10 de nov. de 2022

Apple lançou o iOS 16.1.1, iPadOS 16.1.1 e macOS 13.0.1! É melhor atualizar já

 A Apple está atenta aos seus sistemas e às necessidades que estes têm de atualizações e correções de segurança. É um processo constante e que resulta, muitas vezes, no surgir de atualizações não esperadas e urgentes.

É isso que está agora a acontecer, com a chegada de 3 novas versões dos sistemas da Apple. Tanto o iOS 16.1.1, como o iPadOS 16.1.1 e o macOS 13.0.1 chegaram para resolver problemas de segurança e que é urgente instalar.

Apple iOS 16.1.1 iPadOS macOS

Como é normal, a Apple não avançou com muitas informações sobre o que estas 3 novas versões dos seus sistemas trazem. O que é revelado na descrição destas atualizações, foca-se apenas em 2 pontos, a correção de bugs e a resolução de falhas de segurança.

Se o primeiro não é destacado com detalhe, há quem avance que possa ser a solução de um problema que vinha a ser relatado há algum tempo. Falamos de problemas com redes Wi-Fi, que simplesmente deixam de ser suportadas e os equipamentos desligam-se.

No campo das falhas de segurança, a Apple aponta para o iOS 16.1.1, o iPadOS 16 1.1.1 e o macOS 13.01 uma única questão. Esta está no libxml2 e permite que os atacantes possam terminar apps que estão a ser executadas ou correr código aleatório.

Apple iOS 16.1.1 iPadOS macOS

A Apple limita a sua descrição ao mínimo e não detalha como este pode ser testado ou avaliado. Toda a informação existente pode ser encontrada no local habitual da Apple, no link onde a marca regista todos os dados relevantes e vai mantendo atualizado.

Esta nova versão, que não era esperada, surge ao mesmo tempo que a próxima grande atualização continua a ser testada pela Apple. Falamos do iOS 16.2, que vai reunir várias melhorias e novidades, para tornar este sistema ainda melhor. O iPadOS e o macOS vã também receber uma atualização ao mesmo tempo.

Estas 3 atualizações estão já disponíveis e prontas para serem instaladas. Os utilizadores só precisam de procurar e realizar o normal processo de atualização que já fizeram muitas vezes nos seus equipamentos da Apple, quer para o iOS, iPadOS ou macOS.

Fonte: Pplware.

Microsoft: Já pode ver as fotografias guardadas no iCloud na app Fotografias do Windows 11

 A Microsoft, com o Windows 11 e a versão anterior, tem procurado integrar outros serviços e outros sistemas. Isso tem sido visto já diversas vezes e agora está novamente a ser mostrado, com uma nova integração importante e relevante.

A partir de agora, e pela app Fotografias, os utilizadores do Windows 11 podem aceder a todas as imagens que têm guardadas no iCloud. Esta é uma integração natural e que todos podem aproveitar de imediato.

Windows 11 fotografias iCloud Apple Microsoft

Unir a Apple ao que a Microsoft oferece

Apesar de estar muito focada em integrar sistemas como o Linux ou o Android no Windows 11, a Microsoft não esqueceu a Apple e os seus sistemas. Quer certamente aproximar-se dos utilizadores deste ecossistema e oferecer o máximo possível.

É neste contexto que há algum tempo anunciou a chegada para breve de várias ferramentas e até a integração com outras suas. É assim que se espera para muito breve a chegada da app Apple Music e outras associadas à criadora do iPhone.

Windows 11 fotografias iCloud Apple Microsoft

Fotografias do iCloud agora no Windows 11

Agora, e acessível a todos, chega mais uma novidade prometida. Falamos da integração da app Fotografias com parte do que o iCloud oferece aos utilizadores. Em especial, a parte associada às imagens ali guardadas fica acessível nesta app do Windows 11.

Esta integração vai ser natural e filtrada para que o utilizador tenho acesso direto a estas imagens, com uma área específica no menu lateral. Para estas imagens surgirem, o utilizador terá de ter a app iCloud instalada no Windows 11, um processo assistido e com acesso na loja de apps da Microsoft.

Windows 11 fotografias iCloud Apple Microsoft

Um processo muito simples e transparente

Naturalmente que após esta configuração e esta integração, a sincronização será automática e constante. Assim, e para quem usa o Windows 11 e o iPhone ou o iPad, terá acesso imediato a todas a fotografias num único local.

Esta é uma funcionalidade que está já acessível a todos e que será simples de configurar. Depois desse passo, tudo estará acessível de forma rápida, simples e, principalmente, completamente transparente e automatizada.

Fonte: Pplware.

Spotify lança a sua app para Apple Watch com novo ar e com novas funcionalidades

 O Apple Watch continua a ter uma grande predominância no segmento dos dispositivos vestíveis e a Apple alargou a sua oferta com o lançamento da versão Ultra. Assim, espera-se que esta nova máquina conquiste uma franja de utilizadores que até agora não viram no smartwatch da Apple uma proposta à altura. As empresas com apps de terceiros sabem do poder do relógio no mercado mobile e o Spotify é disso um exemplo.

