3 de ago. de 2023

Canadá usa SOS Emergência via Satélite do iPhone 14 no combate aos incêndios

 Num cenário infernal, com fogos dantescos, o Canadá vê-se a braços com os piores incêndios dos últimos tempos. Pelo menos 20 mil desalojados, 4 bombeiros mortos, o rasto de destruição não tem fim. O fumo já alcançou vários continentes, chegando mesmo à Península Ibérica, Portugal foi um dos lesados. Os problemas no combate são de variadíssima ordem, até mesmo a falta de comunicações. Os habitantes em desespero perceberam que podem usar as comunicações via satélite do iPhone 14 para pedir ajuda.

Imagem dos incêndios no Canadá que levaram muitas pessoas a pedir ajuda aos bombeiros via SOS Emergência via Satélite do iPhone 14

Canadá vive uma época terrível de incêndios florestais

As comunicações de emergência via satélite (o SOS Emergência via Satélite) foram uma das grandes novidades na apresentação do iPhone 14, tal como a deteção de acidentes de viação. Estas duas novas funcionalidades salvaram já algumas vidas, como vários exemplos já publicados e documentados.

Contudo, esta funcionalidade de mensagens via satélite podem ser utilizada não só para pedidos de emergência em condições de sinal GSM inexistente, mas também para combater incêndios florestais. Foi o que fizeram no Canadá, tirando partido de uma funcionalidade do iPhone 14 para salvar a vida dos seus cidadãos.

 

Funcionalidade via satélite do iPhone 14 utilizadas para pedir ajuda

Os canadianos que lidavam com um incêndio florestal na sua cidade utilizaram as comunicações de emergência via satélite do iPhone 14 para contactar os serviços de emergência, apesar da falta de ligação às comunicações móveis.

Segundo informações de jornais locais, os residentes de Missanabie (que fica em Ontário, Canadá) utilizaram a funcionalidade do iPhone 14 para contactar os serviços de emergência enquanto combatiam um incêndio florestal em Dog Lake. Algumas pessoas juntaram-se para tentar substituir a falta de bombeiros, no combate às várias frentes de fogo que assolavam a região.

Na zona do Dog Lake, várias ilhas, zonas mais isoladas, ficaram sem comunicações móveis, não havendo forma de comunicar às autoridades os fogos e o pedido de ajuda.

Numa das várias ilhas do lago, os populares conseguiram alcançar a zona onde se encontrava o incêndio e usaram água do lago para apagar o fogo. Nesta zona, os fogos destruíram as antenas de comunicação, deixando os locais isolados.

Conseguimos obter ajuda das autoridades utilizando a nova função de chamada de SOS Emergência via Satélite do iPhone 14 quando nos aproximámos da ilha em chamas.

Afirmou Eric Belanger, um dos combatentes nestes incêndios.

Os pedidos de emergência via satélite são apresentados como uma opção quando não há sinal de telemóvel disponível. A facilidade de utilização permite que qualquer utilizador possa seguir as indicações apresentadas no ecrã do iPhone para obter um sinal do satélite mais próximo.

Fonte: Pplware.

Samsung recebe autorização para começar a fabricar as telas do iPhone 15


 A Samsung, principal fornecedora de telas OLED da Apple, recebeu aprovação na última terça-feira (21) para iniciar a produção em massa de displays para o iPhone 15. Os novos aparelhos da Apple têm lançamento previsto para setembro deste ano, mas pode acabar sofrendo atraso.

A autorização da Samsung aconteceu antes das concorrentes. As telas do iPhone 15 Pro serão fabricadas pela LG Display, que também já recebeu permissão para iniciar a produção, enquanto a fabricação para o Pro Max deve esperar mais um ou dois meses.

Leia mais: Lançamento do iPhone 15 pode sofrer atraso, prevê analista

Fornecedoras da Apple já têm autorização para iniciar produçãoFornecedoras da Apple já têm autorização para iniciar produçãoFonte:  GettyImages 

No caso da fornecedora BOE, responsável pelos displays do iPhone 15 e iPhone 15 Plus, a liberação ainda não aconteceu. Além disso, o jornal coreano The Elec afirma que a Apple deve focar na produção do iPhone 15 Pro em vez do modelo Pro Max, a fim de garantir um fornecimento de 50% a 60% desses modelos ainda neste ano.

