11 de jul. de 2022

Apple é proibida de vender iPhones e iPads com 5G na Colômbia


 A Apple foi proibida de comercializar iPhones e iPads compatíveis com 5G na Colômbia após decisão judicial. A medida foi tomada pelo Juzgado 042 Civil del Circuito de Bogotá, como relata o FOSS Patents, indicando que a companhia violou patentes da Ericsson. As duas empresas se enfrentam nos tribunais pelo uso indevido de tecnologias de conectividade desde 2015.

O tribunal entendeu que a Apple teria violado a reivindicação 13 da patente NC2019/0003681, que está sob propriedade da Ericsson desde 2019 e é válida até dezembro de 2037.

A Apple tenta barrar a liminar, embora esteja proibida de importar, vender ou comercializar os produtos em questão. Neste caso, ficam proibidos no país dispositivos como das linhas iPhone 12 e iPhone 13, além dos iPads Pro compatíveis com o 5G.

Apple iPhone 13Com a liminar, a Apple fica proibida de vender iPhones com 5G na Colômbia.

Briga antiga entre Apple e Ericsson

No caso em questão, a Ericsson cobra a Apple taxas pelo uso das suas tecnologias. Em janeiro, a empresa ainda publicou um relatório financeiro indicando que a marca do iPhone teria deixado de pagar entre US$ 100 milhões e US$ 150 milhões por trimestre em 2021.

A liminar emitida na Colômbia também diz que a Apple deverá informar varejistas, redes sociais e empresas de mídia para garantir a conformidade do processo. Em um tribunal do Texas, nos Estados Unidos, a Apple tenta uma moção para que a Ericsson indenize a companhia de multas, taxas, penalidades e custos que podem ocorrer com a liminar colombiana.

No Brasil, um caso semelhante foi revelado no início do ano. A Ericsson tentou barrar a revenda de produtos da Apple no país também na Justiça, citando três Standards-Essential Patent (SEPs), incluindo uma sobre dispositivos 4G.

Fonte: Tecmundo.

Preparados para pagar mais? Apple poderá vender iPhone 14 a um preço bem mais elevado

 Mesmo com o mercado a ajustar os preços dos smartphones, a Apple tem conseguido manter o preço do iPhone estável. Todos os anos há ajustes, mas que têm vindo a ser relativamente justificados face à evolução da própria tecnologia.

No entanto, informações recentes apontam para que a Apple venha a aumentar o preço do iPhone 14, acima do esperado. Tudo aponta para que ao ser lançado custe mais 100 dólares.

Apple iPhone 14 preço aumento smartphone

Ao longo dos últimos anos, o preço dos smartphones, principalmente os de topo, têm disparado. Estes estão cada vez mais caros, com valores que muitos encaram como sendo demasiado elevados para o que oferecem aos utilizadores.

A mais recente informação foca-se agora no próximo smartphone da Apple, o iPhone 14. A informação existente aponta para que a gigante de Cupertino faça um ajuste ao preço deste equipamento, mas no sentido de o tornar ainda mais caro face aos anos anteriores.

Conversámos com o especialista da indústria de tecnologia Dan Ives, que alertou para um grande aumento de preços.

Acreditamos que um aumento de preço de 100 dólares está a chegar para o iPhone 14

| disse Dan, da Wedbush Securities, ao The Sun

A informação que foi recolhida junto de Dan Ives, um analista da Wedbush, aponta para um ajuste de 100 dólares no preço final do iPhone 14. Este deverá surgir já no próximo mês de setembro, como é normal acontecer todos os anos.

As razões apontadas para este novo cenário são até já bem conhecidas. Ao longo de toda a cadeia de matéria-prima e de produção os preços têm aumentado e isso leva a que o preço final do iPhone 14 dispare no valor apresentado, passando a Apple esse aumento para os consumidores.

Apple iPhone 14 preço aumento smartphone

Ainda está por confirmar este movimento da Apple, dado que há alguns fatores que podem inverter este processo. As taxas de câmbio globais estão a ajustar-se e a empresa já ajustou preço de alguns dos seus dispositivos nos últimos meses em alguns mercados.

Este é um cenário que a maioria dos potenciais clientes da Apple pretende ver para o iPhone 14. Ao aumentar em 100 dólares, provavelmente 100 euros na Europa, este smartphone torna-se ainda mais difícil de aceder para a maioria, numa altura muito complicada em termos económicos.

Fonte: Pplware.

