25 de out. de 2021

Apple lançou o iOS 15.1. Atualize já o seu iPhone

 Tal como havíamos adiantado na semana passada, a Apple está a lançar uma nova atualização para os seus vários sistemas operativos. Do macOS 12 Monterey, passando pelo watchOS 8.1, tvOS 15.1, até ao iPadOS 15.1 ou iOS 15.1, são muitas as novidades que todos agora irão ter acesso.

Depois de várias versões beta, está cá, finalmente, o iOS 15.1 que corrige inclusive pequenos problemas detetados na versão iOs 15.

Imagem iOS 15.1

iOS 15.1 está lançado para trazer mais funcionalidades ao iPhone. Já por várias vezes abordamos as novidades que foram sendo testadas nas versões beta. Hoje já estão disponíveis para todos.

 

SharePlay

  • SharePlay é uma nova forma de partilhar experiências sincronizadas no FaceTime com conteúdos da aplicação TV, de Apple Music e de outras aplicações compatíveis da App Store.
  • Os controlos partilhados permitem a cada pessoa pausar, reproduzir, recuar ou avançar rápido.
  • O controlo de volume inteligente diminui automaticamente o áudio de um filme, programa de TV ou música quando os seus amigos falam.
  • A Apple TV suporta a opção de ver o vídeo partilhado no ecrã grande enquanto continua a chamada FaceTime no iPhone.
  • Através da partilha de ecrã, todos os participantes numa chamada FaceTime podem ver fotografias, navegar na web ou ajudar-se uns aos outros.

Câmara

  • Captura de vídeo ProRes no iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max.
  • Definição para desativar a mudança automática de câmara ao tirar fotografias ou gravar vídeos macro no iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max.

Imagem iOS 15.1 beta 3 Apple ProRes

Carteira

  • Suporte para cartão de vacinação contra a COVID‑19, que permite adicionar e apresentar informação comprovável de vacinação através da aplicação Carteira.

Traduzir

  • Suporte para chinês mandarim (Taiwan) na aplicação Traduzir e na tradução a nível do sistema.

Casa

  • Novos acionadores de automatização com base na leitura atual de sensores de humidade, qualidade do ar ou nível de luz compatíveis com o HomeKit.

Atalhos

  • Novas ações pré‑concebidas que permitem sobrepor texto em imagens ou GIF.

Esta atualização também resolve os seguintes problemas:

  • A aplicação Fotografias podia indicar incorretamente que o armazenamento estava cheio durante a importação de fotografias e vídeos.
  • A aplicação Meteorologia podia não apresentar a temperatura da localização atual e podia mostrar incorretamente as cores dos fundos animados.
  • A reprodução de áudio numa aplicação podia ser colocada em pausa ao bloquear o ecrã.
  • A aplicação Carteira podia fechar inesperadamente ao usar o VoiceOver com vários cartões.
  • As redes Wi‑Fi disponíveis podiam não ser detetadas.
  • Os algoritmos da bateria foram atualizados nos modelos de iPhone 12 para estimar melhor a capacidade da bateria ao longo do tempo.

Pala além deste sistema operativo, a Apple também atualizou o macOS 12 Monterey, iPadOS 15.1, watchOS 8.1 e tvOS 15.1.

Fonte: Pplware.

macOS 12 Monterey: requisitos mínimos, Macs compatíveis e novidades

 A Apple anunciou no evento da semana passada que hoje seria o dia de lançamento das mais recentes versões dos seus vários sistemas operativos. Como tal, o macOS 12 Monterey será disponibilizado e as máquinas compatíveis serão beneficiadas com um conjunto de novas funcionalidades. Antes de sabermos as novidades há que perceber tem os requisitos mínimos para instalar a atualização.

Para o deixar mais tranquilo, saiba que o novo sistema operativo para portáteis e desktops exige o mesmo que o seu antecessor. Mas traz mais novidades.

Quais são os requisitos mínimos do macOS Monterey?

