4 de fev. de 2022

Está muito mais perto a possibilidade de instalar apps fora da App Store da Apple no iOS

 Uma das guerras mais recentes para onde a Apple foi arrastada foca-se na App Store e na possibilidade de instalar apps fora desta. As acusações de monopólio têm surgido e até o governo de vários países tem tomado posições fortes.

As ações têm ganhado relevância e um passo importante foi dado agora. Ao ser aprovada a Open App Markets Act por um comité do Senado dos EUA, fica muito mais perto a possibilidade de instalar apps fora da App Store da Apple no iOS.

Apple iOS apps App Store iPhone

Guerra da Apple para proteger o iOS e o iPhone

Uma das razões que a Apple apresenta para a segurança e proteção dos utilizadores no iOS é o seu controlo das apps. Estas apenas podem ser instaladas via App Store, o que garante que apenas as que são auditadas e validadas têm lugar no iPhone.

Claro que isso leva a um controlo muito grande, o que tem sido um dos argumentos dos que acusam a Apple de monopólio. A gigante de Cupertino controla quais as apps presentes e ainda tem acesso a parte dos lucros que são gerados na sua loja.

Será muito simples instalar apps fora da App Store

Este cenário poderá mudar em breve, fruto de várias ações que têm sido tomadas. A mais importante delas está nos EUA e chama-se Open App Markets Act. Quer abrir a instalação de apps fora de qualquer loja dos fabricantes, o que coloca em causa o ecossistema da Apple.

Esta lei está quase a ser aprovada, tendo agora dado um passo de gigante para ser efetivada e tornada real. Foi aprovada pelo Comité Judiciário do Senado dos EUA, que a leva a subir para discussão e votação no próprio Senado, onde pode ser aprovada diretamente.

Apple iOS apps App Store iPhone

Apple tinha alertado para os perigos da mudança

Antes desta votação pelo Comité Judiciário do Senado dos EUA, a Apple tinha apelado aos Senadores e alertado para os perigos de instalar apps no iOS. Segundo a empresa, e usando o seu argumento normal, este será a forma de abrir a porta a malware e ao roubo de dados dos utilizadores.

Caso seja aprovada nos EUA, esta mudança deverá ser global e afetar todos os utilizadores. A Apple terá de alterar o iOS de forma profunda e terá de abandonar algumas das suas regras firmes de controlo e monitorização das apps que podem ser instaladas no iPhone.

Fonte: Pplware.