16 de dez. de 2023

Dica: como encontrar um iPhone ou iPad perdido quando está quase sem bateria

 Há dias, um leitor perguntou como atua a funcionalidade do iPhone que o permite encontrar mesmo quando este está quase sem bateria. Antes de mais, é importante frisar que a app Encontrar pode fornecer informações de localização até a bateria do dispositivo ficar totalmente descarregada. E depois?

Ilustração iPhone com rede Encontrar

Com a app Encontrar ativada, quase todos os equipamentos Apple podem ser localizados em caso de perda. Mas o que acontece se demorar algum tempo a reparar e a bateria do seu iPhone ou iPad se esgotar antes de o fazer? Que informações de localização envia até esse momento e quanto tempo tem de utilizar a funcionalidade Encontrar para identificar a sua localização?

A Apple adicionou cada vez mais formas de a app Encontrar num iPhone ou iPad fornecer um sinal que ajuda a encontrá-lo ao longo do tempo. Mas existem limites, dependendo do tipo e modelo.

O iPhone desligado continua a enviar a sua localização

Se tiver um iPhone 11 (qualquer modelo) ou posterior com o iOS 15 (ou versão posterior) instalado, o iPhone continua a enviar um sinal de curto alcance por Bluetooth, mesmo quando está ostensivamente desligado - funciona como um AirTag nesse modo. A partir do iOS 15, quando aparece o ecrã que permite deslizar o cursor de desligar, aparece uma mensagem em qualquer iPhone compatível:

O iPhone continua localizável se estiver desligado

A aplicação Encontrar ajuda a localizar este iPhone em caso de perda ou roubo, mesmo que esteja em modo de poupança de energia ou desligado.

A localização fica visível em Encontrar nos seus outros dispositivos e também pode ser vista pelas pessoas da Partilha com a família com as quais partilhe informação de localização.

Pode desativar temporariamente a rede Encontrar e a funcionalidade será retomada quando o iPhone for ligado.

sinal continua a ser enviado até 24 horas depois de o iPhone ter sido desligado. Se o iPhone estiver no nível de energia mais baixo, o modo de reserva de energia, enviará a sua localização atual através da rede Encontrar durante um máximo de cinco horas.

Não há forma de desativar esta funcionalidade sem desligar a rede Encontrar. Claro, é altamente recomendado que não o faça, uma vez que é uma grande ajuda para encontrar o seu hardware quando este não consegue aceder à Internet ou não tem capacidade para utilizar a Internet, como é o caso dos auriculares.

A rede Encontrar transmite, de forma segura e anónima, a localização do hardware Apple (dispositivos como um iPhone, itens Encontrar, como um AirTag, e hardware de áudio Apple e Beats) através de iPhones, iPads ou Macs de outras pessoas que se encontrem nas proximidades, utilizando Bluetooth.


A app Encontrar está associada ao Bloqueio de ativação, uma ferramenta de prevenção contra roubo: se a app Encontrar estiver ativada, um iPhone, iPad ou Mac não pode ser apagado e utilizado por outra pessoa sem que esta introduza a palavra-passe do Apple ID associada ao dispositivo (iPhone ou iPad) ou à conta macOS (Mac).

Também é possível remover o dispositivo da lista de dispositivos ligados da conta do Apple ID. Como outra parte do iOS 15 e posterior, se um iPhone tiver energia e o Bloqueio de ativação estiver ativado, tentará partilhar a sua localização, o que poderá ajudar a recuperar um telefone roubado.

Com falta de energia, mas ainda a enviar uma localização

Quando utiliza a app Encontrar para localizar um dispositivo, a aplicação tenta contactá-lo através da Internet, por Bluetooth ou através da ligação de um dispositivo emparelhado (como um iPhone e um Apple Watch sem Wi-Fi) e devolve uma localização recente. No entanto, se não conseguir ligar-se ao dispositivo por este ter ficado sem energia, em determinada altura este seria apenas listado como "offline".

No entanto, há quase uma década, a Apple adicionou a opção Enviar última localização, disponível para iPhones e iPads (mas não para Macs). Esta funcionalidade aumenta as hipóteses de encontrar o seu dispositivo perdido, permitindo o envio de um sinal de "último suspiro" quando o seu iPhone ou iPad está num nível de energia que a Apple descreve como "criticamente baixo". Essa localização é guardada na sua conta iCloud para ser visualizada mais tarde, em vez de ser necessário fazer um check-in em direto.