O Spotify anunciou hoje uma mão cheia de atualizações, mas a mais notável para os utilizadores Apple é uma versão totalmente nova da aplicação Spotify para Apple Watch. Venham ver o que há de novo.

Imagem nova app Spotify para Apple Watch

Hoje foi dia de muitas novidades da maior plataforma de streaming de música, o Spotify. Segundo a empresa, a nova aplicação (porque foi refrescada) apresenta uma "nova e melhorada experiência de audição" com atualizações da interface da biblioteca, navegação, podcasts, e muito mais.

A informação foi publicada num post no blogue da empresa. Dizem que chegaram novidades na app para Apple Watch, integração com Fire TV, atualizações à parceria do Spotify com a Delta, e integração com Ray-Ban Stories. Mais uma vez, para os utilizadores da Apple, a atualização do Apple Watch é o que é mais notável aqui.

As atualizações à aplicação Spotify para o Apple Watch incluem um acesso mais fácil à música e podcasts com um novo design para a interface "A sua biblioteca". A nova aplicação Apple Watch também facilita o download de música para audição offline com apenas alguns toques. O Spotify também redesenhou a interface da aplicação com obras de arte de álbuns maiores, novas animações, entre outras melhorias.

Aqui está tudo o que Spotify tem a dizer sobre a nova aplicação Apple Watch, com alguns detalhes sobre o que há de novo também para podcasts:

A partir de hoje, estamos a lançar uma nova e melhor experiência de audição para os utilizadores de Spotify no Apple Watch. Isto significa que poderá navegar e escolher mais facilmente a sua música e podcasts preferidos na A tua Biblioteca, bem como descarregar mais rapidamente a música para ouvir offline a partir do próprio relógio. Há também um novo design elegante com obras de arte maiores, animações, e um acrescento de funcionalidades - como o deslizar para gostar de uma música. É também super fácil de detetar novos episódios marcados com um ponto azul, por isso nunca perderá episódios frescos dos seus criadores favoritos.

Um dado a reter é que o post do blogue Spotify não faz qualquer menção a Spotify Hi-Fi, uma funcionalidade anunciada há mais de 600 dias. O Apple Music, entretanto, oferece reprodução sem perdas, sem custos adicionais para os assinantes, o que pode ser um ponto a favor do serviço da empresa californiana.

A nova aplicação Spotify para o Apple Watch está a ser lançada agora através da App Store. O Spotify parece estar a fazer uma implementação faseada da nova versão, pelo que pode não aparecer imediatamente na sua conta.

Fonte: Pplware.

Apple lançou uma atualização de firmware para os AirPods Pro 2

 Com o lançamento dos AirPods Pro 2, a Apple aumentou a sua oferta de auscultadores. A sua linha de "earbuds Pro" tem já duas versões com hardware diferente e funcionalidades igualmente diferentes. Sempre que há uma atualização dos sistemas operativos, a empresa não deixa para trás o software destes dispositivos e de vez em quando atualiza o firmware. Depois de um bug que detetado nos AirPods 2 Pro, a empresa trabalhou para a sua correção.

Agora a Apple atualizou o firmware 5A377 existente para a nova versão 5B58. Já a tem nos seus Pro 2?

Imagem AirPods Pro 2 da Apple

O que há de novo no firmware 5A377 dos AirPods Pro 2?

Apesar de ter sido prometida mais informação com a saída do iOS 16, a verdade é que a Apple continua a não partilhar as novidades que são incluídas nas atualizações do firmware dos AirPods.

Imagem vários AirPods

Além disso, a Apple também não fornece instruções sobre como atualizar o software AirPods, mas o firmware é geralmente instalado via OTA (pelo ar) enquanto os ‌‌auscultadores estão emparelhados a um dispositivo iOS. Colocar os ‌‌‌‌‌AirPods‌‌‌‌‌ no estojo, ligar os ‌‌‌‌‌AirPods‌‌‌‌‌ a uma fonte de alimentação e, em seguida, emparelhar os ‌‌‌‌‌AirPods‌‌‌‌‌ a um dispositivo iOS ou Mac deve forçar a atualização.

Como podemos verificar a versão do firmware dos AirPods?

Pode verificar o firmware dos ‌‌‌AirPods seguindo estas etapas:

  • Ligue os seus ‌‌AirPods ao seu dispositivo iOS.
  • Abra a aplicação Definições.
  • Dentro verá o menu AirPods Pro 2.
  • Já neste menu dedicado aos AirPods corra a janela até ao fundo e verá Informações.
  • Agora veja a opção Versão que lhe diz o número que tem instalada.
    • Se abrir o menu Versão terá também a informação do firmware da caixa de carregamento.
      Basicamente não há muito mais a fazer, se não esperar que chegue a sua vez. Ainda esperamos também que a promessa seja cumprida e que a Apple dê mais informação.

      Fonte: Pplware.