20 de fev. de 2023

Apple quer impedir que utilizadores instalem versões beta do iOS se não pagarem

 Os testes do iOS são normalmente abertos a quem quer experimentar as novidades, mas ainda que controlados, dependendo da versão usada. A Apple quer agora limitar este acesso e garantir que apenas quem paga pode instalar as versões beta. Tudo isso vai ser feito no iOS.

Apple iOS Beta públicas

Apple quer limitar acesso às Beta do iOS

Ao longo dos anos a Apple tem garantido a um lote de utilizadores limitado o acesso às versões de desenvolvimento do iOS. Estas têm todas as novidades que estão a ser preparadas, mas que ainda necessitam de ser otimizadas ou desenvolvidas por mais algum tempo.

Claro que abre depois a mais utilizadores as versões mais maduras, mas que ainda precisam de desenvolvimento por parte dos programadores da marca. É aqui que entram as versões beta publicas, que qualquer um pode registar assim que as versões são tornadas publicas.

Para controlar este acesso, a Apple estreou com a versão beta do iOS 16.4 um novo menu de configuração, chamada "Atualizações Beta". Este permitirá controlar a instalação destas versões, evitando que seja necessário instalar qualquer perfil no equipamento do utilizador.

Apple iOS Beta públicas

Apenas quem paga terá mais que versões públicas

Importa destacar que este menu apenas surgirá aos utilizadores que tenham os seus Apple ID registado no programa de testes da marca. Caso surja, o utilizador pode escolher que versão do iOS Beta quer ter presente, as privadas ou as publicas.

A Apple quer assim limitar o acesso ao iOS a quem estiver a pagar os 99 dólares anuais que são cobrados. Desta forma conseguem controlar este acesso, depois de ter conseguido fechar alguns sites onde estes perfis eram partilhados.

Este é mais um passo da Apple contra todos os que tentam usar as versões de testes sem qualquer autorização. Tal como acontece há anos, apenas quer permitir a quem pague e assim tenha acesso garantido e autorizado. Todos os demais devem esperar pelas versões beta públicas do iOS.

Fonte: Pplware.

Apple critica regras do Reino Unido e não quer que iOS se torne um “clone do Android”

 Tal como a Google, também a Apple está a ser alvo de investigações na Europa. Os reguladores querem saber se o iOS está a bloquear muitas das funções mais simples. O problema é que o iOS vai ter de mudar e, segundo a Apple, pode ficar como um clone do Android.

Apple Android clone Webkit iOS

Um dos mais recentes casos que envolve a Apple está a acontecer no Reino Unido. A CMA (Competition and Markets Authority) tem o iOS e a Apple sob investigação, em especial sobre o que podem ser consideradas movimentações monopolistas no sistema operativo do iPhone.

Com várias situações já identificadas, a CMA quer que a Apple mude o iOS em alguns pontos. A empresa já reagiu e numa resposta que foi enviada, a Apple alega que se mudar o iOS na forma pretendida, acabará por tornar o seu sistema como "clone do Android".

Em particular, a CMA aponta o dedo ao WebKit e às regras que a Apple impõe para a criação de um browser para o iOS. A utilização do motor de browser terá sempre de ser o WebKit e o Safari tem um papel dominante dentro do sistema da Apple. 

Apple Android clone Webkit iOS

Aqui a CMA alega que a qualidade de todos os browsers nos dispositivos Apple é limitada pelo ritmo de desenvolvimento mais lento do WebKit. Resultou no cancelamento de alguns recursos planeados porque não eram suportados. Isso também gera maiores custos de desenvolvimento devido a bugs inerentes ao WebKit.

Entretanto, a Apple discorda da proposta da CMA com vários argumentos. A retirada dessa obrigação impediria atualizações uniformes de apps com acesso à Internet, como faz o Android. A Apple também afirma que as lojas de apps alternativas "minariam as fortes proteções do utilizador fornecidas pelo modelo de negócios da Apple".

Com outros processos similares a decorrer, a Apple está cada vez mais isolada. Vai mesmo ter de mudar o iOS e abrir o acesso a outras lojas de apps e a outras medidas, que vão tornar o iOS um sistema mais aberto e mais justo para os programadores.

Fonte: Pplware.