4 de nov. de 2021

Apple lançou o software HomePod 15.1.1 com correções de bugs

 A Apple continua a aperfeiçoar a sua coluna inteligente por forma a cativar o mercado. Depois de ter lançado o HomePod mini em várias cores, a empresa entrega agora uma nova versão do HomePod 15. Assim, está disponível o HomePod 15.1.1.

Esta versão aparece alguns dias após ter sido igualmente libertada a versão 15.1.1 do tvOS. Há novidades.

Imagem HomePod e HomePod mini da Apple

Esta nova atualização vem corrigir pequenos bugs,

um deles relacionado com os podcasts.

A nova versão que vem após a versão oficial 15.1

ter sido lançada no final de outubro resolve

um problema que afetou muitos utilizadores.

Apesar disso, nem todos os foram afetados

por este problema. Ainda assim,

 mais vale atualizar a coluna.

Imagem HomePod mini coloridos

 

Como posso atualizar o meu HomePod para a versão mais recente

Esta atualização pode ser feita abrindo a aplicação Casa.

Dentro, vemos o ícone do HomePod, 

pressionamos e clicamos na roda dentada das definições,

no canto inferior direito do ecrã.

Irão ver a seguir a opção Atualizar.

Imagem atualizar HomePod com versão mais recente

Depois de instalado, poderão ver das Definições a versão

da coluna. Esta deve estar 15.1.1.

Na versão passada a Apple disponibilizou 

Áudio sem perdas e o Dolby Atmos. 

Vamos então ver como pode ativar estas opções,

se ainda não o fez.

 

Ativar as novidades na sua coluna Apple

Agora que temos todos os dispositivos atualizados,

podemos ativar o Áudio sem perdas e o 

Dolby Atmos nos nossos HomePods.

Os passos a seguir são os seguintes:

  • Abrir a aplicação Casa no nosso iPhone ou iPad.
  • Tocar no botão Casa (com ícone de uma casa)
  • que está no canto superior esquerdo.
  • Abrir as Definições das casas.
  • No grupo PESSOAS, escolher a
  •  pessoa marcada como Habitante (proprietário),
  • provavelmente o próprio.
  • Agora seguir para Apple Music.
  • Ativar Áudio sem perdas e Dolby Atmos.
Com estes passos podemos agora reproduzir conteúdo em formato Lossless e Spatial Audio diretamente em todos os nossos HomePods. A Apple refere na sua página que está a atualizar o catálogo e que ainda não estão todos os temas com estas tecnologias.
Fonte: Pplware.


Apple vendeu 6,5 milhões de MacBooks no 3º trimestre e supera a ASUS

 A Apple está a apostar forte no seu setor de computadores. E parece que o adeus aos processadores Intel e investimento nos próprios chips Silicon foram uma alavanca importante para a autonomia da empresa de Cupertino e que ajudaram no alcance de um maior sucesso.

E parece que os resultados estão à vista pois, segundo os dados mais recentes, a Apple vendeu 6,5 milhões de computadores MacBook no terceiro trimestre de 2021. Com estes valores, a marca da maçã conseguiu assim ultrapassar a taiwanesa ASUS.

Apple vendeu 6,5 milhões de MacBooks no 3º trimestre

Segundo os dados da empresa de análise de mercado Strategy Analytics, a Apple conseguiu vender 6,5 milhões de computadores MacBooks durante o terceiro trimestre deste ano de 2021.

Os detalhes mostram que estas 6,5 milhões de unidades vendidas neste setor correspondem a um crescimento de 10% ano a ano. E este resultado foi então o suficiente para que a empresa da maçã conquistasse 10% e participação de mercado, ao mesmo tempo que retirou o quarto lugar à ASUS. Por sua vez, e apesar de obter o mesmo aumento de vendas, a empresa de Taiwan ficou assim em quinto lugar na tabela com 5,1 milhões de computadores portáteis vendidos.

A tabela é liderada pela chinesa Lenovo que conseguiu vender 15,3 milhões de portáteis no terceiro trimestre. Estas vendas dão à marca 23% de participação de mercado e representam um aumento de 5% ano a ano. O segundo lugar é ocupado pela norte-americana HP que vendeu 14,3 milhões de equipamentos e detém 21% de participação deste mercado. No entanto as vendas da HP foram 5% menores do que no mesmo período do ano passado. A medalha de bronze pertence à Dell com 12,2 milhões de portáteis vendidos. A marca possui 18% deste mercado e conquistou um impressionante aumento de 50% face ao terceiro trimestre de 2020.

No geral, foram vendidos 66,8 milhões de portáteis neste terceiro trimestre, um crescimento de 8% ano a ano.

Vendas de Chromebooks e tablets não é animadora

Por sua vez, segundo o analista de mercado IDC, as vendas de Chromebooks caíram 29,8% no terceiro trimestre, para 6,5 milhões de unidades, em comparação com o ano passado. Estes valores foram originados sobretudo à "saturação" do mercado educativo.

Neste segmento, a tabela é mais uma vez liderada pela Lenovo, seguida pela Acer. Dell, HP e Samsung.

Quanto aos tablets, a venda destes caiu 9,4% para 42,3 milhões de unidades. A redução significativa da procura por estes equipamentos é o grande motivo destes valores. Contudo, a Apple quebrou a tendência com as vendas do iPad a crescer 4,6% face ao ano passado, para 14,7 milhões de unidades.

Fonte: Pplware.