Apple Watch Pro poderá ser o modelo “todo-o-terreno”, diz analista

 Há algum tempo que se fala que a Apple estará a pensar lançar um smartwatch robusto, um para "todo-o-terreno". Este modelo, que começou a ser falado ainda antes da saída do Series 7, poderá ser lançado este ano, segundo refere o Mark Gurman na sua newsletter.

Com esta adição à sua oferta, a Apple poderá então substituir a versão Edition.

Ilustração Apple Watch Pro ou Aventura

Apple poderá lançar o Apple Watch Pro como um modelo de aventura

Tudo parece apontar para um lançamento de 3 novos Apple Watch. Segundo o analista da Bloomberg, Mark Gurman, a empresa de Cupertino poderá lançar o tal modelo robusto (também conhecidos como de aventura). Para este novo modelo, a empresa terá a nomenclatura "Pro".

Com isso em mente, a empresa Cupertino poderá descontinuar a versão Edition a favor desta opção mais dedicada a desportos radicais.

Claro que o que foi dito agora por Gurman, pelo menos uma grande parte, já foi avançado por vários outros analistas. No fundo, todos referem que as características Pro deste próximo Apple Watch serão um mostrador maior e mais resistente a estilhaços, melhor rastreio de caminhadas e natação, maior duração da bateria, e uma caixa mais resistente e robusta feita de um material metálico premium não-alumínio.

Gurman acredita que este Apple Watch será chamado Pro para alargar o portfólio de produtos com modelos profissionais, tais como o MacBook Pro, iPad Pro, iPhone Pro, e AirPods Pro.

Este ponto de venda é semelhante ao lançamento do atual iPhone 13 Pro em relação ao iPhone 13 normal.

Explicou Gurman na sua newsletter Power On.

Além disso, Mark Gurman acredita que esta mudança para um resistente Apple Watch significará também o fim da Apple Watch Edition. No fundo, seria seguir o que a Apple já fez no passado quando retirou da sua oferta os modelos de ouro (que custavam mais de 18000 euros) e passou a oferecer os relógios com a caixa em aço inoxidável e titânio (nalguns países o modelo em titânio nunca foi lançado).

O jornalista da Bloomberg diz que este Apple Watch Pro também apresentará o chip S8 (o mesmo nos modelos Apple Watch Series 7 e Series 6) e um novo sensor de temperatura corporal.

Preço e disponibilidade

Basicamente o timing de lançamento será no final de setembro, dentro da janela de lançamentos do iPhone 14. Já sobre o seu preço, Gurman pensa que a Apple poderá começar mais perto dos 900 dólares até aos 999 dólares para este modelo de aventura.

O preço mais elevado (em Portugal passaria seguramente os 1100 euros) terá a ver pela oferta de um ecrã maior, novos sensores e materiais de gama mais alta.

 

Apple Watch com modo de baixo consumo também poderá ser uma realidade

Por último, mas não menos importante, Mark Gurman fala sobre a sua previsão do modo de baixo consumo. No início deste ano, o jornalista relatou que a Apple estava a planear esta nova funcionalidade, que não foi anunciada durante a keynote da WWDC 2022.

Agora, o analista refere que o modo de baixo consumo ainda está em desenvolvimento e em vias de lançamento por volta da mesma altura que a versão pública de watchOS 9 neste outono.

Se o modo de bloqueio (Lockdown Mode ) [do iOS 16] for algum indício, a Apple não tem qualquer problema em lançar mais funcionalidades do que o esperado na sua próxima lista de sistemas operativos.

Concluiu Gurman.

Portanto, a Apple poderá dar novo fôlego ao seu dispositivo que tem mais de 100 milhões de utilizadores ativos e que continua a ter a maior quota parte das vendas de smartwatches no mundo.

Fonte:Pplware.

Caixa dos AirPods: descubra o seu modelo, características e substituições

 Os AirPods e AirPods Pro vêm com uma prática caixa de carregamento e armazenamento que permitem guardar de forma segura os seus AriPods e mantê-los sempre com bateria. Mas sabia que existem vários modelos de caixa diferentes?

Descubra hoje tudo o que precisa de saber sobre a caixa de carregamento dos AirPods.

Imagem AirPods e AirPods Pro com novo firmware

Neste artigo abordaremos temas incluindo as características de cada caixa, como atualizar ou obter um substituto, como encontrar a caixa que tem, e mais.

