos em conjunto com uma ou várias pessoas através do FaceTime, também é verdade que esta ferramenta permite praticar desporto, por exemplo, e estar "a partilhar essa experiência" em tempo real.

Como já chegou a Portugal, então podemos já usar SharePlay para exercitar ou meditar em grupo com a plataforma Apple Fitness +.

Ilustração FaceTime com SharePlay

Aprender e divertir juntos

Se pensarmos nas possibilidades que estão agora disponíveis, elas são muitas e de várias categorias. Assim, com o SharePlay, os utilizadores podem aprender juntos, apesar da distância física.

Com estas possibilidades, os programadores introduziram maneiras totalmente novas de aproveitar o conteúdo das suas aplicações.

Por exemplo, o TikTok adicionou uma maneira de os utilizadores assistirem a uma coleção exclusiva de vídeos juntos. Atenção os fãs agora podem tocar juntos, mesmo quando não estão no mesmo local.

Outro exemplo vem da app Apollo para Reddit. Agora, os utilizadores numa sessão de SharePlay podem navegar facilmente pelos seus subreddits favoritos em sincronia.

Imagem partilha do ecrã através do SharePlay

SharePlay permite partilhar o ecrã

Uma das mais interessantes funcionalidades agregadas ao SharePlay é podermos partilhar o ecrã do nosso iPhone ou iPad. Era algo que há muito tempo outras aplicações faziam, como o Zoom, Skype, entre várias outras.

Assim, como podemos perceber, as possibilidades são infinitas. Os utilizadores podem mostrar fotos de uma aventura recente, navegar na web juntos enquanto colaboram num projeto ou até podem dar suporte remoto a um equipamento de um amigo.

Portanto, o SharePlay é uma novidade dentro do ecossistema Apple, mas é algo que outras aplicações e plataformas faziam e que foram muito importantes na pandemia. A Apple trouxe agora este recurso, o que enriquece a sua oferta.

Fonte: Pplware.