Ciclista podia não estar vivo hoje se não fosse o Apple Watch ter ligado para a emergência

 Os smartwatches estão cada vez mais úteis não só para nos informar das horas, mas também para nos ajudar com muitas das tarefas do dia a dia. Além disso, no caso da Apple, Samsung, Fitbit, entre outras, os utilizadores podem contar com sistemas de auxílio ao socorro. Aliás, foi graças ao recurso de chamada de emergência do Apple Watch que um ciclista diz ter sido salvo após um grave atropelamento.

Com a massificação do uso deste dispositivo, os utilizadores têm mais hipóteses de serem acudidos pelo socorro.

Imagem Apple Watch Series 6

Apple Watch poderá ter sido fundamental

O testemunho é na primeira pessoa e mais uma vez um acidentado não conseguiu pedir ajuda por não estar no pleno uso das suas faculdades. O caso passou-se com um ciclista britânico, Jay Dixon, que depois de ter sido atropelado, caiu e nesse momento o Apple Watch detetou o acidente e solicitou de imediato socorro.

Segundo o que o homem contou a um canal de notícias local, ele foi abalroado por um carro enquanto tentava virar numa estrada secundária. A colisão foi de tal forma violenta que ele voou literalmente para fora da estrada e atingiu o solo com violência.

Ao cair da bicicleta sofro uma concussão imediata. O condutor veio ver como estava, sentia-me extremamente cansado e a perder a consciência."

Explicou o acidentado a um serviço de notícias local GrimsbyLive.

Houve um momento depois de ter caído que pensei: 'acordo ou fico aqui deitado e desisto'? Continuei a tentar levantar-me, mas não consegui, tive uma sorte incrível.

Se tivesse colidido com o carro mais alguns centímetros para a direita, penso que estaria morto.

Disse Dixon.

Imagem do ciclista atropelado que foi salvo pelo Apple Watch

Mesmo chamando-lhe quase acidente, o homem também diz que acredita estar vivo por causa do seu Apple Watch.

Quando caí, o meu relógio enviou um sinal de alerta aos serviços de emergência e ao meu parceiro. Tinha detetado que eu tinha caído e enviado a minha localização exata a ambas as partes. O relógio disse exatamente o que aconteceu e o meu parceiro apareceu lá em 15 minutos.

O socorro terá sido prestado muito rápido e o homem sofreu alguns traumatismos, cortes e hematomas. Pretende voltar à bicicleta depois de se recuperar.

 

Deteção de quedas poderá passar a ser deteção de acidentes

Conforme foi notícia na apresentação do dispositivo, da versão 4 em diante, os relógios Apple, incluindo o novo Apple Watch Series 7, detetam quando um utilizador cai e não se mexe durante um minuto. Assim, o mecanismo automaticamente faz uma chamada para serviços de emergência é iniciada e os dados de localização são transmitidos aos técnicos de emergência.

Portanto, como temos visto desde há muitos anos para cá, este é um recurso que tem mostrado salvar vidas inúmeras vezes e a Apple está a tentar expandi-lo para acidentes de carro também.

Fonte: Pplware.

O primeiro iPhone com USB Tipo-C pode ser seu… mas não será barato

 Recentemente mostrámos aqui o primeiro dos iPhones equipado com porta USB Tipo-C. A Apple não parece ter planos para adotar este padrão em detrimento da sua porta Lightning e, por isso, houve quem metesse mãos à obra e criasse o primeiro iPhone com porta USB Tipo-C.

Agora o modelo alterado está à venda em leilão e o preço final vislumbra-se alto.

O primeiro iPhone com USB Tipo-C pode ser seu... mas não será barato

Pillonel, um estudante de engenharia robótica, passou meses no projeto durante o seu tempo livre por forma a perceber como poderia adaptar a estrutura do Lightning para fazer a passagem para USB-C. Abriu vários cabos das duas tecnologias até chegar a um cenário final e funcional.

O futuro engenheiro criou inicialmente um protótipo simples que permitia que uma bateria do iPhone fosse carregada pela porta USB-C. A prova de conceito era bastante grande e não cabia dentro de um iPhone, então o jovem partiu para a empreitada seguinte que foi remover todos os fios e compactar tudo dentro do dispositivo.

Para o projeto, Pillonel fez a engenharia reversa do conector C94 personalizado da Apple, criando o seu próprio design de PCB flexível que cabe dentro de um iPhone. O futuro engenheiro revelou o cabo flexível num teaser de vídeo final esta semana, onde demonstrava como o iPhone X com USB-C carrega e transfere dados.

Este "protótipo DIY" de iPhone USB-C ficou conhecido poucas semanas depois do anúncio dos planos da Comissão Europeia. Esta entidade pretende forçar os fabricantes de smartphones e outros eletrónicos a instalar uma porta de carregamento USB-C comum nos seus dispositivos.

Primeiro iPhone com USB-C em leilão no eBay

Depois de todo o sucesso, o criador do projeto está prestes a rentabilizar todo o trabalho que teve. O iPhone X com USB Tipo-C, o primeiro dos iPhones a funcionar com esta tecnologia, está a ser leiloado no eBay

Até ao momento da escrita deste artigo, o valor do smartphone vai nos 4 950 dólares (cerca de 4 274 euros). 

Além de ter a porta USB-C este modelo tem 64 GB de armazenamento, vem na cor preta e tem a caixa, mas não traz nenhum acessório. O criador adverte que este telefone não deve ser usado como equipamento principal ou sequer de uso frequente. Não deve também ser restaurado ou ter quaisquer dados apagados depois da compra.

Fonte: Pplware.