2 de mar. de 2022

Apple suspende vendas e exportações de produtos para a Rússia

Apple anunciou nessa terça-feira (1º) que suspendeu por tempo indeterminado a venda de todos os produtos da empresa na Rússia. Além disso, a marca não vai realizar exportações para o país e limitou a utilização de vários dos seus serviços no território.

O motivo é a "preocupação profunda" com a invasão da Ucrânia ordenada pelo presidente russo, Vladimir Putin, em um conflito que já dura uma semana. Anteriormente, o governo ucraniano chegou a pedir oficialmente que a empresa interrompesse serviços na região como represália.

Em uma carta enviada aos funcionários, o CEO da Apple, Tim Cook, já havia indicado um posicionamento mais assertivo da companhia na direção da Ucrânia, pedindo doações e união entre os colaboradores.

O que muda na Rússia?

Segundo a Wired, as lojas de revendedoras autorizadas da Rússia não estão mais vendendo produtos da marca, incluindo iPhones e Macs. O comércio online oficial também foi suspenso no país.

Além disso, serviços como a plataforma de pagamentos e carteira virtual Apple Pay foram "limitados" em território russo, sem que a companhia detalhasse exatamente o que isso significa. Anteriormente, a Maçã já havia confirmado a remoção de aplicativos de notícias de órgãos estatais do país, como o RT News.

Especialistas consultados pela NPR avaliam a medida como uma ação rara por parte da marca, que não costuma se posicionar contra nações ou tomar partido de forma crítica em conflitos — ela até já foi acusada de cooperar com a China e atuar na censura contra termos ativistas, por exemplo.

Fonte: Tecmundo.


 

Apple realizará evento em 8 de março e pode lançar novo iPhone SE


 A Apple finalmente confirmou a data de seu próximo evento para anúncio de novos produtos. A empresa realizará uma transmissão ao vivo no dia 8 de março, terça-feira que vem, a partir das 15h, pelo horário de Brasília.

O convite para o evento traz como título "performance de ponta", indicando que possivelmente teremos novidades sobre os computadores equipados com chips da linha M1. Segundo especulações, a empresa pode revelar três novos modelos de computadores na apresentação.

O evento da Apple será transmitido diretamente do Apple Park. Assim como em outras ocasiões, o público poderá acompanhar as novidades por meio dos canais oficiais da marca em redes sociais e no site de eventos da Maçã.

iPhone SE 3 e novo iPad Air?

A grande estrela do evento da Apple, no entanto, pode ser um novo celular. Segundo múltiplos vazamentos, a companhia vai revelar na semana que vem o iPhone SE 3, modelo focado em custo-benefício que deve trazer 5G.

Além disso, a companhia também deve revelar um novo iPad Air em sua apresentação no dia 8 de março. Assim como o iPhone SE de 2022, o novo tablet supostamente contará com suporte para o novo padrão de conexão móvel.

Fonte: Tecmundo.

Apple reage à invasão da Ucrânia com interrupção de vendas e serviços na Rússia

 Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia que muitas gigantes do mundo da tecnologia têm reagido de forma firme contra a Rússia de forma a penaliza-la pelas ações bárbaras contra o povo ucraniano.

Após ter sido desafiada pelo governo de Kiev, a Apple reagiu agora e tomou medidas firmes. A gigante de Cupertino interrompeu as vendas na Rússia e colocou em pausa alguns dos seus serviços. Há ainda mais medidas que estão a ser tomadas.

Apple Ucrânia Rússia vendas serviços

Vendas interrompidas na Rússia

Uma das formas de pressionar o governo russo e tentar travar o cenário da guerra é com sanções e com bloqueios. As empresas tecnológicas têm aqui um papel importante e a Apple acaba de assumir uma posição de peso. Todas as vendas foram interrompidas no território russo.

Com esta medida, a Apple deixa de ter disponível para vendas os seus equipamentos, entre eles o iPhone e o iPad. Ao mesmo tempo, para garantir este bloqueio, interrompeu também a importação destes mesmos produtos para o território, bloqueando ainda mais as vendas.

Apple Ucrânia Rússia vendas serviços

Apple Maps sem trânsito na Ucrânia

Da mesma forma, a Apple decidiu tomar mais algumas medidas de peso, com a colocação de alguns dos seus serviços em pausa no território russo. Tal como a Google também já tinha feito antes, as indicações de trânsito em tempo real foram desabilitadas no Apple Maps, nesses territórios em guerra.

Na App Store também houve mudanças, preparadas para impedir parte da propaganda da Rússia e proteger a Ucrânia. Assim, apps de informação como a RT News ou a Sputnik Newsforam retiradas da loja de apps da Apple de todas as regiões do planeta.

Apple reagiu à mudança nos serviços

A Apple, entretanto, já veio reagir a estas suas novas medidas e tomar uma posição de força para apoiar a Ucrânia. Num comunicado mostrou-se solidária com a nação invadida e que está em comunicação com os governos relevantes sobre as suas ações e continua a avaliar a sua abordagem em relação à Rússia.

Estas medidas seguem as que outras empresas já tomaram, sempre para mostrarem o seu apoio com a Ucrânia. Querem também mostrar à Rússia uma posição de força e alinhada com os restantes países que condenam esta guerra e a invasão que está em curso.

Fonte: Pplware.