Conforme referimos em cima, o macOS Monterey exige a uma série de requisitos exatamente iguais à versão anterior do macOS. Em geral, os dispositivos Mac costumam ter muitos anos de suporte, mais de 5 ou 6. Mesmo assim, se o seu computador Apple ainda não atualizou para a versão anterior, que era o macOS 11 Big Sur, também não atualizará para o macOS 12 Monterey.

Além disso, o utilizador também precisa ter uma conta Apple. Se já possui outro dispositivo Apple, como outro Mac, iPad ou iPhone, é recomendável usar a mesma conta e palavra-passe para que todos os seus dados sejam sincronizados. Se este for seu primeiro dispositivo Apple, pode criar uma nova conta. Nesta página ensina a criar um Apple ID.

 

Quais dispositivos suportados?

A Apple, a partir do momento em que anunciou o macOS 12 Monterey, criou a página de apresentação do sistema operativo onde são mostradas as novidades e informação complementar. Entre essa informação está a lista oficial dos computadores Apple que são compatíveis com esta nova versão do macOS.

Na lista que deixamos é indicado o modelo e o ano da sua versão mais antiga que o macOS Monterey recebe. Todas as versões de anos posteriores desse modelo serão suportadas.

  • iMac: de 2015 em diante
  • iMac Pro: de 2017 em diante
  • MacBook Air: de 2015 em diante
  • MacBook Pro: de 2015 em diante
  • Mac Pro: de 2013 em diante
  • Mac mini: de 2014 em diante
  • MacBook: de 2016 em diante

O que há de novo no macOS 12 Monterey?

Em junho deste ano, no evento WWDC 2021, a Apple apresentou o novo sistema operativo para os seus computadores e prometeu algumas inovações. Como tal, além de aperfeiçoar funcionalidades do macOS, a empresa integrou mais ainda o sistema operativo dos Macs num conceito muito conhecido nos sistemas operativos para iPhone e iPad.

Estas são as novidades de forma resumida que poderá contar dentro de poucas horas:

  • Controlo universal: uma nova função que permite controlar o seu Mac ou iPad movendo o cursor de um dispositivo para outro. Basicamente podemos colocar lado a lado um iPad, um Mac e com o cursor ir do ecrã do Mac até ao ecrã do iPad. Além disso, esta opção até permite arrastar ficheiros entre dispositivos. Um teclado, um rato, vários dispositivos praticamente sem latência.
  • App Atalhos: os atalhos do iOS são automações para realizar várias tarefas com o toque de um único botão. Alargam consideravelmente as funcionalidades para lá do que o SO traz nativo. Agora já pode criar esses atalhos no macOS.
  • Melhorias no Facetime: Um dos focos dos sistemas operativos Apple deste ano foi o FaceTime.  Agora, o utilizador poderá isolar o som de fundo para aprimorar a voz ou criar um modo retrato em tempo real se tiver um Mac com chip M1. Uma nova visualização é implementada para ver todos os participantes da chamada com o mesmo tamanho. Também é possível agora criar um link para uma sessão do FaceTime, permitindo ter utilizadores Android e Windows dentro da plataforma de videochamadas Apple.
  • Novo SharePlay: O SharePlay permite usar o FaceTime para partilhar o seu ecrã e tudo o que está a ver ou a ouvir. O som e imagem das chamadas FaceTime também são mais naturais. E com a app Mensa­gens é mais fácil encontrar e divertir-se com os conteúdos partilhados por amigos e familiares.
  • Partilhar Fotografias: As fotografias partilhadas com o utilizador na aplicação Mensagens terão a sua própria pasta na app Fotografias.
  • Melhorias no Safari: O menu do separador foi redesenhado para poder criar novos grupos, que são sincronizados com seus outros dispositivos. A barra de endereço também ficou mais compacta.
  • AirPlay chega ao Mac: O poder do AirPlay chega ao Mac. Partilhe, veja ou apresente conteúdos de outro dispositivo Apple no magnífico ecrã do seu Mac. Também pode ampliar ou projetar o seu ecrã para aumentar a produtividade.
  • Deteção de texto em Fotos: O Mac permite interagir com o texto de qualquer imagem. Clique num endereço e abra-o no Mapas. Faça telefonemas, envie mensagens ou guarde um número de telefone. Pode copiar e colar tal como faria com qualquer outro texto. E as informações pessoais das imagens não saem do seu dispositivo.