Em Definições > Nome da conta > Encontrar > Encontrar o meu iPhone/iPad, certifique-se de que a opção Enviar última localização está ativada.


Limites da pesquisa

A Apple tem vários tipos de limites sobre os casos e o tempo durante o qual pode utilizar a aplicação nativa Encontrar num dos seus outros dispositivos com sessão iniciada na mesma conta iCloud para obter a localização atual ou a última localização conhecida de um dispositivo que esteja a ficar sem bateria ou já esteja morto:

  • Se a app Encontrar conseguir obter a localização em tempo real através da Internet, ou se o dispositivo estiver a transmitir a sua localização através da rede da app Encontrar, é apresentada essa informação.
  • Se não for possível contactá-lo ou se não tiver transmitido uma atualização de localização recentemente, é apresentada a última localização conhecida. Isto varia consoante esteja a localizar um iPhone e se o iPhone tiver a opção Enviar última localização ativada, conforme indicado acima.
  • Após sete dias, a Apple elimina a última localização conhecida e apresenta "Nenhuma localização encontrada".

Se não conseguir aceder a outro dispositivo e utilizar uma aplicação Encontrar, pode iniciar sessão em iCloud.com e utilizar a aplicação Encontrar dispositivos.

No entanto, a Apple não suporta a rede Encontrar através de iCloud.com, pelo que não é possível visualizar quaisquer sinais enviados através dessa rede quando não existe acesso à Internet para o dispositivo ou quando este é um iPhone e está desligado. Além disso, o iCloud.com apenas mostra a última localização durante 24 horas.

Fonte: Pplware.

App Mensagens: Sabe quantas mensagens tem no seu iPhone? O iOS 17.2 diz-lhe

 Sabe quantas mensagens tem no seu iPhone, na aplicação Mensagens? E quanto espaço ocupam essas mensagens? Estará a sincronizar tudo com a sua conta iCloud? E porque tem essas mensagens guardadas para a eternidade? Estas respostas agora poderão ser lançadas por uma importante funcionalidade que (finalmente) apareceu na app Mensagens.

Imagem app Mensagens no iOS 17.2

Conforme foi notícia há dias, a Apple lançou a versão final do iOS 17.2. Com esta nova versão, a empresa de Cupertino trouxe muitas e boas funcionalidades, como mostramos aqui. No entanto, algumas destas funcionalidades devem ser destacadas para podemos perceber a sua importância.

Gerir quantidade e espaço ocupado pela app Mensagens

Com o tempo, os utilizadores vão armazenando, colecionando, empilhando mensagens SMS (e não só) a partir da app Mensagens. Recentemente descobri que tinha milhares de mensagens, algumas com quase 15 anos!!! Gigas e gigas de espaço que as mensagens deveriam estar a ocupar! E era altura de fazer uma limpeza profunda.

Neste processo, a Apple ainda precisa melhorar. Pois muitas das nossas mensagens são para "usar e deitar fora". Outras são eternas, e outras fazem parte da nossa vida profissional, portanto, tem um tempo de vida que poderá variar com as necessidades. Não haverá forma de automatizar alguns destes processos?

Foi aqui que a Apple interveio. Antes era parca em opções, e o novo iOS 17.2 traz uma ferramentaque permite algumas opções muito úteis.

Assim, podemos ir a Definições > Nome do utilizador > iCloud > grupo Aplicações que usam iCloud, clique em Mostrar tudo) > Mensagens. Cá dentro agora o utilizador já poderá dizer se quer que as mensagens sejam guardadas apenas no equipamento ou sincronizadas no iCloud, quanto espaço ocupa as mensagens, quantas mensagens estão armazenadas e se queremos manter essas mesmas mensagens 30 dias, 1 ano ou Para sempre.



Como podem ver em cima, estas imagens mostram a versão antes do iOS 172 e a versão 17.2 com a nova funcionalidade.

Ok, ainda tenho mais de 20 mil mensagens guardadas e todas estão com o rótulo Para sempre. E seguramente que muitas merecem ser apagadas, para libertar espaço.

 

iOS 17.2 também vai mexer na segurança

A par destas novidades, a Apple já começou a mexer no iOS 17.3 e disponibilizou uma funcionalidade importantíssima para a segurança do iPhone. O caminho será mesmo blindar o acesso não autorizado ao equipamento.

Fonte: Pplware.