De acordo com vazamentos anteriores, a nova linha deve ter o corpo fabricado em Titânio Grau 5, material mais leve e resistente do que o atual. Já os sensores das câmeras serão fornecidos principalmente pela Sony, enquanto os componentes de zoom do iPhone 15 Pro Max devem vir da LG Innotek.

Fonte: Tecmundo.

Vendas do iPhone devem cair e levar resultados financeiros da Apple para valores de 2016

 Será hoje ao final do dia que a Apple vai apresentar os seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2023. Olhando aos últimos meses, esperar-se-ia que estes continuassem a senda de excelentes valores. A verdade é que os analistas estão a prever que haja uma queda para valores de 2016 e que o iPhone seja o culpado.

Apple iPhone resultados financeiros vendas

A Apple tem mostrado ao mercado que está numa sequência de bons resultados nos trimestres fiscais. A cada novo período a marca volta a bater recordes e a arrecadar mais uns mil milhões de dólares em vendas de dispositivos e de serviços.

O cavalo de batalha da marca tem sido nos últimos anos o iPhone, que tem alavancado os resultados e dominado as vendas, que dentro do ecossistema Apple, quer contra a concorrência. Infelizmente, e segundo os analistas, o segundo trimestre de 2023 poderá mudar tudo.

A informação é avançada agora e é bastante clara sobre o que o mercado está à espera. A previsão geral é de que a queda nas receitas vá ser de 1,6%, uma vez que a venda do iPhones recuou 2% no período estudado por mais de 24 analistas de mercado.

Durante o mesmo período do ano passado, a Apple viu as suas vendas crescerem 3% e os números deste ano comprovam uma desaceleração económica global

No último trimestre fiscal de 2023, que terminou em março a Apple ainda tinha conseguido ver as vendas do iPhone crescerem 1,5%. Este cenário é algo que não deve se repetir até o lançamento dos próximos modelos, a família iPhone 15.

Para estes analistas, muitos consumidores estão a atrasar a intenção de compra por aguardarem que os novos modelos as novidades importantes esperadas. Aqui temos, como exemplo, a chegada da porta USB-C, uma construção em titânio e até um aumento na capacidade de bateria.

Apple iPhone resultados financeiros vendas

Mesmo com este cenário, com o abrandamento da economia nos EUA e a incerteza das vendas da Apple podem ser afetadas. O analista Bob O`Donell, resumiu a situação revelando que a Apple não está imune às tendências macroeconômicas gerais, mas continuará a definir o ritmo da indústria global de smartphones por algum tempo.

Resta então aguardar pelo final do dia de hoje e ver como será a apresentação de resultados da Apple. Tudo estará focado principalmente nos números de vendas do iPhone, o que condicionará os resultados financeiros da empresa.

Fonte: Pplware.

iPad mini 7 pode chegar ainda este ano com processador do iPhone 14


 O iPad mini 7 pode chegar ao mercado bem antes do esperado.Segundo o informante ShrimpApplePro, a Apple deve anunciar a 7ª geração do tablet compacto ainda em 2023, contrariando os rumores de que seria lançado apenas em 2024.

Em uma publicação na rede social X, antigo Twitter, o leaker revelou que a marca planeja lançar o novo dispositivo próximo à estreia do iPhone 15 e do Apple Watch Series 9. Ambos os produtos estão previstos para serem anunciados no último trimestre deste ano.

O sucessor do iPad mini 6 deve trazer poucas inovações, sugere o informante.O sucessor do iPad mini 6 deve trazer poucas inovações, sugere o informante.Fonte:  Apple/Divulgação 

O iPad mini 7 deve trazer poucas mudanças em comparação ao antecessor. Sem entrar em detalhes, o informante cita que o dispositivo pode ter apenas uma atualização de hardware.

A recente informação coincide com o sugerido anteriormente por Mark Gurman e por Ming-Chi Kuo. As duas fontes confiáveis de assuntos da Apple apontam que o novo tablet poderia contar com o chip A16 Bionic, o mesmo usado na linha iPhone 14 Pro.

Esse “upgrade” de hardware deve ampliar a vida útil do futuro iPad mini 7. Lembrando que, diferente das versões maiores, a Apple não tem o costume de atualizar a linha de tablets compactos com frequência.

Por exemplo, o iPad mini 6 foi lançado com chipset A15 Bionic, o mesmo do iPhone 13 Pro, em setembro de 2021. Enquanto isso, o iPad padrão vem sendo atualizado anualmente com diferentes processadores e recursos extras.

Fonte: Tecmundo.