  • Globo interativo no Mapas: Admire toda a beleza natural do nosso planeta com um globo interativo repleto de informações e detalhes. Explore cordilheiras, desertos, florestas tropicais, oceanos e muito mais.
  • iCloud+: O iCloud sempre manteve as suas informações importantes, como fotografias, documentos e notas, atualizadas, acessíveis e em segurança, em todos os seus dispositivos. Agora, o iCloud+ leva esta experiência mais longe, com uma nova assinatura que vai substituir os atuais planos de armazena­mento.

Estas são apenas algumas das novidades que a Apple trará para o seu computador. Há bastantes mais novidades e melhorias na interação entre dispositivos da Apple e de terceiros.

 

Como fazer upgrade para o macOS Monterey?

O processo de atualização do Mac é simples. Logo que o macOS 12 Monterey esteja disponível, ao abrir a Mac App Store, verá um banner a informar que a atualização está disponível. Esta versão também estará na categoria Atualizações da App Store para ter acesso a ela.

Ao clicar no banner ou na atualização, verá uma página com todas as informações sobre o mesmo. Nesta página, pressione o botão Download, e o download da atualização começará, um processo que pode demorar mais ou menos minutos dependendo da sua ligação à Internet.

Quando o download for concluído, terá acesso a uma janela que é o instalador que o guiará passo a passo pelo processo de atualização. Nele poderá escolher o disco rígido no qual deseja instalá-lo, bastando então esperar um pouco para que a atualização seja instalada.

Durante o processo, o computador irá ser reiniciado e depois levará algum tempo com a barra de progresso por baixo da maçã.

Fonte: Pplware.

Testes mostram que o Intel Core i9-12900HK é mais rápido do que o Apple M1 Max

 Somam-se os diversos testes onde podemos ter acesso a alguns dados interessantes sobre os próximos processadores Alder Lake da Intel. Muitas dessas provas revelam todo o poder destes equipamentos, e espicaçam a vontade dos consumidores em os adquirir.

Recentemente foram realizados alguns testes de benchmark que mostraram que o processador Intel Core i9-1200HK consegue ser mais rápido do que o recém-lançado M1 Max da Apple.

Imagem de um processador Intel Core

Intel Core i9-12900HK mais rápido que o Apple M1 Max em testes

Alguns especialistas conseguiram obter os resultados de um teste fechado de um computador portátil baseado no novo processador Intel Core i9-12900HK. De acordo com os testes do Geekbench, o chip da nova aposta da fabricante norte-americana será muito mais produtivo do que todos os seus concorrentes.

Tal como podemos ver pela imagem seguinte, o CPU Alder Lake consegue uma pontuação de 1851 em núcleo único, e 13256 em múltiplo núcleo. Com este resultado, o chip da Intel consegue um desempenho superior a todos os processadores móveis conhecidos, desde os modelos da linha Tiger Lake-H45, Zen3 móvel e até ultrapassa o novo CPU M1 Max da Apple.

Segundo testes não oficiais já revelados ao M1 Max, o SoC da Apple conseguiu uma pontuação de 1749 em núcleo único e 11542 em múltiplo núcleo.

Uma vez que os computadores com este processador ainda não foram lançados, os resultados do teste não constam na base de dados pública da plataforma de benchmark. O que existe é apenas uma captura de ecrã dos resultados, o que aponta para a tese de que se tratam de testes internos realizados pela fabricante do computador.

O processador Core i9-12900HK conta com 14 núcleos e 20 threads. Pertence à família Alder Lake e é a melhor opção dos Alder Lake-P. Algumas fontes indicam que, no futuro, será lançada a linha Alder Lake-S, com chips de 16 núcleos e 24 threads.

Os computadores portáteis com os processadores Alder Lake-P devem ser lançados juntamente com as placas gráficas Arc Alchemist. Estima-se que o lançamento aconteça na CES 2022, a 5 de janeiro de 2022.

Fonte: Pplware.