 

Modelos e características

  • Caixa AirPods 1ª geração - sem carregamento sem fios
    • Oferece "mais de 24 horas de tempo de audição"
    • 15 minutos na caixa permite até 3 horas de audição
  • 2ª geração - disponível com e sem carregamento sem fios
    • Oferece "mais de 24 horas de tempo de audição"
    • 15 minutos noa caixa permite até 3 horas de audição
  • 3ª geração - carregamento sem fios com MagSafe
    • Oferece "até 30 horas de tempo de audição"
    • 5 minutos na caixa fornece cerca de 1 hora de tempo de audição
  • Pro - carregamento sem fios (2019 a 2021) e com carregamento sem fios MagSafe (Outubro 2021 e posteriores)
    • Oferece "mais de 24 horas de tempo de audição"
    • 5 minutos na caixa fornece cerca de 1 hora de tempo de de audição

Substituições ou atualizações de caixas

Se precisar de assistência para os AirPods ou para a caixa de carregamento, não existe qualquer custo implicado se o problema estiver abrangido pela Garantia limitada de um ano Apple ou pela lei de proteção dos consumidores. Contudo:

 


Contacte a Assistência Apple ou dirija-se a uma Loja Apple ou a um Fornecedor de Serviços Autorizado Apple para obter ajuda para a substituição da sua caixa. Se quiser apenas comprar uma caixa nova ou atualizada, contacte o Suporte da Apple.

 

Números dos modelos

  • 1ª geração são A1523 e A1722
  • 2ª geração são A2031 e A2032
  • 3ª geração são A2564 e A2565
  • Pro são A2083 e A2084

Imagem todos os AirPods da Apple

Encontre o seu modelo de AirPods

Sobre a caixa

Se tiver um LED no exterior da caixa, é uma caixa de carregamento sem fios. Se o seu LED estiver no interior da caixa, é a caixa de carregamento padrão. Pode encontrar o número do modelo na parte superior esquerda ou direita da tampa da caixa. Se tiver AirPods 3 ou Pro (Out. 2021 ou posterior) também terá MagSafe.

 

Descobrir características dos AirPods através do iPhone

Quando os AirPods estiverem ligados ao seu iPhone ou iPad, vá a "Definições" > "Bluetooth" > Ícone de informação dos seus AirPods.

Aqui conseguirá ver o Modelo, o Número de modelo, Número de série e a versão.

Fonte: Pplware.

Novos problemas com o iPadOS? Queixas revelam que o iPad mini 6 deixou de carregar

 Mesmo com o iOS e o iPadOS 16 a ser preparado pela Apple, a marca não deixou de atualizar a versão atual e dar-lhe algumas novidades. A somar a estas novidades há ainda a chegada de correções de problemas e algumas melhorias gerais.

O que não se espera é que as atualizações tragam problemas e impeçam os dispositivos de funcionar corretamente. Isso parece estar a acontecer com o iPadOS 15.5, que trouxe um novo problema ao iPad mini 6. Este deixou simplesmente de carregar em muitos casos.

iPadOS iPad mini carregar Apple

Apesar de não estar ainda disseminado de forma global, há uma falha que está a surgir no ecossistema da Apple. Esta afeta o iPadOS 15.5 e aparentemente foca-se apenas no iPad mini 6, a mais recente versão a chegar ao mercado.

As queixas parecem acumular-se nos fóruns da Apple (1234) e não existe ainda uma razão para que esteja a acontecer. Do que é descrito, o iPad mini deixa de carregar, havendo apenas uma solução para este problema que pode ser complicado para os utilizadores.

iPadOS iPad mini carregar Apple~

Do que é descrito pela própria Apple, num memorando interno, esta solução deverá ser a recomendada aos utilizadores. Falamos do reiniciar do tablet da marca, que após este passo parece ficar a funcionar corretamente, durante algum tempo.

Há que notar que esta solução não funciona sempre, havendo situações em que o problema se mantém. A Apple também não recomenda a troca do iPad mini 6, visto que entende ser uma falha associada ao sistema operativo e ao seu software.

iPadOS iPad mini carregar Apple

Espera-se que esta questão seja resolvida em breve e que surja através de uma simples atualização do iPadOS. A Apple reconheceu o problema, apesar de não ter revelado qualquer informação adicional sobre a sua origem ou como resolver de forma definitiva esta falha.

Apesar de estar já a ser desenvolvido, de forma paralela ao iPadOS e iOS 16, a próxima atualização poderá não resolver este problema. Resta saber como vai a Apple abordar este problema e tratar de o resolver no iPad mini 6.

Fonte: Pplware.